Animal

Lisa Taddeo

Resenhas - Animal

Ana Clô 23/11/2023

Cruel
?Então ela disse, Está tudo bem, Joan. Honestamente, às vezes eu acho que é o único recurso. Matar homens em tempos como este.?
Essa leitura me pegou em alguns lugares. Confesso que no início me empertigou demais a maneira como Joan falava e lidava com tudo a sua volta. Eu estava incomodada e por um momento quis parar de ler.
Entretanto, à medida que a narrativa se desenrola vamos adentrando a natureza da personagem. Vamos entendendo as camadas que a tornam tão visceral.
É um história interessante que demonstra a animalização de nossa mulheridade. Como nos esvaímos à medida que nos roubam de nós.
É destruidor do mesmo modo que é o que é.
Leiam.

(Alerta gatilhos)

dedeni 15/11/2023

Uma história pessoal narrada em 1 pessoa, a principio não se entende pra quem de fato a protagonista está contando todos aqueles acontecimentos, mas com o decorrer dos capítulos vamos entendendo o propósito.

Pra mim esse é um daqueles livros em que ficamos divididos entre ter empatia e ódio da personagem principal, ela é totalmente pirada egocentrica e ao mesmo tempo cativante, acredito que essa ambiguidade de sentimentos nos prende a história e a leitura, mesmo que em alguns momentos deixasse a impressão de estarmos sempre na mesma página.

Não conhecia a escrita da autora então não sei se algumas escolhas foram propósitais pra nos deixarmos desconfortáveis.
De qualquer forma pra mim muitas atitudes da protagonista não poderiam ser aceitas ou relevadas só por a mesma ter tido uma infância traumática, logo achei alguns pontos da conclusão um tanto desonesto, mas por fim até que me senti bem com o final da protagonista ou seja, mas uma vez sentimentos contrários.

Mas a melhor coisa pra resumir essa leitura é que esse é mais um livro de mulher doida, pirada, maluca, então pra quem gosta desse tipo de leitura é uma ótima escolha.

Anne727 14/11/2023

UM DOS MEUS FAVS DE 2023!!!
O puro ódio feminino!!!!
Joan nos prende de maneira eficiente e perturbadora ao mesmo tempo, a série de abusos que essa mulher passou desde o próprio pai a cada homem que passou pela a vida dela é tão angustiante e revoltante que só uma mulher pode entender cada sentimento.

Um dos favoritos que li esse ano SEM DÚVIDAS! ????

Marie 11/11/2023

Não esperava
Antes de ler eu achava que seria um livro sobre uma mulher que enganava e matava homens, tipo a querida da Garota Exemplar, mas é MUITO mais e completamente diferente. Fiquei chocada com a profundidade da protagonista, no começo ela parece ser bem fútil e um personagem difícil de gostar, mas conforme ela conta os acontecimentos e você conhece mais da história dela, vai entendendo porque ela é desse jeito e o que ela está procurando.
Minha parte favorita foi o momento que ela revela a história toda do que aconteceu com os pais, deixa de odiar a mãe e passa a entendê-la. Aprendi muito com a história da Joan, e recomendo muito pra quem tem mommy issues ou só gosta de ler sobre mulheres complexas e pertubadas.

(mas vou deixar o trigger warning de pedofilia, abuso, estupro, e violência extrema)

Bruna 05/11/2023

A narrativa mais brutal, cruel e única que já li.

Foram muitos momentos inquietantes e sentimentos extremamente pesados e desconfortáveis durante a leitura - ao ponto de largar o livro pra processar o que aconteceu.

A narrativa é bem construída, e o desenvolvimento dos personagens é suficiente pra entender a história.

O final foi aquela sensação de ?não entendi?, mesmo sabendo que entendi sim. Acho que no fundo, todas somos Joan.

Mil pensamentos com essa leitura.

"O jeito como um homem que acha que você não é nada pode ganhar uma dimensão maior do que a sua própria vida.?

Lisah 05/11/2023

Não sei o que falar, de verdade.
senti milhares de coisas lendo, a maioria das coisas foram horríveis.

fernandafelixs 31/10/2023

Sem nexo
O livro tinha potencial pra ser alguma coisa, parecia ser alguma coisa no início, mas chegou em um ponto que era apenas violento sem razão pra ser. tem muita coisa no passado da personagem principal e ainda assim ela é mal desenvolvida. o desfecho não condiz com a personagem. nada faz sentido.

Babi Nole 30/10/2023

A escrita da autora é completamente viciante, lia bastante sem nem perceber. O enredo é relativamente simples, mas , os pensamentos da personagem, suas abordagens e as situações que ela passam tanto na infância quanto na vida adulta enriquecem a história e fazem mulheres se identificarem bastante e partilharem dessa raiva corrosiva presente na maioria. A única coisa que achei que ficou solta foi o final, não entendi muito bem o que aconteceu.

LorenaFontes 29/10/2023

Um pouco confuso
Eu estava animada por ver várias pessoas fazendo vídeos sobre esse livro. Ele começa bem impactante, mas depois a história fica parada entre quebras de infância, adolescência, vida adulta, presente. Parece que a história não vai a lugar algum e eu fiquei empacada junta por vários meses. Depois que a Joan encontrou Alice a história deu uma andada. Foi aí que eu entendi as nuances e todos os abusos sofridos pela Joan. O que não salvou a história de as vezes ficar meio ridícula, como na parte do ab*rto.
Algumas coisas não deram para entender, o final ficou uma bagunça com mistura de final de novela da globo, onde todo mundo fica feliz e o crime dela nunca será investigado.

lu 28/10/2023

Que livro! A todo momento na leitura eu fiquei me perguntando como pode um livro retratar exatamente a minha mente, depois ver que na verdade nenhuma experiência é única e retrata a mente das mulheres no geral mas como pode esse livro ser único? Cru, visceral, literalmente animal e meu deus. Eu ainda tô em choque como ele retratou tão bem até pensamentos intrusivos, as relações complexas com as mulheres em nossa volta e a percepção que temos dos homens é muito parecida. Nossa, que LIVRO, que experiência de leitura...não é rápida mas é unica.

Ramon.Campbell 24/10/2023

Menos é mais
A autora poderia ter aproveitado melhor a história colocando menos temas, porque, no final, nada foi aprofundado. Muitas cenas foram feitas apenas para chocar.

Esperava algo como "Objetos Cortantes", "A Mulher na Janela" etc, por conta da sinopse.

Sinto que não houve uma história. A protagonista não tinha um objetivo tão claro no início do livro, nem no decorrer dele. Era violência por violência. Gostei da resolução, apesar de achar fraca por não fazer sentido na forma como a protagonista foi desenvolvida.

sofiaaaaaaaaa 23/10/2023

Esse livro simplesmente mudou minha vida, minha maneira de enxergar as mulheres, os homens, as mães, os pais e até mesmo as amantes. simplesmente leiam.

Giuliana 22/10/2023

.......
É bom só que poderia ser muito melhor, tive a impressão que a autora quis jogas vários temas polêmicos e não se aprofundar em nada, enredo bom, execução média

Zabi 22/10/2023

Decepção
Estava super animada para ler, esperava um livro pesado, que prendesse o leitor e explorasse o ser mulher.
A autora joga várias situações chocantes, várias coisas pesadas e não explora nada do que coloca. Não tem profundidade, fica extremamente forçado. Parece que é só para causar e ponto, não segue uma linha, não tem um bom desenvolvimento.
Eu demorei MUITO para terminar, pensei em desistir várias vezes tamanha a decepção que eu tive. Perda de tempo.
Ramon.Campbell 24/10/2023minha estante
Concordo muito com a sua experiência nessa leitura, tive a mesma impressão!!