O parque das irmãs magníficas (eBook)

O parque das irmãs magníficas (eBook) Camila Sosa Villada

Resenhas - O parque das irmãs magníficas

Bruna Tiene 18/02/2024

Só leia se estiver realmente bem!
Você já parou para pensar em como é ser uma travesti diante de uma família que não a aceita?
Já pensou em suas dores? Em seus traumas?

O quanto um olhar curioso pode machucar????

Camila Sosa Villada escancara não só as dificuldades de ser uma travesti, em todos os setores da vida, como também mostra o lado cruel do ser humano que se afoga em hipocrisia!

Um livro visceral e doloroso! E se você terminar esse livro sem lágrimas nos olhos, é porque talvez você esteja com uma falha bem grande em sua alma!

fabb1998 18/02/2024

A festa (e a dor) de ser travesti
Antes desse livro não tinha contato com a literatura argentina e nem travesti como participação central numa narrativa. Camila mostra de forma poética, bonita e dolorosa o que é ser travesti, sua forma de existir e resistir a um mundo que invisibiliza e violenta sistematicamente essas mulheres.

É um livro gráfico e doloroso, mas um livro que mostra a parceria e irmandade dessas mulheres que tentam sobreviver a violência a que são submetidas e que precisam ser o pai, a mãe e a pátria que nunca tiveram.

Neiva 17/02/2024

Impactante. Real. Triste. A vida é cruel e às vezes só resta sobreviver. Que leitura! Me tocou de formas inexplicáveis.

Pdrmcd 17/02/2024

Um manifesto sobre o direito de existir
Em fevereiro tive a oportunidade de realizar duas leituras que falam sobre o tema ?identidade?.

Anteriormente, li ?Bolo Preto? da Charmaine Wilkerson que fala sobre a identidade e genealogia de uma família americana de origem caribenha.

Agora finalizo a leitura do Parque das Irmãs Magníficas, um manifesto sobre o direito de travestis existirem e de respeitarem seus corpos.

Esse livro é uma lembrança de que todos somos seres humanos, que temos direitos, deveres e necessidades. Mas que muito dos que são marginalizados só estão nessa condição, porque a sociedade os obriga.

Esse relato da Camila Sosa Villada é magnífico, sem medo de falar a verdade, transparente e que deixa claro que ser uma travesti é um ato de luta contínuo. É um paradoxo entre o dia, onde essa população é brutalmente violada, e no de noite, quando os agressores se tendem à pagar por um programa no sigilo. Camila consegue deixar muito claro essa hipocrisia social em seu relato, que deveria ser lido por todo mundo!

Muito bom!

Marina 17/02/2024

Foi uma leitura rápida, pois o texto tem um ritmo todo seu, que vai e vem entre as memórias da autora. É um livro que trata em tom de fantasia quase os acontecimentos duros de pessoas tão marginalizadas. No fim, eu queria ter gostado mais, mas faltou algo para eu dar 5 estrelas.

Leidi 16/02/2024

Incrível
Um livro intenso e muito triste, nos apegamos muito aos personagens e triste tudo que passam, a personagem principal repete " A vida travesti: um ano delas equivale a sete anos ?normais?." E o livro te mostra isso em cada situação contada.

Pamela 16/02/2024

Chorei.
"Ser travesti, é ser uma festa".
Mas, precisa de tanta dor ?
Tem dor, raiva, tristeza, e nossa senhora como tem tristeza.
Lembrei de uma cena da série Fleabag, onde tem um monólogo sobre a dor das mulheres. Em como estamos condicionadas a dor, e que já nascemos com ela.
As travestis desse livro (e no geral) não são diferentes, talvez estas mulheres sofram até mais, sintam muito mais dor do que todas nós juntas. A dor de uma mulher incumbida e formada na violência, presa dentro do corpo de um homem, criaturas da noite que só tem a comunidade em que se apoiam.
O que mais me quebrou, foi perder O Brilho dos Olhos.
Sinto muito, por tudo.

Vicky Viana 15/02/2024

Que ato !!
Um livro belíssimo, a escrita tão bela e profunda,tão pesada as vivências e tão reais, tão doloroso enxergar e se ver no mesmo lugar de todas retratadas na história, saber o quão verdadeiro é tudo que foi escrito.
Me tocou de diversas formas, precisei parar e respirar em vários momentos, pra pensar e entender o que estava acontecendo, o pior de tudo é que as piores das maldades que aconteceu nessa trama,são as mais verdadeiras!
O final me pegou de uma forma ... Era tão previsível o fim, mas ainda existia um pouco de esperança,me apeguei tanto nas personagens,na luta dela delas,amei e só consigo agradecer por alguém ter retratado essas vivências tão difíceis !

Denise.Marreiros 14/02/2024

Foi uma leitura difícil, não pela escrita que é incrível, não pela pitada de ficção que torna o livro mais dinâmico, ainda que duro. Muito menos pelas salpicadas de realismo mágico que fez tudo ficar mais assustadoramente plausível, mas pelos toques de autobiografia, pelas partes insanamente reais e críveis.
Um livro que poderia facilmente se passar em qualquer recanto do Brasil e que fala de uma parcela da população que precisa ser vista e respeitada

Catarina.Bernardez 13/02/2024

Eu estava esperando algo completamente diferente quando comecei a leitura, pois não conhecia a premissa do livro. Mas nada disso importou pois logo mas primeiras páginas já fui transportada por esse mundo. Meu coração doeu em muitos momentos ao ler as dores e angústias retradas nas páginas. Foi uma leitura que me surpreendeu e me envolveu.

Lívia 13/02/2024

Tão necessário!
Não consigo mensurar em palavras o quão este livro é importante para qualquer ser humano! Mesmo como mulher LGBT+, eu não tinha noção da dificuldade que é ser uma travesti, ver essa realidade traduzida em palavras me tocou profundamente e fez minha empatia se aguçar ainda mais!
Camila utiliza a personagem principal como seu alterego, narrando sua dificuldade com sua família, como tem de recorrer a prostituição para sobreviver, diversas situações horríveis vivenciadas por conta de sua condição e também, como foi acolhida por outras travestis, a essas passagens em específico, ela atribui certo realismo mágico, exalta a beleza de suas companheiras e relata como a vida nessa condição, quando isoladas de toda maldade, é uma festa.
Senti falta de uma linearidade, e acabei ficando um pouco aérea em algumas passagens, por isso não considero a leitura tão excepcional, mas isso foi algo individual, e de forma alguma tira o mérito da leitura.
É tão visível que se não fosse o abandono familiar ela não passaria por 80% das situações lamentáveis que ela enfrenta. Termino essa leitura reconhecendo meus privilégios, e ansiando cada dia mais viver em um mundo mais respeitoso e acolhedor!

brubolochio 13/02/2024

Ser travesti é uma festa perigosa
Quis ler "O parque das irmãs magníficas" por 3 motivos:

1. Nunca tinha lido sobre travestis. Já li alguns livros de ficção com personagens trans ou drags, no máximo, mas nada que contasse a vivência, o processo, e muito menos vida real. Nada nem perto do que a Camila descreve nesse livro.

2. Histórias reais me chamam atenção por si só. E sinto que a Camila foi extremamente sincera nos seus relatos profundos. As vezes eu perdia a esperança na humanidade, e as vezes eu acreditava também que ser travesti é uma festa. É tanto preconceito, tanta ignorância, tanta maldade, tanta brutalidade, tantas dificuldades... e ainda assim elas sorriam e tinham a coragem de ser quem eram. Ela passou por tanta coisa! Eu aqui lendo essa história, do alto da minha torre privilegiada, senti muita empatia, mas difícil imaginar tudo que as travestis dali sentiram.

3. Morei em Córdoba um tempo, e nunca tinha lido um livro que se passava lá. O parque das irmãs magníficas é o Parque Sarmiento, por onde eu passava todo santo dia. Um parque lindo, aliás, assim como Córdoba. Apesar do teor pesado do livro, é muito mais gostoso quando a gente lê algo ambientado em casa, e conhece as ruas, consegue imaginar os caminhos e sabe exatamente a localização dos pontos descritos. Por isso o livro teve um toque a mais pra mim: saber o lado oculto dos lugares que eu só conhecia sob a luz. O Sarmiento mesmo, todo mundo me dizia pra não andar por lá de noite, mas nunca imaginei que rolava tudo o que eu li.

A escrita da Camila é incrível! Ela me transportou. É aquele tipo de livro que acaba e você fica querendo mais. Camila tá bem? Onde ela tá? As histórias contadas aqui são potentes. Deveria ser uma daquelas leitura obrigatória pra todo mundo sentir um pouquinho do que é ser travesti, apesar do livro não ter o tom educativo.

De quebra, recomendo ouvir com o audiobook da audible. A narração da Valéria Barcellos, uma mulher trans, é perfeita.

Drika.Zimmermann 13/02/2024

Brilho nos olhos ???????
Eu quero que todo mundo leia esse livro! ?

Que escrita fantástica de Camila Sosa Villada, um relato de experiência com toques de realismo mágico.

Alegria, comunidade, família, a história de travestis descrita de uma forma impressionante.

"Já nascemos expulsas do armário, escravas da nossa aparência."

Um livro forte, cheio de coragem e dor. Engasguei ao longo da leitura diversas vezes, mas no final não deu pra segurar o choro.

Camila escreve sobre dores e violências, mas também sobre afetos e alegrias.

"Por que esta injustiça imensa, por que tantas misérias em nosso caminho? A dor de uma era a dor de todas."

Larissa Benevides 12/02/2024

O parque das irmãs magníficas - Camila Sosa Villada
"Somos como um entardecer sem óculos de sol. Nosso fulgor cega, ofusca aqueles que olham pra nós e os assusta."

Profundo, belo e dilacerador.

Esse livro foi completamente intenso e a cada parágrafo a autora consegue nos passar todos os sentimentos de uma jovem trav3sti enquanto precisa crescer e viver em um mundo tão cruel.

São vários capítulos brutais que deixaram meu coração pequeno e perder a fé na humanidade, mas outros belíssimos nos mostrando que família não tem relação com sangue e sim com proteção e amor. Que precisamos sempre olhar para o próximo com carinho pois nunca sabemos qual batalha ele está travando.

Todos os personagens contribuem para a mensagem da autora que também utiliza de realismo mágico para elucidar o que estava acontecendo, a história envolve e quase acreditamos que toda a magia ocorreu.

Poético e super importante. Uma história que deveria ser lida por muitos para assim que todos possamos ser mais empáticos e reconhecer a luta de todos.

"Estamos ali para sermos escritas. Para sermos eternas."

luisa302 12/02/2024

Que história triste e importante.
a escrita é mt interessante, me lembrou cem anos de solidão, não só por ser realismo mágico (me parece ser pelo menos) mas pela escolha narrativa, contar história de várias personagens de uma grande família, porém diferentemente da obra de garcia marquez, essa não é de sangue.
nunca tinha lido sobre travestis, e acho deveria. leio pq me fascina histórias diferentes da minha, pq me torna mais empática. e ler sobre o universo das travestis, um tema pouco abordado na literatura mainstream proporciona uma experiência única e enriquecedora q amplia a compreensão sobre a diversidade humana