O clube do crime das quintas-feiras

O clube do crime das quintas-feiras Richard Osman

Resenhas - O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Thaís 18/04/2021

Sem entender a hype
Não é ruim mas também não é tudo o que estão falando. Acho que não estava na vibe dessa leitura.

trizz 10/02/2022

fofoca? aceito.
o clube do crime das quintas-feiras conta a história de quatro aposentados que se reúnem toda quinta-feira para fofocar sobre crimes esquecidos na gaveta. por que não, né?
que livro divertido. uma história que passa devagar mas te prende pelo carisma dos personagens (elizabeth lenda). esse livro tem a dosagem perfeita de momentos engraçados e momentos que te deixam pensar por horas sobre a vida e claro, a morte.
mesmo que sendo jogadas muitas informações ao longo do livro, todas as histórias se encaixam perfeitamente. uma ótima história pra quem procura um livro leve, pois quem não ama uma futricada na terceira idade?

Janaina 12/09/2022

Delicioso
Delicioso é a palavra que define esse livro.

De escrita fluída, leve e divertida, o autor acertou em cheio com seus personagens e premissas. São bem construídos e divertidos. Sobretudo Elizabeth.

O livro me fez pensar em minha velhice, embora não seja a proposta, me fez refletir sobre como quero encarar essa fase inevitável na vida de todo ser humano.

Dei boas risadas com esse livro e como em todo livro bom de suspense eu duvidei de tudo e de todos.

Apesar de haver assassinatos não é um livro sombrio.

Recomendo demais a leitura para quem gosta do gênero

Walison Rodrigues 22/04/2021

depois que eu li esse livro, tive a certeza que amo livros com protagonistas idosos! um livro leve, engraçado, fofo e com um mistério por trás de alguns assassinatos... Joyce e Elizabeth são umas fofas aaa
super recomendo

Paloma.Lohane 23/03/2022

EU AMEI
Estávamos lendo numa LC, e acho que eu provavelmente fui a que mais gostei kkkkk. Muitos estavam reclamando de várias coisas, e isso abaixou minha expectativa, o que fez com que eu gostasse ainda mais.

Dou 4,5 estrelas porque a escrita é bemmm descritiva, me lembrou o estilo do livro que li do King (que inclusive odiei rsrs). 90% do livro eu estava imersa (chorei umas 5 vezes, até onde não era pra chorar kkkkk) amandooo, as páginas passando super rápido... mas nos outros 10% ficava um pouco complicado prestar atenção.

Encantada por todos os personagens, sem exceção de nenhum. Enredo muito bem construído e achei que o plot era previsível, mas me enganei bonito! Amei amei amei. Leiam! Mas não posso prometer que vcs vão amar também.

Uma coisa que eu fiquei apaixonada na narrativa, foi saber os pensamentos dos personagens. Nunca tinha lido um livro com isso, e gostei muito.

VELHINHOS DO CLUBE DO CRIME (e mais alguns fora do clube também), EU AMO VOCÊS szszsz
bibi 23/03/2022minha estante
nossa preciso voltar a ler! parei na página 30 acho ?

Paloma.Lohane 23/03/2022minha estante
eu amei demais amg, mas a maioria das pessoas da lc não gostou kkkkk volta a ler, mas vai sem expectativa

Yago 20/08/2021

Intrigante e cativante
Esse é o thriller mais fofo que já li. Amei esses idosos, e não achei as teorias e acontecimentos mirabolantes. Ponto a mais por isso.
Joyce, Elizabeth, Ron e Ibrahim, contem comigo para tudo.
Dudu 21/08/2021minha estante
Quero ler esse! Mais um para a lista.?

Camila.Prioste 29/04/2021

Quatro velhinhos investigando assassinatos com um bom tom de mistério, daqueles que ficamos até o final tentando descobrir o assassino. Lembra Agatha Christie, porém com um belo toque de humor. No mais, é um livro de capítulos curtos e dinâmicos. Recomendo a leitura!

rdrg 26/05/2021

Velha safada in Flora Language
A perspectiva de narrativa é bem diferente do que já li antes, então mérito pra botar um romance policial rolando num asilo sim!

otxjunior 17/04/2023

O Clube do Crime das Quintas-Feiras, Richard Osman
Gente Ansiosa 2.0, ou melhor 3.0, pois as personagens são da 3º e boa idade. Pelo menos o original se assume como farsa; este só se acha muito engraçado mesmo, quando as melhores piadas são as involuntárias acerca da resolução do caso principalmente. Envelheci 50 anos lendo isso.
Beatriz2362 17/04/2023minha estante
Não consegui chegar na metade ?

Cardoso47 17/04/2023minha estante
Nossa, jura? Eu tenho maior vontade de ler esse livro

otxjunior 17/04/2023minha estante
Sabe as fontes que o clube usa para obter informações? Desejei que o livro fosse sobre elas.

Carol Amaro 13/12/2021

Para rir e se emocionar
Apesar de não ser um gênero que tenho lido nos últimos anos, fiquei curiosa com esse livro policial que tem aparecido tanto na minha timeline.

O que me chamou atenção foi o tal clube formado por idosos e realmente é nisso que está o coração da história (como não lembrar de Miss Marple?). Os mistérios são interessantes, mas o que nos conquista mesmo são os personagens engraçados e emocionantes. Adoro as observações envolvendo "modernidades" tecnológicas e culturais.

O livro tem vários POVs e no início demorei um pouco para me prender, mas quando menos esperava já estava envolvida e querendo saber onde tudo ia dar. Porém, senti falta de mais atividades do Clube como clube mesmo, o dia a dia deles antes de rotina ser quebrada.

Enfim, um livro policial diferente, engraçado e bem gostosinho de ler.

Vinicius 20/05/2023

Um esqueleto é uma pessoa? - Joyce
Apesar de não ter gostado muito do início, ao chegar na página 30 já estava bem entretido e curioso sobre os rumos da trama. É uma história de mistério e assassinato, mas com muitas pitadas de comédia. A originalidade deste livro é justamente a abordagem diferente ao gênero.

Gostei bastante da escrita do autor. Os capítulos são bem curtos e isso torna a leitura bem dinâmica. São apresentados vários pontos de vista diferentes. A fórmula ajuda muito a virar as páginas e chegar logo ao final.

O destaque deste livro é para os personagens. Todos eles são muito bem construídos e interessantes, inclusive os secundários ou os que aparecem apenas uma vez. Este é um ponto super positivo.

Adorei a Elizabeth, Joyce, Ron e Ibrahim. Durante a leitura vamos descobrindo mais sobre suas vidas pessoais, problemas, receios, medos etc.

Alguns capítulos lemos o diário da Joyce e ela é realmente uma fofa. Foi de longe a personagem que mais gostei, pois ela é sincera, não tem medo de demonstrar seus sentimentos ou de dizer algo para consolar alguém. A maior qualidade dela é não julgar as pessoas, ela as aceita como são e consegue entender suas ações e escolhas.

Gostei muito de ler algo com protagonistas idosos. Acompanhar suas vidas, seus pontos de vista e perceber o etarismo que surge de diversas formas.

Não é só porque eles são mais velhos e experientes que não podem se apaixonar, viver 100% de suas vidas, fofocar, sentir e desvendar crimes.

Ainda que eu tenha feito muitos elogios, algumas coisas me incomodaram bastante. A intenção da obra é ter um grupo que ajuda a polícia e não que faz o papel dela descaradamente.

Sim, o livro é uma ficção e fala sobre um clube para desvendar/discutir crimes. Contudo, não posso deixar de pensar na credibilidade da história. Não tem como ignorar as várias atitudes que os personagens tomam ao longo do livro e não achar muito exagerado e sem sentido a Elizabeth ter um amigo para descobrir/rastrear qualquer pessoa/coisa.

Em muitos momentos, eles colhem depoimentos e confissões e os criminosos sempre concordam em confessar à polícia depois.

Os detetives ficam em segundo plano e o clube parece ser mais competente e experiente do que os profissionais. Donna e Chris parecem dois patetas e são praticamente esquecidos no final. O negócio pegando fogo e os dois pensando em romance? Cansativo ficar falando do peso do Chris o livro todo, que coisa chata e desnecessária.

Os personagens principais também cometem crimes para justificar a incessante busca por informações e descobrir a verdade a qualquer custo. E não posso deixar de comentar que isso foi bem irrealista e não faz sentido algum. No mundo real nada disso seria admitido.

Faz parecer que a polícia é incompetente e que apenas eles são especiais, preparados e descobrem tudo sobre qualquer mistério. Sem contar que os quatro sempre ameaçam a polícia e saem ilesos, isso realmente me deu uma preguiça.

Mesmo sabendo que a Elizabeth já trabalhou em algo nesta área, não tem como alguém ser tão perfeito desse jeito.

Talvez eu não tenta entrado 100% na história, mas isso me incomodou muito, ao ponto de achar as últimas 100 páginas do livro bem maçantes e chatas por não estar mais me importando com nada. Os mistérios não são muito interessantes e as resoluções igualmente.

A única coisa que deu certo no final foi o último capítulo ser a leitura do diário da Joyce. Nunca vou cansar dela. Sobre o plot twist, eu meio que já imaginava, então perdeu a graça.

Talvez eu dê uma chance para o segundo livro, mas sem muitas expectativas.

Fabiana 27/04/2022

O livro é interessante e a abordagem é o que há de melhor e mais fantástico.
Quatro idosos - Ron, Elisabeth, Joyce e Ibrahim - vivem em uma espécie de comunidade para idosos. Para passar o tempo, eles resolvem investigar casos que a polícia não resolveu. Um passatempo para esses quatro aposentados.
Acontece que dois casos de homicídios aparecem - um diante dos olhos deles e outro próximo mas de alguém conhecido por todos.
A forma de eles investigarem, usando do conhecimento, amigos, e até da idade para justificar a série de delitos chega a ser cômico.
Vale a pena? Sim. Mas o início, por ser confuso, faz a gente quase querer desistir. São muitas peças, muitos personagens jogadas na cara do leitor que pode até atrapalhar, mas a forma como o autor encaixa cada uma delas é impressionante e muito bom.

Angel 10/05/2021

O clube do crime das quintas-feiras
Que livro delicioso de ler!!

Um grupo de idosos que vive em Coopers Chase, um retiro de luxo para aposentados acima de sessenta e cinco anos, formam o clube do crime das Quintas-feiras.

O clube é formado por Elisabeth, Ibrahim,Ron e Joyce que juntos tentam solucionar casos antigos de assassinato.

Quando um assinado acontece na redondeza, eles se dedicam a descobrir quem é o assassino, começam uma investigação mesmo sem ajuda da polícia.

Para desvendar esse crime, eles tentam de tudo, inclusive esconder pistas da polícia e investigar possíveis suspeitos.

Matar alguém é fácil. Esconder o corpo é que costuma ser a parte difícil. É assim que você é pego.

A leitura foi muito fluida e foi uma diversão acompanhar esse grupo incomum usando seus truques na investigação, e ate correndo riscos, para chegar ao fim desse mistério.

Me deu até vontade de ter amigos assim =)

Carol 01/02/2022

Um livro bem gostoso de ler. O começo foi um pouco confuso, mas depois tudo começou a fazer sentido. Eu AMEI nossos vovôs investigadores, dei altas gargalhadas.