O clube do crime das quintas-feiras

O clube do crime das quintas-feiras Richard Osman

Resenhas - O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Bárbara 02/02/2022

Divertida irreverência para desvendar mistérios
Um grupo de aposentados se reúne para devendar o mistério de um assassinato.

Um dia, fui a um café que era também uma luderia - ou uma luderia que era um café? ou luderia já é café automaticamente? enfim, o importante é que eu estava com uma pessoa epecial e nós decidimos jogar um jogo de desvendar mistérios. Eu achei terrivelmente difícil, só havia uma imagem e duas dicas e a partir delas tínhamos que fazer perguntas até tentar desvendar o crime. Aí eu já sabia que era péssima no assunto, porque as possibiidades são verdadeiramente infinitas e eu não sou boa em desvendar qual é o palpite mais certo. Bom, eu me diverti à beça, mesmo com minha falta de habiliade dedutiva. A outra pessoa, bom, acho que só passou raiva comigo mesmo e logo perdeu a paciência kkkk

Foi esse exato sentimento que tive com O Clube do Crime das Quintas-Feiras. Senti-me perdidinha em meio às pistas e palpites, desconfiei de Deus e o mundo, tive certeza de que todo mundo era criminoso nessa história, todo mundo mesmo, em coma, em consciência, com alzheimer ou sem e me diverti enormemente. O grupo de personagens é todo um amor, são enérgicos e engraçados. A história consegue nos passar dor e tensão sem se demorar nisso, sempre envolvendo os assuntos com leveza e determinação de que se divertir é a maior finalidade de todas. E acho que o que tem de mais delicioso na trama é que, apesar da idade dos personagens, eles são vivíssimos e muito resolutos em aproveitar cada experiência ao seu redor.

Não sou expert em teoria literária de romance policial, nem tenho muita experiência de leitura na área até o momento (acho que minhas leituras do assunto envolvem volumes da Coleção Vagalume quando eu era adolescente), mas se desconfiei de todo mundo na história, talvez isso seja, ou porque sou eu e é uma característica minha, ou talvez porque a trama é realmente ótima para a proposta a que se dispõe cumprir como um mistério a ser desvendado. Gostei como o autor foi deixando pistas que um leitor atento poderia captar para suas próprias deduções (como eu disse, eu capto todas e por isso sou tão desconfiada, eu seria a policial que chegaria na atendente da padaria gritando O QUE A SENHORA ESTAVA FAZENDO TERÇA-FEIRA UM DE FEVEREIRO ÀS 15h32??????).

Já sobre a escrita, eu fiquei apaixonada. É tão simples e tão cheia de personalidade ao mesmo tempo. Detalhes vivos, caracteríticas ímpares, histórias convincentes e uma irreverência que torna tudo divertido de se acompanhar. O final foi maravilhoso. Vou sentir falta de cada um dos personagens. Foi a diversão leve que eu estava precisando.
Bárbara 02/02/2022minha estante
Como disse, não sou nenhuma expert e, lendo resenhas de pessoas já bem habituadas a livros policiais de mistério, noto como meu fascínio é de recém-chegada - quanto ao que diz respeito à trama do crime em si, ao menos. Mas de toda forma, todos os velhinhos são simpáticos demais e têm meu carinho! ^^

fernandamari.a 05/07/2022

A história tem um potencial gigantesco, mas por vários motivos, a história não se desenvolve bem. Muitas lacunas são abertas e demoram a ser fechadas. Não gostei mto não, não vale a panfletagem que já fizeram dele
Diego Vertu @outro_livro_lido 21/08/2022minha estante
Concordo

Cris Prates 29/06/2022

Deu até raiva
Fui com muito boa vontade para essa leitura e talvez por isso tenha me decepcionado tanto.
Os diálogos são fracos, as motivações mirabolantes, as explicações me pareceram forçadas.
Ah, os velhinhos são fofos, mas não sustent am o romance. O autor quis dar um tom mais leve à narrativa, intercalando com entradas dr diário, mas para mim pareceu uma escapada fácil para não se aprofundar.
Dei duas estrelas só pelos velhinhos, mesmo.
Maria Clara Coêlho 30/06/2022minha estante
Mesma impressão por aqui!

Gabrielly.MenAo 10/09/2022

QUE FINAL É ESSE
Ambos os crimes solucionados mas wtf happen??????? Eu tô agoniada com o final sério eu espero que a continuação me entregue tudo e mais um pouco, não sei o que sentir direito para escrever uma resenhaaaaaaaaaaa tô surtando!
Val 06/11/2022minha estante
Eu também odiei o final! Eles nem conversam sobre a resolução do crime principal! E eu não consigo entender porque a Elizabeth entregou tão facilmente o marido da melhor amiga dela, que fez algo para ajudar a mulher e deixou o Bogdan, que ela não tinha nenhuma relação sair ileso! Não faz sentido para mim!

quelzitahh 27/08/2022

O clube do crime das quintas feiras.
Simplesmente não consigo descer esse livro. Os personagens são incríveis, mas o mistério e o assassinato fica pra segunda opção.

Me decepcionei lendo. O plot tinha tudo pra entregar uma leitura que não é nada daquilo que prometeu. A escrita é ruim, um plot nada haver e existem várias coisas que me incomodam: por ser um suspense, me foquei em vários detalhes irrelevantes e não consegui curtir o quanto deveria. Haviam muitos personagens que não fizeram diferença alguma na história, sinceramente decepcionada.

Esperei uma história densa e complexa, e recebi algo tosco e bobo.

Os personagens são muito gostosinhos de se ler. Apesar de que em determinado você se cansa deles, e só quer acabar logo o livro. A história é mal construída, e muito cansativa. O crime não faz sentido nenhum, muito menos o assassino. Acho os capítulos bem divididos, mas em geral, essa história me decepcionou.

Não é um livro que eu recomende, mas acho que não agrada todos os públicos.
Pedro 27/08/2022minha estante
Concordo plenamente com todos os argumentos apresentados ??

Bruna | @bmartinssss 08/10/2022

Que livro bem gostoso de ler. Sério, fiquei apaixonada pelos personagens. Espero que tenha muito mais que apenas dois livros com esses personagens tão carismáticos. E que tenha uma adaptação também, por favor.

Típico livro leve e divertido, dei boas risadas durante a leitura. Acompanhar esses idosos tentando desvendar crimes enquanto tem sua rotina em um lar de idosos foi uma delícia. Confesso que no início, eu demorei um pouco para me apegar a história, mas depois de uma certa parte ficou impossível de largar.

O autor soube trazer questões para reflexões enquanto contava uma história divertida e de suspense. Para mim, ficou tudo muito bem amarrado e muito visual. Não tinha como ler um paragrafo sem imaginar as cenas que estavam descritas, por isso necessito tanto de uma adaptação.

Eu definitivamente recomendo essa leitura!
Maroca 20/11/2023minha estante
Obaaa, é exatamente essa leitura que estou precisando, vou começar a ler já!!

Carol Santos 18/12/2022

Qu livro gostoso de ler, fiquei presa à história do início ao fim! Os personagens são divertidos e cativantes e o enredo é ótimo. Com certeza vou comprar os outros livros
Favoritado com certeza ??
Carol Santos 26/12/2022minha estante
?Nessa vida precisamos aprender a contar os bons dias. É preciso colocá-los no bolso e levá-los sempre conosco.?

Nath 26/07/2022minha estante
Eu também imaginava a donna branca kkkkk fiquei p da vida quando meio do livro disseram ?

antonela 23/03/2022

O Clube do Crime das Quintas-feiras
Foi o primeiro livro que eu li com personagens idosos como protagonistas idosos e eu amei! Que grupinho maravilhoso, eu quero muito envelhecer assim!!

Cada personagem tem uma personalidade única e apesar de não focar tanto em alguns, todos eles são muito bem desenvolvidos.
Eu não consigo acreditar que eles não existem de verdade.
Me apaguei tanto a eles que vou levar cada um comigo pra sempre!!

Demorei uns 5/6 dias para ler ele (acho) mas foi por questão de tempo mesmo, em momento algum enjoei ou quis largar a leitura.
A história é bem lenta, sim, por isso sei que oq me prendeu de fato foram os personagens, os crimes vão se desenrolando de uma forma bem calma, então se tu prefere histórias mais agitadas esse livro não seria pra ti.

Ainda não sei direito o que eu achei do final. Teve uns pontos conclusivos que eu não entendi mas tenho certeza que foi por falta de atenção minha que eu não peguei. E talvez a revelação de um dos assassinos tenha v
sido bem corrida... parece que o autor não soube como colocar na história e encaixou de qualquer maneira, ainda sim não deixa de ser bom.

Enfim, não tem como sair dessa leitura sem aprender muito sobre a vida com esses velhinhos, adorei!!
Dhewyd 27/03/2022minha estante
Esse sempre quis ler..

Julinhafox 24/02/2023

Personagens legais, soluções convenientes, tradução fraca
O livro é legalzinho, nada demais. Leia sem expectativas. Os personagens são interessantes, principalmente Elizabeth, e a história tem certas riquezas, mas é meio perdida, meio aberta. Algumas coisas se explicam por condições externas à história, o que soa meio conveniente.

Fora isso, o texto me incomodou, acho que por causa da tradução, que é fraca, sem muito trabalho de texto.
Spy Books Brasil 25/02/2023minha estante
Uma editora como a Intrínseca deveria estar atenta à qualidade da tradução ?????

Lívia Casari 02/05/2021

Leve
Achei uma leitura leve e divertidinha.
Estava com altas expectativas, mas confesso que não me prendeu muito. Talvez não fosse meu momento.
De qualquer forma recomendo. É divertido e mostra a velhice de uma forma bem diferente ?
Raquel.Marin 14/11/2021minha estante
Comecei now

Vmasch 27/04/2023

Se você está procurando um livro de cabaceira, acabou de ler um livro pesado e deseja algo leve ou quer passar o tempo, O Clube do Crimes das Quintas-feiras é perfeito para você...  Suspense misturado com o humor ácido britânico, o livro escrito por Richard Osman te traz boas reflexões e te diverte enquanto um assassinato está sendo investigado...
Matheus Vidal 27/04/2023minha estante
Gostei do título!!!

Marghani 22/01/2023minha estante
Muito*

Isabela1215 30/05/2023

Um enredo de mistério recheado de alívios cômicos e personagens, ao meu ver, pra lá de fofos. Eu amo velhinhos e mistérios. Foi a combinação perfeita pra mim.
fabianasouzaon 30/05/2023minha estante
?????

ELIOMAR.MIGUEL 20/01/2023

Ótimo livro e uma leitura leve!
Gostei bastante da história, dos personagens e do período que tudo ocorre. Com certeza indicaria para alguém que gosta desse estilo de leitura.
KarlaMello26 20/01/2023minha estante
Qual é a classificação indicativa?