As inseparáveis

As inseparáveis Simone de Beauvoir

Resenhas - As inseparáveis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gabi 11/04/2022

Doloroso, inspirador e necessário!
A narrativa inteira é simplesmente impecável e fluída. Aqui vemos de perto as consequências da religiosidade cega e principalmente o poder que nossas escolhas carregam. A amizade entre Sylvie e Andree pode parece unilateral de início, mas conforme o texto se desenvolve é possível entender e querer proteger elas de todo o mal desse mundo. Mais que o amor fraterno, Sylvie amou Andree da forma mais linda que eu poderia imaginar e mesmo o final sendo doloroso, o fato desse livro existir já é algo a ser celebrado. Simone Beauvoir conseguiu transmitir dor e revolta nesse livro de uma forma muito responsável, sem dúvidas é uma leitura que vale muito a pena.

"Não há no mundo nada melhor do que sentir que existe alguém que pode nos compreender inteiramente e com cuja amizade podemos contar de modo absoluto" - Zaza

"A cada página é sempre uma felicidade, felicidade em letras cada vez maiores. E gosto de você mais que nunca neste momento, passado querido, presente querido, minha querida inseparável.
Um beijo, Zaza querida.
S. de Beauvoir"

Brenda 07/03/2022

Meu primeiro livro da Simone de Beauvoir
Uma experiência interessante. O livro retrata muito a amizade e eu gostei de como é abordada. É uma excelente obra para começar a ler Simone. Gostei muito da escrita. Pretendo ler outras obras dela.

Cris 03/03/2022

03.03.2022
História baseada na relação de amizade entre Sylvie (Simone) e Andrée (Zaza). Ao longo do enredo Sylvie vai perdendo sua fé ao mesmo tempo em que mostra a de Andrée que vem de uma família católica praticante. Ela vive para os compromissos religiosos e de sua família que quase não sobra tempo para si mesma. Sylvie vivencia essa angústia de sua amiga que quer ter liberdade de fazer o que quiser e ao mesmo tempo sente devoção aos compromissos sociais principalmente à sua mãe e atende a todas as suas vontades que muitas vezes é imposta. Só que internamente Andrée se sente tão sufocada que a leva a se machucar para ficar livre desses compromissos. A cada livro lido vamos entendendo um pouco sobre a vida de Simone, suas amizades e amores.

Patty 03/02/2022

Sensibilidade.
Um romance autobiográfico de Simone e sua amiga Zaza.
Livro curto e fluido mas tão cheio de reflexões sobre a hipocrisia da sociedade francesa imersa em fanatismo e conservadorismo em meio a Primeira Guerra Mundial.

Recomendo muito a leitura!

De Olivato - @olivatobooks 22/01/2022

As inseparáveis
Este livro é um romance autobiográfico que foi escrito há quase 70 anos e nos conta a história de uma amizade passional entre duas garotas. Por ser um livro autobiográfico, acredito que é mais complicado de resenhar do que um livro de ficção, mas vamos lá.

O livro nos apresenta duas personagens, a Sylvie – Simone de Beauvoir – e a Andreé (Élisabeth Lacoin, a Zara) que se encontraram pela primeira vez aos nove anos, as duas são opostos complementares e logo se tornam amigas inseparáveis.

É uma amizade que logo levanta desconfiança da mãe da Andreé que começa a manter a filha cada vez mais ocupada para não passar um tempo com Sylvie. A família de Andreé é muito religiosa e colocam muito peso de expectativa nos ombros da filha.

O amor vai crescendo por parte da Sylvie, amor este que não é retribuído como ela quer pela amiga, mas que faz com que nossa protagonista amadureça e entenda que mesmo não sendo retribuída, a presença da amiga é algo sem a qual ela não imagina mais a vida.

É uma história bem rápida de ler e logo no prefácio, já temos noção do que está por vir, mas isso não faz com que a experiência do livro se perca. Em alguns momentos, parecia que eu estava na cena compartilhando segredos com a Sylvie, torcendo para que a vida desse algum sinal de que tudo ia acabar bem.

No Skoob, eu dei 4 estrelas e recomendo.

site: https://www.instagram.com/p/CSiAoI_LQOf/

rafaela 12/01/2022

eu gosto muito desse livro pq vc le e fica com vontade de ler mais. a amizade entre as duas é muito cativante e o jeito da escrita também

simone fez historia

andrealog 11/01/2022

Simone e Zaza, perfeitas
Quem esquece o primeiro amor? Simone nos mostra porque Zaza era tão especial, como foi descobrir um amor tão intenso por uma colega tão iluminada. Zaza apesar da morte precoce acompanhou Simone embriás obras por muitíssimo muitos anos. Maravilhoso!!!

hillary 05/01/2022

Gostei mais do que eu achei que gostaria, queria uma amizade como a dessas duas e estou com um pouco de ódio de Pascal, esse fraco, egoísta, frouxo, católico.

@ALeituradeHoje 05/01/2022

Primeiro Simone
Sempre quis ser Simone. Essa foi minha primeira experiência. E que experiência!
As histórias das meninas inseparáveis me lembraram Elena Ferrante, mas sem os doentios sentimentos.
Que vocábulo, que escrita fluida. Ela fala de sentimentos e sensações pesadas, mas fala de forma leve. Como se ela escrevendo pudessw deixar as coisas mais claras.
Adorei!
Quero mais Simones na minha visa.

Adriana Scarpin 03/01/2022

Primeiro livro terminado em 2022. Rapidíssimo, é a história da primeira grande amiga de Beauvoir, contado de modo ficcional, mas cujas personagens são bem evidentes, especialmente o trio principal formado por Simone, Zaza e Merleau-Ponty. A gente sabe que essas amizades de infância/juventude são bem importantes no nosso processo formativo, na nossa personalidade, na nossa intelectualidade, na nossa sentimentalidade, pena que não duram, e no caso de Beauvoir não durou por um processo trágico.
O mais curioso nesse livro é a Beauvoir pintando a narradora como uma virgem que não sabe de nada, mas quando a Zaza morreu Simone já estava ligada à Sartre há algum tempo, a intenção era toda em focalizar a Zaza e o que significava pra ela. E eu não fazia ideia que o Merleau-Ponty era tão carola a ponto de querer ter sido padre.

Clarispectiana 27/12/2021

É um romance autobiográfico que conta a história de amizade entre Sylvie (Simone) e Andreé (Zazá). É um livro inacabado, portanto não possui um ritmo e uma sequência de acontecimentos harmoniosa.

AndressaPaz 24/12/2021

Uma história de amizade e confidência
"Meus pais falavam comigo e eu falava
com eles, mas não conversávamos; com Andrée eu tinha verdadeiras conversas,
como papai tinha com mamãe à noite."
Essa é uma história de como uma amizade resiste a tantas mudanças externas e internas. Simone (a autora) foi amiga de Zaza desde os 10 anos de idade. Esse é um romance autobiográfico com pitadas de ficção. As fotos ao final do livro dão um gostinho de conexão particular com as vivências de Simone. Lida rápida. Gostei muito da leitura!

Luan 19/12/2021

adorei
As inseparáveis ? Simone de Beauvoir
Ficção - Romance, 152 pág. (literatura francesa ??)

[ O que achou do livro? ] - Particularmente, achei surpreendente, pois ao analisar a sinopse e do que se tratava, depositava pouca fé nessa obra em me render uma boa experiência, e mais, uma boa apresentação da renomada autora. Entretanto, estava muitíssimo equivocado. A leitura aconchegante dessa obra deu-se um belíssimo cartão postal de quem é Simone de Beauvoir.

[ Do que se trata? ] - A história é narrada por Sylvie, nossa protagonista, que cria uma relação de amizade muito intensa e linda com sua amiga que conheceu durante a infância, Andrée. Apesar de não ser a protagonista, Andrée recebe todos os holofotes e toda trama pelo fato de ter uma personalidade forte e marcante, e também, pela questão dela ser a pessoa que Sylvie mais admira no mundo.
Obs: É importante lembrar que é uma ficção, mas todo teor contado nesta história é interessante pelo simples fato de ser uma autobiografia da própria Simone de Beauvoir, onde no caso, ela seria a própria protagonista, Sylvie, e Andrée sendo uma de suas melhores amiga, Zazá.

[ Algum ponto negativo? ] - Não me recordo. A leitura fluiu que uma beleza.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6