Mary Jane Jessica Anya Blau
Jessica Anya Blau

Resenhas - Mary Jane

lele 11/12/2023

Foi algo diferente do que eu tava imaginando. não foi uma leitura ruim, mas tem uns pontos questionáveis, tipo em relação a atitude da mãe da mary jane que mudou muito rápido. a responsabilidade que foi jogada nas mãos de uma menina de 14 anos foi absurda, o livro se perdia muito quando ficava contando sobre esses afazeres de casa. além da protagonista, também gostei da sheba e amei a izzy. queria muito um final melhor.

liliaceae 21/01/2024

"Mary Jane! Caramba, garota, você faz falta!"
Essa foi uma das leituras mais gostosas que eu tive nos ultimos tempos. A narrativa te traz um aconchego tão grande e a leitura é tão fluida que você não percebe o tempo passar. Eu acabei a leitura e já sinto saudades de Mary Jane, Izzy, Sheba, Jimmy.
Aqui nessa história vamos acompanhar o amadurecimento de Mary Jane, uma jovem que cresceu em um lar extremamente rígido e conservador, ao ingressar como babá em uma família de realidade completamente distinta da sua. Essa experiência leva Mary Jane a questionar diversos aspectos de sua própria jornada de crescimento, desde a maneira como seus pais expressavam amor até questões éticas.
Acho que esse aconchego todo até te faz ignorar certos aspectos negativos da história, que eu percebi depois de finalizar a leitura. Apesar de ser vendida como algo que lembre Daisy Jones & The Six eu não achei que a ambientação dos anos 70 seja bem desenvolvida, o que pode decepcionar um caso seja isso que esteja procurando.
Mas enfim eu gostei, recomendo caso tenha interesse!

Letícia 21/11/2023

Com certeza extremamente decepcionante
"Mary Jane" não entrega a energia dos anos 70 que promete. Nada a ver com "Daisy Jones and the Six" e "Quase famosos". Mas sinceramente, a quebra de expectativa em relação a experiência hippie e rock'n roll nem é a pior parte.

Que história artificial, meu deus! Não faz sentido a relação da família Cone. O que Izzy sofre é total negligência, é totalmente criminoso. E é totalmente loucura o Dr. Cone levar o Jimmy para a casa deles. O fato do astro de rock ser viciado nem é a pior parte, já que ele está limpo e é confiável. MAS QUE RELAÇÃO MÉDICO E PACIENTE É ESSA?? Mesmo que os anos 70 tenha sido livre e liberal, não faz o menor sentido um psiquiatra levar um paciente famoso e sua esposa estela de cinema para morar com ele. Aliás, ele não atende mais ninguém não? Só vive do Jimmy? Sério, menor sentido.
Além do mais, temas e situações pesadas são resolvidos em uma simples conversa em uma única página.

FALANDO EM CONVERSAS, nunca vi diálogos tão artificiais, nossa, parece que são bonecos com frases prontas. Os personagens são mal desenvolvidos e suas interações chegam a cheirar a plástico queimado. Muito ruim.

Enfim, não sei se deu para notar, mas não gostei do livro e com certeza não recomendaria para ninguém. A única personagem melhor desenvolvida é a Mary Jane, mas a maneira que as pessoas vêem ela é bem falsa. Ela não tem tanta personalidade e não é madura assim. Não faz sentido o Jimmy !!!!SPOILER!!!! fazer uma música para a babá da filha do seu psiquiatra que cozinhou para ele no verão. Sem motivo nenhum.

Enfim, muito mal desenvolvido e extremamente artificial.
Boa sorte em tentar ler e parabéns se achar algo proveitoso.
Giovanna Rossetti 22/11/2023minha estante
Que resenha ein! To quase querendo um blog seu de resenhas dps dessa

brigitte4 15/05/2023

Mary jane
A vibe desse livro é simplesmente fabulosa. a história é ambientada nos anos 70 e nós nos deparamos com dois extremos distintos, sendo esses um modo de vida hippie e um conservador. o livre menciona levemente assuntos muito importantes da sociedade daquela época, que infelizmente persistem até hoje tais como intolerância religiosa e racismo. você consegue se conectar facilmente com a história e é uma leitura muito fluida, rápida e divertida.

Anna 16/05/2023

Leve, fluido e fofo. isso é mary jane.
história bem envolvente e escrita fácil?
é um livro que vale a pena ler em qualquer momento da vida. cumpriu o que prometeu.

Lulubalubs0 06/01/2024

Meu novo livro queridinho do momento
Se você precisa de algo fofo e gostoso de ler, leia esse livro, juro. Merecia muito mais reconhecimento. Esse livro é simplesmente incrível, eu amei tanto mais tanto que só penso nele desde que terminei de ler.
Eu sou suspeita pra falar porque amo demais essa vibe anos 70, meio Daisy Jones e tals. Mas a forma que este livro é escrito literalmente te insere na leitura e você se sente amiga dos personagens, que por sinal eu amei muitooo todos, muito divos. Também acaba sendo uma leitura super fácil e fluída, apesar de não ser uma escrita simples, é uma escrita fácil.
Enfim, se você tá de ressaca literária, esse livro provavelmente vai ajudar!!

emyberaldo 27/11/2023

"Mary Jane! What the hell girlie, you are missed! Here?s the title track of my new album. I sure as 🤬 #$%!& hope you like it.?

um dos melhores livros que li esse ano, me lembrou um pouquinho daisy jones e por isso já ganhou meu coração.
é muito gostoso ler esse livro e passa rapidinho, gostei de todos os personagens e mesmo que o final não seja o que eu esperava ainda sim gostei e espero que a Mary Jane e a Izzy sempre visitem o Jimmy e a Sheba.

Leonardo1121 27/12/2023

Sobre Mary Jane
Realmente um bom livro, no início uma história e personagens que cativam, uma história que encanta todos os amantes de música e todos que gostam da cultura hippie dos anos 70.
Infelizmente por outro lado, o final é um pouco entediante e decepcionante, com um desfecho que não faz sentido dentro daquilo que o próprio livro propõe, afinal, como os antissemitas e racistas (entre outros preconceitos), aceitaram com tanta facilidade a mentira e amizade da filha com aquele universo que eles odiavam tanto, só não tem muito sentido.
Enfim, apesar disso gostei bastante do livro, porém o que poderia ser 5 estrelas será somente 4.

celiajmes0 12/06/2023

QUE LIVRO!!!
eu fiquei tão encantada e hipnotizada pela história, os personagens são cativantes e incríveis.
é um sentimento muito bom de acolhimento ver eles se tornando uma família ao decorrer do livro.

Mariana 09/09/2023

Eu juro que passarei o resto da minha vida panfletando Mary Jane. Tipo cara???!!!@!
Não consigo acreditar que eles não existam de verdade, eu preciso de mais um verão ou qualquer coisa.
#IzzyLenda

Lai 28/08/2023

Mary Jane
Simplesmente perfeito!!!!!! Foi tão lindo ver a evolução da Mary Jane, ver ela sentir ser amada, sentir o que é um abraço, viver de verdade! E Sheba a maior de todas, icônica demais! Adorei a história e o livro me prendeu do início ao fim, me apeguei a todos os personagens. E no fim, todos evoluíram! Indico 100% a leitura!!!

Jeni 23/08/2023

Mary Jane
O livro "Mary Jane" é uma narrativa emocionante e envolvente, escrita por Jessica Anya Blau. A obra conta a história de Mary Jane, uma jovem de 14 anos que aceita um emprego de babá no verão de 1970.

A trama se passa em Baltimore, nos Estados Unidos, e retrata os conflitos e descobertas vividos pela protagonista durante esse período. Mary Jane é uma personagem cativante e a autora nos presenteia com uma narrativa delicada e repleta de nuances, explorando temas como família, amadurecimento, e a descoberta de sua própria identidade.

Ao longo do livro, Mary Jane é confrontada com diferentes perspectivas e experiências, ao trabalhar para uma família cujos pais são terapeutas de casal. Através dessa convivência, a protagonista se depara com questões de gênero, igualdade e liberdade sexual, em contraste com a criação conservadora que recebeu de sua família.

O livro aborda não apenas o amadurecimento da personagem principal, mas também explora as tensões sociais e políticas da época, como a Guerra do Vietnam e os movimentos de contracultura. Isso amplia o contexto da história e aprofunda ainda mais a narrativa.

Uma das grandes qualidades do livro é a riqueza dos personagens secundários. A autora constrói com maestria personagens complexos e profundos, contribuindo para a densidade emocional da obra. A escrita é fluída e agradável, com uma atmosfera nostálgica e delicada que te envolve desde as primeiras páginas.

Além disso, a autora aborda temas delicados com muita sensibilidade e profundidade, explorando as emoções e as transformações pela qual Mary Jane passa. A obra, portanto, se destaca por trazer questões atuais por meio de uma história ambientada no passado.

Em resumo, "Mary Jane" é uma narrativa envolvente e profunda, que nos transporta para uma época de mudanças e autodescoberta. Através da protagonista Mary Jane, somos convidados a refletir sobre a importância de questionar as convicções e padrões impostos socialmente, e a buscar a nossa própria identidade. Uma leitura que deixará marcas e questionamentos, recomendada para todos que buscam um mergulho no universo íntimo e transformador de uma adolescente em constante evolução.

luna (: 10/10/2023

"alexa, play Mary Jane by running water"
Eu me apeguei tanto a esse livro. a estética de férias de verão e todas as cenas da família Cone me traziam um quentinho no coração, parecia que eu também fazia parte da família. a Mary Jane se descobre uma nova garota, ela entende que o mundo é muito mais do que só aquilo que ela enxerga, muito mais do que apenas a zona de conforto dela. a Sheba e o Jimmy tornaram a narrativa muito melhor e eu queria muito ler o futuro da Mary Jane morando com eles. não tem nada de reviravolta no livro, ele apenas narra a experiência da Mary Jane sendo babá na casa dos Cone, e acho que é isso que torna o livro tão incrível. a beleza e a descoberta da vida em atos tão simples. Izzy, você é uma querida e a Bonnie Cone traz uma vibe muito mulher elegante dos anos 70KKKK eu achei isso incrível.

júlia 24/02/2023

Mary Jane é um livro found family que me surpreendeu muito em alguns aspectos. Conta a história de uma adolescente que foi ser babá de uma criança que morava em seu bairro e lá encontrou pessoas muito especiais e diferentes do costume dela.

Ela vinha de uma família extremamente tradicional, em que eram todos da igreja e a mãe submissa ao pai, e na casa da família que ela adentra, ela encontra uma mãe que não gosta de ser dona de casa, um pai que é psiquiatra e faz com que todos consigam se abrir pra ele, e também chega um paciente rockstar dele tentando se recuperar de um vício em drogas e sua mulher, uma antiga atriz de televisão.

Ali ela encontra uma família que permite que ela seja ela mesma, e mesmo com tantos defeitos, ela encontra o amor. O found family é um ponto muito forte nesse livro, extremamente bem desenvolvido.

Alguns pontos me fizeram ter raiva dos personagens o que influenciou bastante na nota do livro, além da escrita da autora me deixar entediada em alguns momentos, fazendo com que eu pulasse alguns parágrafos só pra chegar numa parte empolgante de novo. Mas apesar disso, é um livro divertido e acolhedor, com uma ambientação incrível e algumas críticas sociais (ainda que meio superficiais, mas o contexto explica isso), muito bom pra passar o tempo.