O homem que escutava as abelhas

O homem que escutava as abelhas Christy Lefteri

Resenhas - O homem que escutava as abelhas

@livrosumaviagem 25/02/2023

Dura, difícil, apaixonante e sensível
Custo a fazer essa resenha porque não sei o que colocar. Não sei se falo da ficção, se explico que não é uma ficção comum. Realmente não sei como explicar.
A questão é: ouçam a leitura desse livro - Nuza Batemarque deu mais vida ao ler de forma tão emocionante - ou comprem o físico, mas façam essa leitura.
Mostra a realidade de milhares de refugiados que estão pelo mundo afora deixando seus lares, familiares, histórias, coração para trás em busca de ajuda em uma nação que muita das vezes não sabem nem o idioma.
É triste olhar tão de perto a vida dos refugiados, ler histórias que de fato acontecem e sentir com eles cada dor, desespero e esperança que sentem.
A autora, Christy Lefteri, passou um tempo como voluntária com os refugiados, com isso ouviu inúmeras histórias reais que a inspiraram a criar Nuri, Afra e os demais personagens que nos cativam do capítulo um ao final.
Choro, esperança, sensibilidade, desespero, amor, cuidado e esperança nos envolve em cada palavra que Nure conta.
Nure, um homem mega sensível. Afra, uma artista visual que nos inspira com sua força e resiliência.

Uma história que precisa ser lida e sentida por todos.

Maria 21/02/2023

História muito comovedora
Eu gostei muito do livro. Ele tem um relato muito sensível e com descrições bem específicas sobre o processo dos protagonistas da história que faz que você consiga se adentrar na situação deles e não querer deixar de ler sobre como vai acabar o destino deles.
É triste e difícil de ler, porém eu me senti completamente envolvida na história o tempo tudo.

Denise506 16/02/2023

Emocionante
Que linda história e que doçura teve essa autora para tratar de algo tão delicado como este me emocionei e me entristeci foi uma leitura marcante.Onu, Mustafa e Afra uma amizade que rompeu barreiras, guerra e extradição que livro que livro

ias 14/02/2023

O livro trata de assuntos extremamente importantes e me forcei a parar de ler algumas vezes para evitar chorar em público, mas achei o final totalmente incompatível com a intensidade da história.

imfantas_ 05/02/2023

Impressionantemente comovente
Não consegui pensar em um título certo, porque o que Christy Lefteri nos faz sentir é diferente de tudo que imaginei.
Nesse romance Nuri (um apicultor) e Afra (uma artista visual) buscam sair de Alepo e deixar para trás tudo que um dia já foi sua vida, sua felicidade, suas abelhas, seu filho.
A busca do casal por abrigo e por um novo lugar para recomeçar esta entrelaçado na tentativa de ser o que já foram. Ao contar a realidades em muitas histórias dos refugiados, a autora faz da indignação, desespero e sobrevivência emoções constantes em cada diálogo.
Acredito fielmente que depois desse livro cada percepção que tinha sobre o ser e em especial do ser humano foi alterada.

Karina Q. Belin 25/01/2023

Um livro que retrata o recomeço! E recomeçar não é fácil, pois vai deixando marcas na alma e muitas vezes não se está sozinho nesse recomeço! Personagens marcados pela guerra e nos ensinando muito a cada página!

Lety Tate 20/01/2023

Abelhas, flores e vida
Outro livro que descobri pelo Skoob. Estou numa sequência de livros do Skoob muito bons, sem me arrepender de nada, inclusive esse.
Esse livro retrata toda a dificuldade de uma família feliz na Síria na trajetória para um porto seguro após o início da guerra do EI no Oriente Médio. As dores que afastam as pessoas queridas, a esperança que você se agarra, os obstáculos que parecem cada vez maiores. E a dor. A dor tremenda de ver pessoas sofrendo e você mal se segurando para se manter em pé.
"O homem que escutava abelhas" é um livro de empatia, o que falta muito na nossa sociedade atualmente. Recomendo demais, mas recomendo calma para pessoas mais sensíveis.

Dayane.Gabrielli 12/01/2023

O homem que escutava as abelhas é um livro delicado, doloroso e muito bonito. A guerra é real e muitos de nós sabemos disso apenas superficialmente. Temos noção de como é difícil para as pessoas que vivem nesses países cobertos de cinzas e destruição, temos em mente que existem refugiados e algumas vezes as pessoas são egoistas e fecham seus caminhos, aprisionam seus sonhos e cortam as asas da esperança.

O livro aborda a guerra e seus sobreviventes de uma forma muito delicada, mostrando as marcas de suas cicatrizes e o motivo delas.

Os personagens são bem desenvolvidos, cada um com sua história, sonhos e dores. Nuri mostra seu ponto de vista em um misto de uma realidade sofrida e uma distorção embaraçosa, misturada de refugiu e a necessidade de viver. Afra, durante toda a obra, enxerga com o coração as dores da alma e da vida. Mustafá está constantemente tentando voar para longe, buscando a todo custo levar consigo a única coisa que a guerra não o tirou: a vontade de cuidar daqueles que ama. Todos os personagens são únicos e essa peculiaridade entre eles vai do protagonista até aquele personagem que se destacou em apenas duas linhas dessa ilustre narrativa.

O final ficou um pouco em aberto, mas é importante que fique. Essa abertura é essencial para que nós, leitores, tenhamos em mente que a guerra continua em aberto, assim como muitas feridas deixadas no coração de todas aquelas pessoas que são vítimas da ganância, que vem em forma de destruição.

O livro é lindo e acho que todos deveriam tirar um tempinho para ler, que possam abrir seus olhos para a realidade do mundo.

Marcelo H S Picoli 30/12/2022

O homem que escutava as abelhas
Romance sobre a comovente história de um casal de refugiados da Síria, que enfrenta uma longa e difícil jornada em busca de novas oportunidades e um novo lar.

Bia 29/12/2022

A vida em compasso de fuga e espera
O livro conta a história de Nuri, um apicultor sírio forçado a fugir de Alepo com a mulher por causa da guerra. Em sua trajetória até a Inglaterra, onde está um primo e a promessa de uma vida melhor, Nuri tem que lidar com fantasmas do passado, demônios do presente e a sombra de um futuro incerto.

Léo 16/12/2022

Um incrível e necessário puxão de volta à realidade desse nosso mundão.
Aqui passei junto da família pela terra incrível em que cresceram até que a guerra dizimou a terra e as pessoas, fomentando o ódio em muitos.
Aqui crianças viraram soldados e a morte é quotidiana, as balas e morteiros eram como uma chateação necessária como quem pega o trem lotado todo dia.
A fuga, o refúgio, a desesperança, o desafeto, a raiva, a depressão. Tudo isso foi necessário e é em todos os dias e lugares que hoje passam por guerra.
Um criador de abelhas, uma artista, um motorista, um milionário. Todos juntos num mesmo barco sem saber se vão chegar a um lugar bom, e se poderão ficar nesse lugar.
O redescobrir da realidade, o ver as pequenas coisas boas que te cercam, enxergar o amor em quem permanece ao seu lado. Mais do que tudo, esse livro fala sobre amor.

Clara 14/12/2022

"Name - My beautiful boy.
Cause of death - This broken world"

"I wish I could escape my mind, that I could be free of this world and everything I have seen in the last few years. And the children who have survived - what will become of them? How will they be able to live in this world?"

iris 06/12/2022

Lindo, triste e bastante necessário, O Homem que Escutava Abelhas, é uma leitura bastante comovente e impactante.

O livro é muito bem escrito, os personagens e suas relações são muito bem construídas, passando bastante semelhança com a realidade. A narrativa se dá de uma forma bastante interessante, sendo intercalados os momentos entre o presente (os protagonistas estando em um abrigo na Inglaterra) e o passado (a jornada de fuga da Síria). Apesar de eu ter lido o livro muito rápido, achei uma leitura muito difícil de ser feita devido aos acontecimentos bastante fortes e tristes, e em alguns momentos o tom da narrativa ser bastante melodramático. Apesar de eu ter achado a leitura difícil, gostei bastante.