O parque das irmãs magníficas (eBook)

O parque das irmãs magníficas (eBook) Camila Sosa Villada

Resenhas - O parque das irmãs magníficas

Vania308 26/06/2024

História forte e excitante com personagens bem construídos.
Vale a pena conhecer essa história magnífica!

Fabi 25/06/2024

Trágico, triste, sensível, brutal e difícil de digerir. Porém em nenhum momento me arrependo de ter conhecido essa história. É o tipo de realidade que a gente só começa a entender pq é escrita por alguém q viveu tudo isso.

Um dos livros mais tristes que já li. Só queria abraçar cada uma dessas mulheres e dar todo o amor que elas merecem, que vida difícil e sofrida!

AmandaRabelom 25/06/2024

O livro é muito bem escrito e emocionante. O final é poético. Você se conecta com a personagem principal e gostei da forma com que a narrativa é construída, contando pequenos episódios da vida dela sem linearidade.

Avner 23/06/2024

Realidade brutal e mágica
Camila Sosa Villasa entrega uma escrita única em ?O Parque das Irmãs Magníficas?. Uma mistura de relato brutal da realidade vivida com momentos que criam uma atmosfera quase mágica e mística. Escrita poética, sensível e dura. Fiquei curioso pra ler mais obras da autora.

?Partir de todos os lugares. Isso é ser travesti.?

É mais um livro que prova o poder da literatura para o reforço da empatia, pois nos conecta e faz entender um pouco mais sobre vidas e histórias que estão ?distantes? de nós de alguma forma. E que são tão importantes.

O enredo é um pouco desconexo, em um formato de relatos que se somam para contar uma história maior. Isso tudo acontece com muita sutileza e sensibilidade, num jeito único de descrever os momentos, que nos faz passar por muitas emoções diferentes ao longo do livro. Acredito que é uma leitura não apenas ótima, mas necessária!

LinceTordo 23/06/2024

Resistência
Magnífico, já tinha lido sobre a solidão feminina, mas este livro é uma aula sobre a união das travestis

debtenorioo 21/06/2024

É um livro um tanto confuso em questão de linearidade da história. Além de ser muito pesado! Isso fica claro desde o prefácio.
Mas é também o lindo de escrita linda, poética e nua.

Fortalbooks 19/06/2024

Iremos ver aqui uma auto biografia de Camila Sosa Villada, que irá contar sua história e a de um grupo de amigas travessia na Argentina, vai nos remeter a uma outra realidade que jamais somos capazes de imaginar.

Partindo do resgate de um bebê abandonado, que servirá para conduzir a história e que nos fará adentrar em um lugar cheio de olhares preconceituosos, de julgamentos, negação de direitos básicos e uma luta diária por sobrevivência.

João Malafaia 19/06/2024

Digo com tranquilidade: mudou a minha vida
Que ótima surpresa! Cheguei a esse livro por meio do clube de leitura que participo, sem saber quase nada, além do livro é meio ficção meio autobiográfico sobre uma travesti.

Começando com a escrita: simplesmente perfeita. A autora escreve de um jeito tão lindo, quase como um cântico, na dosagem certa para que as palavras nos guiem facilmente pela história e nos emocionem. A narrativa vai e volta entre o passado e o presente da narradora, contando as experiências de "criança viada" e por tudo que ela passou, até a vida atual, se prostituindo na cidade de Córdoba.

Este livro é um livro de misturas: ao mesmo tempo que a narradora mistura a vida presente com a passada, ela também mistura sua real identidade - como travesti - com a identidade masculina que ainda precisa mostrar em alguns lugares - seja na universidade ou quando volta à casa dos pais.

Mas a mistura mais interessante é uma que nos deixa sem resposta: o que é real e o que é ficção no livro? Para além dos momentos de realismo fantástico, que são excelentes, Villada apresenta-nos a personagens realíssimas, que com certeza cruzaram o seu caminho nos anos que trabalhou no parque. Personagens com nome (o importante), com história, com desejos, com amores, com sonhos, com ódios. Personagens que raramente vemos, seja em livros, seja na vida real, mas que Villarda traz para as páginas como o grande destaque do seu livro.

Este excelente trabalho possui um tom agridoce que o permeia por completo, mostrando bem a vida daquelas que, como a narradora, ganham a vida na madrugada. "Ser travesti é uma festa", mesmo que, enquanto vivas, elas seguem "bordando com lantejoulas as mortalhas de linho"

emanoelle.santos1 18/06/2024

O parque das irmãs magníficas
Um livro que mistura realismo mágico com a realidade cruel das travestis.

Li esse livro para a leitura conjunta do clube "Entre nós" e que grata surpresa foi essa leitura. A escrita da Camila é viciante e já quero conhecer as outras obras que ela tem.

A narrativa desse livro é visceral, desnuda, violenta e fantástica!

[Quotes]

"A tristeza de Sandra a obrigação conviver com a violência. Quantas vezes essa palavra foi escrita aqui?"

"Nas noites de minha infância escutava meus pais saindo na porrada. Tudo é espelho: busco a violência, a provoco, estou imersa nela como numa pia batismal."

Fernando.Reche 18/06/2024

Simplesmente amor
O livro nos envolve em várias histórias e personagens fascinantes e aos poucos somos mostrados a dor, a raiva e a tristeza que é ser travesti. Um livro, um cadinho triste de se ler em determinados momentos, mas um cadinho alegre pois como no livro mesmo diz "ser travesti é uma festa".
Eu amei o trabalho da autora e amei está história e acho que seria um favor para o mundo ler esse livro e refletir sobre si mesmo e sobre quais corpos e quais vidas importam mais ou menos.
ótima leitura .
Simplesmente amei .

LAvia 16/06/2024

Indefinível
Como definir quando uma leitura te arrebata, te faz chorar, sentir no fundo da alma, querer acolher todos os personagens, sentir amor, carinho e a força de cada uma delas. Esse livro realmente é um presente a qualquer pessoa que o leia

oz. 16/06/2024

Um livro lindamente escrito. Eu queria colocar alguns trechos aqui para vocês terem a noção do quanto a autora descreve seus sentimentos de uma forma singela, mas cada capítulo, parágrafo, frase e palavra merece destaque.

Sinceramente, eu não sei como explicar o que senti durante a leitura. Foi um misto de sentimentos e é sempre bom quando um livro me deixa assim.

Acredito que o realismo mágico presente na história seja referente a experiências reais vividas pelas travestis. Por mim, todo mundo deveria ler esse livro, é um amor escrito que poucas pessoas conhecem.
Elisa.Neuburger 16/06/2024minha estante
Maravilhoso, um dos melhores do ano com certeza.

oz. 16/06/2024minha estante
É muito bom mesmo, até marquei como favorito

vestigios 16/06/2024

"Um dia desmaiei na rua, não soube por quê.
Desde a adolescência, tinha desmaios ocasionais. Daquela vez, despertei com o braço inchado, confusa e dolorida. Caíra em cima da bosta de cachorro e ninguém me levantou; as pessoas se esquivavam do corpo da travesti sem se atrever a olhar para ela. Fiquei de pé, untada de bosta, e caminhei até minha casa com a certeza de que o pior tinha passado: o pai estava longe, o pai já não era determinante, não havia motivo para ter medo.
O desprezo das pessoas naquele dia me ofereceu uma revelação: estava sozinha, este corpo era minha responsabilidade. Nenhuma distração, nenhum amor, nenhum argumento, por irrefutável que fosse, podiam tirar a responsabilidade sobre meu corpo. Então, eu me esqueci do medo."

Em ?O Parque das Irmãs Magníficas?, Camila usa do realismo mágico para narrar não só a sua própria história e memórias, mas também momentos de solidão, medo, violências, preconceito, invisibilidade, vulnerabilidade, dores e sonhos vivenciados pela autora e por outras mulheres trans.
Essa obra é ao mesmo tempo triste, bonita, forte e impactante... A sensação que permanece, ao terminá-la, é a vontade de que todos leiam!

Alessandra Leandro 14/06/2024

Forte e sensível
Forte, apesar da escrita sensível, a autora fala de sua vida na descrição da história que lemos. Sentimos a sua dor, a sua tristeza e sua inexistência de sentir algo. Intenso porém triste.

arthurisco 14/06/2024

Horrívelmente lindo
QUE LIVRO! Ter a oportunidade de sair da bolha como um homem cis e acompanhar a vivência de uma travesti foi lindamente avassalador. Eu acho que nunca fiz tanta marcações em um livro como fiz nesse. E isso tudo você lendo e sabendo que a leitura tem um quê de autobiográfico. MDS!!!!