A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Clara 07/06/2021

Um verdadeiro jardim de ensinamentos?
Que livro mais lindo! Leve e macio, enquanto estamos lendo ele é como se estivessemos comendo uma comida que amamos muito, com um sabor magnífico.
Li para a aula de Literatura dessa semana, meu professor vivia falando do feito, mas eu não me apeguei de primeira. Logo depois do segundo capítulo já estava totalmente entretida, me vendo na vida daquela criança introvertida, toda a forma inocente e sincera de ver o mundo em uma forma de purificar a alma e o coração, e ainda sim com aquele quê de inteligência crescendo.
Ainda sou uma adolecente de 15 anos, e de certa forma me vejo no direitode dizer que não importa a idade, quando você ler esse livro lembrará de momentos gostosos da infância, e de como você aprendeu, cresceu, sentindo o jardim tão agradável que você cultivou dentro de si mesmo brilhar com vontsde de crescer ainda mais?

Nanda 19/08/2020

Um livro é sobre a liberdade, encorajamento. Todo mundo possui ou possuía vontades e coisas que queria ser quando crescer. A necessidade de liberdade, de tirar estigma que são impostos pela sociedade e realizar suas vontades, pois, se não sua bolsa amarela vai ficar cada vez mais pesada é insuportável para carregar.

Um excelente livro brasileiro... poder ser um livro para ler para crianças, mas também na fase adulta.

malucfv 15/10/2023

Gostei bastante apesar de não entender muito sobre o assunto em uma forma mais profunda

li pela recomendação da minha amiga, esse é o livro fav dela

Caroline 28/07/2022

10/10 contém spoiler
É uma leitura extremamente fluída e te faz ter uma visão bem aberta dos conflitos em que a personagem principal se encontra. Ela tem muitas vontades e muitas delas só existem pela falta de voz que tem já que é a única pequenina na casa e todos os seus fazeres sempre são julgados sem que alguém realmente note o quão incrível é sua imaginação. De forma subliminar a obra fala de assuntos mais complexos e eu amei isso. A forma como no final chorei pelo guarda chuva e pelo galo é algo que nunca imaginei ao iniciar a leitura.

- Ué, se você não tem nenhuma ideia, como é que você vai lutar por uma ideia?

- Bom, primeiro eu preciso ter a ideia. Depois saio lutando. p.39

linne 23/04/2023

Foi uma leitura deliciosa! É muito bom ver as coisas na perspectiva de uma criança, faz a gente refletir muito. Lindo!

Ana 24/03/2022minha estante
Ameiii :)))

Mila Pastana 12/02/2023

Nnc imaginei q um livro q li na escola pudesse ser bom KAKAKAKKA

Mentira, já li mtos livros bons na escola

Rose 11/09/2023

Na verdade,eu reli esse livro,para relembrar, foi legal comparar o livro hoje, com a mente de hoje e a mente de adolescente!

Nathane 22/05/2020minha estante
Meu primeiro livro ?

rafa 25/07/2022

- a bolsa amarela -
esse livro possui diversas criticas sobre a sociedade em que vivemos mostrando a personagem principal sendo considerada inferior apenas por ser mulher, mostrando como o ambiente em que vivemos acaba nos esmagando por conta das diversas coisas que as pessoas falam para nós, como por exemplo no livro a ideia de que a personagem principal quer ser escritora mas sua família não gosta da ideia, mandado ela parar de escrever.
Enfim o livro tem uma escrita mais leve, e eu creio que seja voltada para o público infantil e é isso, eu gostei do livro, mas não é muito meu estilo de livro :))

yuri 11/04/2023

Sempre as palavras doces de Lygia.
Cada livro de Lygia que tenho a oportunidade de ler saio com a mesma sensação de um conforto desalento.
A crítica em "A Bolsa Amarela" se vem para mim da forma como tratamos as crianças. Como não sabemos interpretar seus comportamentos, suas ideias, suas vontades e até seus limites.
Raquel é uma garota criativa, escritora, aventureira, pensadora e muito inteligente. Além de abordar sobre sua família, o livro também cita de forma implícita o machismo na criação de garotas, no que é de menino e o que é de menina e o que Raquel achava que não podia fazer por causa disso.
É uma leitura rápida, viciante, calorosa e reflexiva. Recomendado demais.

Gustavo 30/03/2013

A bolsa amarela - uma historia envolvente e apaixonante!
A bolsa amarela é um clássico da literatura brasileira, e não é para menos.
Lygia Bojunga mostra que este livro infantil é uma ótima leitura para pessoas de qualquer idade.

A historia é envolvente e apaixonante, Raquel, uma menina que tem três super grandes vontades: A vontade de ser grande, a vontade de ser garoto e a vontade de escrever.
Raquel ganha uma bolsa amarela e decide colocar nela suas vontades, prepare-se para mergulhar e se apaixonar pelas historias de Raquel, com este livro, você aprendera que para a imaginação e para a felicidade não existem fronteiras.

Você vai rir e amar com o poder de Raquel, o poder da pureza de uma criança.
Laura 24/04/2014minha estante
Livro per perfeito, sua resenha descreveu muito bem a inteligência de Lygia Bojunga! Parabéns!!!

Vick 26/03/2021

Adorei
O livro é maravilhoso e expõe perfeitamente os mandamentos de uma criança sem a liberdade de se expressar.Eu leria o livro mais quantas vezes fosse preciso