Nossa parte de noite

Nossa parte de noite Mariana Enríquez

Resenhas - Nossa parte da noite

Pê Reck 27/09/2021

Outro lugar
O livro nos apresenta a vida de Gaspar, um menino que perdeu a mãe um um acidente suspeito e que vive agora com seu pai, Juan, um homem doente e misterioso.
O início do livro dá impressão que a história será uma road-trip, entre pai e filho, mas tem algo ali escondido, fantasmagórico e ruim, que vai te prendendo.
Além desse suspense, há a história contemporânea da Argentina, da ditadura até o governo de Menen, uma passagem por Londres no auge dos anos 60 (sexo, droga e rock'n roll), e muito terror: sobrenatural - com base em diversas lendas guaranis e outras; e real - como os crimes da ditadura argentina.

JessYoshioka 27/09/2021

Decidi ler o livro em razão da propaganda que o clube intrínsecos fez, comparando esse livro a escrita de autores como Isabel Allende e Gabriel Garcia Marques, mas a verdade é que não tem nada a ver... a narrativa é lenta e cheia de detalhes que acabam tornando a leitura enfadonha. O livro faz umas digressões e alterna diferentes pontos de vista, o que acabou quebrando um pouco o fluxo da leitura... qdo vc acha q vai descobrir oq tá acontecendo, vem outra parte da história totalmente diferente. A história é sobre Juan, um médium usado por uma seita q cultua a escuridão e tenta proteger seu filho do mesmo destino. O aprofundamento nos personagens é muito pouco, em mais de 500 páginas vc não consegue conhecer a fundo essas pessoas, tb não encontrei nenhuma conexão com o contexto histórico da ditadura, apenas menções a pessoas torturadas.

May 27/09/2021

Nossa parte da noite não é uma leitura facil, o modo como certos "capitulos" são escritos pode ser bastante cansativo. Porém é um livro fantástico que prende o leitor.

Júnior 24/09/2021

Cuidado com a ordem!
Nem sei por onde começar a falar desse livro. Bom, Nossa Parte de Noite da autora Mariana Enriquez se propõe, à primeira vista, a ser uma história de terror com pano de fundo que se passa durante a época de ditadura na Argentina.

Na verdade, descobrimos que o livro é muito, muito, muitoooo mais que essa premissa básica, abordando temas como homossexualidade, HIV, transtornos mentais, dilemas, amizades... Além de trazer um desenvolvimento bastante aprofundados dos personagens, fazendo eles totalmente palpáveis e complexos (inclusive me trazendo raiva em várias situações).

Claro, o livro ainda traz bastante bizarrice, cenas assustadoras e literalmente agonizantes. Estas cenas, com certeza, foram as minhas preferidas da história. Em contraste, o maior ponto positivo do livro também pode ser visto como algo que ficou devendo, pois, após certa parte do livro, o terror fica muito em segundo plano, embora tenha muito drama e sofrimento durante as páginas, em uma análise mais fria, acaba se tornando apenas isso: Drama, divagações, cenas e maia cenas cotidianas.

Aliás, contrariando várias opiniões, em grande parte do livro não o achei "arrastado", a autora traz uma história complexa, contratualizada e ,para quem já tem uma certa bagagem em história de terror, sabe que desenvolver a ambientação e fazer com que a gente se importe com os personagens é o básico da construção. A autora faz muito bem isso em grande parte do livro.

Em grande parte do livro. Durante 70% do livro a história estava deliciosa e seguindo um bom padrão, construindo a tensão e impactando com uma última cena chave, mesmo em momentos mais lentos, estava muito bom de acompanhar, a trama estava cada vez mais complexa. Entretanto, nas últimas 150 páginas, a história acaba ficando bem cansativa, é como se não houvessem novos elementos para serem descobertos, estamos vendo tudo o que já sabemos e, particularmente, consegui nutrir um certo ódio por personagem X nessas últimas páginas de tão cansativas e repetidas que estavam as cenas.

Com eu já havia falado, todos os personagens são muito desenvolvidos e a história é rica em detalhes, me apeguei muito ao Pablo, é meu personagem favorito! A autora acertou muito na construção dele, na ligação com a história de Gaspar, com os próprios enredos dele, simplesmente impecável.

Por fim, Nossa Parte da Noite é um bom livro, muito bem desenvolvido, aprofundado, embalado por uma escrita maravilhosa e trabalhosa, não sendo recomendado para leitores iniciantes no gênero de terror. As cenas mais horripilantes e bizarras, descrevendo as coisas que a Ordem fazia, apesar de pesadas, me atraíram muito. Perde uma estrela pelas 150 páginas finais, contando com muitas cenas desnecessárias e um final, que ao meu ver, poderia ter sido muito melhor, ainda mais que o livro se desenvolve bastante, de forma gradativa e lenta, um final de explodir cabeças seria o mínimo esperado.

Lara 17/09/2021

Intrigante
O livro nos tira o tempo todo da previsibilidade. Vários elementos culturais se sobrepõe: lendas, misticismo, política...

Dani 15/09/2021

Cansativo e maçante
Demorei acostumar com o jeito de escrever da autora (bem incomum), o que torna a leitura muito densa e maçante. Sem pausas, sem respiros. Muitas vezes, sem referência. Me perdia as vezes com quem falava o quê, por concentrar diversas falas em parágrafos corridos.
Trata-se de uma história de luto, onde vive-se a dor de Gaspar por ter um pai tão perturbado como Ruan, e ter perdido a mãe tão jovem em um "acidente".
Não gostei.

May 12/09/2021

É ditadura militar na Argentina, e esse é o pano de fundo pra história de Juan e Gaspar, pai e filho que estão destinados a serem médiuns em uma sociedade secreta, porém Juan faz tudo para proteger o filho do destino de ser usado até a morte nessa sociedade. O livro é separado por partes que mostram pontos de vistas diferentes e nos mostram tanto o passado quanto o presente, e se passam anos entre o início da história e o final, por isso é um livro que pode ser um pouco confuso, já que só entendemos algumas coisas do início no final da história. Algumas passagens são bem detalhadas e fica a sensação de que poderiam ser retiradas do livro e encurtar a história, no entanto, muitas cenas que parecem ser sem importância são o que ajudam na explicação do que aconteceu antes. A autora coloca muitas cenas pesadas, tanto sobrenaturais quanto de crueldade humana, e essas cenas causam arrepios na espinha do leitor, por isso pra quem tem um pouco de medo eu indico ler somente de dia, porque algumas cenas são muito perturbadoras, daquelas que da vontade fechar o livro e não ler mais. Além da história sinistra, o pano de fundo da ditadura militar também é bem presente na história e também é algo que deixa nossos estômagos revirados. A autora já é conhecida por isso, mas nessa história encontramos muitas críticas sociais, o que deixa bem mais interessante. Parece que a história não vai ter um final bacana, mas surpreende e termina bem amarrada, embora deixe brechas para outros acontecimentos.

"É estranho que eu pense em luz, porque sempre me ensinaram que existimos para a escuridão."

Gatilho: Mutilação, agressão infantil, violência, sangue, tortura, suicídio, morte animal, morte parental
+18

Gabs 11/09/2021

Tive muita dificuldade para ler esse livro...
Não considero que seja um livro que apenas pessoas muito cultas conseguirá ler, ele foi difícil para mim devido a agressividade com que os fatos foram narrados. Muitas cenas fortes (principalmente envolvendo crianças) são narradas de maneira muito descritiva, que te faz imaginar de modo muito detalhado e, confesso que me causou alguns pesadelos por ter a estrutura fraca pra essas coisas kkkkk

Não abandonei o livro porque a curiosidade falou mais alto e eu queria saber o que iria acontecer com o Gaspar, então respirei fundo e fui.

A agressividade com que é mostrado o amor de Juan por Gaspar me incomodou muito, os feitiços envolvendo crianças então, nem se fala.

É um livro com passagens muito densas, as vezes o raciocínio é quebrado para se mostrar um outro ponto de vista da história, um passado. Tudo fica muito conectado no fim, mas o fim me decepcionou muito.

Ferdy 10/09/2021

Abandonei
fico muito triste quando não consigo seguir a leitura de um livro, eu tinha uma ideia totalmente diferente dessa história...achei que fosse mais sobre a ditadura na Argentina e a história do pai e filho, com algum mistério no meio, mas virou um misto de santeria, macumba, monstro, demônios e muita invenção, não deu pra continuar, são quase 600 páginas e li mais de 100...acho que não tenho capacidade de interpretar figuras de linguagem ou alegorias, sou muito racional e esses monstros devoradores de criancinha, passo.

tyribeiro 09/09/2021

Um livro de tirar o fôlego. Forte e envolvente. Uma mistura de realidade e fantasia mística. Fui pesquisando tudo sobre a cidade o de se passa a história, os santos, as crenças. Me surpreendi com as crenças/rituais tão reais.

Janaina.Soares 09/09/2021

Escuridão
Ler esse livro foi um desafio pra mim, por isso demorei tanto pra finalizá-lo. Tem uma pegada mística que não me atrai muito, mas valeu a pena ler.
A história é riquíssima em detalhes e mistura relações familiares, crenças, ditadura, poesia e tantos outros elementos da cultura.
O livro foi muito bem escrito porque, apesar de a história se passar ao longo de vários anos e não ser contada de forma linear, é muito fácil entender onde cada acontecimento se encaixa na linha do tempo. Sem contar que TUDO que acontece tem uma explicação. Não ficou nenhuma ponta solta.
De forma resumida, o livro conta a história de pai e filho, Juan e Gaspar respectivamente. O pai é um médium doente e "escravizado" pelo deus que encarna e pelos adoradores deste deus. O filho herda o dom do pai, mas o pai faz tudo o que está a seu alcance para proteger o filho. Em alguns momentos senti raiva de Juan por não abrir o jogo com Gaspar, mas como eu disse acima, tudo tem um porquê.
Enfim, gostei e recomendo

Marques60 28/08/2021

Bom, mas...
A história do livro é muito boa, mas a escrita do autor, a estratégia utilizado para narrar os fatos, as inversões no tempo e nas estruturas das frases fazem com que ele fique chato, entediante. Tinha tudo para ser uma ótima narrativa, mas não foi.