Na casa dos sonhos

Na casa dos sonhos Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

Thais645 04/05/2022

Achei esse livro insuportável. A autora até que teve boas intenções, mas as divisões dos capítulos, que coisa medonha, parecem títulos de redação adolescente. Queimei a retina.

Andresa 18/04/2022

Que escrita
Livro extremamente bem escrito. Você sente a dedicação que a autora mostrou em cada página. Eu amei Na casa dos sonhos.

Annamairlla 15/04/2022

Simplesmente uma das melhores leituras do ano até agora, extremamente criativa a narrativa, calma, mas avassaladora.

eiller 08/04/2022

FUJA
Na Casa do Sonhos é um livro difícil de ler. E ainda mais difícil de falar sobre. Mas uma parte em especifico falou muito comigo. A analogia que a autora faz com a missão de Deus atribuída a Adão de dar nome aos animais que acabaram de ser criados. Em especifico esse quote:

Atribuir linguagem a uma coisa para a qual você não tem linguagem não é uma tarefa fácil.

So quem vive uma relação abusiva, sabe o que é viver uma relação abusiva, e mesmo assim, na grande maioria das vezes, essa pessoa também não sabe.

Lidiane Veras 06/04/2022

Incrível!
"O mundo está cheio de pessoas machucadas que machucam as outras."

"Se um dia escrevesse sobre mim, eu gostaria que fosse sobre amor."

Loch 04/04/2022

Que livro perfeito, esse é o tipo de livro que te faz ficar olhando para o teto por horas, sei que é um tema pesado e que deve ser lido com cautela mas em todos os momentos ele foi abordado de uma maneira crua e verdadeira. Foi definitivamente um dos melhores livros que li neste ano.

ste 24/03/2022

jurei muitas coisas sobre o livro antes de iniciar a leitura e me enganei lindamente.

não esperava que o livro fosse sobre o que é, e durante a leitura percebi que nunca tinha lido uma história tão bem escrita, relatando o abuso psicológico vivido por tantas mulheres. o fato de relatar isso em um relacionamento entre mulheres torna ele mais único ainda.

pra mim o livro tem três partes: a vivência da autora em um relacionamento abusivo, a pesquisa da autora sobre relacionamentos queers abusivos e as escritas da autora, enquanto vivia o relacionamento abusivo. sim, eu acho que isso possa estar no livro, pq durante a história ela conta que enquanto vivia o relacionamento abusivo, escrevia coisas aleatórias, pq era como sua mente funcionava naquele momento, e em diversas passagens da história, a gente se depara com capítulos de divagações aleatórias.

o livro é único, e deveria ser lido por todos que de algum modo lidam com violência doméstica. entender quem é a vítima e o que ela está vivendo naquele momento é necessário, para dar suporte e evitar a revitimização. nunca encontrei um relato tão sincero sobre abuso psicológico, inclusive em relacionamentos heteronormativos, e sinto mto que a autora tenha tido que passar por isso. em muitos momentos da história, a única coisa que não me impedia de desistir era saber que ela já tinha passado por isso e conseguido sair e sobreviver. a história é importante, dilacera o coração e com certeza pensarei nela por mto tempo ainda.

nadia 18/03/2022

Se você precisa deste livro, ele é pra você.
"Nesse sentido, a Casa dos Sonhos era uma casa mal-assombrada. Você era a moradora repentina e desprevenida de um lugar em que coisas ruins haviam acontecido. E um dia, na sala de estar, lhe ocorre que você é o fantasma dessa casa: é você quem vaga de cômodo em cômodo sem propósito nenhum, olhando boquiaberta para as caixas de mudança que nunca foram abertas, sem saber exatamente o que fazer. Afinal de contas, você não precisa morrer para deixar uma marca de dor psíquica. Se alguém estiver morando na Casa dos Sonhos agora, talvez essa pessoa veja um eco seu."

Não há muito o que dizer além de: leiam. Li tantas partes desse livro sem nem respirar direito, seja pelo peso, pela escrita, pela forma que nunca vi antes, que ele me consumiu, parece que passei um tempo embaixo d'agua e voltei. A autora conta sobre sua experiencia como vítima de abuso em um relacionamento com outra mulher, a Mulher da Casa dos Sonhos, e une seu relato a uma pesquisa sobre o poder do registro, a falta de referencias sobre relacionamentos abusivos entre pessoas do mesmo gênero e como a história engole relatos de vítimas e suas nuances. Carmen mostra seu processo, fala sobre como foi consumida por esse relacionamento por sentir que tinha sorte de estar com sua companheira, como foi difícil ir embora, e como, mesmo que o tempo e o espaço amenizem a dor, não significa que essa mesma dor não foi insuportável.

Rayssa 26/02/2022

Tenta ser tudo e se perde
Embora o tema do livro seja de extrema relevância - o abuso sofrido por pessoas em relacionamentos queer - acho que faltou objetividade na autora na hora de passar a mensagem. O livro tenta ser de tudo um pouco e se perde. A história em si do relacionamento de Carmen foi muito interessante, porém as diversas digressões aleatórias inseridas no meio da história me cansaram, fizeram-me perder o interesse.
Ainda assim, recomendaria o livro por se tratar do mencionado tema, que nunca tinha visto ser tratado em literatura antes. Além de ter algumas referências verídicas importantes sobre violência em relações lésbicas.

Let Carvalho 23/02/2022

Na casa dos sonhos me surpreendeu muito. Ouvir o relato da carmem sobre seu relacionamento abusivo com outra mulher foi algo inédito pra mim.

laura 15/02/2022

a casa dos pesadelos
eu demorei muito pra escrever isso, muito por preguiça, muito por não conseguir me expressar! mas esse livro.... esse livro é simplesmente fantástico! inteligente, verdadeiro, visceral, completo. eu sinto tanto por tudo que a carmen teve que passar, mas a forma poética e cheia de metáforas com que ela escolhe contar sobre essa experiência tão mas tão difícil, é encantadora.

iris 11/02/2022

Genial e extremamente necessário!
Nossa que livro forte e extremamente necessário, acho que vai demorar um bom tempo para que eu possa digeri-lo por completo. A escrita é muito criativa, original, poética, diferente de tudo que já li antes, é genial os recursos usado pela Carmem para retratar os episódios de abuso. O livro traz excelentes referências da literatura, do cinema, da cultura pop e também traz fatos históricos e estudos acadêmicos, que foram fundamentais para discutir e abordar o tema dos relacionamentos abusivos entre mulheres queer e para tornar a experiência vivida por Carmem ainda mais imersiva. Na casa dos sonhos é sem dúvidas uma das melhores leituras que fiz esse ano e é um livro extremamente importante, que deve ser lido por todos.

Livia 08/02/2022

Relacionamento Abusivo entre Mulheres
O livro retrata o relacionamento abusivo entre um casal homoafetivo, pouco retratado em livros. E com uma grande dimensão a ser discutido, a autora é rica em detalhes, fazendo o leitor sentir cada sentimento, cada dor, alegria e tristeza na sua escrita.

aninha 07/02/2022

foi só um sonho
num dos trechos no capítulo livro-jogo, você, carmen, a vítima da mulher da casa dos sonhos, ê leitore, tenta se convencer que os gritos de sua abusadora são só um sonho, e que você deve se lembrar disso ao acordar.

não nomeando a mulher que lhe causou sofrimento, machado reclama para si os momentos em que se sentiu pequena, inútil e não merecedora de amor enquando à merce daquela. a autora transforma seu sofrimento em um aviso com casca de história, e, mais importante, diz para as outras vítimas que isso é sobre elas.

a construção do relacionamento que começa como qualquer comédia romântica, o encontro em um restaurante e a conexão instantânea, diferente de qualquer outra vivida por carmem, é cuidadosamente desfeita em meio a pequenos comentários, brigas aqui e ali, mas nada sério, eu juro. afinal, eu sempre posso terminar, né?

ao entrar na casa dos sonhos e explorar seus cômodos, somos ao mesmo tempo testemunhas e vítima de um relacionamento abusivo queer, os detalhes que o cercam e como o acúmulo de ofensas insignificante cumula, eventualmente, na quebra de qualquer um.

a escrita de machado é impecável e sua ânsia para educar e alertar quem consome sua obra transparente nos menores detalhes. você, vítima de abuso psicológico, físico ou sexual, por parte de um cônjuge, ela lembra, nunca está sozinho. outras pessoas já passaram por isso, e inúmeras outras ainda passarão.

essa é e continua a ser a sua história, ponto final. tranque os cômodos, inunde o quintal, incendeie a casa. acorde desse sonho, e lembre-se dele ao amanhecer.

Jamyle Dionísio 30/01/2022

Casa dos Sonhos como Resenha
Você recebe uma tarefa no curso que está fazendo: ler A Casa dos Sonhos, de Carmen Maria Machado. Dizem que é diferente de tudo o que você já leu. Você tentou começar uma vez no kindle, mas desistiu.

Mas agora não há escapatória. E, ao mesmo tempo que a narrativa fragmentada em curtos capítulos faz a leitura fluir, a sua atenção não ganha a mesma fluidez. Algo te incomoda. Será essa história narrada em segunda pessoa? Afinal, se trata de uma Memória, como diz a capa. Então o que faz com que a autora queira ver a si mesma de fora, como se tivesse que sair do próprio corpo e coisificá-lo, usar metáforas e racionalizações, dados e histórias, lançar mão de uma linguagem quase jornalística para falar do relacionamento abusivo com sua ex-namorada?

Ela não quer estar ali, como você às vezes não quer mais ler aquele livro. Mas é preciso sair daquele lugar, e o caminho é longo. Você passeia pela casa dos sonhos, bonita e grande e cheia de cômodos, mas sente um arrepio na espinha. Como se estivesse sendo vigiada por um fantasma perverso, ou esperando um poltergeist que vai atirar os objetos em cima de você a qualquer momento.

Você sente, com a autora, o terror que é habitar aquela casa. Numa página tudo parece estar bem: ela passeia por cenários idílicos, na página seguinte se tranca no banheiro enquanto a namorada tenta arrebentar a porta aos gritos e pontapés. Numa página, a companheira jura que Carmen é amada por ela, na outra la trata como lixo e, muitas vezes, faz questão de dizer isso.

Mas os fantasmas se escondem as frestas sombrias, os objetos voltam aos seus lugares e você se pergunta se aquilo tudo não é coisa da sua cabeça. Afinal, aquela casa é tão bonita! É a casa dos sonhos.

Você a acompanha enquanto ela tateia as paredes, desconfiada dos próprios sentidos. Você a vê chegar perto da saída e recuar, e quase grita (como num filme de terror) ?Não, não pare!?. Você segue os seus raciocínios, sua reunião de argumentos, tudo o que ela usa para desenhar um mapa de saída. Você sabe que ela conseguiu, senão não teria esse livro em suas mãos. Mas você sabe quantas páginas faltam para o livro acabar. Ela, enquanto presa no livro, não.

@chadepalavra
Leticia.Ternus 20/07/2022minha estante