Nossa parte de noite

Nossa parte de noite Mariana Enríquez

Resenhas - Nossa parte da noite

Andre.Carlesso 21/07/2021

Prós e contras
Esse livro foi uma jornada tão louca que resolvi fazer uma lista de prós e contras sobre Nossa Parte da Noite.
Contras:
- a leitura é super difícil, precisa de muita atenção o tempo todo e na grande maioria das vezes se torna cansativa;
- O livro é divido em partes e não tem capítulos, em poucos momentos encontramos tempo para respirar;
- É preciso ter uma mente muito forte, pois o livro retrata inúmeras vezes cenas de torturas.
Prós
- É uma leitura completamente diferente do que encontramos por ai;
- O livro traz muitos fatos históricos, muitas vezes me peguei pesquisando os fatos apresentados no livro (ditadura argentina, por exemplo);
- O lado misterioso do livro faz você querer ler mais e mais até entender tudo que está acontecendo;
- A autora consegue fazer o leitor se envolver muito com os personagens principais.
Aline.Silva 02/08/2021minha estante
Está difícil viu, estou nele há 1 mês e não cheguei na página 200 ainda ?

Andre.Carlesso 04/08/2021minha estante
É difícil mesmo, mas acho que vale a pena (pra mim valeu pelo menos?)

Amanda Richter 18/07/2021

Acenda a luz quando a Escuridão vier até você?
Esse livro é um misto de sentimentos.
?????????
Ele se passa ao longo de vários anos, por diferentes momentos da história de uma família, inclusive durante a ditadura Argentina. Mas essa não é a parte bizarra.
?????????
Juan, pai de Gaspar, é um médium, usado como conexão com a Escuridão por um sociedade secreta, chamada de Ordem e comandada por famílias antigas, inclusive a família da sua esposa. E a Ordem, por meio da Escuridão, quer descobrir os meios para viver eternamente na Terra. A Escuridão, por sua vez, é voraz e exige ritos atrozes. No entanto, todos esses poderes causam desgastes físicos e mentais demasiados no médium. A história complica quando a mãe do garoto morre, e a Ordem começa a cobiçar Gaspar como o próximo médium, algo que Juan não está pronto para permitir.
?????????
Em muitos momentos de pura loucura, é impossível definir com clareza as motivações por trás das ações de Juan com Gaspar. Temos um cenário de tensão histórica com os horrores que aconteceram, totalmente imerso em um uma rede de horrores sobrenaturais.
?????????
Para quem já leu o conto ?A casa de Adela?, Nossa parte de noite traz um Easter egg. Aqui a história é mais desenvolvida e preenchemos algumas lacunas que ficaram no conto, conectando as duas histórias e dando a real dimensão desse universo criada pela Mariana Enriquez.
?????????
Foi um livro árduo de ler porque tenho medo de horror. A escrita dela é fluida, porém densa, e muito bem sucedida em criar a ambientação e inserir o leitor na história.
?????????
Exatamente por isso esse livro é tão bom, embora te deixe com a sensação de gosto amargo no final da leitura.
?????????
Ou seja, recomendo, mas esteja preparado. E acenda as luzes quando a Escuridão vier até você.
?????????
Atenção: este livro pode causar pesadelos.

bibliotec.comunitaria 17/07/2021

Uma leitura não muito fácil em muitos aspectos mas um Trevoso de respeito!
O livro da autora argentina que veio no mês de Maio do Clube Intrinsecos demorou mas me envolveu e aqui estou eu com saudades de Juan, Gaspar e cIa... Uma leitura tensa e intensa era o que eu dizia o tempo inteiro em que lia, quase dois meses creio eu.

A escrita de Mariana Enriquez é aquela que chamam 'fluxo de pensamento?' em que o narrador e os dialogos e os pensamentos dos personagens se misturam e exigem de quem lê uma concentração e um mergulho mais instenso na história. Eu no corre diário leio em qualquer tempo livre que surja e muitas vezes fazendo outras coisas ao mesmo tempo e pra quem tem esse costume esse tipo de escrita pode demorar a engatar.

Uma vez que me envolvi com a história o clima dark me tomou e a descrição do livro me fazia visualizar os cenarios dos filmes e séries trevosos que já assisti. Mas o clima era tão tenso que certos momentos tinha que dar uma parada pra ler outra coisa e depois voltar a leitura.

De inicio entendi algumas criticas que li sobre a escolha da autora de dividir a história em longos capitulos mas acho q o livro perderia a intenção da autora de com sua história nos consumir e 'alimentar a fome da escuridão', rsrs. Entendi a que escrita intensa combina com a história contada e não poderia ser diferente. Além disso a divisão em partes faz quase essas funcionarem independentes. O tempo inteiro a autora consegue descrever bem os personagens e nos faz conhece-los profundamente.

Ah, e sim poderia ter um final espetacular e blablabla cair no cliche mas entendo que o final dado e meio aberto é bem aceitável. Gostei muito de mergulhar na escuridão e conhecer esses personagens e seus panos de fundo diversos como lutas sociais na ditadura, a diversidade sexual bem abordada, a cultura trevosa das ceitas ocultas, a epidemia de HIV, etc.

Minhas 5 estrelas para Nossa Parte de Noite.

Cassis 15/07/2021

Quantas pessoas assombradas você já conheceu?
Um livro cansativo para leitura, o fato de não ser dividido em capítulos ou melhor, por ser dividido em partes com mais de 100 pág. tornou a leitura um pouco cansativa para mim. Mas, isso não foi o suficiente para romper o meu amor pela história. Eu amei Juan intensamente apesar de sua parte da noite. Amei Rosário e Tali tanto quando, Estefan mais ainda. Enfim, amei intensamente todos os personagens (menos aqueles ricaços que se achavam donos de tudo e todos) e sofri com as percas durante o enredo, doloroso. Apesar de na minha opinião ser um livro maravilhoso acho que não é um livro para todos os públicos pois para uma história como essa você tem que ter uma parte da noite. Por fim, fica um frase quem vem no início de uma das partes:
?Não é preciso ser uma câmara ? para ser assombrado.? (Emily Dickinson)
Quantas pessoas assombradas você já conheceu?

Andrea 14/07/2021

Horrores do dia e da noite
Juan é um homem bonito, sua aparência que atrai olhares esconde a sua fragilidade cardíaca e o seu dom em ser o oráculo da escuridão. O dom, que parece mais uma maldição, o fez ser afastado da sua família de origem ainda criança, quando o cirurgião cardíaco Dr. Bradford, que pertence a uma ordem muito antiga, o identificou como médium, induzindo aos seus pais entregar o então menino Juan para ele.

Ao conviver com a rica família dos Bradford, o menino é testado e usado para atender aos desejos dos superiores da ordem. É quando conhece Rosário, a filha de uma das mulheres mais influentes do grupo, os dois crescem juntos e acabam formando uma família.

Ao identificar cedo que o filho apresenta o mesmo potencial que o pai, tanto Juan quanto Rosário decidem que ele precisa ser protegido da família materna, buscando apoio entre pessoas de confiança. Desejo que é fortalecido após o estranho acidente que custou a vida de Rosário, espírito que Juan busca incansavelmente e nunca encontra.

E nesta queda de braço entre o médium e os poderosos, o leitor é levado a acompanhar os acontecimentos políticos e sociais na Argentina durante os anos de 1960 a 1997, onde os atos humanos são tão ou até mais assustadores que os sobrenaturais apresentados no livro.

Identificado como terror, Nossa Parte de Noite muitas vezes me pareceu ser uma espécie de metáfora para os anos de ditadura na Argentina, com pessoas de todas as idades sendo tiradas de suas famílias, tendo os seus corpos torturados e por fim largados em qualquer lugar. Somado a isso, há o outro tipo de poder, o das diferenças sociais, sendo bem forte a linha que separa os que dependem e os que possuem o poder.

O resultado disso é um livro bastante pesado, que pode levar o leitor mais sensível a temer a própria escuridão que o rodeia. Não é fácil se livrar de seus ecos mesmo após finalizar a leitura, já que a sua fantasia nem sempre é tão fora da realidade, o que torna toda a opressão e os misticismos apresentados ainda mais intenso.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2021/07/nossa-parte-de-noite.html?m=1

Elaine - @narealidadedasletras 13/07/2021

Uma leitura sombria.
Essa foi uma leitura totalmente fora da minha zona de conforto, essa é a grande valia de permitir se aventurar em livros que não são habituais em nossa rotina.

Juan é um médium de um culto secreto chamado Ordem, que se relaciona com a Escuridão em busca da vida eterna, comandada pela família de sua mulher Rosário.
Com a morte da mesma em um acidente que Juan acredita ter sido obra da família, ele faz de tudo para proteger seu filho Gaspar do  destino designado à ele, pois assim como o pai recebeu os dons da Escuridão.

Nossa Parte de Noite é um livro bem descritivo, extremamente lento e denso. A história é narrada em terceira pessoa, com alternância de narradores e grandes saltos temporais, a autora traz a representação da ditadura militar Argentina e mais adiante a democracia.

Para mim, não foi uma leitura rápida e no começo foi um pouco confuso porém tudo fez sentido no final do livro que me deixou surpreendida.
É um livro tenebroso com um enredo cheio de lendas, rituais, sacrifícios, dores e que é necessário ser forte para imaginar certas cenas descritas.
Talvez se o livro fosse reduzido em umas 200 páginas, seria mais fluído.
Não é uma história ruim, porém a narrativa ficou extremamente cansativa.

Se você gosta de uma trama mais sombria e cheia de mistério, recomendo pra que você leia Nossa Parte de Noite e tire suas próprias conclusões.

gabriela.temponi. 12/07/2021

Um pai e um filho cruzando a Argentina, durante a ditadura militar e cruzando fronteira com o Brasil, são anos sombrios e obscuros. O pai tenta proteger o filho dos terrores que o cercam após perder a mãe. Gaspar recebe o chamado para ser médium, A ordem, o qual buscam a vida eterna através da escuridão. Mas tanto o pai quanto o filho não querem essa vida e terão que lutar para sobreviver a esse tempo sombrio e obscuro que irão os cercar. O terror sobrenatural irá estar presente com a nossa realidade, as vezes o que você imagina que seria algo está a mostra em sua frente e há sacrifícios a serem feitos. Temos a presença de ritos, atos sobrenaturais incapazes de serem ditos e atos históricos desde a descoberta da AIDS e as primeiras mortes

Isa 11/07/2021

Cansativo
Finalmente terminei, depois de muita persistência. Pelo livro ter um conceito de um tipo de terror alternativo, com contexto histórico, é riquíssimo em detalhes o que deixa a leitura extremamente cansativa. Sem contar que o livro não é separado por capítulos, mas sim por partes, em que algumas tem até mais de 100 páginas. O contexto da história é muito bom, sendo um livro premiado, porém me desanimou demais...

Mari 30/06/2021

Confesso que foi uma leitura muito difícil. O livro não tem capítulos (e quando tem são de 100 páginas), o que torna a leitura mais cansativa. Muitas vezes eu tive que parar no meio de um parágrafo porque ele era muito.. grande.
A história é muito interessante, misteriosa e mística, e ao longo do livro eu fiquei com muita dó do gaspar e muita raiva de outras pessoas (nao posso dar spoiler).
No final as peças vao se juntando e vc entende tudo.
Mas eu não gostei do final kkkkkkk, podia ser diferente.
A marcação do tempo podia ser diferente também, muitas vezes eu não sabia em que ano alguma parte estava passando...

Patty 28/06/2021

Nossa Parte de Noite conta a história de Juan e Gaspar, pai e filho. Juan é o médium de uma sociedade secreta, A Ordem, que busca a vida eterna através de rituais, e tem entre os líderes a família de Rosário, esposa de Juan e mãe de Gaspar. O destino dos médiuns normalmente é a loucura ou a morte precoce, já que invocar a Escuridão provoca desgastes físicos e mentais. E Juan fará de tudo para evitar que seu filho, herdeiro do dom, tenha esse mesmo destino.
O livro se passa na Argentina entre os anos 1960 e 1990, tendo como plano de fundo a cultura e a política do país, incluindo a ditatura, a homofobia e o surgimento da AIDS, e usa do sobrenatural para deixar a história mais interessante.
Confesso que se não tivesse vindo no intrínsecos, eu jamais teria lido esse livro, pois, o terror sobrenatural nunca foi o meu gênero favorito, mas foi bom sair da zona de conforto, e no fim acabei gostando da história e me apaixonando por alguns personagens e odiando outros.
A única coisa que não gostei foi a maneira como a autora optou por escrevê-lo, como se fossem contos e não capítulos, o que o deixou longo e por vezes cansativo, o que me fez demorar um pouco mais do que o esperado para ler esse livro.

Aline Guedes 27/06/2021

Leitura densa e interessante
A história do livro aborda tantas questões, que não sei por onde começar.

Acho que devo dizer logo, que pensei em abandonar a leitura, e fico feliz por não tê-lo feito.
O tema é bem pesado, e sei que em certas fases da minha vida eu não teria conseguido continuar, contudo, a maturidade que tenho construído me permitiu aproveitar bastante a leitura, principalmente depois de entender o porquê de eu querer parar.

Então, vou começar por essa parte. Eu quis parar quando os personagens não conseguiram me causar empatia.
O livro é dividido em 6 partes, e cada uma possui um personagem central. Houveram 2 que não conseguiram me prender muito, porém, a história em si me segurou.

O período em que a história se passa é bem turbulento, e desconhecido para mim, além do tema principal, mesmo que fictício, ser bem denso, isso acabou me atraindo, pois gosto de sair da minha zona de conforto.

Boa parte da história do livro se passa durante a ditadura militar na Argentina, e aborda principalmente o culto à Escuridão.

E é incrível, como os relatos de ações de alguns personagens, são justificados pela "fé" e ocultados pelos horrores da ditadura. Pois creio que independente de a história ser fictícia, essa parte infelizmente é muito plausível e deve ter acontecido em diversas ocasiões.

Além disso, gostei da forma como os personagens iam reagindo aos próprios traumas, e como suas reações eram justificadas pela ciência, pelo o ocultismo, e pelas perspectivas dos outros personagens.

A construção dos personagens, mesmo aqueles que me repeliram, foi muito bem feita, pois após finalizar a leitura, compreendo melhor porque os personagens agiram como agiram.

Nunca escrevi tanto numa resenha, mas acho que isso é consequência do quanto o livro me fez refletir.

Recomendo a leitura, mas entendo quem desistiu dela.

Regina.Luiza 27/06/2021

E se o oculto realmente existir?
E se o oculto realmente existir?
E se ele prometesse a vida eterna?
Você estaria disposto(a) a pagar o preço, mesmo ele sendo a morte de pessoas?
Nossa parte de noite trata sobre esse tema, com uma construção narrativa que faz lembrar muito Stephen King, porém misturado com o drama das telenovelas. Eu também me lembrei muito de livros como, A Hora da bruxa, da Anne Rice.

Essa história começa com o Ruan, pai viúvo que precisa criar seu filho Gaspar, sozinho e como pode. Dinheiro não é problema, Gaspar é filho de uma moça de uma família rica e poderosa, é o futuro herdeiro. De muitos modos o problema reside exatamente nesse ponto, ser herdeiro dessa família em particular.
Ruan é uma espécie de canal para o qual a família o utiliza para chamar o Portador da Noite, Entidade ou divindade que concede favores em troca de tomar. Tomar o que, você deve estar se perguntando? tomar tudo o que ele desejar, inclusive vidas.
Juan Tenta proteger seu filho do mesmo destino, de todas as maneiras possíveis e impossíveis, ao mesmo tempo em que é um péssimo pai.
A história salta no tempo, do período da ditadura Argentina aos tempos mais atuais. A história prossegue, desta vez protagonizada por Gaspar, que se tornou um adolescente com problemas mentais e depois um adulto que terá que enfrentar o culto da família, entregando-se à ele ou tentando destruí-lo.

Gostei de várias coisas nesse livro, assim como detestei muitas outras. Na balança, a pesagem está igualitária. Sem sombra de dúvida o livro é de uma narrativa riquíssima e de uma construção um tanto quanto complexa. Da história em si e dos personagens eu gostei, o que menos gostei foi como por muitas páginas autora procrastinou acontecimentos importantes, que quando enfim chegavam, Foram descritos de modo rápido e sem muitas explicações. Páginas e páginas tediosas para de repente, a história voltar aos trilhos e ficar interessante. Isso contribuiu para deixar o livro maçante. Pelo menos, tomei conhecimento de várias histórias através desse livro e o final foi ao menos satisfatório.

Marina.Castro.F 27/06/2021

Demasiado longo
A premissa da história é muito boa, bem como a construção dos personagens e a escrita da autora. No entanto o livro é muito lento e descritivo, tornando a experiência cansativa. Além disso, o sentimento é de que não aconteceu nada mas quase 600 páginas. Se o livro tivesse, ao todo, cerca de 200/300 páginas seria bem melhor.