O Pequeno Pássaro Branco

O Pequeno Pássaro Branco J.M. Barrie

Resenhas - O Pequeno Pássaro branco

Lia 15/04/2022

o livro faz com que você tenha vontade de conhecer a história do peter pan, mas senti falta de diálogos.
a maior parte do livro é composta por descrições de tudo: personagens, lugares, curiosidades e isso fica MUITO cansativo de ler depois de algumas páginas quando na verdade uma simples troca de palavras seria o suficiente

Bibi 10/04/2022

O pequeno pássaro branco ( origem de Peter Pan)
"Por isso, quando você for gritar para o pássaro que apanhar a maior das migalhas de pão, pense duas vezes antes de xingá-lo, já que agora você sabe que ele provavelmente está levando comida para Peter Pan"

O pequeno pássaro branco é considerado o livro sobre a origem do tão famoso Peter Pan, mas se for ler esse livro esqueça a versão da Disney que você conhece pois neste livro você não verá praticamente nada dela.
A história se passa em maior parte no Kensington Gardens em Londres entre um homem e um menino chamado David. Começamos o livro com o homem observando Mary e o pai de David que por um breve momento se separam e o homem deixa cair uma carta para reuni-los novamente. Com o desenrolar da história ele se interessa por David e chega até a fingir ter perdido um filho pequeno para que comprasse roupas e presenteasse ao menino filho de Mary.
É claro que como nunca teve um filho não sabia lidar com crianças, afinal de contas, ele vive apenas com seu cachorro Porthos ( O qual é constantemente comparado ao garoto em um capítulo inteiro).
Após fazer amizade com o pequeno David o homem passa a brincar com ele no Kensington Gardens, junto a babá Irene. É por conta dela que conhecemos a história de Peter, já que a babá apenas conta ao garotinho uma única história: Cinderella.
Peter é uma história que o homem passa a contar para David, história essa pouco similar a que seria contada em um outro livro escrito pelo autor.
Peter Pan é um bebê de apenas uma semana de idade que foge da mãe voando pela janela e vai de encontro ao Gardens.
Achando isso, ele passa a viver em uma ilha cheia de pássaros, mas sempre quer voltar ao Gardens já que sente falta de ser humano.
Entre tantas diferenças há uma similaridade que chama atenção. É neste livro que descobrimos a história do porque Peter achar que um dedal é um beijo.
O pequeno pássaro branco é um livro bem melancólico e que com certeza agradaria muito mais a crianças do que um adulto. No entanto, conhecemos várias histórias do Kensington Gardens, que nos sentimos acolhidos e com uma grande vontade de vistá-lo e quem já o viu volta à muitas lembranças.

Raiane M 09/04/2022

Esse livro é muito doce e cheio de momentos melancólicos, tem uma história voltada para o público infantil, mas tem partes tão profundas que não acaba ficando chato de lê independente da idade, mesmo assim gostaria de ter lido mais nova seria uma obra que com certeza me causaria uma nostalgia gostosa agora, li consciente de que não teria muito do Peter Pan e isso me fez não carregar a história de expectativa para vê-lo, o que foi bem melhor, mas mesmo as poucas aparições dele também foram boas.

Min1409 29/03/2022

Cativante
Não vou mentir, quando iniciei a leitura desse livro não gostei muito, achava sem sentido e não entendi o que aquele homem estranho tinha haver com o peter pan. Mas com o tempo eu realmente me envolvi na história, a relação do narrador com o david é simplesmente cativante, a ingenuidade da criança e as histórias que ele conta são magníficas, admito que em certo momento me esqueci o propósito pelo qual iniciei o livro, peter pan.
Não é uma obra para se ler em uma tarde, embora tenha capítulos curtos eu não sinto que você conseguiria aproveita todos os detalhes da história em apenas um dia.
Nao dei 5 estrelas por não achar o livro muito fluido mas se você souber apreciar a escrita do autor vai realmente gostar do livro e se prender nesse conto.

Ana Carolina Andrade 20/03/2022

Confuso e inconsistente demais
Resolvi ler esse por ter originado Peter Pan, mas na realidade o livro não tem relação quase nenhuma com a história que ficou conhecida. É legal ver de onde surgiu a história, mas não é necessário ler esse para ler o ?seguinte?.
Achei a escrita do livro muito confusa, com um tom inconsistente e muitas metáforas estranhas. O narrador não é agradável e julga demais o relacionamento da Mary com seu filho; e mesmo o afeto dele pelo David parece um pouco infundado.
Tem algumas partes muito bonitas, como a alegoria das crianças e dos pássaros, e a revelação de quem é o titular pequeno pássaro branco.
Apesar disso, terminei o livro sem entender perfeitamente seu propósito. Acho que existe aqui uma análise interessante e uma lição cativante, mas a escrita desordenada não me deixou ver qual era.

Esronps 22/02/2022

Impressionante
Você deseja ler para uma criança qual parte? Acredito que J.M Barrie deixou bem claro. Possível que a história de Peter Pan seja cativante mesmo ao maior de idade.

Maria9721 01/02/2022

achei uma graça! tem varias partes que foram difíceis de entender por conta da escrita e algumas coisas me deixaram confusas mas depois foi se arrumando conforma a história.
no meio do livro temos 4 capítulos somente sobre o Peter, como ele apareceu, como ele virou a criança que nunca cresce e depois temos o nome dele citado em algumas partes.
adorei como as crianças são citadas como "passarinhos", foi muito fofo
achei legal, e se vc não curte um livro com poucos diálogos não acho que vá gostar desse, mas seria bom pra entender de onde veio o Peter :)
Rafael Kerr 01/02/2022minha estante

Danielly 01/02/2022

Encantador
Eu amo o jeito do Barrie contar histórias, não sei explicar, mas é um jeito tão encantador.
Eu amei esse livro, foi uma leitura leve e divertida.
O jeito do narrador em fingir que não se importa com as coisas e mesmo assim fazendo o que pode para ajudar é muito divertido. E a imaginação do Barrie é incrível, ele narra de um jeito que faz você acreditar que todas aquelas coisas e acontecimentos mágicos de fato aconteceram.
Se você gostou de Peter Pan vai gostar dessa história!

Graziela Delazir 31/01/2022

Fantasia não é meu gênero favorito, mais da minha pequena experiência achei razoável. No começo foi difícil eu entender a narrativa e associar os fatos, mais pro meio ficou mais fluida a leitura pra mim e achei interessante o contexto.

Angel 10/01/2022

O livro é bom, mas não exatamente o que se espera sobre Peter Pan. É algo totalmente distinto do que sempre foi apresentado nos filmes, e o menino que jamais cresce não é o foco da narrativa.
O protagonista é encantador a sua maneira, e é lindo ver o modo como ele descobriu o amor por David. No mais, posso descrever o livro, como o livro descreve Peter Pan: "nem-isso-nem-aquilo".

Fox 31/12/2021

Início do Peter Pan
Esse. Livro começa meio confuso, mas vai se encontrando e se tornando una obra incrível.
Temos a introdução do que seria a história do Peter Pan, o seu primeiro rascunho da obra e eu amei cada página.

Keuny 30/11/2021

O pequeno pássaro branco
O livro é bom, mas é muito confuso. A melhor parte foi quando aparece o Peter Pan. Fora isso é muito difícil entender e fala muito sobre o ponto de vista do moço do que o Peter e o romance. Tomara que o 2 livro tenha mais coisas sobre o Peter ??

Julia 27/10/2021

Eu não achei tão bom assim, algumas partes são boas, outras horríveis.
Da muita preguiça de ler, leitura muito cansativa e não consegui entender a maioria das coisas