Na casa dos sonhos

Na casa dos sonhos Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

bruno 24/01/2022

"Às vezes as pessoas amam uma ideia, mesmo que não saibam o que fazer com ela. Mesmo que só saibam fazer a pior coisa possível."

esse, com certeza, foi uma das melhores da leituras do ano. achei a narrativa interessantíssima, muito diferente de tudo que eu já li e bastante criativa, amei muito.

no texto ela trata sobre relacionamentos abusivos entre pessoas queer fazendo um paralelo com a sua própria experiência e analogias sobre essa fase "na casa dos sonhos".

no posfácio ela comenta sobre a dificuldade de encontrar textos sobre violência doméstica e abuso queer e como eles historicamente omitidos ou pouco abordados e cita alguns que a inspiraram a continuar com o processo de escrita.

dentre os textos citados li alguns, e acho que vale muito a pena ler, o "If you ever did write anything about me, I'd want it to be about love" e o "never say I didn't bring you flowers" são dois relatos bem pesados e bastante chocantes que vale muito a pena serem lidos.
Chimeny 25/07/2023minha estante
Estou lendo amando tbm é muito importante existir essa narrativa de forma palpável.

bruno 25/07/2023minha estante
esse livro é muito necessário!!!

diennifercb 12/02/2023

Dilacerante
Esse aqui foi brutal, galera. É uma história de tirar o fôlego, a gente fica constantemente agoniado com os relatos tão fortes da Carmen, torcendo pra que ela saia daquela situação, e saber que é uma narrativa real deixa tudo tão mais sensível. Algumas passagens beiram a genialidade, apesar de em outros momentos entrar em uma teoria um pouco maçante (que quebra um pouco o clima sombrio da leitura, mas não deixa de fazer sentido). Uma obra muito importante pra comunidade queer: representativo e, principalmente, informativo! Relacionamentos abusivos acontecem sim entre casais homossexuais, e as pessoas precisam estar cientes disso.

eiller 08/04/2022

FUJA
Na Casa do Sonhos é um livro difícil de ler. E ainda mais difícil de falar sobre. Mas uma parte em especifico falou muito comigo. A analogia que a autora faz com a missão de Deus atribuída a Adão de dar nome aos animais que acabaram de ser criados. Em especifico esse quote:

Atribuir linguagem a uma coisa para a qual você não tem linguagem não é uma tarefa fácil.

So quem vive uma relação abusiva, sabe o que é viver uma relação abusiva, e mesmo assim, na grande maioria das vezes, essa pessoa também não sabe.

Lady Rita 05/11/2022

Mulher abusa, agride e também mata outras mulheres.
O livro é uma autobiografia que relata o abuso, a violência psicológica e física que a autora sofreu antes e durante um relacionamento com outra mulher, e a dificuldade dela em provar que foi uma vítima, mesmo sem sofrer violência física.
A autora também aborda a falta de sensibilidade e credibilidade da sociedade para com as vítimas em geral, sobretudo, quando se trata de mulher lésbica/queer (principalmente para com a mulher preta, diga-se de passagem), por conta da falta de consideração das relações sáficas como relacionamentos reais.
Um adendo importante! A violência contra a mulher causada por homens infelizmente existe desde que o mundo é mundo, logo, se você mulher lésbica/queer denunciar uma parceira por conta da violência, tenha em mente duas coisas! A principal é que você não vai de forma alguma "manchar" a comunidade, apenas mostrará o quão humana e frágil são as relações humanas em geral.
E a segunda coisa é que ser agredida por outra mulher não torna isso um crime menor.
Mesmo perante o duro julgamento da sociedade sobre as relações entre pessoas do mesmo sexo, denuncie.
Destaco aqui uma citação presente no livro que deixa isso mais claro:
"Se você fizer silêncio sobre sua dor, eles vão te matar e ainda dizer que você gostou".
Por fim, indico a leitura a todos (as), pois os capítulos são curtos e objetivos, a narrativa é incrível e a diagramação impecável.
desconhecido4 05/11/2022minha estante
Belas palavras! ?

Vitor189 05/11/2022minha estante
Caraca

Lady Rita 05/11/2022minha estante
Sério, gente leiam!!
O livro está disponível gratuitamente para ler online ou para baixar no site "le livros".

Vitor189 05/11/2022minha estante
Nunca vi um livro com essa temática. Talvez por ser um tema bem pouco discutido

desconhecido4 05/11/2022minha estante
Vou priorizar comprar a edição física, para quando for possível! Quero muito ter essa experiência de leitura.

Anna 26/01/2024

A casa dos sonhos como aprendizagem
Nunca pensei que aprenderia tanto lendo sobre um relacionamento sáfico abusivo e todas as perspectivas dentro da comunidade queer.

Giovana 25/06/2021

Não sabia o tema o do livro ao começar a leitura. Li em cerca de três dias. Metade do livro foi todo de uma vez só.

Você torce para que a história, de alguma forma, acabe bem, sem maiores sofrimentos apesar dos que já existem.

Além de algo autobiográfico existe uma pesquisa envolta ao tema, que ajuda a abrir espaço para novas posições.

Os capítulos são curtos e isso ajuda a construir a atmosfera cortando do que é lido. Recomendo, vale a leitura e a angústia.

alice 28/06/2023

Na casa dos sonhos, Carmen vai trazer um relato doloroso e real sobre um relacionamento abusivo que viveu ao lado de outra mulher.

É muito difícil avaliar autobiografias, o autor está abrindo uma parte de sua vida, deixando que o leitor tenha consciência de suas dores, seus erros e todas as nuances de sua história.

Carmen tem uma escrita poética, ela te faz ser parte da história, compartilha a dor de ver um relacionamento de contos de fadas se transformar em um verdadeiro horror, ela fala sobre a dúvida, sobre o ímpeto de sempre dar uma nova chance ao agressor(a) e acreditar que aquilo jamais se repetirá novamente, entrando assim em um ciclo vicioso de violência.

Um dos pontos baixos desse livro são as divagações da autora, ela se perde nesses assuntos e se afasta do tema principal, no começo as informações traziam mais profundidade pra história mas depois de certa parte começou a soar maçante e repetitivo. Ela passa boa parte reclamando do pouco conteúdo sobre relacionamentos lésbicos abusivos e acaba fazendo o mesmo: tornando o livro dela algo quase raso sobre o assunto.

Acredito que esse livro poderia ter menos páginas, chega um momento que a sensação que dá é que ela está enchendo o leitor de informações afim de incluir mais páginas, acredito que isso foi o que me afastou da história mesmo já tendo vivenciado um relacionamento assim.

25/07/2023

O amor doi? ou tentar caber num amor que não é para si, doi?!
Ao expor a história de seu relacionamento com uma mulher encantadora, mas também volátil e abusiva, Carmen Maria Machado traça um arco narrativo que vai desde o início cheio de promessas até o final difícil e confuso, que deixa marcas impossíveis de ignorar.

Carmen se apaixonou por uma mulher que parecia maravilhosa – elas fazem sexo, viajam juntas, conhecem as respectivas famílias –, mas que acaba se tornando opressiva e aterrorizante, apesar de ainda sedutora. Embora seja difícil resistir ao charme da companheira, a autora cada vez mais se dá conta de que os limites autoimpostos – aquelas balizas que fazem dela a pessoa que quer ser – estão sendo ignorados.

A casa dos sonhos deveria ser um lugar de felicidade e acolhimento, mas como é possível entender a transformação dela em assombro e violência? Em vez de traçar seu passado de forma linear, Carmem Maria Machado o fragmenta para alcançar o maior efeito possível na pessoa que lê, criando um mergulho emocional ao mesmo tempo angustiante e belo.

Neste livro de memórias ousado e brutal, Machado examina um relacionamento abusivo através de sua percepção pessoal, mas também por um viés cultural e sociológico. Ao registrar sua experiência de sexualidade queer e violência psicológica íntima, a autora chama ao palco personagens largamente marginalizados e esquecidos pela história que, invisíveis na narrativa coletiva, encontram ainda mais dificuldade para entender o significado de seus próprios sentimentos.

reflexão pessoal:
UAL! eu diria que com a leitura é possível sentir na pele toda a movimentação, angústia, desejo que é envolvido entre as personagens. comecei a leitura devido a capa, onde me mostrou que uma pseudo-mulher não estava cabendo mais onde ela acreditava ser sua casa dos sonhos e, entendo agora que talvez nessa perspectiva a casa dos sonhos poderia ser a necessidade de utopia: um bom relacionamento, uma casa pra chamar de lar, um lugar que nos sentimos amadas.
tive identificação com a persona de primeira pessoa devido característica física + a necessidade e a falta do amor do outro que sentimentos ter por conta dessa nossa própria insegurança.
sinto que, a gente quer sim gostar do outro. e as vezes colocamos um véu em nossos olhos para não ver o que está literalmente na nossa frente.

a jogada do "clique aqui" para a sequencia da história foi o ponto chave para viver essa experiência na leitura. mesmo que eu tenha tentado passar por ~todas~ as possíveis narrativas, indo e voltando, indo e voltando, me trouxe a sensação de ser e estar no corpo da personagem, porque: ela vai e volta para a relação que tanto dói nela. e, nossa! que sensação.

os sentimentos dessa história foi de pena, amor, alegria, desejo, excitação, tristeza, confusão e outras diversas possibilidades dependendo do contexto que o leitor possa estar incluído na sua realidade.

Laís 29/12/2021

?A desvantagem de deixar que as pessoas vejam seu pior momento não é o fato de que elas se lembrarão; é que você se lembrará.? - Sarah Manguso
Nossa, que livro? Senti tantas mas tantas coisas lendo. E tenho certeza que é uma daquelas leituras que ficará na minha memória por muito tempo ainda.

samuca 23/07/2022

O peso das relações abusivas
Uma narrativa sobre um relacionamento abusivo entre duas mulheres.
A "casa dos sonhos", torna-se um pesadelo para uma das meninas. Tudo se transforma em um pesadelo. O amor sai de cena e o que ocupa espaço e a agressão, o ciúmes, o medo.

José Marques 23/06/2021

Infelizmente a casa dos sonhos pode lhe prender e oprimir.
Carmen Maria Machado vai nos contar a sua angustiante história de relacionamento abusivo vivido com sua ex-namorada com uma narrativa diferente e muito envolvente referenciando textos, filmes e músicas, que ajuda ainda mais na imergência de quem lê.

Nos detalhes vemos pedaços de situações que provavelmente vivemos em nossas vidas ou com pessoas próximas. Quem nunca viu um relacionamento abusivo se manifestando diante dos seus olhos?

Na sua história temos uma particularidade, que pouco é abordado na literatura, o relacionamento abusivo na comunidade LGBTQIA+. Carmen vai explicar bem isso quando fala sobre o "silêncio do arquivo" ou "violência do arquivo" ao se referir a ausência de registros de relatos desses casos.

"[...] às vezes uma história é destruída, as vezes ela sequer chega a ser dita; seja como for, nossa história coletiva sofre a perda irreversível de algo grandioso."

Em vários momentos me vi falando enquanto lia: Carmen, como você permitiu isso? Carmen, sai daí! Coisas de quem está de fora e pensa que é simples e fácil lidar com algo tão complexo e particular como esses relacionamentos.

O plot twist da sua história é surpreendente! Só lendo para saber.

RECOMENDO!!!

Rayssa 26/02/2022

Tenta ser tudo e se perde
Embora o tema do livro seja de extrema relevância - o abuso sofrido por pessoas em relacionamentos queer - acho que faltou objetividade na autora na hora de passar a mensagem. O livro tenta ser de tudo um pouco e se perde. A história em si do relacionamento de Carmen foi muito interessante, porém as diversas digressões aleatórias inseridas no meio da história me cansaram, fizeram-me perder o interesse.
Ainda assim, recomendaria o livro por se tratar do mencionado tema, que nunca tinha visto ser tratado em literatura antes. Além de ter algumas referências verídicas importantes sobre violência em relações lésbicas.

Julia 11/01/2024

Thais645 04/05/2022

Achei esse livro insuportável. A autora até que teve boas intenções, mas as divisões dos capítulos, que coisa medonha, parecem títulos de redação adolescente. Queimei a retina.

Mhayra.Rhara 07/10/2021

não gosto de adjetivar as coisas como necessárias, mas vou me dar a liberdade de descrever esse livro assim.

é uma leitura muito envolvente e rica, e toda a angústia que a história causa só é mais um motivo pra se ler e testemunhar que sim, isso aconteceu.