As inseparáveis Simone de Beauvoir

Resenhas - As inseparáveis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Edson 30/06/2021

« As inseparáveis », Simone de Beauvoir
A famosa autora do consagrado « Le Deuxième Sexe » esbanja talento não só na teoria filosófica, social e existencialista, mas também na narrativa literária. De cunho autobiográfico, « Les Inséparables » traz a envolvente história de Simone e Zaza, sob os pseudônimos Sylvie e Andrée, situada no contexto sociopolítico das décadas de 1910-20, narrando uma amizade de limites imprecisos, vivenciada por figuras ora muito semelhantes, ora diametralmente opostas, numa dança de complementaridade cujo ritmo é marcado pela pressa em viver, com batidas de opressão maternal (parental?). O enredo traz elementos que nos permitem testemunhar o nascimento da feminista e nos enternecer com a intempestiva, porém enclausurada, amiga. Não paro de pensar na pergunta do « El País »: « Teria havido uma Simone de Beauvoir sem uma Zaza? ». Sem dúvida, esta é uma leitura marcante!

Marcelo.Alencar 28/06/2021

Histórico e trágico
Beauvoir escreveu esse história e guardou. Nunca publicou. Falar da própria vida, sua infância e adolescência num ambiente austero e machista nunca foi fácil até para ícones como ela.
O livro é um retrato do cotidiano das elites e seus valores conservadores: um protesto.

Rafa 27/06/2021

As inseparáveis
Nesse livro, Simone de Beauvoir apresenta suas memórias e narra sua amizade com Andrée (Zaza). Uma história curta, mas profunda, que nos traz reflexões acerca do papel da mulher na sociedade da época, da religião e outros pontos importantes. Uma linda história de amor, recomendo.
giovanaamassi 05/07/2021minha estante
huuum q fofa fazendo resenha ?

Thammy 24/06/2021

Adorei. Beauvoir lê a nossa alma.
Esse é um livro sobre memórias e sobre amor. Amor de amigas. De irmãs de alma. Uma ficção baseada em uma história real de carinho e de crescimento e aprendizado mútuo entre duas mulheres.

Sempre digo que Simone de Beauvoir parece que lê a minha alma em seus escritos. Nunca conheci, até hoje, quem decifrasse melhor a essência feminina. Nesse livro, Beauvoir debate, dentre outras tantas coisas, a liberdade feminina, o excesso de culpa que muitas de nós carregamos e são causadas por diferentes fatores sociais como a religião e seus dogmas. Beauvoir chama a atenção também para a responsabilidade afetiva, o sexismo e a saúde mental da mulher.

Embora as situações descritas sejam fortes em diversos momentos, a escrita é objetiva e afetuosa, como toda amizade verdadeira deve ser. Apesar de um final um tanto triste para essa jornada, não se pode desprezar a sorte de quem tem uma amizade como a de Sylvie e Andrée.
Alê | @alexandrejjr 23/09/2021minha estante
Excelente texto, Thamyris!

Thammy 23/09/2021minha estante
Obrigada, Alexandre!

Julinhafox 19/06/2021

As inseparáveis
"O calor do álcool e a indignação me tornavam ousada; eu tinha vontade de dizer a Andrée coisas que só se dizem nos livros."

"As coisas teriam sido mais simples se ela, como eu, tivesse perdido a fé assim que a fé perdera a ingenuidade."

Minha primeira leitura de Simone de Beauvoir.
As inseparáveis conta uma história muito bonita e bastante sensivel sobre duas amigas, com o foco na especial Andrée, refletindo sobre a fé e sobre visões de mundos (internos e externos) tão distintas, mas não conflitantes.
Apesar de bastante diferente, me remeteu à forma como Elena Ferrante discorre sobre a relação de Lila e Lenú na tetralogia da Amiga genial. Ambas amizades são desenvolvidas e descritas de forma sensível, profunda e com um olhar não limitado sobre a vida e suas relações. Algo muito rico, a meu ver.

Recomendo. Inspirada na relação de Simone com Zaza, uma amiga de infância, a trama é envolvente, profunda e curta.

"Felicidade ou infelicidade é sobretudo uma questão de disposições interiores."

Alê Ferreira 22/04/2021

As inseparáveis. O apagar das luzes da alma.
Simone de Beauvoir
Com um luminoso prefácio de Sylvie Lê Bom de Beauvoir.

Nessa novela de cunho autobiográfica Simone retrata uma história de amor e amizade.

A personagem narradora, Sylvie reconhece em Andrée um espírito livre e vivaz, mas que perde a luminosidade e a felicidade ao se ver obrigada a aceitar o destino traçado por sua família e se encaixar nos padrões sociais, que não só lhe torna prisioneira das convenções sociais, mas sufoca-lhe a alma e apaga em si a chama da vida.

"Essa derradeira e feroz coerção, exercida contra si mesma, precipita a catástrofe. Zaza morreu de todas as contradições que a dilaceravam." Essa é a análise de Sylvie Le Bon de Beauvoir, ao falar da amiga de infância de Simone, a qual serviu de inspiração para este livro.

As observações da amiga sobre Andrée (Zaza) lançam uma luz sobre a angustiante busca por agradar e satisfazer as experiências da sua filha.

O livro permeia tema como a liberdade, o amor, a espiritualidade e a fé e se traduz em reflexões existencialistas, tema que é o eixo central se toda a obra de Beauvoir.

Mesmo diante dessas temáticas a Simone escreveu um livro com uma escrita muito fluida e de leitura fácil.

O livro suscitou em mim uma viagem introspectiva que me deixou emocionada.

Uma curiosidade é que o livro do escrito em 1954, mas somente foi publicado no original, Les Inséparables, na França, em outubro de 2020.

Paloma 21/04/2021

As inseparáveis - Simone de Beauvoir
Teria existido a grande Simone de Beauvoir sem sua inseparável Zaza? ?
O romance autobiográfico mostra que de uma linda amizade grandes reflexões filosóficas podem surgir e mudar o mundo.?
Duas amigas criadas a partir dos ideais católicos e conservadores da época cresceram e enxergaram seus costumes e o mundo de modo um tanto quanto subversivo. Uma mais que a outra, é verdade! ?
E mesmo que a tradição insistisse em sufocar suas individualidades e visões dissonantes (e muitas vezes conseguia), a sensação de querer se libertar das expectativas sociais impostas continuava ali. ?
Zaza foi tão importante na vida de Simone, quanto Simone foi na vida de Zaza. E a única certeza que tenho é de que por trás de uma grande mulher sempre tem outra(s) grande(s) mulher(es)! ?
Não me sinto pronta para me separar d?As inseparáveis ??

Bookster Pedro Pacifico 16/04/2021

As inseparáveis, de Simone de Beauvoir
Escrito em 1954, “As inseparáveis” é um romance póstumo inédito no Brasil, e foi a minha primeira experiência lendo a memorável Simone de Beauvoir. A leitura tem como pano de fundo a amizade entre duas amigas, Sylvie e Andrée. Mas, na verdade, a autora criou essas duas personagens para escrever um romance sobre a sua própria história e de sua amiga Élisabeth Lacoin, a Zaza. “As inseparáveis” pode, portanto, ser classificado com um romance autobiográfico, em que há elementos de ficção (em maior ou menor grau) junto com um narrador que conta a sua própria historia, em primeira pessoa.

A história das duas garotas começa ainda na infância, quando Sylvie e Andrée se conhecem no colégio Desir, em Paris. A relação entre duas meninas tão diferentes acaba se desenrolando em uma amizade intensa e conflituosa, sobretudo em virtude dos contrastes na educação que cada uma recebe dentro de casa. Um contaste entre mulheres que aceitavam ou se opunham às imposições de uma sociedade conservadora e religiosa do início do século XX.

E é a partir das diferenças de pensamentos, e de como Sylvie se opunha aos pensamentos da conservadores da família de Andrée, que podemos ver pontos que posteriormente marcariam a filosofia da autora sobre as diferenças de gênero.

Além das questões mais ideológicas, o que temos nesse livro é uma narrativa sobre uma amizade marcante e que faz sofrer. A autora enfrenta angústias da sua infância e adolescência, passando por temas como primeiro amor, religião e a dificuldade do amadurecimento.

A edição conta com fotos de Simone e sua melhor amiga e cartas trocadas entre as duas amigas, além de um ótimo prefácio escrito pela filha da autora, Sylvie Le Bon de Beauvoir. Um romance curto, delicioso e que ficará marcado para leitor!

Nota 9/10

site: http://instagram.com/book.ster

Juliana 15/04/2021

Que idade a gente tem o direito de achar que é para sempre?
Trata-se de um romance autobiográfico que conta a história de Sylvie (Simone) e Andrée (Zaza).

O livro fala de Zaza, ou Andrée, mais do que de Sylvie. Ou não, já que esse relacionamento foi importantíssimo na formação de Simone.

Acompanhamos Andrée da pré adolescência até a morte precoce. É comovente a relação entre as duas meninas, rodeadas de valores sociais conservadores na Paris do início do século XX, que certamente moldaram a visão de Simone de Beuvoir sobre desigualdades de gênero e sexismo.

Andrée e Sylvie se conheceram na escola aos 9 anos. Ambas muito inteligentes, mas a primeira ousada, espontânea e divertida. Sylvie, tímida e religiosa, logo se apaixonou e se tornaram as inseparáveis.

Com o tempo Andrée sentiu o peso do conservadorismo religioso de sua família, a obrigatoriedade do casamento e era infeliz. Sylvia, por outro lado, tinha a oportunidade de continuar estudando, trabalhar e a liberdade de optar por continuar solteira.

Encontrei muitos pontos semelhantes com a tetralogia napolitana de Elena Ferrante neste relacionamento entre amigas que envolve muita admiração e são cerceadas por machismo e imposições sociais.

Leitura fluida e rápida. Como sempre dizem: dá pra ler em uma sentada.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6