Na casa dos sonhos

Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

esmedry 28/06/2022

vibe pesada
um livro bem escrito, narrando uma personagem que passa por um relacionamento abusivo, mas por ser um tema difícil e ruim, não me senti mt bem lendo

marcella 24/06/2022

me prendeu do início ao fim
um dos livros mais bem escritos que eu li, o jeito como ela conseguiu relatar a experiência dela com relacionamento abusivo usando analogias me surpreendeu muito. já quero ler outros dessa autora

Livropensante 21/06/2022

“Na casa dos sonhos” é o livro de memórias de Carmen Maria Machado, nele encontramos o relato da autora de um relacionamentos abusivos que ela passou com a sua ex-namorada. O livro vem como um alerta a uma tema raramente comentado, por isso, temos a falsa ideia de que a violência doméstica entre pessoas queer não existe, uma vez que esse assunto é difícil de ser encontrado e, principalmente, debatido com a importância que merece.

No decorrer da narrativa Carmen também nos apresenta o sentimento que alguns pessoas gordas tem quando estão em um relacionamento amaroso com outra pessoa:

"Parte do problema foi que, como uma mulher gorda e esquisita, você sentiu que teve sorte. Ela fez o que você queria que milhares de outras pessoas fizessem - passou por cima dos indicadores aleatórios de status social e enxergou seu cérebro, seu imenso talento, seu raciocínio rápido e a agressividade que você reservava a gente babaca."

A narrativa trás um olhar sobre a gordofobia, muitas pessoas gordas sentem que não merecem o amor, elogios, entre outras coisas só pelo fato de a sociedade - tão gordorfóbica - impor um padrão de beleza que não pode ser alcançado por todos. E, por esse sentimento, e outros, ela se permitiu viver esse relacionamento, pensando que nunca mais iria encontrar outra pessoa. O foco da narrativa não é sobre gordofobia em si, mais sobre um relacionamento abusivo e o preconceito voltado para pessoas queer.

O livro tem capítulos curtos e muito bem desenvolvidos para nos passar a sensação que ela tinha com o relacionamento. Falar sobre esse livro é difícil, ele possui várias camadas que são necessárias para um debate, é um livro que nem todos devem ler sem ao menos saber os gatilhos que a história nos apresenta. Porém, é necessário que você leia o livro se ficou interessado, já que só lendo você compreendera o que estou tentando escrever.

Cristian Monteiro 18/06/2022

Pesado
Livraço da Carmem Maria, que usa de uma narrativa bastante fora do óbvio para contar sobre seu relacionamento com uma mulher abusiva, ao passo que usa de pesquisas para refletir sobre a falta de pautas focadas no relacionamento abusivo entre pessoas queers. É um trabalho muito delicado, um tanto quanto angustiante, mas muito necessário.

Ketyet 15/06/2022

Puta merda...
Puta merda, que livro foda... Eu me agarrei na narrativa tocante e a escrita poética de Carmen. Marquei muitas partes pois, bem, muitas partes me marcaram.

bluesming 15/06/2022

Necessário.
"Em outras palavras, indivíduos queer ? os da vida real ? não merecem representação, proteção e direitos por serem moralmente puros ou respeitáveis como grupo. Merecem tais coisas porque são seres humanos, e isso basta."

nana 08/06/2022

que livro!
a escrita dele te põe dentro da história, o que torna tudo mais real e assustador. leitura mais do que válida!

Leninha 08/06/2022

Falta revisão
É complicado dar uma nota pra um não ficção mas lá vamos nós. A primeira metade apresenta uma narrativa que é envolvente e talentosa, pena que com o tempo ela fica cansativa e repetitiva. Existe um óbvio talento e um estilo de escrita próprio aqui, mas o sentimento ao terminar essa obra é que faltou revisão. Podia ser tudo mas foi mediano.

Carolina 03/06/2022

Senti tantas coisas e me vi em tantos trechos. Um livro absolutamente necessário, que transita entre o literário, o acadêmico e um ensaio cultural.

Cada história é um trecho, um pedaço de algo maior, que é o turbilhão da vida. As referências culturais são parte do trajeto, da história da autora - que não é mais do que esse movimento natural de ver nas coisas que a cercam palavras sobre o seu trauma.

Pra mim, a experiência foi estranha, porque sabia que estava lendo páginas pesadas - e que pesavam em mim -, mas ao mesmo tempo com uma certa consciência de que aquilo era um relato comum. Comum na vida próxima, e na realidade de tantas pessoas que amo.

A violência que ocupa essas páginas é real e cotidiana.

Não entendi bem o que esperar de "narrativa experimental" até ler e, de fato, a forma como ela constrói a história é única. A gente transita entre o presente e o passo, mas também em uma narrativa interativa, em histórias de outras mulheres, em metáforas, tudo que se interconecta.

Simplesmente incrível, embora doloroso.

liz 01/06/2022

na casa dos pesadelos
o livro conta um relacionamento abusivo e, como todos os outros, vindo de quem você menos espera. no caso da autora, de um outra mulher, vendo as vertentes do abuso tanto psicológico quanto físico.

é uma leitura muito fluída, porém não me conectei como gostaria. claro, não tive a mesma experiência como da história, então não foi proveitoso (ainda bem?), mas tirei ótimas reflexões.

o lado ruim, porém, foi que, em algum momento, pareceu mais um artigo científico, com datas, nomes e acontecimentos reais de uma forma muito sistemática. a partir daí, ficou arrastado e não me prendeu, mas é um livro bom com uma ótima mensagem.

h4gatha 31/05/2022

"Você se esqueceu que pode ir embora"
CA-RAM-BA

essa leitura me deixou desarticulada e potencialmente monossilábica.

conhecer (ou melhor: reconhecer) a existência de relacionamentos abusivos dentro da comunidade queer, essencialmente, entre mulheres saficas sempre foi um ato corajoso, e a partir desse relato lírico, sentimental e cru creio que essa discussão tomou outras proporções

a escrita é maravilhosa, e ainda por cima um livro bem rápido de se ler. Acredito que a minha experiência tenha sido prejudicada pelo fato de eu sempre quebrar o fluxo de leitura (por motivos de: não estamos mais em quarentena e eu não tenho tempo pra nada); mas fora isso dói uma ótima jornada

C Paula 17/05/2022

Relacionamento abusivo
Trata de um tema pouco tratado: relacionamento abusivo em casais homoafetivos. A autora coloca a situação vivida dentro de vários contextos: como por exemplo um filme...uma obra de arte...e assim por diante.
Não achei a leitura fácil,tão pouco fluída mas me despertou a curiosidade de saber como acabava.
Mas não diria que me apaixonei pelo livro como me "venderam".