O parque das irmãs magníficas

O parque das irmãs magníficas Camila Sosa Villada

Resenhas - O parque das irmãs magníficas

marina 14/10/2023

A ambivalência magnífica
São esses enredos que se apresentam ao mesmo tempo duros e belos que carregam uma das vertentes mais majestosas do ato de ler: você se vê pego pela ambiguidade e atordoa-se por não saber qual sentimento impera. É justamente nessa relatividade onde mora a grandiosidade da literatura, e a Camila soube habitá-la muito bem.
Seu texto, ao mesmo tempo que é levado como folha num rio pela simplicidade da escrita, figura num rio tempestuoso, pela profundidade do assunto. Essa, para mim, é a descrição exata de como se mostra a narrativa da autora em O parque das irmãs magníficas.
Trata-se de uma história cruel, concebida por dores e violações irreparáveis; ao mesmo tempo que carrega uma força e celestialidade que a definem como arte. É impossível não se sensibilizar pela representação da personagem que carrega consigo todo um grupo ininterruptamente hostilizado. A repulsa por essa sociedade discrepante se constrói instintivamente durante a leitura, e perdura de forma indigesta por muito tempo após o fechar das páginas.
A pluralidade de conhecimento empírico que se traduz no uso de elementos culturais latino-americanos, faz com que seja seu texto rico de um misticismo responsável por compor uma leitura encantadora, ainda que dilacerante.
Uma história de fato necessária para a construção de um perfil mais empático e ambicioso por lutar pelo direito da inclusão social de todos aqueles que, ainda hoje, são vistos não como seres possuintes de almas, mas uma corja à parte.

YellowPepper 19/07/2023

O choque da realidade
Esse é um daqueles livros difíceis. Mas não por sua linguagem, que consegue ser tão informal e tão próxima do leitor, (pelo menos eu, leitora que se sentiu abraçada pelas irmãs magníficas) mas sim por sua forma cru. Cru mesmo, como carne descongelada. Cru de cruel, como a vida tem essa forma de ser.

Camila é nossa protagonista. Ao longo do livro, ela nos mostra como sua vida se formou conforme os saltos e a maquiagem em seu rosto lhe moldou, a deslocou e agrediu. Cada pequena vivência deveria ser um soco no estômago, mas não é. É só real. É real o suficiente para temer.

Ao ler esse livro, não pude parar de pensar nas minhas amigas trans. A cada página, cada violência e cada momento onde a felicidade era drenada de qualquer coisa, era como ser uma vidente de um futuro doído. Não sei se sou digna desta dor, não sei nem se ela iria gostar que eu sinta essa dor, mas dói. Dói saber que ao fechar esse livro, apesar de todos os sentimentos vermelhos como a raiva de Camila, as coisas não mudam. E esse futuro é o presente de muitas. Muitas irmãs magníficas.

Enfim, um dos melhores livros que já li esse ano. Não sei mais o que escrever. Esse livro é mais sobre sentir do que analisar. Recomendo para todos aqueles que tem penas e um coração do tamanho certo.

Felipe927 14/07/2022

A triste realidade
Terminei esse livro extremamente tocado e espantando com a brutalidade da vida das travestis, um livro tocante, cruel e mais real impossível. Uma dor no coração ao ler cada relato que consta no livro, mas a leitura é extremamente necessária.

Fabi | @almadeanaibaf 19/10/2023

Doloroso
Nossa, que livro!

Camila é uma autora travesti que, embora negue que esta seja uma obra de autoficção, retrata histórias que se entrelaçam com seu passado; basta assistir ao discurso que ela fez na TEDx, março 2018.

Com riqueza de detalhes e cenas bem fortes, sentimos um pouco das angústias dessas personagens. É chocante ver tanta crueldade e hipocrisia da sociedade, que trata as travestis de forma marginalizada - especialmente as que se prostituem; ainda que estas sejam refúgios sexuais para tantas daquelas mesmas pessoas.

É lindo ver como se unem e se transformam na família que muitas perderam ao longo do caminho. A autora tenta suavizar os relatos inserindo cenas com realismo mágico, inspiradas no folclore de seu país. Para muitos leitores, é realmente um respiro. Já na minha humilde opinião, preferia passar sem.

O Parque das irmãs magníficas é uma história agridoce, que nos faz refletir não só sobre como tratamos as travestis, mas também, a humanidade.

Recomendo, com cautela - tem cenas descritivas de violências e abusos; se você não estiver num bom momento, talvez seja melhor esperar mais um pouco - mas creio que seja uma leitura transformadora para todos que se dão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as travestis.

r_enataf 28/02/2023

Magnífico é pouco
Cada história de uma das irmãs, doeu na minha alma. Precisávamos falar mais, conhecer mais sobre por um mundo de respeito e tolerância.

Jessika.Venes 07/04/2022

Que leitura linda!!!
Este livro é necessário para todos lerem. Para podermos compreender a vivência de uma travesti, para termos o devido respeito por cada uma, para termos a admiração que elas merecem.
É um livro lindamente escrito, mas também dolorido, pois não é fácil saber as dores, os medos, os desafios diários que essas pessoas tem que suportar.
Se ainda existia em mim algum preconceito, eles sumiram nas primeiras páginas deste livro e eu sou toda admiração e respeito por essas pessoas incríveis, que enfrentam o mundo para viver quem realmente são.

Bruna 08/04/2022

O Parque das Irmãs Magníficas
Nem sei o que dizer desse livro além de que ele é muito necessário e mostra uma realidade muito triste e solitária.

Em mais de dez anos lendo livros todos os meses, esse foi o primeiro livro que tive contato que foi escrito por uma travesti e que tem personagens travestis...... essa realidade é de se envergonhar.

Um livro repleto de mulheres, travestis, fortes, lutadoras, perseverantes, que não desistiram do seu direito de viver, de ir e vir, mesmo tendo suas existências ignoradas e agredidas apenas por serem quem são.

Que esse livro chegue ao maior número de pessoas...

Helô 06/07/2023

Melhor Livro q li até agora
Este livro veio mexeu bastante comigo, pela sua delicadeza em sua escrita, mesmo com muita dor e tristeza em sua história contada.
Me deixou com esperança que algum dia tudo isso vai ser mudado para todos os gêneros.

LAvia 09/07/2022

Obra-prima
Cada frase desse livro é um soco na boca do estômago. A autora reúne todas suas vivências e dores e as transforma em poesia e subjetividade. Arrebatador e viciante- até demais, com o leitor precisando de algumas pausas pra digerir as palavras bem-comidas. "Parque das irmãs magníficas" é original, único, construído do coletivo, mas também do interior, e um dos melhores livros que já li.

Larissa2553 20/07/2023

Esse aqui é bem forte, mostra 100% a realidade de uma jovem trans. Confesso que em alguns relatos, eu parava de ler e dava uma respirada antes de voltar. Mas é bom demaisss. Também foi pelo clube @umnorteliterario.

Karla578 23/05/2022

Irmãs magníficas
Esse livro pode ser uma autobiografia... conta os horrores e as delícias de ser uma travesti na Argentina. A autora traz um realismo fantástico em diversos momentos, talvez pra fugir da dura realidade que enfrenta?
A leitura é fluida, ora bem dolorida ora bem divertida.

Saulors 12/02/2023

Esse livro foi uma extrema surpresa, não sabia o que esperar dele e me vi totalmente imerso naquele universo criado pela autora. O realismo fantástico não é algo exatamente novo, mas o que a autora faz aqui é nos levar ao seu próprio univero travesti, um mundo cheio de cores e dores.
Todos deveriam ler.

Christian.Tharlen 05/07/2022

Quando a poesia se manifesta para falar das dores!
Mesmo sendo do meio LGBTQI+ esse livro me deixou impactado e me fez olhar para os meus com mais empatia. Um relato escrito com sensibilidade e mesclando a fantasia com relatos reais de dores e pessoas entregue as tristezas e uma luta pela sobrevivência.
Em certo ponto eu vi essa história como um manual da decadência humana,um manual de corpos escravizados, de sonhos arruinados e uma festa sobre as mazelas.
Que escrita simples e ao mesmo tempo cruel e dolorosa, difícil não sentir empatia por cada personagem relatado aqui.
Essa sem sombra de dúvidas é uma das melhores leituras desse ano.