O clube do crime das quintas-feiras

O clube do crime das quintas-feiras Richard Osman

Resenhas - O Clube do Crime das Quintas-Feiras

BurnBeranger 03/09/2021

Em geral, gostei do livro.
Pode ser um pouco cansativo devido a todas reviravoltas e suspeitos. Para quem jogou Detetive da Estrela vai adorar. Faltou o Coronel Mostarda.
Larissa.Aguiar 03/09/2021minha estante
Pra quem jogou detetive da estrela HAHHAHAHAHAHHAHA SOCORRO

claranogr 14/09/2021

não foi pra mim!
desde que vi o anúncio de lançamento do livro, fiquei super empolgada pra ler porque a premissa muito me agradava. pena que não foi pra mim :/
é uma história diferente, incomum e esse, definitivamente, não é nenhum problema. o que me incomodou mesmo foi a narrativa, o ritmo (ou a falta dele) e alguns aspectos confusos na história que me deixaram bem perdida. acho que acabei não me conectando com ele e a experiência não foi o que eu esperava. apesar disso, os personagens são cativantes. adoraria ler algo que focasse 100% na vida deles, nas amizades, histórias porque sinto que o fator mistério não funcionou tão bem. os momentos que mais me encantaram foram os que souberam utilizar das memórias de cada personagem, feito de forma linda, inclusive.
a escrita do autor é gostosa, é leve. gosto de encontrar isso em um livro, especialmente quando a trama em si não me prende completamente. pelo menos posso contemplar uma boa manipulação de palavras

site: https://www.instagram.com/claranogr/
claranogr 14/09/2021minha estante
ah, esqueci: algumas conveniências e coincidências foram muito pra mim. não gosto disso, sinto que o autor de alguma forma desafia a minha capacidade de ver sentido naquilo. acho que toda a história funcionaria muito bem num filme ou série. seria extremamente divertido! no formato de livro, senti uma dificuldade de unir as narrativas, o que pode manter o leitor numa confusão muito grande. e o desfecho de fato não é algo que você espera ansiosamente, até porque ele não é grandioso nem muito bem elaborado (até confuso, pra ser sincera).

Andy.Sena 28/10/2021

Já percebi que quando vou com muita expectativa, o tombo é grande. Não gostei do livro, achei a narrativa bem enfadonha e as partes da Joyce eram insuportáveis (confesso que pulei todas). Enfim, foi meu primeiro e único contato com a escrita do Richard, não pretendo ler a continuação.
Carolina.Teixeira 31/05/2022minha estante
Eu também não gostei nadinha, nadinha. Zero vontade de ler outros trabalhos do escritor.

Dani 27/04/2021

Vc já é idoso e você e seus amigos fazem parte de um clube de leitura um pouco diferente. Ao invés de ler livros, vcs leem fichas criminais de casos antigos de crimes e assassinatos que a polícia já solucionou.
Vocês se reúnem às quintas-feiras e de repente o inesperado acontece: um novo crime, um novo assassinato. E o que vocês querem agora? Sangue novo na leitura hahaha. Vocês querem investigar esse assassinato e dar emoção à esse clube.
É o que acontece no livro de Richard Osman, O Clube do Crime das Quintas-Feiras, que fez parte do clube de assinaturas da Intrínseca do mês de Abril.
Achei uma escrita bem tranquila, fácil e fluida. Não houve pontas soltas. Ouvi boatos de que esse livro terá continuação ?, AGUARDEMOS. Os personagens são divertidos e quando o Clube entra em ação é muito bom. Algumas cenas eu simplesmente RACHEI de rir ??
Ponto forte desse livro: além de todos os comentados acima, tbem são os CAPÍTULOS CURTOS. Ao contrário do escanteio (que eu odeio curto), no caso dos livros EU AMO Kkkkk
Mas tiveram alguns pontos fracos que me incomodaram muito:
1. Pra quê tantos nomes Meu Deus? Eu me confundi toda por diversas vezes e em algumas partes eu tinha que voltar a leitura.
2. Achei a resolução meio injusta e achei o final muito blagh. Não gostei do caminho tomado, mas num geral foi uma leitura boa!
Paloma Araújo 27/04/2021minha estante
Ai, eu quero ler haha

Laura:) 28/01/2022

Decepcionou
Quando li a sinopse desse livro logo achei que seria aquele tipo de mistério que iria me fazer surtar, porém me desanimei no começo do livro
Percebi que tinham MUITOOS detalhes que acabavam tornando a história confusa e cansativa.
Não estou acostumada a ler mistérios então é comum que as vezes eu me perca na história, mas foi um livro muito difícil de ler e pensei em abandonar diversas vezes.
O autor tenta fazer uma comédia, eu achei meio forçado e sem graça, os persongens são sem sal.
Em momentos aleatorios aparecem personagens novos,me deixou muito perdida pois eles acabavam não fazendo diferença na história e ficando esquecido.
O desfecho foi ridiculo e o motivo pior ainda
Um livro de 400 páginas que poderia ter 200.
Me arrependo MUITO de ter lido esse livro

Agora gostaria de ler um romance cativante vocês indicam algum?
dudareiis 28/01/2022minha estante
juro eu comprei na livraria porque o moço falou que era legal e eu não consegui passar da página 100

Kaylo0 23/01/2022minha estante
Muito que bem

Bárbara 02/02/2022

Divertida irreverência para desvendar mistérios
Um grupo de aposentados se reúne para devendar o mistério de um assassinato.

Um dia, fui a um café que era também uma luderia - ou uma luderia que era um café? ou luderia já é café automaticamente? enfim, o importante é que eu estava com uma pessoa epecial e nós decidimos jogar um jogo de desvendar mistérios. Eu achei terrivelmente difícil, só havia uma imagem e duas dicas e a partir delas tínhamos que fazer perguntas até tentar desvendar o crime. Aí eu já sabia que era péssima no assunto, porque as possibiidades são verdadeiramente infinitas e eu não sou boa em desvendar qual é o palpite mais certo. Bom, eu me diverti à beça, mesmo com minha falta de habiliade dedutiva. A outra pessoa, bom, acho que só passou raiva comigo mesmo e logo perdeu a paciência kkkk

Foi esse exato sentimento que tive com O Clube do Crime das Quintas-Feiras. Senti-me perdidinha em meio às pistas e palpites, desconfiei de Deus e o mundo, tive certeza de que todo mundo era criminoso nessa história, todo mundo mesmo, em coma, em consciência, com alzheimer ou sem e me diverti enormemente. O grupo de personagens é todo um amor, são enérgicos e engraçados. A história consegue nos passar dor e tensão sem se demorar nisso, sempre envolvendo os assuntos com leveza e determinação de que se divertir é a maior finalidade de todas. E acho que o que tem de mais delicioso na trama é que, apesar da idade dos personagens, eles são vivíssimos e muito resolutos em aproveitar cada experiência ao seu redor.

Não sou expert em teoria literária de romance policial, nem tenho muita experiência de leitura na área até o momento (acho que minhas leituras do assunto envolvem volumes da Coleção Vagalume quando eu era adolescente), mas se desconfiei de todo mundo na história, talvez isso seja, ou porque sou eu e é uma característica minha, ou talvez porque a trama é realmente ótima para a proposta a que se dispõe cumprir como um mistério a ser desvendado. Gostei como o autor foi deixando pistas que um leitor atento poderia captar para suas próprias deduções (como eu disse, eu capto todas e por isso sou tão desconfiada, eu seria a policial que chegaria na atendente da padaria gritando O QUE A SENHORA ESTAVA FAZENDO TERÇA-FEIRA UM DE FEVEREIRO ÀS 15h32??????).

Já sobre a escrita, eu fiquei apaixonada. É tão simples e tão cheia de personalidade ao mesmo tempo. Detalhes vivos, caracteríticas ímpares, histórias convincentes e uma irreverência que torna tudo divertido de se acompanhar. O final foi maravilhoso. Vou sentir falta de cada um dos personagens. Foi a diversão leve que eu estava precisando.
Bárbara 02/02/2022minha estante
Como disse, não sou nenhuma expert e, lendo resenhas de pessoas já bem habituadas a livros policiais de mistério, noto como meu fascínio é de recém-chegada - quanto ao que diz respeito à trama do crime em si, ao menos. Mas de toda forma, todos os velhinhos são simpáticos demais e têm meu carinho! ^^

Abelhas Literárias 27/02/2022

Idosos + investigação = ??
Eu simplesmente amei acompanhar a Elizabeth, a Joyce, o Ibrahim e o Ron nessa aventura.
O livro é grande e, infelizmente, não consegui ler no ritmo que eu queria, o que me fez esquecer alguns personagens.
No entanto, a história é maravilhosa e prova que o poder do bolo de vó é muito maior do que o poder da polícia...
Mal posso esperar para ler o segundo livro. ??
Dem 28/02/2022minha estante
Bom saber que o livro é excelente! Está na minha lista !

HoneyBookss 05/01/2022

É tanta reviravolta que você se acha a porta-bandeira do Salgueiro
Confesso que eu comecei esse livro com as expectativas lá no alto, mas quando iniciei a leitura, fiquei bem triste porque parecia que o livro ia ser horrível... mas aí de repente o trem foi tomando uma forma que eu simplesmente não consegui me desgrudar do livro.
O livro conta a história de quatro amigos da melhor idade que moram que moram numa espécie de vila para idosos e toda quinta-feira eles se encontram para solucionar crimes que não foram solucionados pela polícia. Porém a coisa meio que muda de figura quando há um assassinato de verdade em tempo real e eles se juntam pra resolver.
Que leitura maravilhosa. Eu amei. Eu realmente tive vários suspeitos mas não esperava o desenrolar da carruagem. O livro levanta muitos mistérios e uma das coisas que mais gostei, foi que o autor não deixou nada sem resposta. Gostei demais da maneira que o livro terminou, já quero ler o dois.
É uma leitura divertida, instigante, cativante e muito bem construído. Super indico.
Junior4242 06/01/2022minha estante
Eu AMEI o título da sua resenha ? KKKKKKKK

Nana 10/09/2021

Leitura super gostosa!
Uma trama cheia de mistérios, bem envolvente e com personagens idosos  que são demais:  inteligentes, animados, curiosos e engraçados. As minhas vovós preferidas são Elizabeth e Joyce. Os capítulos que narram o diário da Joyce são ótimos!
Que bom que é uma série e já estou pronta para ler as próximas  aventuras desses velhinhos espertos.
Drica 10/09/2021minha estante
Nana, que bom vc ter gostado! Tenho o 1º e 2º da série e já vou colocá-los na minha meta! ??

Cris Prates 29/06/2022

Deu até raiva
Fui com muito boa vontade para essa leitura e talvez por isso tenha me decepcionado tanto.
Os diálogos são fracos, as motivações mirabolantes, as explicações me pareceram forçadas.
Ah, os velhinhos são fofos, mas não sustent am o romance. O autor quis dar um tom mais leve à narrativa, intercalando com entradas dr diário, mas para mim pareceu uma escapada fácil para não se aprofundar.
Dei duas estrelas só pelos velhinhos, mesmo.
Maria Clara Coêlho 30/06/2022minha estante
Mesma impressão por aqui!

Cris 25/06/2022

?Você costuma estar livre às quintas-feiras??
?Escolhas são superestimadas; você vai aprender à medida que os anos passarem voando.? - Elizabeth

Toda quinta, em um retiro de aposentados no sudeste da Inglaterra, quatro idosos se reúnem para - segundo consta na agenda da sala de reunião - discutir ópera japonesa. Mas não é bem isso que acontece ali dentro. Elizabeth, Ibrahim, Joyce e Ron usam o horário para debater casos policiais antigos sem solução, confiantes de que podem trazer justiça às vítimas e encontrar os responsáveis por algumas daquelas atrocidades do passado.

Com todos os integrates acima dos setenta anos,
o Clube do Crime das Quintas-Feiras não é a
equipe de detetives mais convencional em que se
conseguiria pensar, mas com certeza está mais do que acostumada a fortes emoções. Afinal, Joyce foi enfermeira por décadas, Ibrahim ajudou pacientes psiquiátricos em situações dificílimas, Ron era um reconhecido líder sindical e Elizabeth.. bom, digamos que assassinatos e redes de contatos sigilosas não eram nenhuma novidade para ela.

Quando um empreiteiro local com projetos bastante questionáveis na cidade aparece morto, o grupo tem a oportunidade de seguir as pistas de um caso atual. Apostando em seus semblantes inocentes e habilidades investigativas estranhamente eficazes além de trocas de favores clandestinas com a polícia, que, apesar de todos os esforços, parece estar sempre um passo atrás de seus colegas amadores, os quatro amigos embarcam em uma aventura na qual as mortes do presente se entrelaçam com antigos segredos, e em que saber demais pode trazer consequências perigosas.

Uma incrível surpresa este livro, divertidíssimo e com alguns mistérios a serem desvendados. Os personagens mais cativantes que se possa imaginar, eu quase conseguia imaginar sendo amiga dessa turminha. Recomendadíssimo!

?Depois de uma certa idade, você pode fazer o que quiser.? - Joyce
malupramalho 25/06/2022minha estante
quero mt ler esse

antonela 23/03/2022

O Clube do Crime das Quintas-feiras
Foi o primeiro livro que eu li com personagens idosos como protagonistas idosos e eu amei! Que grupinho maravilhoso, eu quero muito envelhecer assim!!

Cada personagem tem uma personalidade única e apesar de não focar tanto em alguns, todos eles são muito bem desenvolvidos.
Eu não consigo acreditar que eles não existem de verdade.
Me apaguei tanto a eles que vou levar cada um comigo pra sempre!!

Demorei uns 5/6 dias para ler ele (acho) mas foi por questão de tempo mesmo, em momento algum enjoei ou quis largar a leitura.
A história é bem lenta, sim, por isso sei que oq me prendeu de fato foram os personagens, os crimes vão se desenrolando de uma forma bem calma, então se tu prefere histórias mais agitadas esse livro não seria pra ti.

Ainda não sei direito o que eu achei do final. Teve uns pontos conclusivos que eu não entendi mas tenho certeza que foi por falta de atenção minha que eu não peguei. E talvez a revelação de um dos assassinos tenha v
sido bem corrida... parece que o autor não soube como colocar na história e encaixou de qualquer maneira, ainda sim não deixa de ser bom.

Enfim, não tem como sair dessa leitura sem aprender muito sobre a vida com esses velhinhos, adorei!!
Dhewyd 27/03/2022minha estante
Esse sempre quis ler..

Felipe 02/08/2022minha estante
Amargurada, mal amada, sem coração

Nath 26/07/2022minha estante
Eu também imaginava a donna branca kkkkk fiquei p da vida quando meio do livro disseram ?