Animal

Lisa Taddeo

Resenhas - Animal

_cardosinho 26/09/2023

Tijolo no estomago
É um livro com temas bem interessantes a serem discutidos. Infelizmente pra mim não houve tanta conexão como achei que teria, não me simpatizei com a protagonista apesar de achar ela muito bem desenvolvida e real. Tem algumas partes do livro que me marcaram mas o conjunto não foi tão impactante como achei que seria. É uma história extremamente pesada e não recomendaria a qualquer um. Pra quem já tem curiosidade e gosta do tema, é uma leitura super válida.

Ca 23/09/2023

Entendi todas as coisas que ela fez ????????????????????????????????

laris 19/09/2023

"Por muitos anos minha ira ficou dormente. Eu vivia para sobreviver. Eu podia até evocar o evento tenebroso, mas com certo distanciamento. Podia ditar apenas os fatos. Deixava os momentos de terror abafados. E não passava um segundo sem que eu sentisse que algo estava corroendo meu coração. Mas no cânion minha dor se transformou em ira, e a ira estava crescendo dentro de mim como a buganvília banhada de sol crescia em torno da velha mansão de swing."

Juliane 11/09/2023

Fiquei com um cara casado e olha no que deu
Uma baita protagonista e uma narrativa por vezes visceral demais. tem que ter certo estômago pq alguns momentos realmente são bem pesados.

lívia 10/09/2023

Esse livro é um absurdo de bom, um dos melhores livros que já li com certeza. Cruel e sensível, você começa crucificando Joan e no final tem vontade de cuidar dela como uma filha.
Muito forte e inexplicável as emoções que esse livro passa, toda mulher deveria lê-lo uma vez na vida.

Leticiametal 04/09/2023

Narrado por uma personagem complexa e visceral, o livro não segue uma ordem cronológica linear e às vezes pode confundir e irritar o leitor. Eu adorei.

mariana 03/09/2023

Inferno é o sofrimento que vem com a incapacidade de amar
Este livro foi um dos mais pesados que eu já li, ele retrata a raiva da mulher e como a sociedade influência diretamente nas nossas ações
A personagem principal é realmente maluca mas mesmo assim consegue passar o sentimento exato que as mulheres sentem

magerdulo 23/08/2023

Vidas foram mudadas.
é fato que o female rage está em alta, e esse livro é a definição perfeita dele. joan teve uma vida de merda, cercada por homens que sempre a abusaram de alguma forma ? como ela e Alice dizem, "todo dia somos estupradas, mas têm estupros que tomamos banho e temos que ir até eles".

Joan começa o livro se mudando pra uma cidade na Califórnia, meio fugida de NYC, falando que foi para lá para encontrar uma pessoa e contar algo para ela. Com o tempo descobrimos quem e porquê, e o desenrolar disso é muito interessante, mostra como nenhum homem nos poupa de sofrer. A partir disso, ela vai desenrolando sua história até o último dia na Califórnia, e contando partes da sua vida antes disso até você entender todo o conjunto ? como ela mesmo diz, não dá para não se compadecer depois de ouvir sua história.

Concordo quando dizem que a autora pesou a mão no final do livro, mas tirando uma cena em específico, acho que até o exagero é bem feito. Sinto que a autora não se importa em dizer que todas aquelas desgraças aconteceram à Joan, mas sim, que ocorrem conosco todos os dias.

Eu AMEI, depois da página 195 não consegui mais parar (li tudo de madrugada) e honestamente, fiquei com tanto desgosto de homem que até pro meu namorado olhei de forma diferente.

Giulia316 22/08/2023

Necessário, real, estranhamente bonito!
Como pode uma sociedade ter coragem de ensinar privilégios de acordo com o seu gênero? Isso é tão ridículo que chega a ser burro, ou uma piada de mau gosto. Eu digo infelizmente, porque é triste, desolador que tentam nos criar com a mentalidade inferior, distorcido em relação ao comportamento masculino e a eles em geral. Em vários momentos na história da Joan, lembrei de situações que sofri e agora sei que era abuso. Eu não gostei, eu não concordava, não era justo. mas eu sabia que ninguém daria importância porque eu sou mulher. É o que dizem né "Eles são homens". Eu lembro que por um lado, por mais que eu sabia que era errado eu tentava me culpar porque era assim que queriam que fosse.

Eu acredito que nós escolhemos o que queremos ser, independente da nossa criação, por mais que isso seja um fator forte. O argumento de que "Os homens são assim por natureza" ou "Ele é homem, é assim mesmo" é sem fundamentos, não tem fatos concretos que isso seja real. Isso não é uma justificativa para ser um abusador, um babaca, medíocre, sujo e fraco. Antes disso, homens são seres humanos como qualquer outro, não são especiais. A maioria só prefere continuar na zona de conforto o invés de se conscientizar das suas responsabilidades como ser humano e que ele não tem privilégio. O gênero é só uma casca, e o que é você, é uma escolha. Não um instinto incontrolável, que mais uma vez, só uma justificativa medíore para ser medíocre.

Em relação ao livro, no começo é confuso por conta do estilo da narrativa. Ás vezes achava necessário, outras vezes não. Tanto que tive que ler o último capítulo 2 vezes para entender o que foi o final. Eu achei lindo o que aconteceu aliás, fiquei feliz pela Joan!

Não é o livro intenso e marcante, mas é necessário. Vale a pena ler ele.

Rodsluvian 21/08/2023

Visceral
Gosto da verdade nua e crua que a escrita tem, em como ela não escondeu nada do que uma pessoa normalmente esconderia. Gosto de como ela discorre sobre o enredo com todos os sentidos sejam eles primitivos ou não. E o final, tem sua brutalidade.

rayssarangoni 11/08/2023

Uma leitura sensível, uma narrativa marcante e uma protagonista feminina escrita de maneira que não deixa nada a desejar!

o livro me prendeu desde a primeira página e continuou assim ao decorrer da leitura onde foram surgindo novas camadas da história que só acrescentavam e deixavam a história ainda mais interessante.

indico muito a leitura!
RobertaToussaint 12/08/2023minha estante
Faço das suas as minhas palavras. Livro maravilhoso

Lili 07/08/2023

Não é exatamente uma leitura fácil, há bastante sentimentos conflitantes no início, a personagem é bem complexa, mas incrivelmente real e palpável. Acho que por isso alguns trechos são tão "incômodos". Recomendo muitíssimo!

Thainá 30/07/2023

Surreal
"É bom lembrar que a maioria das pessoas não gosta de ficar sabendo de coisas ruins. Toleram uma coisinha ou outra só. As coisas ruins precisam ser comestíveis. Quando são muitas coisas ruins, elas tapam os ouvidos e vilanizam a vítima. Mas uma centena de coisas muito ruins aconteceu comigo. É para eu ficar calada? Suportar a dor como uma boa menina? Ou devo ser má e descontar no mundo? De qualquer forma não serei amada."

esse livro é surreal, muito descritivo (alguns reclamaram) mas eu amei, consegui sentir o calor californiano mesmo lendo em uma semana fria, tem uma vibe pela qual eu sou apaixonada. me vi dentro dos pensamentos e das entranhas da joan e eu não poderia ficar mais fascinada.

não é um livro que todo mundo vai gostar, é cruel e sincero, descreve com sinceridade coisas que não gostamos e pensamentos que não queremos lidar, acho que essa é a parte fascinante. amei a escrita da Lisa, e é mais um livro que mesmo depois de anos ficarei perdida entre pensamentos, descorrendo cada parágrafo e acontecimento tentando entender melhor e me agarrar na sensação de ler pela primeira vez. lindo e cruel.

Tamires P. 24/07/2023

Insuportável
Um dos livros mais chatos que já li! eu nunca abandono livros mas esse eu quase abandonei de tão chato. e me irrita muito todo mundo falar bem desse livro sendo que é péssimo! a história é mal escrita, é repetitivo, as descrições de tudo são cansativas, não tem 1 personagem que dê pra gostar e criar empatia.

acho que a intenção da autora era escrever um livro longo e chocar com passagens grotescas mas sem necessidade nenhuma na história.

depois dos 30% iniciais do livro eu só tive vontade de largar, terminei hoje correndo mas sentindo vontade de arrebentar esse livro, meu olhos quase saindo da cara, meu cérebro já derretendo, sério, poucos livros me deram tanta raiva (no sentido ruim) de ler quanto esse hahahah