Lua no céu de Cabul

Lua no céu de Cabul Nadia Hashimi

Resenhas - Lua no céu de Cabul

Kati 04/03/2023

Uma história fictícia baseada em fatos reais
Quão triste é saber q milhares de pessoas deixam para trás seu país, sua cultura, suas lembranças seus amigos e suas famílias, apenas pelo fato de sobreviver. E mais triste ainda, é saber que são histórias tão difundidas no mundo e mesmo assim, a busca pela sobrevivência é muitas vezes barrada, fazendo com que essas pessoas se submetam às mais perigosas adversidades a procura de sua liberdade.

Os refugiados não querem sair de seus países pra ocupar o lugar de outra pessoa em outro lugar. Eles só querem ter uma vida normal, sem medo, com paz. E claro que se em seu lugar as adversidades que podem acometer suas vidas não existissem, eles prefeririam ficar lá, com suas casa, suas pessoas, cultura e história, a ficar num lugar que, talvez, não lhes pertença.

Isso é a luta pela sobrevivência e a esperança do recomeço com uma vida normal.

O lado bom dessas histórias, é saber que existem muitas pessoas humanas e empáticas, que de alguma forma, transformam pequenos momentos das vidas dos refugiados em momento de abraço e acolhimento.

O livro é muito bom, uma vez que apresenta todo um contexto para justificar a saída de tantas pessoas de suas casas, a procura de paz. Só não dei 5 estrelas, por conta do final. Queria muito a reviravolta do encontro entre mãe e filho.

Viviane Alves 13/09/2021

O livro é bom, me prendeu. Mas acabou de repente e fiquei tipo...?
Wtf?
Partiu próxima leitura na mesma pegada.

Queds 17/02/2022

Mesmo deixando um gostinho difícil no final, não minimizou a importância dessa leitura para cada uma de nós. E recomendamos com certeza.

A fuga de uma jovem viúva com seus três filhos do Afeganistão tomado pelo regime Talibã para a Inglaterra é contexto dessa história.

A autora conta a luta daqueles que buscam se refugiar na Europa, a difícil travessia, para fugir do Afeganistão e do governo Talibã.

Conhecemos, mais um pouco da cultura desse povo em uma narrativa sensível sobre a crueldade encoberta por princípios e idealismo.

Eu já tinha lido "A pérola que rompeu a concha" e me apaixonado na mesma medida em que sofri. A lua no céu de Cabul não foi tão intenso, entretanto a autora nos aproxima dos horrores que os afegã enfrentam e a difícil realidade também daqueles que buscam se refugiar em outros países.

Uma leitura que instiga e que através da ficção nos mostra a luta e a sobrevivência desse povo.

Julia Bissoni 17/06/2022

Emocionante e "Misterioso"
Do início até o fim do livro, tudo foi bem narrado. Porém, se você é alguém que não se apoia muito em drama, talvez fique impaciente ou fique ansioso, pois cenas de tensão vão aparecer.
Para mim, a história pode mexer um pouco com você (depende do que você está passando) ou com algum sentimento de solidão aí dentro e os personagens e suas atitudes faz você perceber que pode ser ingênuo(a) ou não... Mas, isso depende de você. Por fim, vale a pena.

Deh.Nicoletti 27/06/2021

Lua no Céu de Cabul
Todos os livros que já li com essa temática possuem histórias tristes e seus personagens passam por muitas dificuldades. O que mais gostei neste livro foi a forma extremamente realista que a autora conta a história, fazendo com que todos os acontecimentos sejam muito prováveis de ocorrerem na vida real, e achei interessantíssimo a reflexão que ela busca promover sobre a situação dos refugiados no mundo. O livro é bom, mas em alguns momentos a leitura foi um pouco arrastada e o final não me fascinou. Mas a obra alcança uma nota média de satisfação na minha opinião.

Jessica1248 16/08/2023

"Existem verdades e mentiras e existem coisas que ficam no meio do caminho, águas turvas que alteram a direção dos raios de luz."

Rê Silva 19/07/2021

Emocionante !!!
Depois de uma infância sofrida sendo criada pelo pai e pela madrasta Fereiba se torna professora e se casa leva uma vida tranquila e feliz com seu marido Mamude Waziri um engenheiro que trabalha para o Ministério de Água e Eletricidade.
A tranquilidade da família acaba quando o país é imerso na guerra e o Talibã assume o poder.
Seu marido vira alvo do novo regime fundamentalista e é assassinado. Forçada a fugir de Cabul com os três filhos, Fereiba só tem uma esperança de sobreviver: atravessar a Europa até a casa da irmã, na Inglaterra.
Contando com documentos falsos e a bondade de estranhos que conhece pelo caminho, ela tem que fazer a perigosa passagem para o Irã sob o véu da escuridão. Exaustos, eles conseguem chegar à Grécia, mas, numa reviravolta apavorante, seu filho adolescente, Salim, some.
Uma trajetória emocionante marcada pelas dificuldades de uma mãe com três filhos refugiados afegãos na Europa ,relata todo sofrimentos como a fome ,o frio e o medo de serem deportados .
Um excelente livro ,só o final que ao meu ver faltou um desfecho ,mas recomendo muito a leitura .

Beatriz 19/02/2022

Lua no céu de Cabul ?
Um livro forte, que me fez olhar com outros olhos os refugiados que me cercam. A bravura, a coragem e a sua infinita capacidade de se reinventar. Um livro lindo e necessário, obrigada por abrir meus olhos para esta temática.

Cristiane.Cardoso 04/04/2022

Leitura impactante, atual e necessária.
Em ?Lua no céu de Cabul?, uma história ficcional muito emocionante, Nadia Hashimi narra o drama real e os numerosos perigos que os refugiados na Europa enfrentam, arriscando suas vidas em busca por um lugar seguro.
A história apresenta dois protagonistas, Fereiba e Salim.
Fereiba narra, na primeira parte do livro, sua história e seu drama pessoal, desde a infância até sua vida de casada e com filhos. Uma jovem que perdeu a mãe durante seu parto e cresceu em uma casa com um pai sempre distante - que vê na filha a amada que morreu; uma madastra, que demostrava amá-la mas fazia de tudo para que Fereiba fosse apenas sua ajudante no lar e as irmãs do novo casamento do pai, estas tinha direito a tudo que Fereiba não tinha, um verdadeiro amor de mãe e até a estudar ? desejo que Fereiba só pode ter acesso anos depois, já bem atrasada. Mesmo assim, com esforço e dedicação conseguiu não só acompanhar a turma da sua idade, como ter as melhores notas da sala, mesmo tendo pouco tempo para estudar em casa devido aos afazeres domésticos. Fereiba é uma destas personagens que consegue nos envolver em sua vida, fazendo com que vibremos e soframos junto com ela.
Ela agora já com uma família construída, divide a narração com o filho mais velho, Salim - que precisa lidar com o fato de que mesmo ainda sendo uma criança, é o ?homem? da família. Após uma tragédia recair sobre a família, quando os Talibãs assumem o poder no Afeganistão, ela se ver obrigada a colocar em prática o plano que já tinham e foge com os três filhos, entre eles, um bebê com problemas cardíacos, em busca de um local seguro. Ela e Salim narram a jornada com destino à Inglaterra, onde uma parte de sua família já havia fugido há algum tempo. Com documentos falsos e contando com a ajuda de muitas pessoas boas, acolhedoras, mas também com a maldade de outras, eles atravessam a Europa, chegam na Grécia
Na segunda parte da história, onde outra tragédia cai sobre eles novamente, Salim é pego pela polícia e devolvido para a Turquia, último país pelo qual tinham passado. E Fereiba se ver diante de uma difícil decisão, se segue viagem com a filha e o bebê para cuidar da saúde deste, deixando o filho Salim para trás. Será que ela terá coragem de seguir viagem sem Salim?

Apesar do tema ser difícil e impactante, de mostrar uma realidade tão cruel, a autora consegue se expressar com tanta fluidez, que a leitura foi bem rápida.
Gostei muito do livro como um todo, mas confesso que me decepcionei quando li a última página, acho que poderia ter um encerramento diferente, uma continuidade da viagem de Salim. Talvez a intenção da autora foi realmente mostrar que o drama dos refugiados não chegou ao fim e que está longe de chegar...
Indico esse romance. Conheçam Fereiba e sua força. Salim e sua coragem, sua capacidade de resiliência. Conheçam a história desses personagens que também estão na vida real. Uma realidade brutal, uma leitura impactante, atual e necessária. É impossível não sentir a dor deles!
Com certeza, vale a pena essa leitura!

Flávia 20/08/2021

A história é emocionante e a narrativa é de leitura agradável. Tive vontade de conhecer e acolher os personagens do livro. Me emocionei muitas vezes pensando que apesar de se tratar de uma ficção, infelizmente ainda ocorrem muitas coisas das quais foram descritas.
A autora soube abordar de forma muito humana a questão dos refugiados, mas também fiquei incomodada com o final da história e por esse motivo entrei em contato com a autora para saber o que aconteceu com Salim e Fereiba.
Ela me respondeu:

"Dear Flavia, Thank you so much for reading with your heart wide open. The ending of the story was written to be an authentic representation of the journeys of refugees. There are so many questions and endings are not always perfect. But I'm also an optimist. Saleem is unstoppable and his mother dreamed of him swimming to her across waters which represent light.

Thank you for making space on your shelf for this story."

Fiquei com o coração mais tranquilo

Vera.Libia 14/06/2021

Instigante céu de Cabul
O livro retrata a difícil jornada de pessoas que decidem deixar um país devastado pela guerra, em busca de melhores condições de vida na Europa. Conhecemos a história de Fereiba, desde a infância em Cabul e sua estenuante jornada de guiar seus filhos até a Inglaterra. A narrativa alterna entre a visão de Fereiba e de seu filho Salim, em uma história de muito suspense, emoção e reviravoltas. Nos leva a reflexão das dificuldades e barreiras enfrentadas por aqueles que deixam seu país e buscam acolhimento entre olhares estranhos.

Angelis 08/08/2021

A história conta como Fereiba cresceu no Afeganistão e viu seu país decair nas mãos do Talibã, não tendo outra escolha a não ser fugir para a Europa com seus filhos, passando por situações perigosas e dormindo na rua enquanto procura refúgio e recebe ajuda de desconhecidos. É uma história envolvente, um livro bastante interessante que nos faz pensar sobre uma realidade distante mas enfrentada por muitos que não tiveram a mesma sorte que nós de nascerem em um país livre. Tantos reclamam de nosso país, mas percebe-se, ao ler esse livro, o quanto somos privilegiados em comparação a essas pessoas que sequer tem um lar.