As inseparáveis

Resenhas - As inseparáveis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mateus 12/12/2021

Previsto inesperado
A surpresa que encotramos nesse romance se da de forma calma e as vezes até pouco expressia, como pode a história do amor em torno de uma amizade e uma luta entre até onde podemos suportar o peso de se viver o que se tem vontade se sentir remorso por isso acaba se chocando.
O fim que já esperamos vem quando acreditamos que é possível aguentar um breve sacrifício em troca de uma felicidade posterior.

Fernanda M. 11/12/2021

1ª Impressão

As inseparáveis, de Simone de Beauvoir

Duas meninas se encontram aos nove anos e essa amizade se estende por toda a vida. Uma muito inteligente e contida. A outra, muito impetuosa e criativa. Sylvie e Andrée. Unidas pela admiração e por uma cumplicidade que vai além das brincadeiras de criança e das conversas da adolescência.

Sylvie, ama sua amiga Andrée, de um modo inexplicável. Ama e venera de tal forma, que a ausência de Andrée lhe tira a cor do dia, mas não lhe tira a lucidez.

Essa amizade é, na verdade, uma construção autobiográfica na qual Simone de Beauvoir, segundo suas memórias, relata sua amizade com Zaza, a Élizabeth Lacoin. Essa novela escrita em 1954, retrata de um modo geral, não apenas a amizade entre duas meninas, mas de que modo a mulher vivia, em meio à Primeira Guerra Mundial, na França com seus costumes arcaicos e suas limitações sociais.

Mulheres que eram retiradas da condição de crianças para se tornarem bruscamente mulheres casadas. Que não tinham direito à solidão, à intimidade e muito menos à dominar sua própria vida. A história triste de Andrée, constitui um modelo do que a maioria das meninas francesas e europeias sofriam, por serem nascidas e criadas em famílias de uma aristocracia que as punia pelo simples fato de serem mulheres. Quando a sociedade não o fazia, as mulheres se encarregavam de se auto-flagelar. A punição não é uma opção, é imparcialmente uma condição..

As inseparáveis é uma bela obra que nos conduz a um momento de desconforto, em que nos posicionamos diante dos fatos e simplesmente não sabemos como nos sentir a partir disso.

Um livro para não largar mais.!

Thaís Furlan 02/11/2021

Intenso e comovente.
O livro narra a amizade "inseparável" de Simone e Zazá, nomeadas nas páginas como Sylvie e Andrèe.
Baseado na própria história da autora, o livro retrata o amadurecimento da amizade das meninas, da infância até a vida adulta, e prova o quanto algumas pessoas podem enlouquecer as outras com as "melhores intenções.

O final é muito comovente e causa um aperto doído no coração.

Roberta 24/10/2021

Excelente
Um romance autobiográfico lindo e super bem escrito. É envolvente, cativante e muito gostoso de ler. Sempre tive muita curiosidade para ler uma obra da Simone e essa foi uma excelente escolha para começar. Com certeza vou ler outras.

gabrielly506 04/10/2021

as inseparáveis, de simone beauvoir | ? 5 + ?
"e gosto de você mais que nunca neste momento, passado querido, presente querido, minha querida inseparável."

as inseparáveis é um romance que conta a história de sylvie (simone) e andrée (zaza). sylvie e andrée se conheceram aos 9 anos num colégio durante a primeira guerra mundial.

andrée foi coragem, música, outono e arte, já sylvie é literatura, primavera, bolo fresco e gentileza.

juntas elas enfrentam a vida, famílias altamente religiosas, descobertas, crenças e descrenças, amizade e muito amor. ambas desejam liberdade e lutam por isso, mas é obivio que a população conservadora e hipócrita não ajuda muito...

? nunca duvidei que este livro era incrível apesar de deixá-lo de lado sempre! me surpreendi com a história e me apaixonei por zaza, não mais que simone, mas estou perto! hahaha. a forma que sylvie mesmo apaixonada por andrée nunca deixou de apoiá-la em suas descobertas amorosas é linda. elas mereciam muito mais! esse livro merecia mais. simone acaba de se tornar minha escritora favorita, assim como esse livro.

às minhas eternas, simone e zaza. ?

Carolina Corrêa 28/09/2021

Muito bom!
Trata-se de um romance autobiográfico de Simone, sobre sua amizade com Zaza.
Entre a relação das amigas e a terrível tragédia, destacam-se o sexismo e desigualdade de gênero que permearam o início do século XX.
As tribulações e questionamentos da juventude que moldaram a visão de Simone sobre as expectativas em relação às mulheres.

Let Carvalho 26/09/2021

Fiquei mto sensibilizado com esse livro. O amor e a amizade das duas é mto lindo e fofo de acompanhar.

larabritosnts 15/09/2021

mais do que eu esperava
iniciei esse libro em busca de ingenuidade e paixão entre as duas, mas o que vi foi completamente diferente e incrível.
a realidade do amor e amizade, a dor e humanidade de duas amigas tão bem explicadas em poucas páginas foi incrível
peguei um apego muito grande pela sy, e maior ainda pela zaza, gostaria que pudesse ser mais feliz, porém com eu disse, é um livro real.

lorena 14/09/2021

meu deus o final. eu to MUITO mal. acho que o parágrafo final foi uma das coisas mais lindas que eu li na minha vida

Faluz 28/08/2021

As Inseparáveis - Simone de Beauvoir
Livro que explora através da ficção uma relação tão intensa entre duas amigas tão próximas.
época em que nosso espírito em formação questiona tudo e se apresenta tão pródigo em realizações e sonhos.
Olhando para trás as mudanças são grandes mas ainda presentes.
Encantador.

boemillys 11/08/2021

Que história fofa
é uma história bastante tocante, por ser justamente baseada em parte da vida da autora. É muito fofo esse amor platônico e ingênuo da personagem de Simone. Também é muito bom pra refletir sobre as amarras que o papel de mulher numa sociedade machista acaba nos impondo.

thali 05/08/2021

Um romance inédito de Simone de Beauvoir ??
Sem dúvida alguma, não existiria Simone de Beauvoir sem um Zaza?
Esse romance traz a intimidade de duas amigas que se conhecem ainda crianças, crescem e aprendem a aprender o mundo juntas?
A experiência da leitura é maravilhosa, e a escrita, genial! ??

jurripe 05/08/2021

As inseparáveis
Praticamente tudo que Simone escrever eu vou gostar.
Depois de ter lido a biografia dela, fui atrás dos livros mais citados e esse era um deles. É incrível a escrita da Simone em relação à amizade dela com Zaza. Gostei bastante de conhecer um pouquinho do que era essa amizade (mesmo que de uma forma ficcional). A escrita da autora é muito boa e pretendo ler mais dela futuramente.

Thamires 24/07/2021

História de uma amizade
Um livro gostoso de ler sobre a amizade de Simone e Zaza. Sem deixar de lado, claro, o existencialismo. Primeira ficção que li da autora.

Sabrina758 13/07/2021

Certamente Zaza foi um grande ponto de partida na vida de Simone, que a inspirou e fez perceber tantas coisas que contribuíram na sua vida pessoal quanto em seus trabalhos. Duro de ler, mas necessário pra entender um pouco mais sobre a história dessa grande mulher, e como essa amizade e amor a moldou.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6