As inseparáveis

As inseparáveis Simone de Beauvoir

Resenhas - As inseparáveis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carolina 24/08/2022

"nem todos os homens eram maus, nem todas as virtudes eram falsas, e era possível ganhar o paraíso sem renunciar à terra."
Uma história simples, sensível e emocionante sobre a amizade de duas mulheres. Nesse livro conseguimos capturar os primeiros anos de Beauvoir e pra mim, que sou muito fã, foi um prato bem servido. Eu amei cada linha desse livro. Simone de Beauvoir nos faz refletir novamente sobre o papel da mulher na sociedade, tanto sociais como religiosos. E como desde muito nova temos apenas um papel a cumprir e o quanto isso nos sufoca. O romance é autobiográfico e conta a história de Sylvie (Simone de Beauvoir) e Andréa (Zaza).

De escrita simples, mas potente. O livro é maravilhoso!

Mona 24/08/2022

Zaza e Simone
Esse é o primeiro livro que leio da Simone. Eu amei a leitura, foi muito fluida, interessante e intrigante. É estranhamente íntimo ler um livro que a Simone escreveu e que foi baseado na amizade dela com Zaza.
Recomendo o livro.

julia3518 01/08/2022

eu amei toda a jornada desse livro. foi uma história verídica muito marcante de amizade e o final foi avassalador. tão lindo acompanhar o amor das duas e tão triste, ao mesmo tempo, ver as consequências na zaza de seu aprisionamento causado por sua família extremamente religiosa. foi extraordinário ler a singularidade da zaza pelos olhos da simone e a seguir trechos que gostei muito:

?Se esta noite tenho lágrimas nos olhos, será porque você está morta ou porque estou viva??

?Muitas vezes estou com você apesar da distância. Você sabe disso, mas estou dizendo para ter o prazer de ver minha pena escrever uma verdade tão incontestável.?

?A cada página é sempre uma felicidade, felicidade em letras cada vez maiores. E gosto de você mais que nunca neste momento, passado querido, presente querido, minha querida inseparável.?

Mel 22/07/2022

As inseparáveis
"Se esta noite tenho lágrimas nos olhos, será porque você está morta ou porque estou viva? Eu deveria lhe dedicar essa história: mas sei que você já não está em lugar nenhum, e é por artifício literário que lhe falo aqui."

Um romance autobiográfico, onde Simone mudando o nome dela e de Élizabeth, a Zaza, além de alguns pequenos detalhes, relata a história de amizade das duas, que com certeza foi de grande importância pra construção de quem Simone se tornou.

Acompanhamos a história desde o momento que Sylvie (Simone) conhece Andrée (Zaza) aos nove anos, na escola católica que frequentavam, e se encanta com sua excentricidade, vivacidade e liberdade, passando a admirá-la. Ao decorrer do tempo, com a aproximação das duas, Sylvie começa a desenvolver uma paixão por Andrée

"Dizíamos banalidades, como adultas; mas eu compreendia de súbito, com estupor e alegria, que o vazio do meu coração e o sabor tristonho de meus dias só tinham uma causa: a ausência de Andrée. Viver sem ela já não era viver."

e começa a perceber que ela não possui tanta liberdade, na verdade, a família de Andrée começa a impor à ela diversas obrigações sociais e religiosas, pois eram católicos militantes, tudo contra a vontade de Andrée, que apesar de também ser religiosa, tinha muito potencial e vontade de estudar, seguir uma carreira, etc.
Enquanto isso, Sylvie tem seu caminho livre para estudar e trabalhar (pois sua família precisava) e passa por uma perda gradativa de sua fé, o que não aconteceu com a Andrée. É muito angustiante ver Sylvie acompanhar esse aprisionamento da amiga que tanto amava e que acabou de forma tão triste.

É uma leitura curta, muito fluída, edição com imagens e cartas reais trocadas entre elas, ótimo de ler. Uma história angustiante, emocionante e que diz tanto sobre Simone

Alícia 13/07/2022

leitura interessante
"Não há nada mais horrível do que causar sofrimento em alguém que amamos."

Neste livro, escrito por Simone de Beauvoir, nós temos um retrato inspirado na amizade de Simone e Zaza, representadas por Sylvie e Andrée. Então, temos uma história que conta o cotidiano das duas garotas, sendo Sylvie a narradora e retratando sua amiga Andrée de uma forma apaixonante.
O livro é super curto, dá para se ler em um dia facilmente. A narrativa traz diversas frases e passagens bonitas, já que trabalha as personagens de uma forma satisfatória, embora não perfeita. Temos o questionamento à religião, passagens sobre o sufrágio feminino e entre outros. Admirei bastante o domínio da Simone de Beauvoir com a escrita, tendo escolhido este livro para iniciar nos livros da autora.
O livro não foi publicado com Beauvoir em vida, logo ela não pôde editá-lo e torná-lo ainda melhor, por isso acredito que ele não seja perfeito: possui um final e certas partes bem corridas e sem aprofundamento. No entanto, é uma leitura que vale super a pena e que é legal de ser feita.

Victoria Madeira Mattos 13/07/2022

Demorei um pouco para terminar esse livro, li de forma muito pausada e demorada. Não por conta do livro em si, mas porque estou meio negligente com minhas leituras. Sei que em algum momento voltarei a ler esse livro, para aproveitar e entender por completo, mas achei a história de Andree e Sylvie bonita, complexa e cheia de altos e baixos, bem real e multifatorial, como toda relação, principalmente de amizade e cumplicidade!

Brunan 07/07/2022

Rosas Vermelhas Para Todas As Zazas
A primeira parte da construção da amizade das duas me remeteu com delicioso prazer a Lila e Lenu, as minhas amigas geniais. Contudo, a segunda parte me desprendeu dessas percepções e me levou além. O cuidado de Simone para com sua Zaza em irremediável sofrimento é lindo. Uma grande reflexão sobre família e religião se traçam de forma trágica, revoltante, alarmante. Como meu coração dói agora com o destino de Zazá.
A frase final é extremamente simbólica, certeira e forte. O vermelho que é quente, que se excita, que se apaixona, que não nega a vida. Rosas vermelhas que reconhecem a importância, principalmente as mulheres, de serem sujeitos desejantes, e não reprimidos. Aquele branco de sua família, de sua mãe e dos Santos a sufocou até na hora da morte, mas só Simone percebeu que a luta por pureza matou Zaza em vida.
A edição ainda apresenta algumas iconografias e belas cartas das duas que tornam o choque do real ainda mais grandioso.

Julinho 04/07/2022

Realmente lembra a relação entre Sylvie e Andrèe /Simone e Zaza lembra, as também inseparáveis, Lila e Lenu da saga ferrantiana. Ainda que a relação das amigas francesas não tenha nada da toxicidade da amizade entre as italianas.

A escrita da Simone é uma delícia de se ler - e o clima anos 20 parisiense também é um charme - em uma quase crônica de costumes, onde temas como religiosidade, sexualidade e a questão da mulher, podem ser discutidos. Uma qualidade do romance é que a autora não aproveita a história pra fazer panfletagem: o leitor pode, e deve, tirar suas próprias conclusões.

No entanto, eu terminei a leitura com um gostinho de quero mais e uma sensação de que "As inseparáveis" é um romance inacabado: há um certo potencial inexplorado nestas páginas, que findam muito abruptamente ouso dizer. Talvez por isso, Beauvoir tenha deixado o manuscrito na gaveta, esperando um novo tratamento para publicação.

Maria10726 04/07/2022

A história da melhor amiga da Simone de Beauvoir.
"A cada página é sempre uma felicidade, felicidade em letras cada vez maiores. E gosto de você mais do que nunca neste momento, minha querida inseparável.

Um beijo, Zaza querida.
S. de Beauvoir."

? Entre os anos de 1954 e 1958 Simone de Beauvoir tentou em vão, ressuscitar sua melhor amiga Zaza por meio das palavras. Durante esse tempo, ela escreveu apenas uma pequena novela para a amiga, apesar do juízo crítico atribuído, nem por isso deixa de ter grande valor. Simone só conseguiu concretizar sua homenagem a Zaza em forma de livro, na obra: "Memórias de uma moça bem comportada".

? As inseparáveis, narra a história de Andree ( Zaza) e Sylvie ( Simone de Beauvoir), ambas se conheceram na escola quando tinham 10 anos, com vivências familiares totalmente opostas, elas se tornaram inseparáveis. Andree era a segunda filha de uma família extremamente conservadora, com um fanatismo religioso assustador, já Sylvie possuíam pais que acreditavam de um certo modo, na sua educação.

? Este livro para mim, é o mais íntimo já escrito pela Simone, falar de Zaza deve ter sido uma dor massacrante. Perder sua melhor amiga, aos 22 anos, de uma maneira tão brutal foi uma das coisas mais terríveis que a Simone deve ter vivido.É notório, que no decorrer da leitura Andree faleceu não por causa de uma doença, mas por um acúmulo de sonhos frustrados e uma prisão incalculável.

? A mãe da Andree usou o nome de Deus para destruir a liberdade da filha. Andree possuía um espírito visto como inquieto naquela época, ela queria estudar, e principalmente sentir o privilégio de estar sozinha e se deliciar com a solidão. Por muitas vezes, o leitor vai observar como Andree lutava pela sua libertação, tudo que ela fazia era considerado pecado, e ela vivia para agradar sua mãe. Posto isso, Beavouir levanta uma questão interessante nesse livro: a importância de identificarmos que família também pode ser tóxica, e que tá tudo bem seguirmos o nosso próprio caminho.

? Ademais, creio que a maior motivação da Simone de Beauvoir para escrever todas as suas obras foi a Zaza. Até mesmo em "O segundo sexo", haja vista que Zaza obteve uma criação frustrante para se tornar um produto artificial para a sociedade, ela nunca pode exercer uma feminalidade livre, tudo foi imposto.

? A edição possui imagens e cartas que Beavouir e Zaza trocaram com o passar dos anos, uma história forte e importante.

Poly 25/05/2022

Extraordinário!!
As inseparáveis é o romance autobiográfico que conta a história da amizade passional que uniu Sylvie (Simone de Beauvoir) e Andrée (Élisabeth Lacoin, a Zaza).Sylvie e Andrée se conhecem aos 9 anos no colégio Desir, numa Paris em meio à Primeira Guerra Mundial.
Andrée é divertida, impertinente, audaciosa; Sylvie, mais tradicional e tímida, logo se sente irremediavelmente atraída por ela. No entanto, por trás da postura rebelde, Andrée tem de lidar com uma família católica fervorosa que, com suas tradições muito rígidas e ambiente opressor, está disposta a esmagar qualquer expressão de individualidade.
Juntas, elas trilham o caminho para se libertar das convenções de sua época e das expectativas asfixiantes, mas não fazem ideia do preço trágico que terão de pagar pela liberdade e pelas ambições intelectuais e existenciais.As inseparáveis relata as experiências que fundamentaram a revolta e a obra da grande filósofa francesa: sua emancipação e o antagonismo entre intelectuais e conservadores. Também retrata e denuncia uma sociedade hipócrita e fanática.

Larissa1218 05/05/2022

Silvye e Andrée, as inseparáveis
Tive uma boa primeira experiência com Simone de Beauvoir. Por ser uma novela, é de leitura rápida e não tem grande aprofundamento, mas eu gostei. Não diria que é sobre a amizade entre duas meninas, mas sobre uma delas vista pelo olhar amoroso - e, às vezes, até mesmo devoto - da outra.

Lua 04/05/2022

Acompanha-se nesse livro a história de duas amigas inseparáveis (como já diz o título) e que foi na verdade uma história real. Sylvie e Andrée passam por muitas situações: primeiro amor, conflitos ideológicos e religiosos e adolescência. É um romance de formação em que podemos ver as duas desenvolvendo suas personalidades e enxergando o mundo cada qual a sua maneira. Enquanto uma não aceita a forma de pensar da época, a outra se conforma e vai aceitando tudo que sua mãe vai dizendo. É uma amizade muito linda, o livro tão bem escrito que fiquei triste tanto pelo desfecho quanto por ter acabado. Primeiro livro que leio dessa escritora e ela é tudo o que dizem: não decepciona!

Sabrina 21/04/2022

Um romance autobiográfico que conta a história de amizade entre Simone e Zazá, permeada por convenções a época, religião, o papel da mulher na sociedade. Terno, doce e triste. Simone é maravilhosa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6