A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Orquídea 03/09/2020

Eu gosto muito desse livro, já li ele mais de 20 vezes e sempre parece que ele é um portal pro passado. Nostalgia define ele. Já tive uma galinha que dei o nome de Afonso e outro galo de Terrível.

Eduardo Ogalves 11/09/2020

Sinopse
A Bolsa Amarela já se tornou um "clássico" da literatura infanto-juvenil. É o romance de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela)- a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação- por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio ?criança não tem vontade?- essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa. A Bolsa Amarela recebeu o selo de ouro da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, dado anualmente ao livro considerado "o melhor para a criança".

Helen.Fernanda 13/09/2020

Uma releitura,este foi um dos primeiros livros lido na infância ,ótimo relembrar a sensação da primeira vez,não me tocou como antes ,mas nós faz lembrar de como tínhamos imaginação

gabi 14/09/2020

Raquel esconde suas três grandes vontades dentro de uma bolsa amarela ? a vontade de ser grande, de ser um garoto e de ser escritora. Carregando sua bolsa para todos os lados, Raquel lida com os adultos que não a entendem e com seus novos amigos, A Guarda-Chuva, o galo Afonso, e outros.

Um livro rápido, fluido e bastante interessante. Nos põe pra pensar em como o que "gente grande" fala muitas vezes tem um peso muito maior para uma criança do que achamos.
Um bom livro infantil que eu recomendaria principalmente para crianças.

Anthony 16/09/2020

Uma obra para todas as idades
A obra é sensível e traz a tona uma série de assuntos que tem urgência em sua discussão.

Mari 24/09/2020

aquele da bolsa amarela
Se você curte literatura infanto-juvenil, leia!!!! Livro de criança pra gente grande! Engraçado! Leve! Bom!!!

Manu 08/10/2020

Acho um livro um pouco infantil de mais para a minha idade por isso não devo ter gostado tanto, mas pode ser que crianças por volta de 8/9 anos gostem.
Adoro ler 08/10/2020minha estante
Eu li esse livro qdo era pequena e amei !!! Qdo cresci, encontrei e comprei para guardar... Meus filhos leram e gostaram tb.... é um clássico!

Michele548 09/10/2020

Ótimo
É o primeiro livro infantil que leio, posso dizer que adorei!! História de fácil leitura, super simples

Beca Sasso 12/10/2020

Uma vontade que nunca para de crescer
Raquel tinha três grandes vontades, a de ser gente grande, a de ser menino e a de escrever até não dar mais. A família dela não entendia muito bem nada disso, então ela mantinha as vontades escondidas... E que alegria foi quando chegou a bolsa amarela, finalmente um lugar para escondê-las!

Eu nunca entendi porque era apaixonada por essa história até reler ela muitos anos depois. Quando a professora Sandra, na minha quinta série leu essa história para a turma, a Rebequinha percebeu que tinha essas três grandes vontades e é claro que assim como Raquel, precisava mantê-las escondidas. Demorou muito tempo para algumas sumirem, outras ainda não sumiram. Com meus 11, 12 anos, escrevi inspirada nesse livro "A casa azul" um romance bobinho, cheio de criança e de coisa engraçada, desse dia em diante eu nunca mais parei de escrever.

Que outras crianças tenham acesso a histórias tão gostosas como essa, que possam entrar nessa "curtição" de livro da bolsa amarela que só quem lê sabe. Disse o livro:
- Me lê?
- Leio
- Então lê.

Biblioteca Álvaro Guerra 14/10/2020

A Bolsa Amarela já se tornou um 'clássico' da literatura infantojuvenil. É o romance de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela)- a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação- po si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio 'criança não tem vontade'- essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8589020037

Emilye.Silva 18/10/2020

Lygia Bojunga incrível como sempre!
A bolsa amarela é um livro fofo e que ensina a nos ?gente grande? sobre viver a vida de um jeito leve, tranquilo e que toda vontade só é um fardo se trancarmos ela.
Afonso e Raquel melhor dupla ??

camila 19/10/2020

PERSPECTIVAS DA VIDA SOBRE O OLHAR DE UMA MENINA
A abordagem deste livro, trata de Raquel uma menina que se encontra na passagem da pré adolescência até a adolescência, ela acaba criando personagens imaginários, que junto dela acaba, procurando soluções para vários conflitos e abordagens que o crescer trás para a vida. Questionamentos que as vezes nós adultos, não sabemos responder, e em detalhes nem pensamos nesta abordagem.
Nos olhos dessa menina, muita coisa, vai se mostrando, ela tem sonho de ser escritora, de ter nascido um menino, por ver que o tratamento é diferenciado dos meninos para as meninas, e se observarmos este tabu ainda se encontra presente nos dias de hoje em algumas famílias tradicionais. Ela começa a perceber que o relacionamento com a família é complicado, por ela ser menor, e pela atenção ser dada aos seus irmãos já maiores.
Raquel, enfrenta obstáculos através de sua imaginação, e cobranças de seus pais, ela faz amizade com um galo, que foi criado para ser galo de briga e aposta, mas que não queria ser isso, quando sua tia rica envia presentes para sua família, ela descobre uma bolsa amarela, e pega a para si, e lá ela guarda todos seus sonhos, vontades, segredos, e amigos. Ela acaba procurando ajudar cada um, enquanto busca algo por que lutar. Ao procurar uma razão para escrever, lutar, e seguir em frente, ela conversa com seus amigos imaginários, que a incentivam para que não desista de seus sonhos, e continue batalhando em frente.
No final, ela descobre que algumas vontades, e desejos vão precisar ser deixadas para trás, e novas responsabilidades, escolhas e desejos vão surgir, e assim, ela vai seguir em frente.

Agatha57 26/10/2020

Preciso de uma ideia
Um livro infantil, com história simples mas encantadora. A imaginação da protagonista é invejável e este livro, além da fofura, nos trás uma nostalgia da infância e de quando pensávamos como a personagem.
Um livro lindo que eu certamente darei ao meu irmãozinho.

journalliterario 29/10/2020

Um livro que nos leva a refletir sobre os pesos que carregamos nas nossas "bolsas amarelas".