Nossa parte de noite

Nossa parte de noite Mariana Enríquez

Resenhas - Nossa parte da noite

Isabella.Tedeschi 25/06/2021

Nem sei por onde começar a falar mal desse livro
comecei a ler essa história pq pensava que me somaria em conhecimentos sobre a ditadura Argentina, essa foi uma das minhas primeiras decepções sobre o livro: o contexto histórico é bem chulo e simplista, e se alteradas as datas poderia servir pra qualquer ditadura ocorrida na América Latina.
o que mais começou a me incomodar e depois a me deixar puta da vida foi o fato de que a autora utiliza elementos de religiões afro e indígenas (politeísmo e rituais pra homenagear os deuses, por exemplo) pra servirem de inspiração pra essa seita maligna aí que ela criou, em que um monte de gente pelada e drogada de ácido e tortura pessoas (inclusive e predominantemente crianças) e animais em nome de um deus.
além disso, DIVERSAS partes do livro não têm a mínima necessidade de estarem lá: não enriquecem a história no quesito contexto histórico, não desenvolvem melhor os personagens. a escrita é prepotente, tenta ser ?original? e ?inovadora? e acaba por ser somente um empecilho pra leitura fluir. parece que todas essas partes desnecessárias só são feitas pra ?chocar?. pra que no final do livro você não possa falar que não gostou, pq se isso acontece, vc não entende um romance ?à frente do seu tempo?, que ?precisa de estômago?.
o Intrínsecos foi, inclusive, extremamente irresponsável por ?vender? esse livro como terror. é muito mais um gore RECHEADO de violência infantil, e se eles tivessem deixado isso um pouquinho só mais claro teria sido ótimo: eu não encostaria nesse livro.
mas Isa, se o livro é tão terrível assim, pq vc terminou e ainda por cima deu 0,5 estrela ao invés de 0? te respondo: a única decisão feliz da autora foi a de fazer algo que eu sou completamente apaixonada na literatura: grupo de amigos. eu só terminei esse livro por causa da história e dinâmica de Gaspar, Adela, Vicky e Pablo, apesar dessa parte também ser recheada de coisas pesadas. além disso, achei interessante também a autora dividir o livro em diversos pontos de vista. só isso mesmo. um parágrafo das coisas boas do livro ????????
por fim, fiquei extremamente decepcionada com o final: pareceu que a autora já estava cansada, afinal já tinha escrito mais de 500 páginas, e falou ?que mierda [ela é argentina], preciso terminar esse livro! vou sentar aqui e fazer um final aberto, sem desenvolver quase nada, só pra acabar logo? . e foi exatamente o que aconteceu.
um adendo: Mariana Enriquez, não vou esquecer que você literalmente comparou uma religião afro-brasileira com essa sua nojenta aí que você criou. o nome disso é racismo :) assim como outros termos racistas que você também usou :) como ?ovelha negra? :)

*Si* 24/06/2021

Nos bastidores
Que longa jornada foi ler esse livro! Ele foi o meu companheiro desses últimos dias super agitados. Podia me faltar tempo pra respirar, mas eu lia pelo menos duas páginas por dia. Um grande desafio pois o gênero, terror, está longe da minha zona de conforto e agrado. Destaque para a escrita muito bem construída, tão envolvente que às vezes era preciso fazer o caminho de volta a realidade.
A trama é sobre ocultismo, magia negra e uma seita poderosa chamada A Ordem. O Deus cultuado pela seita é A Escuridão. A grande busca, a imortalidade. Nossos protagonistas são pai e filho. Juan é o médium responsável por invocar a Escuridão nos Cerimonias que envolvem sacrifícios humanos. Gaspar, seu filho, é quem a Ordem quer usar como novo médium, mas o pai o marcou e fez seus rituais para protegê-lo.
O livro é dividido em 6 capítulos que funcionam como contos que se entrelaçam e dão voz a outros personagens. Fala sobre a Ditadura na Argentina, os tempos da Aids, o rock lisérgico dos anos 60, sobre riqueza, poder, violência e fanatismo, transitando por tempos diferentes.
Foi uma experiência bem interessante, e valeu não ter desistido da leitura ainda que arrastada. Esse é o grande barato de assinar um clube de livro. Ir além do seu mundinho literário.

Bruna 23/06/2021

Nossa Parte de Noite
Foi uma leitura demorada, não por ser uma história ruim, pelo contrário, eu gostei. Mas acredito que o fato da história não ser dividida em capítulos e sim em partes pesou bastante.

Luana.Barbosa 23/06/2021

Livro bom porém cansativo
Ai, não sei o que explicar ao ler esse livro. A escrita não foi o problema, acho que o livro por não ser separado por capítulos foi uma questão. Mas a história é fantástica, original sabe? Você não encontra uma história assim contextualizada em qualquer esquina. Porém o livro é muito, muito cansativo, fica arrastado, sendo que o faz ele ser de 500 páginas tem uma explicação e no final entendemos tudo. Eu gostei do final, achei genial como a autora resolveu da fim a história. Esse livro é daqueles que você só quer ler uma vez sabe? E se você tiver tempo e quer investir em um livro assim, eu indico, não irão se arrepender, mas se tiver atolado de coisas, na rotina, não indico.

Nathy 22/06/2021

Podia ter 200 páginas a menos? Podia! Fácil!

Existem muitos parágrafos desnecessários para o desenrolar da trama. Mas, apesar de ser um livro com desenvolvimento extremamente lento e denso, a história é muito boa. Então se 200 páginas fossem tiradas para fazer um livro ?fluído e mais rápido de ler?, todo o mistério e o tempo que esse livro precisa, seriam perdidos e a história deixaria de ter motivo para existir. Isso porque não é um livro de acontecimentos e plot twists, mas sim de ambientação e detalhamento do sobrenatural na vida das personagens.

Juan é um médium de um culto secreto chamado Ordem, em que participam muitas famílias ricas e poderosas. Ele tem a capacidade de invocar a Escuridão e agraciar os Iniciados dessa seita com mutilações e ferimentos. Só que esses Rituais também acabam com sua saúde e ele está definhando. Depois de descobrir que seu filho, Gaspar também tem seus dons, decide fazer de tudo para que a Ordem não o pegue e use o filho para o substituir. Ao mesmo tempo que busca respostas para a morte de sua esposa.

Vou admitir que não foi uma leitura rápida para mim, parecia que eu lia páginas e páginas e não saia do lugar. Isso também porque a história demora para sair do lugar. A autora nos apresenta várias narrativas separadas que tem ligações entre si, mas ainda não faz sentido no todo. Tudo começa a se juntar nas últimas páginas até o final, que eu não estava esperando nem um pouco. Fui surpreendida, estava esperando algo completamente diferente, mas mesmo assim achei o final rápido de mais para toda a enrolação das outras 450 páginas.
O ponto alto foi tudo que tinha a ver com o sobrenatural, que foi o que me segurou a terminar o livro. Ela nos traz uma ?magia? bem américa latinizada, com lendas, mitos, rituais, sangue, entidades, sacrifícios, crença e fé que é muito interessante por tem muito embasamento.
A autora também traz um pano de fundo da ditadura da Argentina em várias fases, já que o livro pula de vários em vários anos.

Foi uma leitura demorada, do tempo que precisou pra mim, mas quando eu soltava o livro, não conseguia parar de pensar nele.

sopa_de_letrinha_ 20/06/2021

Nossa Parte de Noite
Com escrita envolvente e assustadora, o livro de prende do início ao fim, porém acho que o final deixou um pouco a desejar.

Milena Tramontin 19/06/2021

Terminei, finalmente. Como demorou até a história conseguir me prender. Teve partes muito lentas e outras bem rápidas e muito boas. A escrita da autora é bem diferente, diálogos misturados no meio do texto. Gostei muito da parte da Rosário que poderia até ser mais longa e do Juan.

-Lara 17/06/2021

É a segunda vez que tenho contato com a autora, e como a primeira, também não funcionou, acho a escrita dela muito massante e piora por não ter divisão de capítulos, parágrafos longos, e nesse caso específico, ela se prolongou demais numa história que poderia ter menos páginas, lembrando que tudo isso é muito pessoal, a premissa da história é boa, mas não me prendeu, o que mais me chamou atenção foi acompanhar o contexto histórico da Argentina naquela época e a mistura de alguns fatos reais. Tem muitos detalhes interessantes, sobrenaturais, mas não consegui captar direito por causa da leitura monótona. Não acho que leria novamente, mesmo que precisasse entender melhor, mas indico a leitura, para poder tirar as próprias conclusões.

Laíssa 16/06/2021

Gostei muito desse livro e recomendaria. O contexto histórico e político da Argentina foi o que mais me chamou atenção no livro. Muito interessante os relatos. Gostei da relação entre o governo e a família. Ele é um pouco monótono em uma parte mas pra mim não foi uma dificuldade porque é um livro que prende muito apesar disso. Gostei da escrita, do jeito que foram colocados os diálogos e dos personagens tão intensos nessas suas rotinas bizzaras.

Vinnylit 16/06/2021

"A escuridão era uma colecionadora de ossos."
Um pai e um filho fazem uma viagem pela a Argentina, desde Buenos Aires até às cataratas do Iguaçu, divisa com o Brasil. Um passado sombrio, um futuro inserto, uma seita para a escuridão, que consome tudo em que toca, drogas, arte, doenças, morte.

Confesso que comecei sem muito interesse, mas com o passar da leitura fui me interessando mais, não é uma leitura fácil, muitas partes são bem pesadas. Gostei do livro em si, mas a escrita da autora é meio confusa, com diálogos vindos do nada, sem aspas(") ou travessão (-), muitas vezes não sabia o que era fala e o que era narração, dei quatro estrelas somente por este motivo mas o livro, a história é muito boa, até deixa um gostinho de "quero mais" no final.

lays.azevedo.94 16/06/2021

O início é pesado, devagar...
Mas aos poucos a história te prende e é muito boa a história.

Indico muito a leitura desse livro, principalmente pra quem quer uma leitura fora da caixinhas.

Lívia 14/06/2021

Não recomendo
Leitura muito massante, com muitos detalhes e sem divisão de capítulos. Não me apeguei aos personagens, a temática não me agradou e não entendi o final. Apesar disso, dei três estrelas porque o mistério me prendeu a partir de certo ponto.