O homem que escutava as abelhas

O homem que escutava as abelhas Christy Lefteri

Resenhas - O homem que escutava as abelhas

Joyce_ 25/12/2023

O homem que escutava as abelhas
Eu não esperava pela intensidade desse livro, não sabia que se tratava de guerra e refugiados, fui pega de surpresa mas gostei, tem cenas fortes, e é triste saber em quantas pessoas são obrigadas a sair do seu país e passar por isso.
Em algumas partes achei a escrita arrastada, mas fora isso é um bom livro.

Wilde.Maxssuziane 12/10/2023

Não foi uma leitura para mim
Eu já tinha lido o livro o livro “O roubo dos pássaros” da mesma autora e tinha gostado, mas infelizmente este livro não me pegou como o outro. Creio que foi a falta de conexão que tive com o protagonista. O grande lado bom deste livro é aprender um pouco sobre o sofrimento que o imigrantes vivem para chegar na Europa.

Nayara 17/09/2023

Livro profundo e baseado em histórias reais de!! Intenso, profundo e necessário !! Vale a leitura!!

Emma32 10/08/2023

Emocionante
Um livro que carrega uma sensibilidade enorme, desde os primeiros capítulos o livro demonstra que vai te fazer chorar.
A história contada é muito necessária, sendo de uma importância enorme. A escrita consegue mostrar todos os sentimentos dos personagens.

Fê.Almeida 30/07/2023

Emocionante
Uma leitura diferente dos que eu tenho costume de ler.
Um livro que aflora os sentimentos, que mostra uma realidade diferente da que eu vivo.
Me fez refletir sobre a realidade dos mundos, e como é importante pensar no outro.

Déa 10/07/2023

Uma história forte e profunda, um relato de força, coragem e também muito sofrimento de pessoas que são obrigadas a deixarem suas casas, sua terra, famílias e tudo que levou uma.vida para construir, por causa de uma guerra.
Neste livro acompanhamos a história de um casal de refugiados da Síria, os fatos são contados a partir do ponto de vista deles, fala sobre as dificuldades que são enfrentadas, principalmente sobre como eles precisam continuar tendo coragem e esperança mesmo com tantas dificuldades.
Para refletir sobre a vida.

Pedro2166 05/06/2023

Livro muito emocionante
É um dos livros mais lindos que já li. Conta muito da vida dos refugiados e vc sente uma dó dos personagens que é incalculável.
A Afra é muito gentil, apesar de cega. O Nuri é muito bem construído. Vc cativa bastante com os personagens, principalmente com Mohammed.
Um livro muito bom, que tem algumas mensagens ao longo dele. Acho q cada um deveria ler esse livro pelo menos um avez na vida.

Déa 29/05/2023

Amei amei amei!
Essa história conta-nos sobre um casal, Nuri e Afra, que tiveram que fugir de seu país, a Síria, por conta da Guerra Civil e suas consequências em suas vidas.

A autora trabalhou como voluntária em campos de refugiados na Europa, então o enredo é baseado na sua vivência.

Histórias assim nunca são fáceis de contar e muito menos de serem lidas, sentidas. Um casal que além de buscar pela sobrevivência, busca também uma reconexão.

Os personagens são profundos e cheios de camadas. A narrativa de Christy é poética e nostálgica. Em meio aos traumas, anseios e saudades?o casal busca sobreviver. E eles passam por situações de riscos na Turquia e Grécia, e farão o possível para chegarem no destino final: a Inglaterra!

Intercalando passado e presente, esse enredo irá mexer com você. Ouvir as notícias dos tantos terremotos que houveram hoje mesmo, ali na região da Turquia e Síria, deixaram-me bem comovida. O povo ali naquela região já sofreu tanto com as destruições e mortes das guerras locais??

Instagram @dealeitora

ceci 19/05/2023

Bolinha de gude
Nuri e Afra são sinônimo de força.
ficção histórica ambientada durante conflitos na Síria, com uma escrita linda e envolvente que te faz crer que você conhece pessoalmente cada um dos personagens.
o ritmo de leitura é muito bom com a alternância entre passado e presente :)

segurei soluços enquanto chorava nas páginas finais, quando as pecinhas se encaixaram e esclareceram as pontas soltas, chorei com as colmeias, com a travessia do mar, chorei com os apagões de Nuri e com a chave em cima da mesinha de centro.

história linda, triste, comovente.

@bibliotecadedramas 15/05/2023

Brutal e humano
“O Homem que Escutava as Abelhas” é um livro poderoso que captura o coração dos leitores ao retratar a jornada emocional de um casal diante da adversidade e da busca pela humanidade em meio à guerra e ao deslocamento forçado. Christy Lefteri, nos presenteia com uma narrativa cativante e habilmente escrita, que nos transporta para a vida simples e afetuosa de Nuri e Afra, na cidade síria de Alepo, antes de tudo ser dizimado pela guerra.

Nuri, um apicultor, e sua esposa Afra, uma artista visual, cujas vidas são viradas de cabeça para baixo quando são obrigados a fugir de seu país devido à violência e à destruição causadas pelo conflito. No entanto, Afra é deixada cega por conta dos horrores que testemunhou, o que torna a jornada ainda mais perigosa e desafiadora. Em sua busca por segurança e um futuro incerto no Reino Unido, eles enfrentam inúmeras provações ao atravessar a Turquia e a Grécia.

O enredo é profundamente comovente e repleto de momentos de desespero, mas também de resiliência e esperança. Ao longo da história, somos introduzidos a Mustafá, primo e sócio de Nuri, que estabeleceu um apiário no Reino Unido e se torna uma âncora para o casal, oferecendo-lhes uma perspectiva de recomeço. O poderoso simbolismo das abelhas como símbolo de comunidade, trabalho árduo e sobrevivência permeia a narrativa e acrescenta uma dimensão especial ao livro.

O talento de Christy em contar histórias é evidente na forma como ela humaniza a realidade dos refugiados e nos faz refletir sobre a importância da empatia e da compaixão, a autora trabalhou como voluntaria em um centro de refugiados em Atenas e foi daí que nasceu esse livro. Christy Lefteri aborda questões profundas de confiança, traumas e perdas, mostrando como essas experiências podem afetar os indivíduos e seus relacionamentos. Ela retrata com maestria os contrastes entre a brutalidade da guerra e os momentos de beleza e resiliência que emergem mesmo nos momentos mais sombrios.

“O Homem que Escutava as Abelhas” é um livro que emociona e inspira, reforçando o poder das narrativas para nos conectar e nos fazer refletir sobre a condição humana. Com uma escrita envolvente e personagens profundamente humanos, Christy Lefteri nos lembra da importância de ouvir as histórias daqueles que enfrentam o deslocamento e as dificuldades, reafirmando nossa própria humanidade.

Em suma, este livro é uma leitura imperdível para aqueles que desejam ser tocados e levados a refletir sobre as experiências dos refugiados, bem como sobre a resiliência do espírito humano em meio à adversidade. “O Homem que Escutava as Abelhas” é uma obra-prima literária que comove e deixa uma marca duradoura em seus leitores. EU AMEI!

site: https://shejulis.com/livro-o-homem-que-escutava-as-abelhas/

Maiara 24/04/2023

Eu odeio ficar triste lendo ou vendo algum filme, e pra quem não curte tbm, não leia. Mas falando no aspecto geral, um livro de muita reflexão, onde mergulhamos e entramos realmente na narrativa, vivenciando cada detalhe, sentindo tudo que é retratado, muito triste e comovente, em pensar que tudo que foi dito realmente acontece no mundo, e as vezes nos queixamos de coisas tão banais, sendo que só quem vive uma vida dessa sabe o que realmente é sofrimento. A realidade dói demais ?

Beicinha 05/04/2023

Confesso que demorei a ler. Tava achando chato. E agora me sinto mal por isso, pq o livro é uma conscientização para com todos os imigrantes e as dificuldades que eles passam ao tentar imigrar. Acho que ficou um pouco maçante, e me perdi um pouco, mas no final gostei de ter lido e finalizado ele. É um assunto importante a ser discutido e pensado!

Lucianalg 01/04/2023

Comovente
Imagine perder tudo que se tem na vida e ainda sim continuar vivendo. Linda jornada de um casal por ainda restar alguma esperança.

jessica 31/03/2023

Muito triste ler a maioria das páginas do livro.
Como é duro imaginar que muitas pessoas passaram por situações iguais ou semelhantes.
E quando vai chegando ao final... difícil se conter!

Rebeca.Bueno 13/03/2023

Encantador
Nuri. Cria abelhas e sua esposa afra e artista visual. Levavam uma vida simples mas cheia de afeto.familia e amigos. Até que a guerra chega e são obrigados a fugir. E aí começa uma longa jornada