Redshirts

Redshirts John Scalzi

Resenhas - Redshirts

anisios 31/10/2021

Viciante e divertido.
Redshirts é um paródia maravilhosa, com humor ácido e várias situações hilárias e frenéticas. Os diálogos de personagens levados a loucura e paranoia é outra coisa incrível para se rir e dar seriedade ao absurdo de várias situações e mortes ridículas aleatórias. A história é frenética e viciante. Daria 5 estrelas mas as últimas 40 páginas foram pouco desenvolvidas e frenéticas demais, entregando um final bom e divertido mas corrido. Após isso há 3 epílogos que desenvolvem e quebram totalmente o humor do livro e vai para um narrativa emocional e e existencial que era desnecessária. O antepenúltimo e o último epílogos resolvem um fim definitivo de algumas pontas soltas mas ficou desnecessária e pouco acrescenta. Poderia ter dado essas 50 páginas para dá um final menos corrido da história principal.

Rob Gutierrez 27/10/2021

Muito além de uma simples sátira
Imagine que você descubra que não tem controle sobre seu destino, pior, que todos seus atos levam a apenas um caminho: a morte. E não apenas uma morte normal mas sim uma bem feia. O que fazer quando tudo mostra que não há escapatória deste fim? Fugir? Lutar?

Eis a base da estória de Red Shirts, nesta o autor satiriza o famoso seriado "Star treck" e derivados desta formula, famoso pois até quem nunca assistiu este já viu alguma referencia a série em algum lugar.

Quem eram os tais "red shirts"? Estes eram aquela parte da tripulação que sempre saia em alguma missão junto aos personagens principais, e enquanto este escapavam incólumes a quase tudo, os "camisas vermelhas" nunca mais voltavam a nave.

Scalzi, de posse desta premissa, dá consciência deste padrão aos personagens da estória, levando-os a investigarem o porque isto acontecer e se há alguma forma de fugirem deste destino.

A estória e muito boa, e creio que vá além da sátira às séries e filmes que usam esta formula. O autor indiretamente nos provoca levando a reflexão do que estamos fazendo com nossas vidas, pois temos o livre arbítrio em nossas mãos. Estaremos aproveitando bem nossa liberdade?

Uma ótima pedida pra quem gosta de diversão aliada a reflexão.
Henrique Sanches 25/08/2023minha estante
Gostei da sua resenha... acabei de adicionar esse livro na minha lista de quero ler.

Manezera 14/10/2021

Uma história sobre coadjuvantes
Inspirado por séries televisivas de ficção, como por exemplo Star Trek onde os "camisas vermelhas" são aqueles personagens que sangram pela narrativa do roteiro, sendo descartados, sem qualquer preocupação com suas histórias de vida. John Scalzi nesse livro nos conta algumas dessas histórias, fazendo justiça aos coadjuvantes.

Gisele 27/09/2021

Quem é Trekkie aí levanta a mão! ??
Escrito por um fã de séries de Ficção Científica, Redshirts é bem mais homenagem à série original de Star Trek do que pretende ser enquanto uma crítica.

O livro todo é metalinguístico, o que serve bem ao propósito narrativo (e à Narrativa). Quem acha que o livro é clichê, perdeu a piada.

Quem ama sci-fi e conhece nem que seja um pouco sobre séries dos anos 60 vai amar Redshirts!

Sid 22/09/2021

O autor já fez livros melhores
A premissa do livro é bastante interessante. Mesclar a escrita com a quebra da quarta parede dentro do universo da história é um conceito realmente bem diferente; no entanto o terceiro ato do livro acaba por apresentar uma resolução muito fácil; sinto que o autor desperdiçou uma grande oportunidade (apesar de as frases do capítulo final serem chocantes kkkkk). Em suma, é um bom livro de ficção para passar o tempo, mas Guerra do Velho continua sendo a melhor obra do autor publicada em PTBR até agora :)

Jorge Lavagnoli 22/09/2021

Chato
Depois de ler A Guerra do Velho, decide ler outro livro de Scalzi para ver ser iria surpreender novamente.
Me surpreendi, mas desta vez negativamente.
O único ponto negativo da série lida anteriormente foi os personagens rasos e poucos explorados, aqui este erro se repete porém o enredo não consegue compensar.
A história vai bem até a metade do livro, depois disso vira mais uma discussão filosófica do que qualquer outra coisa.
Há momentos bons também, mas no geral é um livro que pode ficar esquecido no canto da prateleira - ou até mesmo no canto da livraria.

William 29/08/2021

Simples, porém criativo e divertido.
Redshirts ou camisas vermelhas é uma história com muito humor que gira em torno de um grupo de tripulantes da nave espacial Intrepid (que lembra muito a série star trek). O grupo começa a perceber que a nave possui uma taxa de mortes muito superior as outras naves da federação e começar a desconfiar que serão as próximas vítimas. A história se desenvolve bem com bastante criatividade. Durante a leitura, consegui fazer uma ligação da história com a teoria do entrelaçamento quântico. E francamente não sei se o autor pensou nessa possibilidade quando escreveu o livro. A aventura termina na página 224. Talvez muitas pessoas que leram não considerem um final excepcional, mas gostei bastante. O autor inclui mais três capítulos, que chamou de CODA, completando a história. A CODA 1 não gostei. Achei muito enrolação. Mas as CODAS 2 e 3 são bem emocionantes. É um livro de um modo geral gostei muito e considerei muito criativo com boas doses de humor e faz uma crítica inteligente ao roteiristas de séries de ficção cientifica com histórias pouco criativas.

Tharlley 21/08/2021

Livro leve e divertido, a história é bem curiosa e te prende. O livro acompanha um grupo que acaba de embarcar em uma nave com um histórico curioso de mortes e eles tentam descobrir um jeito de sobreviver nesse caos.

João 15/08/2021

Depois de Encarcerados, Scalzi se tornou um dos meus autores preferidos, torço para que a Aleph traga mais trabalhos dele para o Brasil.

Redshirts é bom, divertido, com toques de thriller psicológico. O final poderia ser melhor, mais curto e mais objetivo, o último capítulo fecha o livro de forma decente.

Renata 09/08/2021

Paródia de Star Trek
Uma história dinâmica com humor, que você não vê passar o tempo. O livro faz paródias com séries de ficção no espaço como Star Trek. O autor pega elementos clichês desse tipo de série consegue fazer muito humor em cima. Super divertido e leve, uma ótima pedida para nerds e não nerds.

Luiza3351 08/08/2021

John Scalzi realmente não decepciona nunca, viu. Genial, inteligente e extremamente divertido. Seria incrível ver alguma colaboração entre esses personagens e os personagens de Guia do Mochileiro.

luke - among the living. 04/08/2021

Um livro muito divertido, que toca no tema da metalinguagem de uma forma sensacional. Tem um enredo ágil e inteligente, exatamente como ele deve ser.

A última coisa que me desagradou foi o (pós)final, mas não foi ruim.

gracireis 21/07/2021

Bom, mas nem tanto.
Eu achei a proposta desse livro muito interessante, ele foi muito divertido em diversos momentos mas não foi um dos melhores sci-fi que já li.

O autor, na minha opinião, não fez um bom desenvolvimento dos personagens. Como também é um ?romance?, eu esperava me importar pelo menos um pouco com eles, mas isso não aconteceu. Chega numa parte do livro que certas coisas acontecem e a sensação que dá é a de que você leu 80% do livro pra nada. As reviravoltas não são grande coisa e alguns acontecimentos são bem aleatórios, é um livro ok apenas.

A leitura é fluida, a escrita do autor é gostosinha de ler. Recomendo por abordar um tema interessante, ser divertido e ter referências legais, mas com ressalvas.

Leticia 20/07/2021

Divertido demais
É ótimo pra curar ressaca! Rápido, engraçado e é até emocionante. Você pode ficar confuso as vezes, mas continue pq a viagem é boa.

Talvez tenha faltado uma informação que eu queria ter, mas o autor compensou com um final fofo. Adorei os personagens, eu ri alto demais com o blog do roteirista anônimo. Engraçado, que curti mais o que se passou fora da nave.

Ótimo livro! Recomendo que leia esse e outros do john scalzi, é sempre bom, fluido e engraçado.