Um Milhão de Promessas

Um Milhão de Promessas Cinthia Freire

Resenhas - Um Milhão de Promessas

LT 10/05/2021

Um miçhão de promessas e uma avalanche de sentimentos!
Olá! Vou ser repetitiva mesmo – risos –, os livros da Cinthia Freire sempre me emocionam e ler esse me fez novamente vivenciar uma mistura de sentimentos, que chegou a um determinado ponto em que desejei parar de lê-lo por me causar tanta inquietação e tristeza ao decorrer da história, mas não consegui parar totalmente.
Dei uma pausa na leitura, por três dias... no entanto, a vida dos personagens não saiu de minha cabeça e eu queria saber o desfecho do enredo, minha curiosidade foi maior e a ansiedade por dias melhores também, e assim criei esperanças e me joguei novamente na leitura!

Venho apresentar para vocês Thales e Ayla, amigos desde a infância, a partir dessa amizade construiu-se um sentimento muito maior que nem eles imaginavam, vou parar de enrolar...

Vamos a resenha?!

Não sei nem como começar a escrever essa resenha, pois cada palavra que colocar não vai ser suficiente para expressar as emoções que vivenciei ao virar de cada página, mas vamos lá...

Tudo o que queria quando comecei a ler era saber exatamente o que afligia aquele garoto, aparentemente rebelde e anti-social, mas depois que cheguei a entender aos poucos o que acontecia em sua vida eu só queria pega-lo no colo e tirar tudo o que lhe entristecia e o machucava de perto dele.

Thales é um garoto de quatorze anos, olhos e cabelos castanhos, seu sonho é ser alguém na vida e sair de casa. Lendo a história percebi que era um garoto frágil e ao mesmo encontrava uma força dentro de si para continuar seguindo em frente.

Ele tinha dois amigos, Ayla e Duda, que desde de crianças sempre foram inseparáveis, tinham sim suas diferenças, mas apesar disso se encaixavam de uma maneira que muitos não entendiam, um sempre levantando o outro quando as coisas estavam incômodas.

Ayla é uma garota que tem cabelos enrolados, pele negra e sempre se destacou por ser diferente das outras meninas, na verdade, quem a conhecia melhor do que ninguém sabia como ela era de verdade: compreensível, amável e altruísta. Do tipo que estava sempre ali para seus amigos, mas seu coração batia mais forte quando Thales aparecia pulando em sua janela e lhe pedindo para ler para ele.

Ali crescia mais do que uma amizade, era cumplicidade, aceitação e sobre tudo, mesmo não sabendo o que realmente acontecia com Thales em sua casa, ela ficava impaciente quando ele não aparecia ou não respondia as suas perguntas, sua preocupação era de que a situação que o envolvia fosse grande demais, ao ponto de não aguentar o peso nas costas.

Thales sempre vivia com medo, não por si mas pelas pessoas ao seu redor, de uma maneira que ninguém entendia, conforme os anos foram passando ele alimentava o ódio, rancor e sua superproteção em relação a Ayla e sua irmã, Tatiana.

Ayla e sua família amparam Thales, sempre o tratando como alguém especial e isso é o que ele é: um garoto adulto com a alma de uma criança machucada e em pedaços, será que um dia ele conseguirá seguir em frente e tirar alguma lição de tudo o que passou?

Me despedacei e me revoltei muitas vezes durante a leitura, chorei por uma criança que deveria receber amor e proteção e ao invés disso recebeu desprezo e humilhação, sendo muitas vezes rejeitada, mas assim mesmo tinha uma pequena esperança de se encaixar e poder dar uma vida melhor para sua irmã.

Ayla era a luz no final do túnel, quando lia seus romances ou apenas o amparava, sua voz acalmava uma alma quebrantada. Thales a sentia como um refúgio e nutira uma esperança de poder fazer parte de sua vida, mesmo achando-se desmerecido disso. A mocinha, por outro lado, o queria de qualquer jeito, transmitia toda sua força e seu amor achando que poderia salvá-lo de todo o mau, até de si mesmo...

Thales é meu herói que, apesar de ser o personagem de uma história fictícia, que trabalha sob a perspectiva de um fundo real, causa no leitor reflexão e dor. Como leitora, é esse tipo de livro que faz a gente evoluir, que dilacera o peito e faz a gente olhar para o mundo com mais empatia. Confesso que sinto uma dor profunda quando paro para lembrar dessa história. Thales foi marcado a brasa, mesmo quando nada saia de sua boca, seu sofrimento e constrangimento são mostrados através de seus olhos, eles gritam por socorro silenciosamente. E quantas crianças não vivem esse tipo de coisa na vida real? Quantas ficam em silêncio implorando por socorro?

Esse livro aborda dois problemas visíveis na vida do personagem Thales que esão reais em muitos lares da vida real. Um milhão de promessas mostra adversidades e uma criança sendo moldada conforme as consequências do que lhe acontecia.

Na verdade, acompanhamos um menino que tinha o peso e a responsabilidade da vida sobre seus ombros, em um garoto de apenas oito anos, sofrendo muito conforme vai crescendo e se desenvolvendo, sem um pai para o protegê-lo, dar conselhos, e com uma mãe amarga e totalmente omissa de suas obrigações.

Como leitora, estava totalmente enganada quando achei que seria uma leitura leve ainda que fosse trazer uma mensagem importante – todos os livros da Freire tem uma mensagem marcante –, mas nesse Cinthia Freire foi a fundo na alma humana, marcou, explanou, faz a gente ser marcado através da leitura de suas palavras.

Como um todo o livro me encantou, me fez sofrer, me colocou de joelhos e transformou parte da minha visão de mundo, é uma história que vai me acompanhar pela vida. A autora não foi sutil, se aprofundou pra valer no protagonista, deixando os problemas que envolviam Thales em bastante evidência, a intensidade dos fatos me arrepiou e confesso que desmoronei de tanto chorar. É aquele tipo de livro que todo mundo deveria ler, ele faz diferença em nossas vidas.

Li no formato digital, uma cópia cedida em parceira com a própria autora, Cinthia Freire, não sei se poderia dizer isso, mas não curti a capa – para minha pessoa – não ficou condizente com toda a intensidade do que encontrei nessa história. Talvez seja porque acompanhei a trajetória de Thales desde pequeno, não sei dizer, mas a capa foi o único ponto que não me conquistou, já o enredo, meu Deus, que livro! Não notei erros, então não posso falar sobre.

A história é narrada na primeira pessoa, intercalando os pontos de vista entre Thales e Ayla. O livro é separado em dois períodos, vemos as dificuldades enfrentadas por serem pobres, sendo enfatizadas socialmente, também os sentimentos de cada um se aflorando e as tristezas sendo desnudadas de uma forma dolorida e amarga.

Se você gosta de uma história bem escrita, intensa e que faz a gente refletir sobre a vida de forma profunda, esse livro é o que recomendo para você! Fica o aviso: é um enredo com gatilhos que pessoas mais sensíveis a violência podem não tolerar ou não aguentar, mas são esses pontos e a forma com que a autora os trabalhou que faz a intensidade da história ser tão marcante e inesquecível.

Até a próxima resenha!

[QUOTES]

[...] Durante todo o caminho, Thales permanece ao meu lado, de vez em quando seus olhos se encontram com os meus, mas ele não diz nada. Em minha imaginação, gosto de pensar que ele gosta de mim... e que a melhor parte do dia sempre seja o momento em que estamos assim... [...]

[...] Ayla não diz nada, ela já está acostumada a me ver assim... como um animal acuado necessitando de espaço, talvez seja isso que sou, no fundo sou um animal agredido que sente a raiva encher suas veias, cegar seus olhos, tampar seus ouvidos. [...]

Resenhista: Cris Santana.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

Sabrina 11/05/2021

Meu Deus, que livro!
A minha experiência com esse livro foi surreal. A carga emocional dele é muito intensa, eu pensei em desistir várias vezes. Alguns assuntos relatados no livro, mexem demais com meu psicológico e eu achei que não conseguiria continuar. Mas, que bom que continuei!

A escrita da autora é muito fluida e apesar do livro ser bem grande, eu li rapidinho.

A história é muiiito triste, mas de muita superação. E apesar de ser uma ficção, é inevitável pensar que milhares de crianças passam por essas situações e o que falta para elas vencerem é o fato de alguém apoiá-las e amá-las.

Não é um livro que eu indicaria para qualquer pessoa, mas é um livro que, se você conseguir lidar com gatilhos, vale cada página lida. Eu amei!

Paula.2 05/02/2024

Me destruiu, favoritado.
Esse livro teve uma carga emocional bem pesada, não achava que seria tanto quando li os gatilhos.
Thales foi um garoto que cresceu sofrendo abusos, foi um garoto que teve a sua inocência arrancada e que não tinha sentido para viver.
Vê todo o amadurecimento de Thales e como ele foi melhorando de vida me fez bem. Eu sofri tanto com as cenas de abusos e com os gatilhos que ele tinha.
Adorei o desenvolvimento do romance, como a autora fez a protagonista nunca desistir de nosso menino e como no fim, eles conseguiram vencer os monstros do passado.
Uma leitura incrível, que se lê uma vez e dói pro resto da vida.

?Eu vou vencer, vou fazê-la minha mulher, eu farei amor com ela e, quando acabarmos, eu me sentirei orgulhoso do homem que sou e ela olhará para mim sabendo que fez a escolha certa.?

Daila 19/06/2021

Maravilhoso
Este livro aborda temas realmente impactantes. Foi uma leitura muito sofrida, muito dolorida.. principalmente por saber que isso acontece com muitas crianças.
É impossível você não refletir com esta história.

Eu amei este livro, apesar de toda carga emocional. A nota da autora foi um enorme aprendizado.. a gente sabe que isso tudo existe, mas ainda assim não temos a noção do quanto, por causa de todo preconceito que a nossa sociedade tem. Muitos não denunciam, pela vergonha, pelo preconceito.

Enfim, livro que me ensinou muito.

"...os livros ... eles salvam vidas."

claraastb 20/06/2021

Perfeito.
?Thales é um menino que cresceu em um ambiente completamente conturbado, com pessoas que ninguém merecia ter como ?família?; porém, como todo mundo tem seu porto seguro, um lugar de paz, o de Thales é ao lado de sua amiga de infância, Ayla. A dona da voz que o trás paz, conforto, em meio a histórias, em seu quarto, nas únicas noites que pode relaxar sem se preocupar.

?ALERTA DE GATILHO: O livro aborda temas sensíveis, como: abuso sexual infantil; distúrbio de processamento auditivo central (DPAC); agressão verbal e física.

?Para começar: não julgue pela capa! Eu tinha uma visão completamente diferente do que poderia esperar por ela. Achei que fosse clichê, que se passasse em uma fazenda, e tudo certo? O tombo veio.
A história me prendeu demais, era eu lendo e querendo ler mais e mais, Thales e Ayla têm uma química surreal; te cativa. Virei noite lendo, chorando -e eu não tô nem brincando- ; é incrível.
A evolução dos dois como um casal, como pessoas, é uma das melhores partes. O vínculo que criamos com os mesmos só contribui com a melhora da experiência. Escrita impecável.

Enfim: leiam. Apenas leiam.

@tiffdoslivros 29/06/2021

Thales e Ayla merecem o mundo ??
?No fim das contas eu sou um garoto de sorte, porque o amor me salvou.?

Quando comecei esse livro em uma LC, não imaginei que fosse amar tanto.
A escrita da Cinthia é muito fluida e me prendeu logo de cara, personagens cativantes e MUITO sofrimento é o que pode esperar aqui. Uma história de superação, dor, luto, felicidade, esperança e amor. De um lado temos Ayla, sempre tão forte, madura pra sua idade, disposta a fazer tudo pelo melhor amigo e grande amor e do outro Thales, um garoto quebrado que busca refúgio nós braços de sua pessoa favorita. A forma como eles são amigos, se protegem, lutam um pelo outro, a força da Ayla e tudo que seu pai foi capaz de suportar... Sério, é perfeito demais! Uma montanha russa de sentimentos onde a gente sofre, ama e luta junto com os personagens. Sofri igual uma desgraçada, por isso favorito ???

Nanda 06/07/2021

Espetacular!
Minha nossa, que livro maravilhoso!! Me fez repensar os livros que coloquei como favorito, porque nunca li um livro tão bom e tão bem escrito quanto este, minha nossa!! Ele não tem nenhuma ponta solta, coisa que me incomoda, não tem eventos desnecessários e me transmitiu todos os sentimentos dos personagens.Não tenho nem palavras suficientes para expressar o meu amor e admiração por este livro!! Me apeguei bastante aos personagens e, com toda certeza, irei ficar com uma GIGANTE ressaca literária. Amei, amei e amei!! 5 estrelas para ele é pouco! Recomendo demais ele.????

Thaise 14/07/2021

Simplesmente Perfeito!
Um livro maravilhoso que aborda temas que você jamais imaginaria julgando pela capa rs. A escrita da autora é ótima e muito gostosa de acompanhar. Uma história tão bem desenvolvida que prende os leitores e faz com que eles não queiram parar de ler por curiosidade de saber o que vai acontecer depois. Me emocionei muito, a história do Thales é triste e ao mesmo tempo linda, a superação que ele teve, o amor e cuidado que Milton tinha com ele. O amor de Ayla, nunca desistindo de tentar ajudá-lo mesmo quando parecia não ter solução mais. Chorei igual um neném e já é uma leitura que quero fazer novamente! É uma montanha russa de sentimentos, amor por alguns personagens e ódio em outros. Mas uma leitura que vale MUITO a pena.

Luninha 22/04/2022

Thales o nosso Rei, e Ayla o seu motivo
Um mix de sentimentos, de vdd. Temáticas importantes e ai superação e esperança. Esse livro... As palavras faltam realmente

Kelly 11/07/2022

Acabada
Primeira resenha que faço aqui, porque senti no meu coração que preciso falar sobre esse livro.
Primeiro quero comentar que o aviso da autora sobre gatilho está incompleto, acho extremamente importante que inclua abuso sexual.
Acredito que algumas divagações ficaram exageradas, talvez com mais uma revisão corrija todos os pontos, embora autora e revisora estejam de parabéns, não é fácil finalizar um livro tão longo.
Os personagens são imperfeitos, quebrados, e cada palavra que eu lia me feria ainda mais, chorei muito, até ficar com dor de cabeça, mas não conseguia parar de ler, não queria parar a leitura nem para dormir, por isso dei cinco estrelas.
É o tipo de livro que quando acaba você parece sem vida, vazia, querendo salvar crianças do mundo e abraçar todos que ama.
Eu não sei se recomendaria a leitura para alguém, porém queria que todos que conheço lessem o livro ainda essa semana, sentimentos contraditórios, não consigo explicar.
Saiba que a partir do momento que começar a ler você não vai conseguir abandonar, acredite, eu queria, mas era impossível.

Nanda (; 19/10/2021

5?
Eu não tenho outras palavras para descrever Um Milhão de Promessas alem de incrível,apaixonante e encantador!!!

Eu estou completamente encantada nesse livro,na forma como a Cinthia desenvolveu cada página e cada personagem.

Os tópicos que a Cinthia pegou para abordar nesse livro são na minha concepção algo meio que complicado de ser abordado, por realmente existir infelizmente muitos Thales pelo mundo,mas como ela retratou tudo foi algo completamente encantador,ver como tudo foi superado,
e principalmente como ela abordou tudo e mostrando que as pessoas podem se salvar sozinhas mas não antes sem ter a ajuda de alguém para elas.Para o Thales foi o Milton que sem dúvida alguma foi um anjo mandando para ele.E como ela também mostrou que não é só o amor que cura tudo,como na maioria dos livros aborda,mas sim passando por terapias e por profissionais de que realmente estão ali para isso.

E para dar mais um ponto para a Cinthia KKKK,eu amei como ela desenvolveu nosso casal principal aqui que no caso é a Ayla e o Thales tudo que se conhecem desde pequenos e que no passar dos anos o amor deles não é só amizade mas sim um amor verdadeiro.Eu estou completamente apaixonada por eles mesmo que lá para o meio da história eu queria dar uns tapas na cara dos dois KKKK.Foi algo completamente encantador ler a história deles e esse livro todo em si.

??????GATILHOS:violência, depressão,suicídio,abuso sexual,violência doméstica ??????

Yasmin 09/12/2021

Uma história cheia de emoções
Esse foi um livro que me fez sentir diversas coisas. Nele são abordados diversos assuntos importantes e recomendo que pesquisem a lista de gatilhos antes de lerem.

ViSant 03/01/2022

Bom, porém muito dramático pro meu gosto, trata de um assunto sério de uma forma bacana e o romance entre o casal é legal, embora eu veja ela se anulando a todo tempo por ele. Também teve alguns acontecimentos que ao meu ver não agregou em nada pra história. No geral é um livro bom e muito bem escrito.