O parque das irmãs magníficas (eBook)

O parque das irmãs magníficas (eBook) Camila Sosa Villada

Resenhas - O parque das irmãs magníficas

Vitória 01/03/2024

"Ser travesti é uma festa"
Doloroso e necessário, um audiobook bem fácil e rápido de ouvir e q te mantém entretido nas histórias das irmãs do parque e com um final nd mais do q de dar ódio

Ana Karolê || @anakaroline_gc 29/02/2024

A fúria e a festa que há em ser travesti
Um dia, vão bater nessa porta pra me avisar que a encontraram morta jogada numa vala". Esse era o único destino possível para um rapaz que se vestia de mulher : prostituir-se e ser encontrada numa vala."

Começo está resenha com um quote que impacta essa leitura desde o início. E digo: Que livro!

Essa é a história de um menino que se descobre e se acolhe junto a um grupo de travestis que vivem a dor e a alegria de ser quem são.
Na pensão de Tia Encarna, elas se unem e formam uma família que nunca pensaram ser capazes de construir. O bebê brilho dos olhos, a matriarca de tempos dourados, Maria muda que cria asas para alçar vôos, Sandra taciturna, Natali a lobiscate das noites de lua cheia ... Tantas elas são , tantas histórias , tantas noites e situações .

O parque das irmãs magníficas é o palco onde o show acontece, show cuja categoria é ser. Na escuridão do Parque Sarmiento - em Córdoba, as travestis mais famosas, bonitas e desejadas brilham. Pelo menos na mente da jovem travesti que fugiu dos abusos de sua família e cidade natal, para descobrir , a duras penas, que as travestis só querem sobreviver.

Da autora argentina Camila Sosa Villada, esse é um relato sobre a comunidade trans e travesti : acompanhá-lo é doloroso, e também bonito. É tortuoso, e também leve. Em vários momentos me peguei rindo , mas na maioria , chorando . Em cada situação, um recomeço:

"As travestis choravam enquanto a curavam . Por que tanta maldade e selvageria? Por que este mundo de merda ? Por que esta injustiça imensa ? Por que tantas misérias em nosso caminho? A dor de uma era a dor de todas ."

No fim, eu terminei este livro e sentia , em meu coração , o impacto da cena final e o peso de cada palavra proferida nesta história.

Eu amei . E odiei também.

"No entanto, quando uma travesti chora e te pede para ir embora , é melhor ficar . Pq a dor das travestis, nas poucas vezes que rompem de verdade , é como um feitiço. Subjuga o espectador a um estado de lisergia triste. De piedade fosforescente."

#DLL24: Um livro LGBTQIAPN+

leeesouzaa 29/02/2024

Leitura obrigatória
Eu estranhei a estrutura da narrativa de início, ficou um pouco confuso acompanhar todas as mulheres de uma vez, por vezes eu não sabia quem estava falando e isso foi um pouco frustrante no começo.
Depois a história faz exatamente o que eu esperava, voltou para mostrar a vida da narradora desde o início, a relação com os pais, o auto descobrimento e cada momento que a levou ao parque.
Em questão de mostrar a realidade de uma mulher trans na América Latina é um retrato completamente bem exposto, por vezes até poético. Todas as dores, a violência, o escárnio, o descaso, a tentativa de viver sem serem vistas, o agrupamento como forma de sobrevivência. É muito desolador, uma pedra no estômago, sabemos que essa é a realidade dessas mulheres e é revoltante.
Um livro extremamente necessário para que todos entendam um pouco dessa realidade que não é nossa, para que possamos começar a fazer diferente.

Renata Barreto 28/02/2024

Uma leitura bem dolorida que parece um retrato do não-lugar das pessoas travestis e trans na nossa sociedade. A história se passa na Argentina, mas me pareceu muito com uma história que poderia ser ouvida em muitas cidades do Brasil.

Edi 28/02/2024

Humanidades animalescas
Esse livro é de uma sensibilidade indescritível. A forma como a autora coloca vidas travestis convergindo a vidas de animais como cachorras, borboletas, passarinhos e tantos outros é sutil e ao mesmo tempo faz pensar em como a sociedade já faz essa animalização todos os dias.
São pessoas postas em situações de desumanização e ceifadas de vida e afeto.
Precisei ler em doses homeopáticas.
Leitura dura e importante!

Henrique695 27/02/2024minha estante
Amiga dsclp. Te amo

Maria 29/02/2024minha estante
???????????

nessa 26/02/2024

Depois de algumas indicações vindas de pessoas como Paulo Ratz, Pedro bookster, e Christian Assunção, me rendi a leitura desse livro, que pra mim foi extremamente impactante.
Uma história que me prendeu, que me fez refletir, e me compadecer da dor de tantas mulheres trans que apenas querem viver.
Aline 28/02/2024minha estante
Você sabe se esse livro é ficção? Pela sinopse, a personagem tem o mesmo nome da autora. Seria uma auto biografia?

Karmille 24/02/2024

Um relato triste
As dores e a angustia de uma vida são sempre complexas e permeada de prazeres. Porém, algumas vidas se permeiam de uma dor ainda maior a de não se enquadrar socialmente. Foi o caso de camila e suas irmãs no parque, um relato verdadeiramente doloroso de como a sociedade é cruel com quem eles não aceitam.

Jane 57821 23/02/2024

Muito pesado
Este é um livro triste e extremamente difícil de ser lido, com personagens que possuem um grande sofrimento enraizado em suas almas e tentam sobreviver mesmo mediante a ele. Apesar da necessidade de um estômago forte pra desbravar essa história, é algo que vale a pena ser feito para sairmos de nossas bolhas e conhecermos mais da realidade de outras pessoas.

Ana 23/02/2024

O parque das irmãs magníficas
Ouvi o audiolivro após recomendação do Paulo ratz, não era uma prioridade no momento por estar sem dinheiro pra comprar porém quando vi disponível no catálogo de assinatura da audible não resisti e que experiência maravilhosa
Acho que uma das coisas mais espantosas e lindas de se ver são as experiências de um dia a dia 'comum' onde muitas vezes quem é marginalizado acaba sendo invisível
Recomendo muito a todos que tiverem a oportunidade de ler pois o livro é muito bom e diga se de passagem que a narração do audiolivro é maravilhosa
Novamente, recomendo muito

Lutexana 21/02/2024

A MISTURA PERFEITA ENTRE ULTRAREALISMO E O FANTÁSTICO
A história tem como ponto de partida uma noite em que Tia Encarna encontra um bebê em uma vala, e decide levá-lo para sua casa a fim de criá-lo como um filho seu. Nesta casa/pensão vivem e/ou visitam assiduamente outras travestis também tidas como filhas para Tia Encarna.
A partir disso, a trama nos leva a acompanhar as vivências dessas mulheres em um mundo cruel e violência a qual são submetidas, e a nos deslumbrar com a beleza de momentos belos em que, parafraseando a personagem Angie: " Ser travesti é uma festa"
A mistura do ultrarealismo e do fantástico se dá exatamente pelo fato da autora conseguir balancear uma narrativa tão cheia de violências, a ponto de que em certas passagens sua voz vai se minguando aos poucos por não conseguir ler em voz alta de tão incômodas que são, com elementos fantásticos usados a fim de não somente mostrar as lágrimas e o cinza mas demonstrar as cores e a festa na vida dessas mulheres.

lorena 20/02/2024

É uma leitura incômoda, acho que a intenção é essa mesma pq além de incômoda é necessária.
Porém, pro meu gosto pessoal não funciona o jogo poético misturado com fantasia para narrar o drama vivido pela personagem

Clarissa 19/02/2024

A narrativa é muito fluida e comovente, com leves toques de realismo mágico que deixaram a história ainda mais emocionante pra mim. Achei que em alguns momentos ficou um pouco repetitiva, mas mesmo assim, gostei da forma como a autora retratou as muitas personalidades das travestis e o modo como elas encaram as experiências tristes e felizes do dia a dia. Eu também adorei a narração do audiolivro, fez com que a história parecesse próxima e íntima, o que contribuiu com o meu envolvimento.