Na casa dos sonhos

Na casa dos sonhos Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

Pedro 08/01/2022

Não tinha livro melhor pra se começar o ano do que esse. Continuo ainda um pouco sem palavras, completamente impactado. O tema não é dos mais fáceis a se ler, mas Carmen o escreve de maneira tão singular e que cativa de tal maneira que não consegui largar facilmente. Cheio de referências e questionamentos principalmente sobre o abuso entre lésbicas mas também sobre a identidade queer.

Malu Miranda 06/01/2022

Esse livro é perfeito. Só isso. Tô sendo sucinta porque é cabível. Só isso. Sério.
Não tenho mais nada a dizer.

Geovana189 05/01/2022

Esse livro é absolutamente único, em todos os sentidos. Nunca li algo assim, e é aquele tipo de livro que não se lê em um gole só, é amargo, forte, é preciso ler em doses homeopáticas. Absolutamente todos deveriam ler esse livro, pelo simples fato de ser a melhor obra, digo sem cerimônia nenhuma, sobre abuso psicológico, como se constroem relações abusivas. Tive que parar várias vezes, por que senti vontade de chorar. É autobiografico, o que torna tudo mais pesado ainda. É uma visão sobre abuso e violência dentro de uma relação entre duas mulheres, o que torna esse livro ainda mais necessário. Amei a forma que a autora mesclou sua própria história com estudos sobre vivências queer's. Apenas leiam!!
Henrique.Sulzbach 31/01/2022minha estante
Apesar de tratar sob o ponto de vista de um relacionamento queer, a obra tem um alcance universal. Tendo vivido um relacionamento abusivo heterossexual (que me deixam marcas até hoje), me identifiquei com diversas passagens do livro. É aterrador e doloroso perceber que os padrões se repetem e ainda existem pessoas sendo vítimas desse tipo de personalidade. Ao mesmo tempo um espelho e uma grande obra literária.

helena 30/12/2021

com uma escrita sensacional, um toque de criatividade e uma metáfora que cai como uma luva, Carmen Maria Machado conta sua história de sobrevivência. além de explicitar como um relacionamento abusivo não começa do nada, o ciclo vicioso que se instala e como a vítima acaba presa nesse lugar (levando em conta não só o presente, mas o passado que levou ao presente), ela também grita a importância de se comentar sobre relacionamentos abusivos dentro das minorias (mais especificamente dentro do grupo lésbico) e como o sistema judiciário ainda não ampara vítimas de abusos psicológicos.

um livro escrito maravilhosamente bem e com uma discussão importantíssima.

Laís 29/12/2021

?A desvantagem de deixar que as pessoas vejam seu pior momento não é o fato de que elas se lembrarão; é que você se lembrará.? - Sarah Manguso
Nossa, que livro? Senti tantas mas tantas coisas lendo. E tenho certeza que é uma daquelas leituras que ficará na minha memória por muito tempo ainda.

Alicinha 11/12/2021

Viciante
Eu não conseguia parar de ler o livro, a escrita é MUITO fluída e nos faz refletir sobre atitudes que tomamos no dia a dia e o quão é possível um ser humano se submeter pra amar ao outro alguém. Gostei o final que expressou a libertação e deixar o passado para trás. Livro perfeito que todos deveriam ler.

angelica.martin 28/11/2021

Um relacionamento abusivo
É bem crua a narrativa, sem enrolação e em segunda pessoa o que te aproxima dos sentimentos da autora, me agonizei em diversos momentos pelo que ela passou, gostei bastante das referências tanto de filmes e contos de fada que ela foi colocando ao longo do texto. Uma leitura rápida e ao mesmo tempo marcante e profunda.

Mari M. 11/11/2021

Você pode sentir amor por quem te causa a maior dor.
"Há uma cantiga na língua quíchua: El que me nombra,me rompe.Aquilo que me nomeia,me quebra.A solução,é claro,é o silêncio.Mas a verdade é que qualquer pessoa que saiba seu nome pode te partir ao meio."
Eu acho que livros que tratam de relacionamento abusivo são extremamente necessários como alerta mesmo.Como quem sabe um espelho pra sua situação ou a de pessoas próximas que talvez você possa auxiliar.
Nesta história o relacionamento é homosexual,ilustrando que sim,são relacionamentos como qualquer outro e podem ser problemáticos também.
Leitura fluída,cheia de reflexões,marquei várias passagens e achei a escrita bem inteligente.

roses 27/10/2021

casa dos sonhos como memórias
esse livro me marcou. a escrita da carmen é incrível. não a conhecia só que agora eu a admiro muito. ela conta com muita coragem o inferno que ela passou em um relacionamento abusivo. esse livro tem um peso gigantesco. nunca vejo ninguém falando sobre o relacionamento abusivo queer e como ele existe e várias pessoas são vítimas todos os dias.

eu me vi tão envolvida na história da carmen que tinha momentos que eu tinha que parar para respirar um pouco por não conseguir parar de chorar. vale ressaltar que esse livro pode ser gatilho pra muitas pessoas.

"Você chora copiosamente e não entende a piada: o peso que você precisa perder são os cinquenta quilos da mulher loira que está sentada na sala de espera com uma cara irritada."

Mhayra.Rhara 07/10/2021

não gosto de adjetivar as coisas como necessárias, mas vou me dar a liberdade de descrever esse livro assim.

é uma leitura muito envolvente e rica, e toda a angústia que a história causa só é mais um motivo pra se ler e testemunhar que sim, isso aconteceu.

Alana 02/10/2021

só leia
"Atribuir linguagem a uma coisa para a qual você não tem linguagem não é tarefa fácil."

uau. então, In the Dream House tava na minha lista há muito tempo e eu tinha uma expectativa enorme, TUDO por causa de uma frase que vi dele, sem contexto. quando fui pesquisar mais sobre, descobri ser sobre abuso em uma relação queer, e me interessou mais ainda por ser um tema que eu não sabia absolutamente nada e entraria de cabeça limpa.
de começo ele me deixou bem desconfortável e até entendiada ver a Carmen aguentando calada e eu ia parando de ler (mérito da autora que foi genial, genial na forma de contar sua história). do meio pro final o livro me fez gostar do começo e termino ele querendo muito abraçar a autora. a forma que conseguiu fazer com que o leitor sentisse um gostinho só do que a vítima passa
("Nosso cérebro não é capaz de captar completamente um clichê ? ele passa por cima da frase, oração ou ideia sem titubear.";
"Ela poderia ter fugido. A porta estava aberta. Mas era como se ela nem soubesse o que fazer". a impotência!!!!) cria uma empatia absurda e te faz abrir os olhos pra uma tema que ainda é tabu e muitas vezes desdenhado

"se eu fosse só um pouco diferente na aparência, ia receber todo o amor do mundo??"

Rodrigo.Souza 25/09/2021

na casa dos sonhos
Um livro que aborda um tema pouco comum, mas muito presente, na vida de pessoas lgbt: o relacionamento abusivo. A autora nos envolve na narrativa com capítulos curtos e que mesclam narração e breves análises de como o tema é tratado em outras obras da literatura e do cinema. O final é surpreendente.

Eita Já Li 30/08/2021

Necessário ao extremo!
Quando recebi esse livro eu não sabia do que se tratava, ainda não tinha lido a sinopse do mesmo, ainda que já tivesse vista a capa dele, fiquei surpreso quando finalmente li a sinopse do mesmo e descobri sobre o que o livro tratava, logo fiquei ansioso para realizar a leitura das memórias da autora.

A leitura desse livro foi uma experiência interessante, porque por mais que eu quisesse devorá-lo, pois, a escrita da autora é muito gostosa e a forma como ela escreveu o livro funcionou muito bem comigo, eu também "resistia" um pouco a leitura, um pouco por trazer um relato muito forte e doloroso do que a autora viveu.

Esse livro de memórias mostra um período em que Carmen viveu um relacionamento abusivo e ela conta como tudo se desenvolveu, mas, o livro vai muito além do relato da autora, ela trouxe pontos interessantes sobre relacionamentos abusivos entre pessoas LGBT — com foco em relacionamentos lésbicos —, como o fato de o reconhecimento de relacionamentos abusivos dentro da comunidade é relativamente novo; ou a ideia de que pessoas da sigla são sempre boas, tendo em vista todo sofrimento e esforço que fazem para viver, o que não faz sentido já que independente de gênero ou sexualidade pessoas são passíveis de qualquer coisa.

Iniciei a leitura completamente instigado a ler sobre algo que não é tão comum e nem tão falado, mas, que acontece muito e se faz necessário falar. Fui surpreendido não apenas com a forma interessante que a autora conta as memórias desse momento tão sombrio que viveu, mas, também pela pesquisa que ela precisou realizar para levantar todos os dados que foram incluídos no livro. Sem dúvidas uma leitura reflexiva, e mais que importante, necessária!!

Lina 11/08/2021

Terminei o livro e ainda me pego segurando a respiração enquanto escrevo essa resenha.
Virou, antes mesmo de acabar, um dos meus livros favoritos!
A escrita me pegou, dilacerou, lia como se estivesse em uma corrida, não por pressa, mas porque acredito que esse era o ritmo esperado para algumas partes.
A força de alguém que conseguiu ver, viver, reviver, e entender o quanto é importante compartilhar, porque só falando que trazemos os assuntos e ocorridos a realidade. E só trazendo a realidade poderemos tratar, refletir, melhorar...