O parque das irmãs magníficas

O parque das irmãs magníficas Camila Sosa Villada

Resenhas - O parque das irmãs magníficas

Rogers.Silva 31/01/2024

Pesado, mas necessário!
A honestidade das memórias de Camila, da infância a maturidade, é necessária para que possamos tentar entender a complexidade, a coragem e a força que uma travesti precisa enfrentar durante toda a vida. Não existe meio termo, não existe felicidade plena, não existe segurança e não existe respeito. Ser travesti é viver com um alvo preso no corpo e viver de migalhas de felicidade. Intenso, triste, mas extremamente importante dar visibilidade e discutir as temáticas abordadas nessa obra, imortalizar essas pessoas que em suas vidas foram invisibilidadas.

agatamagno 23/06/2022

O livro é incrível, trás uma percepção de coisas que não temos noção nenhuma de sequer existir.
Criei uma empatia tão grande pela história, e por cada uma das personagens, que a minha vontade era levar todo mundo lá pra casa! Preparar um café, um bolo, e ouvir histórias.

Além disso, eu li o livro através do áudiobook disponível no Spotify (gratuito). E eu nunca ouvi um com uma narração tão boa! Preciso deixar aqui registrado.

Recomendo muito o livro e o audiolivro!

Dimas Lins 03/05/2022

O Parque traz luz a vida das travestis
Senti dificuldade em escrever uma resenha sobre o livro. O tema muito me interessa, porque acredito que é preciso jogar holofotes sobre as pessoas ou grupos que sofrem preconceitos ou são mantidas invisíveis pela sociedade. Sendo assim, li com bastante interesse.

O livro premiado da escritora argentina e mulher trans Camila Sosa Villada parece remeter a sua própria vida. Para mim, a narrativa sobre a vida das travestis mostra a crueldade do preconceito que se materializa na quase inescapável prostituição, violência, exclusão e tentativa de sobrevivência. Eis aqui a chave do livro. A sociedade que usa e abusa dos prazeres sexuais das travestis à noite, execra e escancara toda a sua crueldade de dia. Esse é o aspecto mais importante ao meu ver: a hipocrisia humana.

Meu senão ao livro talvez esteja mais relacionado à minha expectativa do que a narrativa propriamente dita. Achei a narrativa mais linear do que esperava. Não falo dos eventos narrados, que são bastante fortes, mas, exatamente por tratar-se de tema tão profundo, senti falta de mais emoção. Tudo me pareceu como se estivesse diante de um documentário, não uma obra de ficção. Na ficção, há um carrossel de reviravoltas, que prender o leitor. O livro é bem escrito, não me entendam mal, apenas senti falta dessa montanha-russa.

Acredito que a leitura é importante e necessária e a falta provavelmente esteja na minha visão míope como leitor, não na escrita.

Marcos774 23/09/2022

Leitura agradável
Apesar de ser uma história pesada sobre a vida de travestis, acabei gostando do livro. Fiquei pensando muitas coisas após a leitura e uma delas foi a trisreza e o sofrimento que acompanham a vida das tavestis. O final é bem chocante e nos mostra como a intolerância pode vitimar inúmeras pessoas pelo simples fato de não se permitir o diferente.
DANILÃO1505 24/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

romulorocha 11/01/2023

O parque das irmãs magníficas, de Camila Sosa Villada - 10/10
Camila Sosa Villada nasceu em 1982, na cidade de La Falda, Argentina. Formou-se em Comunicação Social e Teatro na Universidade Nacional de Córdoba. Em 2009, como atriz, estreou seu primeiro espetáculo, Carnes tolendas, retrato escénico de un travesti. Em meio a diversos trabalhos nos palcos, no cinema e na televisão, passou a dedicar-se à escrita. Em 2020, O parque das irmãs magníficas recebeu o prestigioso prêmio Sor Juana Inés de la Cruz, outorgado pela Feria Internacional del Libro de Guadalajara (FIL).

O parque das irmãs magníficas conta a história de uma comunidade de travestis na Argentina, em um cenário marcado pela violência policial e pela repressão das diversidades. Sob olhar observador e sensível da personagem Camila, conhecemos a história destas mulheres e muitos de seus sofrimentos até chegarem àquela comunidade que se reune no parque. Tia Encarna é uma delas, tida como a mãe de todas e respeitada por elas, nada passa despercebido de seu olhar cuidadoso e afetuoso. No entanto, com a chegada de uma criança abandonada no parque, a qual chamam de Brilho do olhos, muitas coisas irão mudar na rotina destas irmãs, sobretudo, para Tia Encarna.

Acho pouco provável alguém ler este livro e não se apaixonar. Camisa Sosa Villada é magnífica nesta obra. O olhar profundo de quem sabe na pele sobre o que escreve, a sutileza e a beleza com a qual se utiliza do realismo mágico para trazer um pouco de leveza e transcendência para uma temática de dor, são dignas de muitos prêmios. Fico muito feliz de começar 2023 com essa preciosidade. Indico a todes, sem medo!

Trechos do livro:
"Sua comodidade deixava em evidência nosso incômodo: nunca tivemos a oportunidade de nos esconder no armário. Já nascemos expulsas do armário, escravas da nossa aparência."

"Partir de todos os lugares. Isso é ser travesti.""

#resenhasdoromulo
#literaturaargentina
#literaturaqueer
#camilasosavillada
#oparquedasirmasmagnificas

Zeca 09/10/2022

Estupendo
Livro estupendo, poético e contundente. Uma incrível realidade com uma escrita vibrante e cheia de espírito, cortante.

Andressa Klemberg 02/07/2023

Que livro!
Terminei com lágrimas nos olhos.
O título brasileiro só faz sentido para quem lê, o original se chama Las malas, e faz mais sentido para um livro que conta a história das travestis que se prostituem no Parque Sarmiento em Córdoba, Argentina. Narrado pela autora que é atriz, escritora e também integrava o grupo.
Os relatos são fortes e nos fazem pensar em nosso lugar de privilégio e no lugar delas de perigo e necessidade.

Amanda 18/05/2022

uma ode a vida travesti, a toda a sua resistência e beleza
tenho a sensação de que esse livro nunca vai sair de mim, eu nunca vou esquecer as pessoas desse livro. penso que ainda não conseguir digerir todos os acontecimentos do livro, me sinto ainda anestesiada, de hora em hora penso na Camila, na Tia Encarna, na María, e acho que vou aos poucos
eternizando elas na minha memória. é muito duro ler esse livro, especialmente por saber que, em parte, é uma autobiografia da autora, com essa dose perfeita de realismo mágico que ela fez questão de colocar.
fiquei tão feliz em conhecer a história da Camila, como ela mesma diz, toda essa festa que é ser travesti, toda a beleza ofuscante e a comunidade de irmãs que se cria no parque. também mostra como toda essa comunidade começa a ruir aos poucos, por causa desse bairro, dessa sociedade transfóbica que não sossega até que o pior aconteça. mostra esse cenário triste dessa caça às travestis que se inicia, tão cruel, tão solitário, mas com um lirismo incrível que parece agora que só pertence à Camila.
brydex 18/05/2022minha estante
taporra adorei a resenha vou até botar esse livro na lista

Amanda 18/05/2022minha estante
é muito bom!!! não vai se arrepender

Luiza 04/11/2022

O parque das irmãs magníficas
Da autora argentina Camila Sosa Villada, o parque das irmãs magníficas é um livro de amor e afeto: quando terminamos a última página, queremos que o mundo inteiro o leia também.

O romance o parque da irmãs magníficas é uma autobiografia, um conto de fadas ou uma história de terror, o retrato da identidade de grupo, um manifesto explosivo, uma visita guiada à imaginação da autora argentina Camila Sosa Villada.

Juju 08/03/2022

Ser travesti é uma festa!
Esse livro me fez sentir tanto, tanta revolta, tanta admiração, tanta beleza. Quis fazer parte daquela irmandade, e sofri com cada violência que ela descreveu. Queria poder retirar a violência, e preservar a festa.

É um livro muito necessário, principalmente no país que vivemos que mais mata pessoas trans.

Larissa2553 20/07/2023

Esse aqui é bem forte, mostra 100% a realidade de uma jovem trans. Confesso que em alguns relatos, eu parava de ler e dava uma respirada antes de voltar. Mas é bom demaisss. Também foi pelo clube @umnorteliterario.

Saulors 12/02/2023

Esse livro foi uma extrema surpresa, não sabia o que esperar dele e me vi totalmente imerso naquele universo criado pela autora. O realismo fantástico não é algo exatamente novo, mas o que a autora faz aqui é nos levar ao seu próprio univero travesti, um mundo cheio de cores e dores.
Todos deveriam ler.

Duda 08/11/2022

difícil explicar os sentimentos que esse livro me causou.

linda história, linda escrita, emocionante demais.

Jessika.Venes 07/04/2022

Que leitura linda!!!
Este livro é necessário para todos lerem. Para podermos compreender a vivência de uma travesti, para termos o devido respeito por cada uma, para termos a admiração que elas merecem.
É um livro lindamente escrito, mas também dolorido, pois não é fácil saber as dores, os medos, os desafios diários que essas pessoas tem que suportar.
Se ainda existia em mim algum preconceito, eles sumiram nas primeiras páginas deste livro e eu sou toda admiração e respeito por essas pessoas incríveis, que enfrentam o mundo para viver quem realmente são.

YellowPepper 19/07/2023

O choque da realidade
Esse é um daqueles livros difíceis. Mas não por sua linguagem, que consegue ser tão informal e tão próxima do leitor, (pelo menos eu, leitora que se sentiu abraçada pelas irmãs magníficas) mas sim por sua forma cru. Cru mesmo, como carne descongelada. Cru de cruel, como a vida tem essa forma de ser.

Camila é nossa protagonista. Ao longo do livro, ela nos mostra como sua vida se formou conforme os saltos e a maquiagem em seu rosto lhe moldou, a deslocou e agrediu. Cada pequena vivência deveria ser um soco no estômago, mas não é. É só real. É real o suficiente para temer.

Ao ler esse livro, não pude parar de pensar nas minhas amigas trans. A cada página, cada violência e cada momento onde a felicidade era drenada de qualquer coisa, era como ser uma vidente de um futuro doído. Não sei se sou digna desta dor, não sei nem se ela iria gostar que eu sinta essa dor, mas dói. Dói saber que ao fechar esse livro, apesar de todos os sentimentos vermelhos como a raiva de Camila, as coisas não mudam. E esse futuro é o presente de muitas. Muitas irmãs magníficas.

Enfim, um dos melhores livros que já li esse ano. Não sei mais o que escrever. Esse livro é mais sobre sentir do que analisar. Recomendo para todos aqueles que tem penas e um coração do tamanho certo.