A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Hannah Andressa Delgado 12/03/2023

É enganoso que literatura infantojuvenil é boba ou superficial e Bojunga nos mostra isso com o A bolsa amarela. Aqui, teoria e literatura se condensam e faz dialogar a própria transitoriedade do gênero com a crença de que a criança é um ser inferior, incapaz de ter vontades duradouras. Vai sair artigo sobre esse livro!

Kailane 12/03/2023

" Às vezes a gente quer muito uma coisa e então acha que vai querer a vida toda. Mas aí o tempo passa. E o tempo é o tipo do sugeito que adora mudar tudo. Um dia ele muda você e pronto: você enjoa de ser pequena e vai querer crecer."

Incrível como esse livrinho conseguiu mexer comigo na época do meu fundamental e também agora?

BArbara1326 11/03/2023

Muito bom, é um livro bem curtinho, com personagens muito criativos, e por ser um livro "infantil", mostra como a criança se sente perto de alguns adultos e diante de algumas situações.

Eliza130 09/03/2023

Bolsa Amarela z
A história é contada de uma maneira muito simples,porém com várias aflições e desejos da Rachel. Para mim o mais interessante é a imensa criatividade da criação dos personagens,eu xinguei absurdamente quando a família da Rachel ria das histórias dela.

anamagioni 08/03/2023

Um dos meus livros preferidos da infância, relido em 2021 e continuo apaixonada. Histórias simples que carregam grandes significados

Nara 07/03/2023

Encantador universo de Lygia Bojunga
Esse é o tipo de livro que me faz sentir algo que não sei nomear, semelhante com quando li "ciranda de mulheres sábias" ou quando assisto ao filme "a viagem chihiro", ou quando lembro de uma leitura de infância, "bisa bia, bisa bel". O que eles tem em comum pra mim, é: a imensa habilidade de apresentar ao seu interlocutor o fantástico, e de maneira por vezes, densamente mundana. Comum. Como algo habitual.
O universo desenvolvido pela querida narradora Raquel é maravilhoso, os personagens são tão curiosos e, por mais que claros e transparentes: são o que são. Ainda sim são misteriosos e super interessantes.
A escrita de Lygia também foi pra mim uma experiência ótima. As escolhas das palavras traduzem uma beleza muito singela, curiosa e divertida. Não é pra menos que este livro tenha sido campeão de alguns vários prêmios e menções.

Lucas 07/03/2023

Bem desenvolvido
Livro infantil que aborda sobre temas da vida adulta de maneira discreta e representativo.

É nítido a abordagem sobre formação da mente das crianças e sobre vontades reprimidas e administradas de forma incorreta, por conta:
Da falta de instrução e ensinamentos dos pais.

Especialmente, a falta de valorização vinda dos pais sobre a criança.

Livro infantil realmente muito bom. É a terceira vez que eu leio, porém, quis vir aqui registrar a leitura de hoje.

Leia.o.livro! 06/03/2023

Livro para criança?
Uma porcaria o livro. Não pela falta de imaginação (que nesse caso é impressionante) mas pela perversão.
A autora usa essa imaginação e a crises que as crianças podem ter para torcer tudo. Como se tudo estivesse errado, e não há necessidade de autoridades no mundo, todos os adultos são insuportáveis, você pode ser qualquer coisa, os objetos podem ser qualquer coisa, os animais podem ser qualquer coisa.( Já viu onde isso vai dar)
Destrói a família prometendo felicidade. MUITO PERIGOSO ESSE LIVRO.
Leia esse livro só para você vê o que querem fazer com nossas crianças!

wolfstarock 05/03/2023

Acho que é um livro que todos deveriam ler um dia, a Raquel tem uma imaginação fantástica e é super criativa. Sua família é do tipo que pensa que a criança não tem ?voz? nem direito de suas próprias escolhas.
Me senti frustada pela Raquel nas vezes em que ela não foi levada a sério apenas por ser criança.
Foi ótimo acompanhar a amizade dela com o Afonso (o galo), com a Guarda Chuva e o Alfinete.
E claro, ver suas vontades deixarem de ser escondidas na bolsa amarela e ela entender que pensamentos podem sim ser diferentes e aceitar-se

Nathalia 04/03/2023

Relembrando a escola
Delícia de lembrança! Li na época da escola e agora novamente pois a escola do meu filho pediu o livro para a turma dele (4? ano fundamental). Muito bacana como a menina descobre como é bom ser exatamente quem ela é ?

Stefany413 23/02/2023

Todo mundo deveria ler esse livro
Esse livro mostra o quanto os adultos acham quem podem tudo, inclusive invadir a privacidade de qualquer um que não seja adulto também, o que é extremamente injusto. O livro também mostra o quanto os adultos acabam destruído o sonho de crianças por causa de seus próprios pensamentos, o que é muito egoísta, o livro também ensina que não precisamos nos prender a rótulos, como que em uma família precisa ter um "chefe" para resolver os problemas, cada pode ser o que quiser

Wendy.Rodrigues 21/02/2023

Li esse livro quando era pequena e queria muito ler novamente, achei em um sebo por 8 reias. Eu gosto tanto desse tipo de escrita, onde a fantasia existe, na cabeça da criança é uma coisa tão boba, mas pra quem entende os temas abordados são muito fortes. Quero ler os outros livros da autora!

haruurane 21/02/2023

Provavelmente cinco longos anos desde que eu li esse livro, que na época, foi de impacto momentâneo pra mim. embora minha mente ainda esteja repleta de neblina quando falo sobre o meu passado, sei que esse momento foi importante pra mim. me fez ser quem sou hoje e me lembra de o quanto eu era especial.

fabinho_f 20/02/2023

Livro infantil com lições pra todo mundo
Apesar de ser um livro escrito pra crianças, com linguagem leve e vários elementos de fantasia, há várias lições de vida no livro e o final torna tudo ainda mais reflexivo...