Animal

amandsreads 10/04/2024minha estante
amei sua resenha

insaniadora 14/03/2024

FEROZ E SELVAGEM
Não recomendo esse livro pra qualquer um. Precisa ter estômago. A história trágica de uma mulher cuja a vida foi arruinada por homens desde os seus 10 anos de idade.

Raiane 13/03/2024

Essa leitura é quase uma surra. Muito bem escrito, ritmo ótimo e um pouco arrastado. As coisas são reveladas aos poucos, pra maltratar a gente mesmo. Adorei os diálogos. Apesar da narrativa ser excelente, o ponto principal em "Animal" é a protagonista, Joan, e suas dores e reflexões.

É um ótimo exemplo de livro do gênero famoso no booktok: livros de mulheres malucas. Isso quer dizer, basicamente, que é um livro em que as personagens fogem do estereótipo do que é ser mulher - geralmente a raiva é um sentimento muito presente nesses enredos.

Leitura crua, pode ser muito forte e por isso, árduo, mas muito interessante e necessário.

majuja 12/03/2024

Visceral define melhor que animal.
?Silenciosamente ela me ensinou que somos todos monstros, que somos todos capazes de monstruosidades. Dias depois, ela me ensinou, de um jeito inesquecível e imperdoável, que há sempre uma razão por trás da monstruosidade.?

De todas as inúmeras passagens densas desse livro, essa com certeza foi a que mais me marcou. É uma história de monstruosidades, daquelas que aconteceram diariamente e nem percebemos, daquelas que torcemos a vida toda pra que não nos atinja, principalmente nós mulheres.
Cara? não sei muito bem como descrever, porque é uma narrativa pra sentir. Ódio, aversão, solidão. Considero então essa experiência como um ensaio sobre a monstruosidade humana. Pra se sentir desamparada diante de tantas coisas erradas, as quais algumas delas só acontecem com mulheres, dói ler isso tão explicitamente.
Dito isso, o livro seria um favorito se não fosse o final, que eu achei mal desenvolvido e desconexo da personagem principal.

oiamandah 09/03/2024

2.5
Tô bem chateada por não ter curtido esse livro...acho que não soube "ler" ele, sei la. Vamos aos pontos.
A premissa é foda, tinha tudo pra dar mt mt certo e arrebentar a boca do balão kkk mas não achei isso:

1- o livro tem quase 400 pgs e começa a acontecer algo de fato, da pg 250 pra frente.
2- a narrativa (pra mim) não funcionou nada nada - achei confusa, permeada de distanciamento afetivo (que creio ser proposital) porém, nessas primeiras pgs senti que o livro só ficou dando voltas.
3- a personagem é monótona (acho que é o objetivo), irritante e ao mesmo tempo não sabemos nada sobre ela. Só no fim mesmo.
4- há diversos gatilhos, cenas cruas e pesadas, mas do jeito que a autora escolhe descrever algumas inclusive ficaram caricatas.
5- o desfecho é péssimo (pra mim), os acontecimentos finais não fizeram sentido e o final foi ??
6- a autora preencheu o livro com diversas violências mas parece que tudo só ficou jogado mesmo (será que ela queria isso? Mostrar que na vida real as coisas não são justas ou resolvidas?) Não sei.

Entendo toda a ideia do livro, as violações e violências que a personagem sofreu desde a infância e toda a merda que ela viveu sozinha. Ela é resultado de uma vida marcada pela desprotecao, é tristissimo... mas não senti nada por ela ou pela história.

Agora que finalizei sinto que perdi tempo lendo :/

eliabxanca 03/03/2024

O sentimento de desconcerto durante a leitura foi tão intenso que chegou a ser palpável. Lisa consegue descrever com muita maestria a fúria feminina, colocando-a de forma crua e coesa. A vida de Joan é atravessada por traumas, abusos, dores e solidão, e tudo isso deixa um vazio imenso que ela passa a vida buscando apaziguar. Toda a obra aponta para uma reflexão sobre uma sociedade estruturada pelo domínio do masculino, sobre o poder e a sobrevivência no contexto das relações de gênero.

Carol.Dantas 25/02/2024

Sem eira nem beira
Fui influenciada a ler esse livro pela capa e por estar em alta, mas pense num livro ruim... Uma protagonista insuportável que torna tudo sobre ela mesma e só sabe viver em função de homens

yungiglwxy 25/02/2024

Simplesmente a coisa mais absurda que já li e eu amei
Eu não sei nem o que dizer a respeito deste livro. eu estou embasbacado, completamente embasbacado.

simplesmente esse foi um dos ? se não o melhor ? livro que eu já li na minha vida inteira. a joan é a personagem mais 🤬 #$%!& e cruél que eu ja tive o prazer de descobrir na minha vida. eu nem sei como reagir a tudo o que eu li, sinto que invadi todo o relato da vida dela e me envolvi em algo que não devia. ela passou por tantas coisas que minha nossa, o que foi que eu li???

e teve tanta coisa na história que eu me identifiquei que eu não sabia dizer se queria ter lido isso antes ou se foi na hora exata que eu precisava. eu definitivamente não sei definir isso, eu só sei que eu gostaria de enfiar ele dentro de mim e nunca mais poder tirar.

as páginas finais foram tão absurdas que eu tive que parar de ler várias vezes pra processar tudo na minha cabeça, e sinceramente ela está explodindo de dor de tants coisa pra absorver. esse livro foicomo um esporro na minha cara.

os personagens secundários são incríveis também, eu amei e odiei cada um deles, senti as exatas emoções que a joan sentiu por eles. foi arrebatador.

eu nem consigo pensar em spoilers, isso foi tão único e profundo e nojento que eu quero gravar apenas no meu cérebro e não compartilhar com mais ninguém. esse livro é meu, só meu. e eu amo ele como eu não amo nenhum outro.

Lara 25/02/2024

Desconcertante
O livro é todo uma narrativa de uma mulher de uns 30 e poucos anos, a qual parece totalmente perdida emocionalmente. A leitura é fluida, nos deixa com curiosidade para saber que fim vai ter aquela história meio absurda mas carregada de muitos sentimentos. Em algumas partes do livro, acabei me perdendo nas informações, pois a narradora estava narrando algo atual e depois se fundia com flashbacks do passado. Ai como ela narrava em partes, eu acabava não entendendo completamente de quem ela estava falando, ainda mais porque as pessoas atuais da vida dela remetem a experiências/pessoas do passado. O livro é desconcertante, tem partes bem desconfortáveis que não compreendi porque ela se deixava chegar naquela situação, mas enfim, acho que uma pessoa que cresceu em meio ao caos e que não aprendeu a não repetir apenas vivências tóxicas, acaba tendo essa vida vazia mesmo.

sofipiccolotto 22/02/2024

Definitivamente uma das leituras mais impactantes que já tive. Boquiaberta a cada página do terror psicológico que é essa história. Perfeito para amantes de livros fortes ??

Gabriella Gomes 20/02/2024

Um livro sobre como homens arruinam a vida de mulheres e como mulheres tem que conviver com pequenos estupros durante toda a vida. Um livro bem pesado e explícito, com diversos gatilhos, mas que me prendeu do início ao fim.

Anny277 20/02/2024

Não sei muito bem o que achar desse livro, não sei se a intenção era ser impactante por ser impactante,  com descrições muito pesadas e gráficas de coisas que acontecem com a personagem principal ou se a intenção era usar de todos esse acontecimentos, para retratar sentimentos conflitantes que nós,  mulheres, algumas vezes temos em relação ao sexo oposto, como sua criação pode moldar completamente a forma como você se relaciona, ou se é uma combinação de tudo isso e mais um pouco..
Não sei,  acho que o que acontece é que eu esperava mais desse livro...
Ele lembra em certos pontos o livro "meu ano de descanso e relaxamento " só que nesse não existem pontos leves, a história toda é muito viceral e pesada.

Egtta 19/02/2024

Uma confusão pra se identificar
?Eu me vestia pra alguém na época e gostava de acreditar que era pra mim.?

?As pessoas vão malhar você,ela disse. Mas é só porque elas se odeiam.?

?Todos os homens presentes são substitutos de homens anteriores. E todos os homens são substitutos do nosso pai.?

?As vezes é melhor matar uma pessoa do que deixá-la.?

?Eu odiava minha mãe, em suma, por ser mulher.?

?O mundo tinha me feito acreditar que eram as mulheres que enlouqueciam. E era simplesmente a dor das mulheres que se manifestava como loucura.?