Redshirts

Redshirts John Scalzi

Resenhas - Redshirts

Natália 23/01/2023

SURTOOOOOO!!!!!!!!!
Já fazia um tempo que tinha lido um Sci-Fi tão divertido, alucinante, com um plot-twist de me deixar de queixo caído.
Acompanhar a Intrepid e seus tripulantes nessa história foi uma das coisas mais divertidas que fiz em um bom tempo. Os personagens são maravilhosos e com um humor sarcástico que amo. E a trama, meus amigos, é fabulosa.
Quando começamos a história, percebemos que os personagens estão numa onda de azar gigante, mas nada é o que parece. Quando finalmente descobrimos o que realmente está acontecendo, é hilário, louco e chocante. E isso é no meio da história. Ainda acontece muita coisa boa depois disso, o que só tornou as ações dos personagens ainda mais especiais.
E as últimas três partes da história foram emocionantes e me deixaram no final com saudades de todos eles.
Super recomendo.

Erwinnph 16/01/2023

Ri muito?
Um livro bom pra quem quer sair de uma ressaca tu vai dar altas risadas, senti falta de um romance ?? mas o ponto central é; temos que sobreviver nesta P? kkkkkkk

Bruno 02/12/2022

Tem alguma coisa muito errada acontecendo nessa nave...
"Redshirts" de John Scalzi é um livro de ficção científica que satiriza a cultura pop e os clichês do gênero. A história acompanha um grupo de personagens secundários que trabalham em uma nave estelar, e descobrem que suas vidas estão sendo controladas por uma força desconhecida e misteriosa.

Em termos de escrita, Scalzi é habilidoso em criar personagens distintos e desenvolver uma trama intrigante. Ele também usa o humor de forma eficaz para satirizar a cultura pop e os clichês da ficção científica, criando um senso de diversão e autoconsciência.

No entrando a sátira e o humor podem não ser do agrado de todos, e alguns leitores podem achar o tom do livro um pouco infantil ou simplista.

Em resumo, "Redshirts" é um livro divertido e bem escrito que satiriza com sucesso os clichês da ficção científica, mas que pode não agradar a todos os leitores. Se você está procurando por uma leitura leve e divertida que não se leva muito a sério, este livro é uma boa escolha.

Gabriel.Oliveira 22/11/2022

Vida longa e próspera?
Gostei muito deste livro!

Ele é muito divertido e conta uma história envolvente. Apesar de ser uma trama extremamente fantasiosa, acabei comprando sem problemas todas as maluquices do autor. Considero isso um grande mérito.
E é sempre interessante pensar em viagens no tempo e vidas alternativas/universos paralelos. Esses temas são muito bem retratados no livro, sempre entremeados com boas doses de humor. Acabei ficando pensando nos meus eus paralelos que existem em outros universos por aí e em como anda minha própria vida aqui neste plano. Também refleti sobre minhas escolhas e como isso vem moldando minha existência. Tudo isso é bem legal.
O livro também é uma grande homenagem a Star Trek (apesar de tecer críticas sobre os roteiros do seriado) e isso muito me agradou. Particularmente, sempre fiquei imaginando a vida dentro de uma grande nave espacial incubida da missão de explorar o universo, então foi um deleite acompanhar a Intrepid e sua tripulação. A ambientação da nave é muito legal e, no meu caso, isso pe facilitado pelas memórias de Star Trek. Eu imaginava tudo bem parecido com a série, o que tornou todos os cenários muito vívidos.
Ao meu ver, os personagens do livro têm um defeito, que é a falta de individualidade. Achei todos muito parecidos entre si, falando da mesma maneira e soltando piadas semelhantes. Até mesmo o jeito de agir de alguns personagens são bem próximos. Por isso desconte uns pontinhos da nota. Mas toda a trama que os envolve é bem divertida, sobretudo quando é revelado o que está acontecendo na nave e a realidade se mistura com a ficção.
Outra coisa que me fez descontar mais alguns pontinhos foi o que vem depois da história. São 3 partes extra que dão uma quebrada no ritmo do livro e amornam um final que poderia ter sido mais quente. É até interessante trazer histórias em primeira, segunda e terceira pessoa, mas no fim me pareceu algo muito experimental, que não contribuiu de fato para a história. Acredito que estes pedaços seriam melhores se incluídos na trama principal, ainda que como acessórios, ou excluídos do livro.
Mas recomendo muito a obra! É uma leitura leve e divertida que serve muito bem para dar um gás nas vidas literárias das pessoas, sobretudo das amantes de ficção científica.

Thiago Gadelha 23/10/2022

Surpresa boa
Este livro aborda os camisas vermelhas de star trek, a analise de seus papéis na tripulação e um otimo exemplo de quebra de paredes na narrativa, alem de entregar textos em 1a, 2a e 3a pessoa bastante orgânicas com a continuidade da história.

Queila 19/10/2022

A leitura descreve a vida real dentro da ficção, de uma maneira tão interligada que começamos a ficar com medo de não saber se a gente está vivendo na ficção ou na vida real.
E aí fica a pergunta: o que acontece se alguém estiver escrevendo a nossa vida com se fosse uma estória?

Pechi 28/08/2022

Engraçado e misterioso
Livro bem interessante, diferente de qualquer outro que já li. Um "suspense" gostoso de ler! Valeu a pena acompanhar a jornada da tripulação da Intrepid.

De ponto negativo... Acho que os 3 últimos capítulos (Coda I, II e III) são desnecessários.

alexandreadscn 12/08/2022

"O que quero agora é ser a pessoa que decide meu destino. É algo que posso influenciar. É o que estou fazendo." Redshirts. John Scalzi.

Jhon sempre nos deixando a mercê de reflexões profundas sobre nós e nosso futuro, as vezes sobre o passado. Livro intrigante, uma estória cativante.
Redshirts tem uma pegada de "Guia do Mochileiro das galáxias" com um humor voltado para o universo (e para fãs) do Star Trek. É engraçada, leve e cheia de diálogos divertidos e reflexões.

Evelyn.Brena 28/07/2022

Existe uma versão sua em outra linha do tempo
Quando comecei esse livro eu não sabia do que se tratava, mas por ter lido (e amado!) guerra do velho, eu vim cheia de expectativas.

De 1% até mais ou menos 75% é uma sátira, bem chatinha, e confusa, demorei a entender que existia mais de uma linha do tempo(?) e que o que acontecia na de 2012 influenciava na outra.

A parte mais interessante começou aos 80% e nem foi tudo isso ? mas gostei do final, ou talvez eu tenha gostado que o livro acabou kkkk

Marques 27/07/2022

Da Piada ao Livro
Quem acompanha as histórias de uma das séries mais famosas da ficção-científica espacial sabe a piada que ronda os roteiros de cada episódio: "o cara da camisa vermelha vai morrer agora".

E é exatamente dessa piada que John Scalzi faz um livro, isso que é fazer dos limões limonada. Ao tratar de realidade alternativa, metalinguística e tantos outros artifícios narrativos, Scalzi mantém a possibilidade estapafúrdia de tudo aquilo que escreve ser verossímil, com a mesma naturalidade de um roteiro da série Star Trek.

É necessário ressaltar que não é de todo original, mas Justiça seja feita, pois esse não é o objetivo do autor, portanto não há problema em comparar com o filme "Mais Estranho que a Ficção" de Zach Helm (roteiro), pelo simples motivo de funcionar. Por incrível que pareça, dentro das regras estabelecidas do universo apresentado, tal metalinguagem faz sentido.

Sem sombras de dúvidas recomendo este livro. Não apenas aos apaixonados pela série, mas também àqueles interessados em tramas complicadas e soluções simples (típicas da série), contudo sem perder a destreza literária de Scalzi

Livia1405 26/07/2022

Excelente!
Foi muito além das minhas expectativas, surpreendeu de verdade, além de entregar um livro com muito bom humor e um falta de lógica 100% lógica!

Jóice 23/07/2022

Incrível! Scalzi consegue surpreender em todos os livros dele, sempre uma história eletrizante e engraçada.

"Tem alguma coisa muito errada acontecendo com essa nave"

Beatriz.Coimbra 20/07/2022

Um livro que, ao ler a última página, você está com um sorriso no rosto. Achei Scalzi genial pela forma como lidou com a narrativa (?). Meu primeiro livro de ficção e já estou ansiosa para os próximos !