Um milagre chamado Chika

Um milagre chamado Chika Mitch Albom

Resenhas - Um milagre chamado Chika

Lu 09/09/2021

Emocionante! Não há como chegar ao fim dessa história sem ter lágrimas nos olhos. Uma história especial do mais puro amor e de um exemplo de resiliência.

Kelly tirelli 23/01/2022

Amor, resiliência e família.
Por se tratar de uma história real, a narrativa tem um impacto diferente. Amei conhecer Chika através das palavras de Mitch, com certeza ela foi uma menina muito forte, muito resiliente, um presente divino na vida de Mitch e Janine. Por mais que o enfrentamento e a luta contra o câncer tenha sido fonte de muito sofrimento para todos eles, a palavra família e amor é percebida em cada página lida. A gente nunca sabe em quais circunstâncias nossos caminhos se cruzam com o de alguém. Mas para essa família, cruzar com o caminho de Chika trouxe mais amor ainda e, como disse Mitch, a chance de ter e sentir o que é uma família.
?Mas nenhum de nós tem certeza do amanhã. O que tem impacto é aquilo que fazemos hoje?.

Pri Garcia 13/05/2022

- polêmicas a parte, essa resenha está recheada da minha opinião -
Mitch Albom nos apresenta as lidas e dolorosas memórias que ele tem com a Chika, sua filha. Em um tom de voz leve, a gente conhece uma das pessoas mais incríveis que passou por esse mundo: Chika. E com esse mesmo tom de voz leve, ele conta sobre a dolorosa batalha que ela viveu e que eles viveram enquanto família.
Ao longo do livro, inúmeras vezes me questionei sobre cuidados paliativos, ao mesmo tempo que lembrei o quanto quero que as pessoas ao meu redor se tratem. Que dilema difícil, quantos ensinamentos lindos e que força surreal.
Feliz por ter lido esse livro, mesmo que eu tenha demorado muito no final, de tantas vezes que eu parei pra secar minhas lágrimas!

Miriam 19/07/2022

Mitch Albom não decepciona
Eu amo os livros do Mitch Albom e esse foi extremamente pessoal e emocionante. Mitch conta a história da adoção de sua filha Chika, sua doença e morte.
Um livro com muitas verdades sobre ser pai e mãe, sobre dedicação, amor, entrega. Emocionante e triste, escrito de uma forma muito pessoal e sensivel. Uma vida que veio ao mundo pra ensinar muito em pouco tempo!

Andrea Janaina 22/08/2022

Emocionante
?Um dia frio, um bom lugar para ler um livro??

Esse fim de semana foi ótimo para ler um bom livro, e bota bom nisso.

Já vou dar um spoiler, depois de 2 ou 3 páginas, terá dificuldade de ler através das lágrimas que vão se juntado e deixando os olhos marejados.

A história é real, sensível, inspiradora e também triste, mas a gente vai se envolvendo ali e não consegue sair até chegar ao fim.

A força e a garra de uma criança haitiana, que sobreviveu ao terremoto de 2010, mas teve que lutar contra sua doença, os esforços de pessoas que não eram de sua família, mas que se empenharam como se fossem e se tornaram. Os amigos de qualquer idade que foram aparecendo pelo caminho.

É o tipo de leitura que causa uma ressaca literária, sabe? Não quer se desprender dos personagens e da história.

Quem já leu o outro livro ?A última grande lição?, o mais famoso do autor vai entender.

Super recomendada a leitura!

Livro comprado na Bienal e lido integralmente: 3/13

ritita 23/08/2022

Maravilhoso, apesar de triste
Lembrando que a maioria dos haitianos vive com menos de dois dólares por dia, e muitos não têm energia elétrica, água limpa e cozinha com carvão. Para cada mil bebês que nascem, oitenta morrem antes de completar 5 anos. (trecho do livro)
Não tem como deixar de morrer de amor por Chika, que mesmo desenganada (sem o saber) pela medicina, alegrou a todos em seu entorno até os últimos momentos. A menininha doente que ensinou a fazer limonada do último caldo de limão.
Não tem como não admirar pessoas como Mitch, que apesar de desenvolver várias atividades consegue administrar um orfanato no Haiti, que conheceu após o terrível terremoto que assolou o país e tomou para si os cuidados que Chika não teria a menor possibilidade de receber naquele país.
A narrativa dá-se em primeira pessoa, onde o autor conta desde o primeiro envolvimento com o orfanato até o pós morte de Chika, e quanto a menininha mudou a sua forma de pensar em família.
Ao saberem da enfermidade de Chika - DIPG, um tipo de tumor altamente agressivo e inoperável que cresce no tronco cerebral. Este tipo de câncer geralmente atinge crianças com menos de 10 anos e a maioria dos pacientes não sobrevive mais de um ano após o diagnóstico. Mitch e Janine usam todos os recursos na tentativa de reverter o até então prognóstico. Amigos, amigos dos amigos, famosos cancerologistas internacionais, etc. Conseguiram que Chika sobrevivesse 24 meses.
Tá certo que o livro carrega uma certa melancolia ao sabermos das condições miseráveis em que o povo haitiano viveu e vive, ao ponto de pais entregarem aos orfanatos crianças que dizem órfãs, para que possam ao menos ter alimentação.
A história do país se mistura com a colonização, escravidão, ocupação militar, terremotos, furacões e instabilidade política.
Tá certo que o autor é conhecido por livros de autoajuda, mas a narrativa é tão, mas tão comovente que não tem como deixar pra lá.

Juliana 26/09/2022

Muito bom!
A história é linda e tocante, com uma escrita muito fácil de ler! Eu adoro os livros do Mitch Albom e é difícil dizer qual é o melhor!

Cherry Moon 27/09/2022

Chika Jeune nasceu três dias antes do terremoto devastador que dizimou o Haiti em 2010. Ela passou sua infância em uma paisagem de extrema pobreza, e quando sua mãe morreu dando à luz um irmãozinho, Chika foi levada para o orfanato Have Faith Haiti que Albom opera em Porto Príncipe.

Sem filhos, as mais de quarenta crianças que vivem, brincam e estudam no orfanato se tornaram a família de Mitch e sua esposa, Janine. A chegada de Chika causa uma impressão rápida. Corajosa e segura de si, mesmo aos três anos de idade, ela encanta as outras crianças e professores. Mas aos cinco anos, Chika é subitamente diagnosticada com algo que um médico diz: “Ninguém no Haiti pode ajudá-la”.

‘Um milagre chamado Chika’ é uma celebração de uma garota, seus guardiões adotivos e o incrível vínculo que eles formaram - um retrato devastadoramente belo do que significa ser uma família, independentemente de como ela é feita.

“A desesperança pode ser contagiosa. Mas a esperança também pode ser, e não há remédio para igualar. A crença de Chika em nós nos ajudou a acreditar em nós mesmos.”

Este é um livro de memórias de partir o coração.

Ana Claudia 28/09/2022

Chika é uma criança que nasceu em 2010 alguns dias antes de um grande terremoto que abalou o Haiti. Até os 3 anos, morou com mãe em situações precárias e sem muita comida até que sua mãe morre.
Uma tia a pegou e levou pra um orfanato que era administrado por Mitch Alborn e sua esposa Janine

Eles moravam nos EUA, mas iam com frequência para o Haiti por causa do orfanato que eles idealizaram pelo local carecer de um ambiente mais propício para crianças órfãs de pai e mãe. No início, a demanda de crianças que chegavam era muito grande e foi preciso criar critérios para recebê-las: apresentar certidão de óbitos dos pais.

No entanto quando Chika chegou tímida no orfanato, no primeiro encontro com Mitch a conexão foi imediata por ambas as partes. Ao olhar para ela, Mitch a aceitou. Aos 5 anos, eles começaram a perceber o olhar e a forma de andar de Chika diferentes.

Ao levar a um médico no Haiti, este disse que o problema dela não teria solução naquele lugar. Prontamente, o casal resolve levá-la para os EUA pra exames mais detalhados e foi descoberto um câncer agressivo na cabeça e com um tempo de vida de 4 meses. Dá-se início a uma corrida contra o tempo para descobrir tratamentos que pudessem curar a pequena Chika.

A história de vida de Chika e sua saga em busca de tratamento e cura e intercalada com diálogos que Mitch tem com Chika, da saudade do tempo juntos e das lembranças que a pequena deixou.

Uma leitura triste, mas muito emocionante onde vemos o poder do amor puro e verdadeiro que se transforma em uma família unida pelo coração.

Sucka 07/11/2022

É comovente.
Sou fã de Mitch, suas histórias são comoventes e essa é mais uma incrível história de não Ficção.

Fiquei tão fascinada que terminei o livro em menos de 24hrs.

Conforme ele vai descrevendo a Chika, me sinto parte da história, conheço de perto essa dor e me peguei chorando. Mas também me fez sorrir e acreditar em tantas formas de amor.

Recomendo muito essa leitura. Conheçam essa história de verdade!

?As crianças não são uma distração de trabalhos mais importantes. Elas são o trabalho mais importante.?
DR. JOHN TRAINER

Adriano Schiessl 12/11/2022

Uma história de entrega, coragem e amor sem limites.
MITCH ALBOM é autor de nove livros, suas histórias são boas, Um milagre chamado Chika não é diferente, rico em lições, faz o leitor refletir sobre o verdadeiro significado da vida.

Karoline67 29/11/2022

Para chorar com criança
Eu amo livro em que choro por causa de uma criança. Esse foi um, mas infelizmente, não por um motivo fictício.

A Chika realmente existiu e foi uma órfã do Haiti, que foi "adotada" pelos donos do orfanato por conta de uma doença grave no cérebro. O livro conta como ela era especial e como mudou a vida do autor e de sua mulher.

É um belíssimo livro, com escrita impecável e muito emocionante. Mas acima de tudo, queria muito que ela estivesse viva ainda...

Renata 04/12/2022

Adoro histórias reais!!
Comprei este livro em promoção na livraria da rodoviária e comecei a ler antes mesmo de meu ônibus sair.. estava fazendo uma viagem de volta para casa (5h de estrada). A viagem passou muito rápido pois este livro me prendeu muito. Me fez refletir muito também.
Recomendo para quem gosta de histórias reais e triste, envolvendo outras culturas e outras realidades.

Jessica 08/12/2022

Um Milagre Chamado Chika
Esse é um estilo de livro que não costumo ler: fatos reais.
Mas eu gostei da sinopse e resolvi me aventurar.
Foi uma leitura difícil pois conta toda a trajetória de Chika, que não tem um final feliz.
A cada página uma lágrima e um aprendizado.

Samyra16 11/12/2022

O livro que todos deveriam ler!!!
Gente que história real maravilhosa!!!
Amei amei amei!!!
Chika ficará no meu coração