Nossa parte de noite

Nossa parte de noite Mariana Enríquez

Resenhas - Nossa parte da noite

Lucy 28/08/2021

Poderia ter 300 páginas a menos
Vinha com a impressão excelente de As Coisas que Perdemos no Fogo e fui ávida começar esse romance, que mescla elementos fantásticos e mediunicos com a ditadura argentina como pano de fundo. Tinha tudo pra dar certo.

Infelizmente encontrei um romance prolixo e ansioso para falar sobre tudo, que poderia ser mais conciso ou virar dois ou três livros separados, uma vez que mistura desde a nuvem da Escuridão que devora pessoas, passa por Londres/discos pop/drogas, tem uma cena de movimento estudantil, volta pra histórias de como se formou a Ordem da qual os protagonistas fazem parte, tem epidemia de aids nos anos 90, enfim. Adoro misturas inusitadas de temas, poderia criar um panorama interessante, mas o resultado aqui não funcionou pra mim.

Um ou outro arco da história é legal, como a amizade das crianças que vai até a vida adulta, com toques de mistério, além da relação de Juan com o pai, a mediunidade deles e tudo mais. Coisas que se perdem quando se quer dar conta de tudo.

Isabela 24/08/2021

Nossa parte de noite
Primeiro livro que nem sei como começar a resenha. Para entender a história, só lendo mesmo.
O enredo é pesado e a leitura é muito cansativa. Há uma mistura de vários temas, deuses ocultos, revoltas políticas, crenças diferentes, tudo isso acontecendo nas terras argentinas.
O fim me decepcionou e os fatos demoram muito para irem desenrolando, como ponto positivo temos alguns encontros e ligações que uma vez ou outra surpreendem no meio da história.
Se você está buscando uma experiência bem diferente de leitura, esse livro é indicado, basta você querer arriscar, ou não.

Wikey.Abreu 18/08/2021

A história é bem legal, com um ar sombrio e misterioso. Mas chato em muitas ocasiões, me desprendia.

Cami 15/08/2021

Um livro assustador e interessante
Gostei muito da forma que foi contado a historia. Ele não segue exatamente a linha cronológica então é muito interessante entender depois o contexto de tudo.
Muitas partes me surpreenderam por que tudo se conectou de certa forma.
Claramente o melhor personagens é o Luis e queria até ter mais sobre ele.
Enfim, nunca li um livro que fosse próximo de um livro de terror, não sei se ele se encaixa nisso mas com certeza muitas partes me deixaram com medo e apreensiva, foi um bom primeiro contato com esse tipo de leitura.

Lulu 14/08/2021

Fantástico
No começo achei que não fosse gostar do livro, mas ele é simplesmente fantástico e senti muita falta dele quando terminei

Ana Lícia - @livroedelirio 12/08/2021

Quando esse livro chegou aqui em casa através do Intrínsecos, sabia que lê-lo seria um desafio, principalmente em relação ao gênero em que ele se enquadra. Nessa obra, Mariana Enríquez traz uma trama familiar recheada de mistério, escuridão e terror sobrenatural.
Em Nossa parte de noite acompanhamos a saga de Juan e de Gaspar, pai e filho que cruzam a Argentina a fim de fugir do destino que lhes é atribuído. Juan não quer que seu filho se envolva nos rituais da Ordem que envolvem sacrifícios e exaustão mental e física. Apesar de serem os protagonistas, também acompanhamos a trajetória de outros personagens.
O livro é dividido em minicontos que intercalam entre o passado e o presente. Confesso que essa quebra deixou a leitura um tanto cansativa porque alguns pontos de vista não me instigaram tanto – minha culpa, talvez.
Apesar de ser um livro prolixo, não posso deixar de falar que a escrita da Mariana é belíssima. Em algumas partes me questionei o motivo de determinada cena, enquanto leitora certas coisas não acrescentaram na minha experiência. Por ser horror eu esperava ficar com medo de certas cenas, mas isso não aconteceu. No lugar senti muita repulsa e nojo pelas coisas que os personagens faziam.
Além de tudo, o livro vai abordar sobre assuntos importantes como AIDS, homossexualidade e bissexualidade e eu achei isso muito legal a interessante. A única ressalva é que eu queria ter visto mais sobre a ditadura Argentina. Não sei se foi a propaganda do livro que me fez achar isso, mas esperava ler mais sobre esse período de grande represália.
Juro que ainda não entendo o que me instigou a continuar essa obra. Não faz o meu estilo, mas acho que estava a fim de ler algo de uma autora latina exatamente para me aventurar fora da minha zona de conforto, e foi exatamente o que encontrei. Gostei da experiência apesar de achar o livro mediano. Aviso de antemão que não é o livro mais fluido do mundo, as exceções podem ser um ponto negativo.

Raisa.Alves 08/08/2021

Nossa parte de nada
O livro mais sem pe nem cabeça que já li, o pior do clube intrínseco, o resumo do
Livro diz que vai falar sobre um pai fugindo pelo país com seu filho na época da ditadura e tal, o q fala sobre a ditadura da Argentina é muito pouco no livro, depois o livro enrola muito o tempo todo com coisas que pelo amor, só torna a leitura mais cansativa e mais cansativa, o final quando parece q vai ter alguma coisa alguma emoção mais do mesmo enrolação e mais enrolação, odiei e li até o final porque não costumo abandonar
os livros, mas não recomendaria nunca. O livro fala sobre uma Ordem e seus rituais mas a enrolação e tanta que se perde.
Débora 19/08/2021minha estante
Concordo plenamente com vc. Detestei.

Martha Dos Martins 06/08/2021

Não é uma leitura para todos
Uma leitura envolvente, fluida, que nos prende do começo até o fim. Alguns temas importantes foram tratados de forma apressada, enquanto outros, que ao meu ver não precisavam de tanto destaque, encheram muitas páginas, o que me incomodou.

É um livro que requer mais atenção e interpretação de texto, o que pode não agradar a todos. Vi pessoas aqui quase reclamando que não há gravuras na obra. Pois bem, foi um texto feito para nos fazer pensar e pede mente aberta. Se você busca terror como puro entretenimento, é melhor ficar com Stephen King.

luiza lima 03/08/2021

mistura perfeita de crítica ao poder, terror e sobrenatural
Esse livro foi uma surpresa muito boa, gostei muito!

Ele é relativamente longo, a história é bem pesada, mas achei a escrita incrível e envolvente, eu não conseguia parar de ler. O livro é dividido em partes/capítulos bem grandes, mas eles todos possuem várias quebras, pequenos espaços de respiro na história, e, para mim, funcionaram muito bem para as pausas da leitura, não me senti cansada lendo.

Amei como a autora criou essa mistura entre realidade e sobrenatural e como ela escreveu o horror e terror tão bem. Li poucos livros do gênero, mas sempre achei meio bobo o fator terror, mas definitivamente esse não foi o caso aqui. Como disse, o livro requer um pouco de estômago porque é bem pesado e a moralidade dos personagens é muito questionável e os levam a fazer coisas terríveis. Acredito que seja uma referência ao próprio cenário da história, a ditadura argentina. A autora mostra todo esse lado cruel e desumano das pessoas que estão no poder, e o fazem simplesmente porque podem e querem. É uma grande crítica sobre a realidade contada através de uma ótima ficção.

Além disso, achei muito refrescante ler algo latino. É algo que às vezes passa despercebido mas que quando me deparo, percebo o quão bom é consumir algo com um contexto mais próximo da minha realidade. Enfim, adorei demais!

Jana Diglio 01/08/2021

Não foi pra mim!
Recebi o livro pelo clube intrínsecos.
Fiquei com medo de ler porque terror passa beeeem longe do que eu tô acostumada ou gosto a ler.
Mas o objetivo do clube é esse, nos tirar da zona de conforto...

Mas vamos ao livro!
Fui com medo de um terror, de uma história assombrosa durante a ditadura argentina, mas eu encontrei um grande drama familiar, com umas obscuridades... mas que nada me deixou com medo.
Não me adaptei a escrita da autora, e a divisão de capítulos inexistente... pra mim ficaram muitos pontos em aberto e sem explicação... mas de novo, essa foi a minha experiência!

Acho que esse tipo de leitura não é pra mim mesmo!
Débora 19/08/2021minha estante
Tbm achei que ficaram muitas pontas soltas

Rodolfo 30/07/2021

Gaspar é uma garoto que vive com seu pai depois que sua mãe morreu misteriosamente. Ela fazia parte de uma família que controla a Ordem, um grupo de médiuns que segue a doutrina estabelecida pela Escuridão, uma força obscura que poucos médiuns são capazes de invocar. Juan, pai de Gaspar é um desses.
Quando Gaspar começa a dar sinais que herdou as mesmas capacidades do pai, ele decide com um pequeno grupo de amigos isolar espiritualmente o filho para que ele não "consiga" desenvolver essas capacidades.
Opinar sobre um livro é bastante relativo e polêmico, mas esse com certeza não é um livro que me cativou e, na minha opinião, ficou devendo bastante pelo que ele sugeria oferecer

Isabela.Fonseca 28/07/2021

Uma das melhores leituras do ano mas leia com paciência.
Eu amei essa livro. Ele me envolveu de um jeito completamente inesperado. Uma coisa que eu recomendo muito é estar com a cabeça para fazer uma leitura densa e demorada, eu fui com a mentalidade de devorar o livro, o que prejudicou minha experiência com ele (totalmente culpa minha, tanto que já coloquei na lista de livros que eu quero ler novamente).

Eu achei esse livro incrível e perfeito, não só pela história, que foge completamente de tudo o que eu já tinha lido, mas também pela maneira que ela é contada, é tão peculiar, as composições dos capítulos e a maneira que a história é contada em cada trecho são pensados pra te envolver na história, é um conjunto para criar a atmosfera e o ambiente daquele momento em específico, o trabalho dessa autora é completamente maravilhoso.

Confesso que senti que o final foi um pouco rápido e apressado, mas eu amei tanto todo o resto que eu nem liguei muito pra ser sincera. Nas últimas 100 páginas eu não conseguia largar o livro de tão envolvida e absorta na história.

Definitivamente uma das melhores leituras de 2021 e que já está deixando saudade, se tiverem oportunidade, deem uma chance para se emocionar e se deixar levar por esse livro inacreditável.

Ju 27/07/2021

Leitura muito amarrada!
Esse é um daqueles livros que eu quero ler mais pra frente, de novo. A leitura é cansativa, amarrada, não flui. Tem uma história, um tema muito bom, mas a autora enrola demais, mistura momentos diferentes dos acontecimentos... Enfim, fica confuso em alguns momentos. E os capítulos são longos, parágrafos enormes... o que cansa mais a leitura ainda. O tema é bom. Uma Seita macabra, com crimes perversos, encobertos pelas mortes da época da ditadura, o HIV, o ocultismo... Enfim, vale uma segunda leitura mais pra frente!

Liv 24/07/2021

Eu gostei bastante da temática do livro, achei a história muito boa, desenvolveu de um jeito que me prendeu à narrativa, mas acho que alguns pontos poderiam ter sido mais bem aproveitados. Achei que o final poderia ter sido mais elaborado, a impressão que tive foi de algo finalizado às pressas. Uma coisa que me deixou bem desconfortável em relação ao livro foi o modo de escrita da autora: parágrafos gigantescos e sem divisão de capítulos.
Ademais, só elogios. Foi realmente interessante pra mim.

Marcela Carvalho 22/07/2021

Cansativo
Esse livro de torna cansativo pelo simples fato de não ter capítulos e isso me incomoda um pouco pois parece que não tem tempo, mas gostei do toque meio sombrio que o livro carrega mas ainda senti que faltou muita coisa pra ser realmente bom