O homem que escutava as abelhas

O homem que escutava as abelhas Christy Lefteri

Resenhas - O homem que escutava as abelhas

Leh 20/11/2021

Livro interessante
A temática da Síria e dos refugiados é um assunto bastante relevante. Confesso que até 80% do livro eu estava achando muito descritivo, com um exagero de adjetivos que deixa a leitura bastante arrastada. Por se tratar de uma história tão pesada e triste tem que ter estômago pra ler.

Queds 18/11/2021

um livro que fala sobre refugiados da Síria, compartilhando com o leitor seus sonhos, lutas e perdas. Uma história que se assemelha a história de muitos outros lugares em guerra e confrontos. O leitor acompanha a dor dessas vítimas expulsas de suas casas, de sua cultura, que precisam sobreviver e aprender a recomeçar.

Janaina.CrisAstomo 14/11/2021

Guerras que destróem tudo.
Um casal refugiado, que no mundo atual representa milhões. Nuri e Afra fogem de Alepo para a Inglaterra. Nessa travessia há imensos obstáculos, eles enfrentam seus limites físicos, psicológicos, emocionais...
Esse livro é narrado em primeira pessoa, as memórias de Nuri vão e voltam ao longo da narrativa, ao longo dos capítulos. As vezes eu não gostava muito disso, as histórias do passado, quando ele criava abelhas em Alepo, e seu passado bem recente, quando estava fugindo pela Turquia e a Grécia, até chegar na Inglaterra. Há muitas passagens onde Nuri apresenta comportamento pós traumáticos.

Elisa 13/11/2021

Intenso, sufocante e lindo
As palavras da autora resumem perfeitamente esse livro "O homem que escutava as abelhas aborda perdas profundas, mas também fala de amor e da descoberta da luz."

Mylla 28/10/2021

Uma família com a felicidade interrompida pela guerra. Um casal em fuga do seu país para tentar sobreviver como refugiados. Uma história comovente que aborda os traumas físicos e psicológicos causados pela dor.

Aninha 23/10/2021

"A alma de Afra era tão vasta quanto os campos, o deserto, o céu, o mar e o rio que ela pintava, e igualmente misteriosa. Sempre havia mais para saber, entender, e por mais que eu soubesse, não era o suficiente, eu queria mais."
Essa leitura foi uma grande jornada. Não apenas em termos geográficos, mas em relação as emoções cruas dos envolvidos. O assunto da imigração é aquele sobre o qual todos têm uma opinião, e O homem que escutava as abelhas leva o leitor para trás das manchetes, dando uma visão panorâmica de todos os perigos e obstáculos envolvidos. É um romance horrível, mas lindo de tão incrivelmente relevante.

mari 07/10/2021

lindo e triste
Que livro sério, vou levar para sempre comigo, é cada parte triste e emocionante, como deve ser difícil a vida deles. Recomendo demais!!

Camila 03/10/2021

Sensível e dolorido
Circunstâncias caóticas levam as pessoas a deixarem tudo o que têm, tudo o que são, tudo o que construíram para trás em busca de uma vida digna. Isso acontece de verdade, todos os dias, no mundo todo. As pessoas são obrigadas a deixar suas terras para continuar existindo.

Na ilegalidade, elas conhecem todas as formas da maldade humana. Vulneráveis, expostas, sem um lar seguro para onde voltar. Obrigadas a confiar em estranhos, a enfrentar diversas situações de perigo e ainda correndo o risco de não serem aceitas - se conseguirem chegar vivas ao destino final.

Este livro é sobre imigração, guerra, traumas, dores e perdas. É sobre o que a nossa mente é capaz de fazer para que consigamos seguir vivendo. É sobre crueldade, exploração, em suma: desumanidade.

Mas também é sobre laços afetivos que nos levam a continuar tendo esperança, a seguir adiante, mesmo que o futuro seja incerto. É sobre a natureza ao nosso redor, sobre como o universo se mantém em perfeita sincronia enquanto os humanos semeiam o caos.

"Onde há abelhas há flores, e onde há flores há vida nova e esperança".

A história de Nuri e Afra acrescenta, com certeza, na nossa formação como cidadãos e como seres humanos.

Cinto 22/09/2021

Brutalmente honesto e dolorosamente bonito
Esse livro é extremamente sofrido e muito bem escrito. Fala sobre os refugiados da Síria, os traumas da guerra e sobre a grande presença do mau na humanidade. Espero que cada vez menos pessoas precisem passar pelas coisas horríveis que Nuri e Afra passaram só pra que pudessem se sentir seguros e aceitos em um país que não estivesse destruído pela guerra.

Maria Eduarda 02/09/2021

Comecei o livro achando que seria uma leitura devagar, mas me envolvi com a história de Nuri e Afra, o sofrimento e perdas que eles tiveram. Senti falta de uma maior profundidade na questão histórica da guerra da Síria e do que levou tantos sírios a buscarem refúgio em países da Europa, mas ao mesmo tempo acho que o livro conseguiu nos passar um pouco do que é a vida de um refugiado, e para aqueles que tem curiosidade sobre o tema, é uma leitura fácil e que abre portas para tentar entender melhor e buscar novas informações.

Ju Abreu 26/08/2021

O Homem que Escutava as Abelhas é um livro que vai tratar da realidade dos refugiados. Nuri e Afra são um casal da Síria e, em meio à guerra e à destruição, se veem impelidos a sair de seu país. Nuri tem que abandonar seus campos e apiários e seguir para outro país, para assim proteger sua família da morte. E assim podemos conhecer um pouco da realidade de um refugiado, das perdas e angústias que passam pelo caminho.
Livro intenso e de escrita fácil, prende o leitor instantaneamente e tem muito a ensinar.
Traz muita dor e sofrimento, mas não deixa de proporcionar esperança de um mundo melhor. Ótima leitura.

Bookster Pedro Pacifico 23/08/2021

O homem que escutava as abelhas, de Christy Lefteri
Destruição. Essa é a palavra que marca toda a narrativa. E não é apenas a destruição física da cidade de Alepo, na Síria, de onde fogem os protagonistas do romance, mas também a destruição dos que mais amamos e da esperança por dias melhores.

Nuri é um criador de abelhas que, junto com sua esposa Afra e seu filho, vivia em uma Síria “normal”. No entanto, com com o início das guerras, até a ruína total da cidade, Nuri e Afra veem a sua vida desabar quando sofrem uma perda devastadora. E é em meio a tanta tristeza e saudades que os dois ainda precisam buscar forças para tentar sobreviver.

Diante da falta de qualquer esperança, o casal decide tomar o rumo que milhões de pessoas são forçadas a tomar ao redor do mundo: o refúgio. A travessia é repleta de obstáculos, que muitas vezes deixam os personagens perto do seu limite físico e psicológico.

Ao trazer essa realidade tão atual para os leitores, Christy consegue dar voz ao sofrimento dos refugiados, deixando claro para qualquer um que fugir de seu país não é uma escolha, mas sim a única alternativa contra a morte. Vale dizer que a autora nos conta isso com base na sua própria experiência trabalhando em campos de refugiados na Europa, o que torna o enredo ainda mais verossímil.

Confesso que fiquei muito chocado com os detalhes que Christy traz em sua narrativa. Nos deparamos com situações em que o conceito de humanidade fica completamente perdido. Uma realidade em que uma criança é descartável e que a vida não vale nada.

A escrita é bem simples e não conseguiu me mostrar uma grande profundidade dos personagens. Mesmo assim, e apesar das cenas fortes, essa leitura tem um papel muito importante para conscientizar o leitor sobre a seriedade e urgência com que o tema dos refugiados deve ser tratado. É um combate à carga de desinformação que vemos sendo disseminada nos meios de comunicação. Recomendo!

Nota: 8/10

site: http://instagram.com/book.ster

Fabio Pedreira 22/08/2021

Emocionante e preciso
Nuri e Afra são um casal de refugiados da Siria que buscam uma vida melhor na Inglaterra. Os dois decidem partir após uma bomba tirar tanto a visão de Afra como do seu filho.⁣

Para chegar até a Inglaterra, os dois passam por diversas situações arriscadas, que muitos outros refugiados acabam passando quando buscam por uma vida melhor.⁣

A história vai passar em dois momentos, um, no presente, com Nuri e Afra já na Inglaterra, enquanto o outro se passa no passado, desde a Síria, até sua ida para o Reino Unido.⁣

Essa divisão é muito bem feita, não tem perigo de se perder. No presente vamos encontrar um casal meio perdido, traumatizado com suas perdas. No passado, vamos ver como essa situação se desenvolveu e foi distanciando os dois.

O Homem Que Escutava As Abelhas é um livro sobre o processo de se reencontrar, de sobrevivência e esperança, mostrando quanto o ser humano é resiliente e consegue se adaptar mesmo diante de traumas tão grandes.⁣

Apesar de não ter chegado a chorar, me emocionei bastante com o livro em certas situações. Tem partes pesadas mas também tem partes mais leves. Faz você pensar em muita coisa.⁣

O livro retrata bem o que algumas pessoas estão passando no Afeganistão agora, ao tentar fugir. Me lembrou inclusive um pouco o livro O tratador do zoológico de Mossul em alguns momentos.

É daqueles livros que podem te causar vários tipos de reação, onde cada um vai sentir o peso de uma forma, o que torna difícil de transmitir tudo em uma resenha, a não ser recomendando que você leia.

O final dele é muito bom e emocionante e certamente indico a leitura. Mais um livro daqueles da Vestígio que a gente guarda com carinho.
Igorvinsky 22/08/2021minha estante
Deliciosa resenha, Fábio. Parabéns. ;-)

Fabio Pedreira 22/08/2021minha estante
Vlw ??

Cris 10/08/2021

Guerra, família e amor

"A alma de Afra era tão vasta quanto os campos, o deserto, o céu, o mar e o rio que ela pintava, e igualmente misteriosa. Sempre havia mais para saber, entender, e por mais que eu soubesse, não era suficiente, eu queria mais. Mas na Síria existe um ditado: Dentro de quem você conhece, existe alguém que você não conhece." Pág. 27

Nuri é um criador de abelhas na cidade de Alepo, na Síria. Sua esposa, Afra, é uma artista e eles têm um filho.

Quando a guerra começa na cidade deles, tudo o que eles conhecem e possuem lhes é tomado. Perdem pessoas amadas, têm seu lar e seu trabalho destruídos, e várias feridas são abertas na vida deste casal.

A partir de então, eles são obrigados a saírem de seu país para procurar refúgio no Reino Unido, onde há a esperança de reencontrarem pessoas queridas, porém, esta é uma viagem perigosa e que coloca a vida deles várias vezes em risco

A história deste livro é fictícia, mas a autora usou de sua própria experiência como voluntária em em centro de refugiados para construir esta história. Ou seja, muitos trechos aconteceram na vida de pessoas reais.

A narrativa do livro é do tipo que eu gosto muito, com alguns capítulos no presente e outros voltando para a época de antes da Guerra.

Eu fiquei muito tocada pela história deste livro, especialmente, porque eu nunca tinha lido nada que se passasse na Síria, envolvendo a destruição da cidade de Alepo.

Eu já tinha lido um livro que fala sobre criação de abelhas, mas este livro me trouxe uma visão muito mais emocionante envolvendo este trabalho tão importante.

Como toda história que envolve guerra, aqui nós temos um livro que devasta o nosso coração. São tantas tragédias, tanta dificuldade, que só podemos torcer para o melhor para estes personagens.

Apesar do teor dramático, a autora nos trouxe uma história que fala sobre o amor, família e amizade, e como são estes pilares que nos salvam nos momentos mais difíceis.

"Você precisa aprender a barganhar. As pessoas não são como as abelhas. Não trabalhamos juntos, não temos um sentido verdadeiro de um bem maior." Pág. 97

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/