Lua no céu de Cabul

Lua no céu de Cabul Nadia Hashimi

Resenhas - Lua no céu de Cabul

Ioná 11/11/2021

Interessante conhecer culturas diferentes
É uma obra cheia de sentimentos. A história de Fereiba tem diversas passagens tristes e angustiantes. Impossível não sentir empatia por essa personagem tão forte. Achei injusto com o leitor o livro terminar sem algumas respostas que considero relevantes. Mas é uma leitura maravilhosa. Recomendo.

Joy.patrocinio 16/01/2022

Sensível e muito realista
Lua no céu de Cabul - Nadia Hashimi.

Este livro é um livro de batalhas e superações e muita luta. Prepare-se para chorar bastante (principalmente se você for mãe)

É a História de uma família afegã, em sua luta por uma vida digna, sem guerra e derramamento de sangue. Cansados da vida q estavam levando lutando para ter o q comer embarcam numa jornada muito arriscada para a Inglaterra, a história é narrada por dois integrantes da família Fereiba a mãe e Salim um dos filhos. Vamos ver o desespero de uma mãe para fazer essa viajem/fuga e do seu filho mais velho q se vê irresponsável pela familia e para prover alimentos a eles.

Este livro nos chama a atenção para a situação dos refugiados e como eles vivem nesses Países, em como se arriscam para fugir da sua terra natal, e em quanto sofrem com isso. A dor por deixar um lar que já nao e mais seguro, o saudosismo por lembrar dos tempos onde não precisavam temer, e como sao recebidos nessas novas pátrias. Essa situação nao esta apenas na Europa como também em outros continentes( nao vou me adentrar neste assunto senão ficaríamos dias aki) o fato é q esse livro é necessário pra quem nao vive essa situação para entendermos melhor e olharmos para este cidadãos tao sofredores com outros olhos. Sejamos mais empáticos

Meus agradecimentos a autora por esta obra incrível que me fez duvidar q era uma obra d ficção pois ela esta com um pé na realidade.

Indico este livro. Espero q gostem e reflitam sobre ele obrigado

Lys Coimbra 21/01/2022

Um livro sobre dores, perdas e resiliência
Os livros sobre o oriente médio sempre me comovem, especialmente no que diz respeito às mulheres e ao seu destino.
Ler histórias e estórias sobre esses países e sua cultura me faz ser ainda mais grata por ser mulher em um país livre, apesar de tudo.
Essa é uma obra de ficção, mas o destino de Fereiba e Salim foi construído com base na cultura afegã e na sua história, nas forças políticas e ideológicas que dominaram o país e subjugaram seus cidadãos, cuja sobrevivência depende de abandonar sua pátria, sua família, seu lar... a oportunidade de sobreviver é, na maioria dos casos, indissociável de uma roleta russa de dor, fome, humilhação e morte.
A odisseia dos refugiados, em busca de segurança e de uma nova oportunidade de vida é marcada por tanto sofrimento que talvez nós nunca sejamos capazes de mensurar.
A estória de Fereiba e sua família nos mostra um pouco dessa realidade e nos faz querer abrir as fronteiras do mundo para aqueles que só desejam uma chance de sobreviver.

Karina :) 31/01/2022

* Lua no céu de Cabul *
História forte, que mostra a dura realidade de refugiados que buscam segurança e novos começos em um país distante.

São momentos de angústia, incertezas, medo e tantas dificuldades narradas durante o árduo caminho percorrido pelos personagens que é impossível não se sentir tocado.

"O destino acertará tudo no fim, embora apenas depois do trabalho feito, das lágrimas derramadas e das noites insones."

Clau Melo 14/02/2022

Os refugiados não precisam ser refugiados para sempre.
LUA NO CÉU DE CABUL, ficção escrita em 2009, nos conta a triste história de uma mãe e seus filhos, obrigados a fugir do Afeganistão em virtude da guerra e do Talibã ter tomado o poder.

"Os refugiados não precisam ser refugiados para sempre. Podemos acolhê-los num local seguro e testemunhar sua recuperação."

"Para um afegão, é mais difícil engolir o orgulho do que um saco de parafusos."

"Se eu soubesse como as coisas eram por aqui, não sei se teria deixado o Afeganistão. Talvez fosse melhor morrer na nossa própria terra do que ser perseguido como um cão
vadio.

"Não há nada pior do que escolher entre dois lhos. Peça que eu escolha entre meu braço direito e o esquerdo, e lhe darei um deles. Mas peça que eu escolha entre dois de meus filhos, e meu coração se parte em mil pedaços."

"Somos míopes para celebrar os momentos que merecem ser celebrados."

"Por mais alta que seja a montanha, meu lho, sempre existe um
caminho para o outro lado."

"Continuo esperando por ele, e me ocorreu que ser mãe é isso, não é? Esperar que uma barriga arredondada cresça até estar pronta; ouvir o berro de fome durante a noite; ouvir uma voz ansiosa mesmo sob os ruídos do trânsito, a música alta ou o zumbido de máquinas. É olhar para cada porta, cada telefone, cada silhueta que se aproxima e sentir uma leve animação, a pequena oportunidade de voltar a ser… mãe."

Nadia Hashimi nasceu em Nova York, nos Estados Unidos. Seus pais deixaram o Afeganistão nos anos 1970, antes da invasão soviética, mas ela cresceu cercada por uma família numerosa, que manteve a cultura afegã como parte importante do cotidiano. Em 2002, visitou o Afeganistão pela primeira vez com os pais, e o passado e o interesse pela cultura e pela realidade das mulheres afegãs a motivaram a escrever histórias ligadas ao país.

Giany.Alves 24/06/2022

Um ótimo livro, porém uma triste estória. Começa com uma família Afegã em que a mãe morre no parto de sua filha Fereiba, após a morte de sua esposa o pai casasse novamente em busca de uma pessoa para cuidar de seus filhos. Apesar que cuidar dos filhos do esposo a madrasta de Fereiba nunca dispensa o carinho, atenção e amor de uma mãe. Após todos os transtornos da infância. Fereiba se casa e forma sua própria família, quando Cabul passa pela transição da guerra e da assunção do Talibã
ao poder do país. Após perceberem que a situação está piorando seu marido resolve migrar com a família para a Inglaterra onde vários familiares já estavam refugiados, mas antes da fuga, o marido de Fereiba é morto pelo Talibã. Após o parto do terceiro filho e da recuperação, Fereiba começa a fuga do Afeganistão com os três filhos. Em dado momento seu filho mais velho Salim se perde da família. A estória conta com detalhes por todos os sofrimentos que os refugiados passam para conseguirem uma vida melhor e mais digna em uma país diferente.

Rafa Gomide 27/07/2022

Lua no céu de Cabul conta a história de uma família que decidi deixar o Afeganistão após o Talibã assumir o poder. Primeiramente pela ótica da mãe, Fereiba, e posteriormente pela ótica do filho, Salim, acompanhamos a família rumo à Inglaterra e todos os desafios enfrentados.

O livro é muito fluido, sendo uma leitura mais rápida do que eu esperava. Além disso, trata de um tema muito importante e possibilita conhecer uma cultura diferente.

Porém a escrita é muito rasa, a família passa por diversos momentos difíceis e tristes, mas a forma como foi escrito não me comoveu. Pra finalizar, a autora escolheu um final que não me agradou nenhum pouco.

Apesar das ressalvas, acredito que seja um livro interessante para quem quer conhecer sobre o assunto, mas não quer enfrentar livros muito densos e sofridos.

Mônica B. 29/07/2022

Esperança
O tempo todo a história é pautada num futuro melhor, a esperança de encontrar dias melhores. Porém está bem relatado o quanto isso pode ser duro e até mesmo cruel. Mas se vê a esperança acima de tudo

Mi 31/07/2022

Este livro relata a dura realidade dos refugiados. Triste, comovente é revoltante.
A história é envolvente, prendendo sua atenção do início ao fim, além de nos apresentar questões culturais distintas.

A história começa contando a vida difícil da protagonista Fereiba. Sua mãe morreu no parto, seu pai, jovem e com dois filhos pequenos para criar, se casa novamente. A madrasta demonstra ser uma coisa na frente do marido e do avô paterno, por trás, trata a menina como uma criada. Devido a algumas situações, Fereiba foi para a escola bem tarde, mas com esforço e dedicação conseguiu acompanhar a série relativa a sua idade aos 16 anos.
Mesmo com as más línguas falando que ela era amaldiçoada, Fereiba se casa com um engenheiro que acaba sendo um bom marido e incentivando a carreira profissional dela, além disso, ela ganha uma mãe que nunca teve. Sua sogra a trata como filha, apoiando-a em suas decisões e ajudando a criar os netos.
Quando o Talibã assume o poder, tudo muda e as coisas ficam difíceis para todo mundo, inclusive para a família. Logo eles começam a planejar fugir do país , porém o marido é levado por homens do governo e não retorna. Sozinha com os filhos pequenos , Salim, Samira é um na barriga, Fereiba decide dar continuidade ao plano de fulga e tentar chegar até a Inglaterra onde mora sua irmã Najiba com seu marido e filhos.
Mesmo com muitas dificuldades, conseguem chegar até a Grécia, onde as coisas ficam ainda mais restritas para os refugiados e no dia de partirem para a Itália, Salim é pego.A mãe fica desesperada e decide esperar o filho retornar. Salim é mandado de volta para a Turquia, consegue encontrar a família que os acolheram antes e faz contato com a mãe, pedindo que a mesma siga viagem que ele vai tentar alcançá-los . Agora sozinho e sem documentos falsos, a trajetória fica ainda mais difícil. Acompanhamos o sofrimento do Salim em reencontrar a família.
De pensar que existem inúmeras pessoas em situação real é de partir o coração.
Existem sites que nos dão dicas de como ajudar os refugiados e até instituições que arrecadam dinheiro.
O livro foi todo maravilhoso. Só o final que deixou a desejar.

Elaine 03/09/2022

Necessário
O livro trata uma importante questão, refugiados. Mostra como é sofrida e triste a jornada deles em busca de um mundo melhor, um mundo onde tenha paz.
Ele conta a história de Fereiba tentando sair de Cabul e chegar a Londres com seus 3 filhos. Porém durante o caminho seu filho Salim se perde e aí ela se questiona em seguir em frente ou esperar seu filho.
Só não dei 5 estrelas pq é um livro com fim aberto.

Kelly.Christinne 19/02/2023

Que livro! Que história!
Nos faz refletir e pensar sobre os refugiados, do q eles passam, do que são privados!

Só gostaria que tivesse terminado com ele abraçando a mãe!!

Daniel de Oliveira 05/09/2022

Uma história surpreendente
Esse livro é uma história de luta, fé e determinação cujos personagens enfrentam situaçoes de guerra e conflito e tentam encontrar um lugar onde possa recomeçar uma nova vida.