Nossa Parte de Noite

Nossa Parte de Noite Mariana Enríquez

Resenhas - Nossa parte da noite

Alessandro232 25/05/2021

Um livro de horror intenso e muito original
Clube Intrínsecos
Antes de ler o romance "Nossa parte da Noite", eu tinha lido algumas resenhas sobre o livro anterior da autora, Mariana Enriquez, "Coisas que perdemos no fogo". Eu sabia que Enriquez traz uma exploração diferenciada do terror/horror, mas mesmo assim, seu romance de estreia, "Nossa Parte da Noite", me surpreendeu positivamente em muitos aspectos.
Incialmente, eu esperava que esse livro fosse ser uma leitura light, sem muitas pretensões. Grande engano. Enriquez filia-se à tradição do chamado "gótico moderno", na qual faz parte autores tais como, Shirley Jackson, Richard Matheson, Dan Simmons, Peter Starb e o mais famoso entre eles, Stephen King.
É visível a influência de King na escrita dela - a autora confessa isso em uma entrevista-, na parte inicial de "Nossa Parte da Noite", principalmente na relação conflituosa entre o pai e o filho e também na criação de uma contínua atmosfera sobrenatural, que dá ensejo a uma cena bastante assustadora, que evoca "O Iluminado".
Além de King, Enriquez também é fortemente influenciada por outros autores inseridos no gênero, principalmente Robert Chambers e H. P. Lovecraft. De modo semelhante, - mas não igual,- neste romance, ela faz uma ampla exploração de elementos sobrenaturais relacionados ao chamado "horror cósmico", os quais têm origem desconhecida e revelam ser bastante perigosos. Também em "Nossa parte da Noite" podem ser encontradas várias referências a poetas de várias épocas, em grande parte da escola romântica e também a diversas manifestações da cultura pop. - outro aspecto narrativo que ela compartilha com Stephen King.
Basicamente, o enredo é sobre um homem que tenta proteger o filho de uma seita maligna e secreta conhecida como A Ordem que controla uma entidade sobrenatural conhecida somente como "a Escuridão". O livro começa com um ritmo bastante intenso, com personagens bem construídos, e entre eles, destaca-se Juan que é cheio de conflitos internos. Posteriormente, a trama que é dividida em vários capítulos retrocede no tempo, revelando o passado desse homem misterioso e sua importância dentro da sinistra Ordem.
Enriquez, assim como King é bastante prolixa em sua escrita, o que pode agradar alguns e desagradar outros. Ela descreve os cenários com detalhes e demonstra não ter muita pressa para desenvolver a trama. Por outro lado, Enriquez dá grande destaque as cenas de horror de seu livro. Grande parte delas são muito intensas, com uma carga de violência às vezes extrema, o que causar um forte impacto emocional nos leitores.
Também um traço diferencial e dos aspectos mais interessantes desse livro é a forma como a autora relaciona os horrores ficcionais como os horrores reais que ocorrem na Argentina nos tempos da ditatura. Assim, pode-se dizer que a estética do horror em "Nossa Parte da Noite" tem uma forte conotação metafórica que, infelizmente, encontra forte ressonância no mundo real.
Dessa forma, principalmente os típicos e tenebrosos cenários góticos, a exemplo da "casa mal assombrada", espelham os acontecimentos horríveis do passado do país, a exemplo do episódio real do poço de Zarnãtu, que dá título a um dos capítulos mais impactantes do livro.
No entanto, apesar da originalidade de Enriquez em sua exploração da temática do terror/ horror, o romance me desagradou em algumas passagens.
A autora não tem pudores quando descreve à sexualidade de alguns personagens. Ela faz isso de forma aberta, digamos assim, enfatizando cenas de sexo de forma bastante gráfica, incluindo algumas em que há um relacionamento homossexual, - talvez, uma tendência na literatura contemporânea- o que pode causar um pouco de incômodo nos leitores.
Além disso, ela tenta abarcar várias temáticas relacionadas com as radicais mudanças sociais e, principalmente políticas na Argentina nos anos oitenta, o que deixa o livro em sua parte final um pouco cansativo. Para mim, a narrativa poderia ser mais curta, o que não traria nenhum prejuízo para ela, no que se refere ao seu desenvolvimento.
Embora, não tenha me agradado totalmente, "Nossa Parte da Noite" insere-se plenamente no "gótico moderno", gênero no qual Marina Enriquez revela ser uma das autoras mais interessantes e promissoras da atualidade.
Trata-se de um romance com passagens apavorantes, que suscitam intensas emoções de medo, angústia no leitor, assim como revelam eventos que, por serem reais e terríveis, ainda "assombram" à época atual. Para quem gosta do gênero, e quer experimentar sensações instigantes, inusitadas e até mesmo um pouco perturbadoras de terror/ horror, com uma "pegada" diferente, intensa e muito original, vale a pena a leitura.

Raiane Santos 24/05/2021

Decepcionante
Eu estava muito animada com esse livro, pq sou muito fã de histórias que envolvem o sobrenatural. No início achei que seria um livro favoritado, mas depois fui desanimando e foi um parto terminar.
A narrativa é muiiiito lenta, achei que a autora se perdeu em vários momentos, não achei que ficou claro o que era a Ordem, o que era o Deus que eles veneravam. Alguns pontos que a autora aborda, foram jogados de qualquer forma, sem contexto nenhum com a premissa do livro.
O enredo tinha tudo pra ser um livrão, mas nao foi bem trabalho nem construído

rayssagurjao 16/07/2023

Sombrio
O livro tem uma divisão em capítulos muito longos, isso é ruim para a leitura, mas ao mesmo tempo não é ruim, nunca tinha lido nada parecido. Começa com um enredo de pai e filho, mas vai se desenrolando em escuridão, deus morte, ditadura da Argentina, problemas econômicos, aids, relações homoafetivas. São muitos assuntos em um livro só e me desespera um pouco pela falta de comunicação entre os personagens, a maioria só entende um pouco de cada coisa, principalmente com relação a escuridão. Ninguém sabe como acontece, ninguém sabe o motivo, embora seja poder e imortalidade os motores de tudo. É uma leitura de pontas soltas e termina assim, na minha mente ainda estão um pouco soltas.

Paula 12/05/2021

Excelente livro para aqueles que são fãs de livros darks. É um livro bastante sombrio. Gostei muito da maneira como foi escrito, dividindo pelos personagens, mas de forma bastante contínua, e de como as coisas vão se encaixando. O final deixa aquele gostinho de quero mais, acho que pode vir continuação por aí.
Rodolfo.Ferreira 12/05/2021minha estante
Gostou? Tô na metade e achei esse livro muito dark. Ler a noite é quase um problema kkk mas tá interessante

Paula 15/05/2021minha estante
Gostei sim Rodolfo! É bem dark mesmo, mas gostei bastante.

Raquel622 31/07/2022

De rasteiras em rasteiras, caminhamos para a grande surpresa
No começo é um pouco arrastado. A história vai e vem, mas não perdi o fio da meada. É um quebra-cabeça cujas partes vão se encaixando até o final melancólico. Mariana Enriquez faz de um culto cruel uma metáfora para as trevas da História argentina recente.

Cibele 13/09/2022

Gosto muito da escrita de Mariana Enriquéz.
Tive muitos pesadelos lendo esse livro. Mexeu demais comigo, já fazia tempo que não me envolvia tanto com um livro como com esse
Marilucia 28/06/2023minha estante
O único livro até hoje que me fez realmente sentir medo. Adorei!

tyribeiro 09/09/2021

Um livro de tirar o fôlego. Forte e envolvente. Uma mistura de realidade e fantasia mística. Fui pesquisando tudo sobre a cidade o de se passa a história, os santos, as crenças. Me surpreendi com as crenças/rituais tão reais.

Lutty1 26/12/2021

Ufaaa...
Arrastado. Descrições muito detalhadas e desnecessárias. Cansativo. Sem divisão em capítulos. Palavras chulas. Erros de tradução. Indico não.

Lara 24/03/2023

Vou começar esse pitaco dizendo que eu AMO realismo fantástico, eu acho que é o suprassumo da alma literária latinoamericana, eu amoamoamo. Dito isso, Nossa parte de noite simplesmente não é pra mim. A história é muito boa, o universo criado por Enríquez é completo, intrigante e totalmente envolvente. Mas a condução da história simplesmente não acompanha. A primeira parte do livro se arrasta demais, diversas passagens se alongam muito mais do que seria necessário, eu entendo que a repetição de certas ocasiões é necessária para demonstrar o desespero de um pai para proteger seu filho, mas duas, três, passagens de violência já são suficientes para entregar a mensagem... Ficar vendo por páginas e páginas e mais páginas um pai ser completamente violento com o filho cansa... A história se baseia nisso por tanto tempo que a narrativa não flui. A segunda parte do livro sim já é mais bem desembolada. As coisas começam a ser reveladas, os mistérios se desenvolvem e tem desfecho, ainda acho que poderia ter um ritmo mais acelerado, mas ainda sim a narrativa rende. É fato que o final pareceu jogado, quando mais se precisava de desenvolvimento e páginas mesmo, tivemos um corte seco, não atrapalha o livro, porque faz sentido, mas considerando que já se gastaram mais de 300 páginas em outros eventos menos relevantes, o final poderia ir um pouquinho mais além em detrimento da primeira parte do livro. É difícil dizer que a escrita de Enríquez não é envolvente, porque quando ela te pega, ela te pega, mas é fato que a condução de algumas partes do livro deixam a desejar.

Giuzmi 19/07/2023

Iniciei minha assinatura do clube Intrínsecos e esse foi meu primeiro livro. Imaginem minha surpresa ao ser confrontada com um livro que me tira completamente da zona de conforto criada por mim. Um terror visceral intercalando passado, presente e futuro. Oscilando entre mostrar uma realidade ditatorial argentina e um misticismo animalesco entre famílias de poderio e influência local.
De início causou um estranhamento gigantesco e tive dificuldade de avançar na leitura, mas aos poucos fui me deixando levar pelas bizarrices e pontas soltas que atiçavam minha curiosidade.
Saí do livro considerando Mariana Enriquez um gênio louco, bebendo de várias fontes e criando uma trama cativante, curiosa e, acima de tudo, diferente; o que achei revigorante.
Imagino que não irá agradar a muitos por deixar muitas das pontas soltas sem explicação, mas interpreto que nunca foi intenção da autora um final elucidativo.
Recomendo a leitura apenas aos que têm mente muito aberta e estômago ?

Be Santos 25/10/2023

Péssimo
Livro chato demais, história ruim, plot fraco e um detalhamento desnecessário. Eu levei 1 mês pra finalizar a leitura desse mas seria melhor se eu tivesse simplesmente abandonado a leitura. Odiei!!!!

Laura.Kuhnen 07/06/2021

Meu deus que livro perfeito!
Acabei de ler ele AGORA e tô sem reação e sem saber o que que fazer.
A história é extremamente cativante e toda vez que eu peguei ele pra ler não conseguia largar. Só ontem li umas 100 páginas, e a diagramação dele não é muito espaçada. Demorei todo esse tempo pra ler porque não está tendo tempo, mas praticamente devorei ele nesse fInal de semana.
Amei a história por se passar na Argentina, o livro tem vários fatos e acontecimentos históricos de lá e eu gostei demais disso. Mudar um pouco de cenário foi perfeito, e o autor fez isso com maestria.
A temática da história, os personagens e o desenrolar foram perfeitos. Muita fantasia e muitas reviravoltas que me deixaram de queixo caído. O tema envolvendo magia e coisas que não existem me prendeu muito, apesar de ser um gênero não tão comum na minha lista ultimamente.
Vivi cada momento com o Juan e com o Gaspar. Sem dúvidas meus personagens preferidos, talvez Stephen entra nessa categoria também.
Acontece MUITA coisa no decorrer da história e o autor alterna entre alguns personagens. Essa mudança foi ótima para entender a história anterior ao "início" com Gaspar - e depois entender o "final" com ele já adulto.
Perfeito, perfeito. Amei e recomendo demais.
Tem que estar aberto à um livro um tanto diferente, longo e com muito detalhe. Certeza que não irão se arrepender.

@biaentreleituras 10/06/2021

Quando eu vi a premissa de Nossa Parte de Noite eu fiquei muito interessada na leitura, a história macabra que o livro traz me deixou intrigada e logo comecei a ler. A leitura me provocou sentimentos diferentes, ao mesmo tempo em que eu estava curiosa para ler e descobrir mais sobre A Ordem e o Culto das Sombras eu ficava horrorizada, escandalizada com tanta crueldade e isso me fez admirar a autora pela facilidade com que ela nos choca e ao mesmo tempo nos instiga.

*Resenha completa no blog

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Duda 10/06/2021

Esse livro me deixou sem palavras. A narrativa é sombria, pesada e assustadora e eu passava o dia todo pensando sobre essa história. Os personagens são muito bem construídos e a leitura da medo