Redshirts

Redshirts John Scalzi

Resenhas - Redshirts

Guilherme 12/03/2022

Redshirts
Livro de ficção científica, sem remorsos...
A história é muito inteligente mas aproveita mais quem tem alguma experiência com as séries "sci-fi".
Enquanto lia o livro me lembrei de vários filmes que sempre terminava bem para os personagens principais e os coadjuvantes se lascavam rsrs...
O final exige alguma concentração para aproveitar como cada história paralela termina, mas é muito divertido.

Raphael.Fraemam 07/03/2022

Leitura obrigatória para todo fã de ficção-científica e para escritores em crises existenciais
˜TEM ALGUMA COISA MUITO ERRADA ACONTECENDO NESSA NAVE˜, como amei ler essa frase repetidas vezes no livro. Scalzi consegue trazer tensão e enganar o leitor com absurdos que só o mundo da escrita pode proporcionar, adorei.

Esse é o livro mais diferente de Scalzi que já li. Sua escrita continua leve e divertida, seguindo a mesma pegada de outros livros como Guerra do Velho e Encarcerados, entretanto, aqui, Scalzi decidiu brincar um pouco com as séries de ficção científica de televisão e com a relação entre escritor e seus personagens de ficção, isso é o que torna o livro tão diferente.

Ler Redshirts foi como tomar um refresco e refletir sobre os benefícios e dramas oriundos da escrita e das nerdices de Star Wars. Leitura muito leve e que acredito que pode ajudar bastante para curar qualquer ressaca literária. Espero um dia poder escrever uma ficção-científica que seja pelo menos 10% da diversão que é ler os livros de Scalzi!

site: www.instagram.com/sagakrystallo

Rian 05/03/2022

Um bom Livro, divertido e engraçado em vários pontos. Não diria que é a melhor obra de John Scalzi, li a guerra do velho e adorei, mas também li encarcerados, que até o momento é meu favorito. Pra quem quer um livro descontraído, leve e bem divertido, Redshirts é uma boa recomendação, principalmente pra quem é fã de ficção científica, e conhece diversos dos cliches em filmes como star trek, e outros desse gênero. John soube brincar muito com esses cliches. Enfim um Bom livro

Miguel Freire 22/02/2022

Para rir e refletir
"Tem alguma coisa muito estranha acontecendo nessa nave.", é o que percebeu o alferes Andrew Dahl e seus quatro amigos, tripulantes da Interpride, nave-almirante da União Universal. Sempre que ocorre uma missão de campo os tripulantes são mortos, com exceção dos oficiais superiores, há uma Caixa que consegue respostas para as coisas mais impossíveis, acontecimentos que questionam as leis mais básicas da ciência, dentre outras bizarrices. A resposta para esses enigmas é a mais inesperada, a mais maluca que se pode imaginar: os cinco amigos descobrem que o universo deles faz parte de um roteiro de uma série de ficção científica, então todo o seu futuro está pré-programado, ou seja, não possuem livre-arbítrio e, após descobrirem que são apenas figurantes, sabem que logo, logo vão morrer de forma violenta e dramática. Pra resolver isso, eles terão de vir ao nosso universo e tentar cancelar a série.
Apesar do livro ser hilário (sério, você vai chorar de rir em algumas partes) e Scalzi fazer uma piada sobre os absurdos que acontecem nos filmes de ação em geral, ele vai além disso. Eu pensei que seria um livro para descontrair, mas me deu muito o que pensar. Podemos ver aqui questionamentos sobre coisas bem profundas como por exemplo: como encaramos a morte? Estamos preparados para ela? O que fazemos de útil da nossa vida? Até onde estamos dispostos a defender nosso livre-arbítrio? Em nossa vida, somos protagonistas ou figurantes?
Os Três “Codas” do livro (uma espécie de Apêndice) são muito atraentes, talvez mais do que a própria história principal. Os Codas II e III já não têm aquele tom cômico, mas são muito marcantes, tocam no fundo do seu coração com as experiências que se vê ali.
O título, “Camisas Vermelhas” traduzindo para o português, vem da expressão popular que tem sua origem nos seguranças de camisa vermelha de "Star Trek", que sempre morriam primeiro como um sinal de aviso aos protagonistas.
Mais um livro que superou, e muito, as minhas expectativas.
Miguel Freire 24/02/2022minha estante
Estou dando uma repassada nas resenhas, pra corrigir e melhorar algumas coisas kkkkk

Pedro 14/02/2022

O problema é a expectativa
Comecei a ler achando que seria uma ficção científica como "Guerra do velho", mas Redshirts é uma sátira do gênero. Me desconectei um pouco dos personagens porque a história fica alternando entre a aventura e a sátira. Mas vale a pena pelas piadas metalinguísticas rs

geovana.plens 17/01/2022

John Scalzi e seu senso de humor maluco
Sendo perigosamente obcecada por livros de ficção científica, é lógico que eu tbm seria obcecada por Star Trek e foi assim que eu cheguei no John Scalzi e nessa paródia maluca de Star Trek.

Esse foi meu primeiro livro dele e eu achei o ápice da comédia, todos os capítulos são cheios de ação, teorias da conspiração e piadas terrivelmente hilárias. Apesar de soar como uma palhaçada sem fim (muito bem feita), o Scalzi teve a ousadia de desenvolver a trama de alguns personagens em capítulos a parte de forma mais sensível e emocional, eu admito, o último me quebrou, eu chorei por exatamente 1 minuto e meio (é difícil tirar uma lágrima de mim).

Enfim, agora me sinto obrigada a ler Guerra do Velho e é isso que vou fazer.

Victor.mcrv 22/12/2021

Será que somos reais ?
A historia me lembra de Philip K. Dick e a pergunta que as vezes vem em nossas mentes, será que vivo em uma realidade ou estou na matrix, o livro é bem divertido e levanta essa questão com um humor, achei leve e fácil de ler, ótimo pra quem não tem tanta intimidade com o gênero.

Luna 22/12/2021

Comecei as Férias Com o Pé Direito ?
Scalzi nunca me desapontou né. Achei a ideia desse livro muito legal, desde o início, e a sátira vai pelo lado de fazer graça de muitas situações que a gente tá cansada de ver por aí.

Porém, em algum momento o livro fica muito reflexivo, o que não é ruim, eu só não estava preparada -capítulos 23 e 24, não brinquem comigo!

O livro brinca com o destino, a fatalidade, o livre árbitro, e esse assunto me matou com a faca da cozinha durante a leitura inteira. E eu chorei horrores no final. (Choro por tudo, não julguem.)

Sei lá né, estamos em pandemia, e a mensagem do livro que nada é pra sempre, e o exemplos das consequências na vida que quem perde um pessoa podem derreter qualquer coração.

Mas é uma ficção científica com tudo que temos direito: tecnologia além da compreensão, guerras, animais estranhos com nomes como minhocas gigantes borgovianas kkkkkk.

Eu amei de mais ?

andressa 10/12/2021

esperava bem mais
achei a história mal construída, odiei a forma como tudo se encaixava convenientemente e personagens nada cativantes.
não recomendo

Leo 25/11/2021

Premissa genial
O livro fala sobre algo que eu sempre pensei a respeito, infelizmente não posso falar sobre o que é pois seria spoiler, mas gostei de ler um livro a respeito disso.
Achei o humor do livro bem sem graça o que me fez tirar uma estrela, o final também foi um pouco parado, mas no geral é um bom livro.
A quebra da quarta parede é o ápice da história, muito legal!

Lucianalg 16/11/2021

Divertido
Livro leve e divertido sobre os personagens secundários que sempre morrem em filmes de ficção científica. E se esses personagens tivessem vida e história.
Ray Jr 16/11/2021minha estante
Esse eu quero ler! Parece ser bem divertido e a ideia é ótima.

Neto.Menezes 10/11/2021

Star Trek tá diferente, né?
O primeiro contato com a escrita de John Scalzi foi positiva! Com uma narrativa ágil e sempre em ritmo acelerado as páginas passaram voando e quando percebi já estava finalizando o livro.
Gostei bastante da sátira às produções cinematográficas/televisivas que se passam no espaço, bem como a explicação para o título do livro. Engana-se quem acha que é tudo apenas ficção científica, pois o autor insere uma boa dose de filosofia, principalmente quando descobrimos o que se passa na Intrepid e o desenrolar das personagens.
Estranhei a forma como a história finalizou, quando ainda faltava 1/4 do livro por ler... começa então "um novo livro" com relatos dos desdobramentos da última missão dos ocupantes da Intrepid e como suas ações afetaram outras pessoas. Essa parte fica deslocada quando pensamos apenas na odisseia espacial que acompanhamos junto à Intrepid, mas quando observamos o livro como um todo é uma ótima forma de encerrar, diga-mos assim, o outro lado da história. Então, 4 estrelas.

Oscar30 01/11/2021

Uma Paródia e Homenagem a um gênero clássico
Muitas vezes quando um autor tenta parodiar um gênero ou uma obra clássica acaba sendo uma forma de massagear o próprio ego e se sentir mais esperto do que os criadores do original, mas como John Scalzi vêm com um grande envolvimento nesse gênero da ficção cientifica ele sabe brincar com os clichês e respeitar todas as séries que ele parodia.

Em nenhum momento da para sentir o autor menosprezando o Star Trek clássico e seus derivados, ainda que não hesite em admitir a idiotice de alguns tropos narrativos.

Os pontos baixos desse livro são o final que se estende um pouco mais do que deveria sendo que podia ter usado menos paginas para fechar algumas pontas soltas, mas que mostra algumas consequências da historia principal para algumas figuras que os protagonistas encontram no caminho. O segundo ponto negativo é a falta de desenvolvimento dos personagens, mas isso não é necessariamente um demérito
, a historia nunca se propõe a ser sobre seus personagens e sim sobre a situação bizarra e um tanto ridícula em que eles se veem envoltos.

Redshirts serve para aquecer os corações de quem é fã de explorações espaciais, mas permanece a um passo de se tornar um livro realmente marcante por não poder abraçar uma geração mais moderna quando se trata de se identificar com os personagens.