As Musas

As Musas Alex Michaelides

Resenhas - As Musas

wsx.lipe 21/01/2024

Que obra!!!
Ganhei esse livro de uma amiga minha e ela não poderia ter feito melhor escolha. Não foi uma leitura arrastada, muito pelo contrário, a trama me pegou em cheio e li sem parar até o desfecho final, que inclusive, foi impecável de bom.

Não posso deixar de citar o ambiente tenebroso que esse livro cria, parece que eu estava o tempo todo vendo a Mariana resolvendo o caso e tudo acontecendo, tipo, QUE LEGAL!!!!

Também tenho que acrescentar a pena enorme que senti da Mariana, toda traumatizada a coitada.

Enfim, é uma leitura bastante proveitosa e tensa, que te instiga do início ao fim e tem um desfecho nota 10.

Gabriela.Perusselo 21/01/2024

Revolucionário
Esse livro é incrível, faz você duvidar das suas suspeitas o tempo todo. É super bem escrito e te prende do início ao fim, tem vários detalhes de referência a paciente silenciosa que também é bom mas esse é melhor demais!!

Luiz111 20/01/2024

As musas
Eu amei.
Não tava esperando muita coisa pra esse livro, mas posso dizer que eu me surpreendi muito.
A história é muito boa, é tipo um slasher adolescente só que de outro ponto de vista. É super interessante e eu não quis largar o livro.
Os personagens são incríveis e super legais, cada um tem uma personalidade interessante.
O plot é legal mas meio previsível.
Com personagens legais, uma história ótima, e um plot bem mais ou menos, as musas conseguiu me deixar curioso.

Amanda3913 19/01/2024

O plano perfeito
Mariana é um imã de tragédia.

Em toda sua vida, vários acontecimentos a fizeram perder pessoas importantes que mudaram o curso da sua história.

E que história!

Ao longo do livro, vc acaba ficando cansado com o excesso de informações sobre o seu passado, mas acredito que foram essenciais para o desfecho impecável!

Todos os personagens são colocados na trama de uma forma sutil e não despertam curiosidade, mas ao longo das páginas incitam uma onda de dúvidas.

A construção do caso juntamente com as cartas perdidas entre os capítulos é sensacional e são tão bem escritas que não te fazem duvidar da pessoa certa.

O final é de tirar o fôlego e a motivação dos assassinatos é completamente inesperada. Foi uma ótima leitura, sem dúvidas!

Iara329 18/01/2024

Livro simplismente perfeito, prende do começo ao fim e ainda com um final surpreendente e com um plot maravilhoso, e ainda tem muita ligação com "A paciência silenciosa", estou maravilhada com essa escrita! Recomendo muito

Stephanie.Moraes 18/01/2024

Que plot Twist
Assim como no primeiro livro dele, Paciente Silenciosa, esse livro é muito bom!

Realmente suspeitei de todos e não consegui adivinhar o que realmente tinha acontecido. Me senti enganada.

Mariana, nossa personagem principal, vai ate sua sobrinha Zoe, após uma morte inesperada na sua escola e começa uma investigação por conta própria.

Mas sua fragilidade desde a perca de seu marido, Sebastian, a deixam confusa e cega para a realidade que esta bem debaixo de seu nariz.

Simplesmente um mistério único. E ainda temos o retorno do nosso personagem Theo, de Paciente Silenciosa!

Anna3168 23/01/2024minha estante
Tipo??? Até hoje não entendi a presença do Harry lá, e o Fred com a sua bola de cristal de que ela vai aceitar o pedido de casamento. Como assim? Eles vão se casar algum dia? Paciente Silenciosa foi muito bom!!!

Arthur.Filtrin 17/01/2024

As Musas é um livro que eu tô querendo ler faz um bom tempo. Sociedades secretas, tragédia e mitologia grega e crimes??? literalmente três dos meus temas preferidos compilados.

A escrita do autor é muito viciante, em nenhum momento fiquei cansado, e pelo contrário, não queria parar de ler! Me lembrou em partes alguns livros do Dan Brown, e inclusive me fez querer voltar a ler um que eu tinha abandonado.

Porém nem tudo são flores e tem um motivo pra ter meia estrela faltando ali... E isso vai principalmente para a construção de personagem.
Não achei a personagem ruim, muito pelo contrário, achei ela ótima e adorei passar raiva com a falta de senso crítico dela KKKKKK porém achei desconexo com a história o fato de ela sendo terapeuta não parecer ter o mínimo controle e maturidade emocional para certos assuntos.

De resto, só elogios, a ambientação é ótima, amo um livro que se passa em ambiente acadêmico, e o plot twist ótimo que eu jurava que tonha descoberto mas aí o Alex Michaelides veio e falou nu-uh e ACABOU COM MINHA TEORIA

enfim, recomendo demais

JAlia372 17/01/2024

Quase dormi pra depois ficar sem sono
Esse livro começa MUITO lento, o mistério mesmo começa só no meio do livro, mas também quando começa, meu Deus que mistério bem construído. Uma coisa que deixou o livro bem lento é que a protagonista é bem melancólica, fica toda hora lembrando do marido morto, e isso acabou ficando bem repetitivo. Esse livro me passou muito uma impressão de paranoia, porque te deixa muito na visão da protagonista que se sente vigiada toda hora, achei essa questão muito boa porque mesmo sabendo que pode não ser nada o escritor te deixa paranoico com oque pode acontecer. Acho que a maioria personagem poderiam ter sido muito mais bem construídos, ainda mais considerando que são importantes na narrativa, já a protagonista é muito bem escrita, só achei ela chata porque é melancólica, mas ela tem os motivos dela. O plot desse livro acho que é o mais louco que eu li esse ano, você realmente não imagina de jeito nenhum. O escritor também é muito com em descrever o ambiente em que se passa o livro, acho que poderiam ter mais diálogos pra novamente construir mais os outros personagens... Quase desisti dele no começo, por ser bem lento e não ter nada do mistério ou da investigação, mas do meio pro final eu praticamente li em dois dias.
Nathalia.Anacleto 20/01/2024minha estante
Me senti igual, pensei que todo mundo tima amado imensamente.
Me senti muito arrastada nessa leitura.
Ainda não cheguei no tal plot

Wtfliza_13 17/01/2024

O desenvolvimento foi mais divertido do que o desfecho em, não gostei desse final, mas até chegar na grande revelação foi bom

aylaffc 17/01/2024

Melhor ter amado, e depois perdido?
Nesse livros, a protagonista é a psicoterapeuta mariana andros, de ascendência grega. mariana ficou viúva há pouco tempo, o que assombra seus dias e noites, dificultando sua superação. ela não tem muitos confidentes, pois seus pais já faleceram, assim como sua irmã. sua única companhia é a sobrinha zoe, estudante e residente em cambridge.

devido ao assassinato de uma amiga de zoe, mariana viaja até cambridge para dar apoio a sobrinha, mas essa jornada de apoio se transforma em uma investigação. o professor edward fosca torna-se o principal suspeito para mariana, que tem certeza de seu papel como assassino. ao adentrar a faculdade, zoe revela que tara, a falecida amiga, temia fosca e havia mencionado coisas estranhas um dia antes de sua morte. a narrativa muito bem construída nos faz desconfiar de cada personagem, já que todos parecem suspeitos.

a escrita do livro é perfeita, repleta de referências à arte grega, dada a descendência de mariana e a expertise cultural do professor fosca. aprendi bastante e fiquei ainda mais interessada com essa leitura.

o desfecho foi O plot twist. não esperava esse final, e me surpreendi a cada página, e achei o desenvolvimento muito bem executado. apesar de um pouco acelerado, não comprometeu a história nem causou confusão. recomento muito para os amantes de thrillers bem elaborados e narrativas envolventes!

Geovane11 16/01/2024

"Dos criadores de A paciente silenciosa"
O primeiro livro favorito de 2024 foi surpreendente. Um thriller que relata a morte da jovem estudante universitária Tara, o suspeito do assassinato e a investigação realizada pela terapeuta Mariana. A Mariana é a nossa protagonista, que está em luto pós morte do seu marido Sebastian e após receber uma ligação da Zoe, amiga da Tara, embarca nessa volta ao seu passado e numa busca por respostas.

Sendo assim, teremos uma narrativa instigante e uma escrita fluida, visto que a cada página o leitor será levado à questionamentos, intrigas e tretas, tudo isso em busca da resolução do mistério inicial. Pode-se observar que o autor gosta de trabalhar com a mente humana, ou seja, ele traz à tona o quanto somos influenciados e também reféns das problemáticas e vivências psicológicas, assim é perceptível observar no enredo que a vida de todos os personagens tem um enfoque em traumas, principalmente com a figura paterna, inclusive o crime e o plot twist são relacionados à isso.

Falando em plot twist, teremos neste livro um bem surpreendente, emocionante e que quase me fez derramar lágrimas nas últimas páginas de As musas, achei admirável a capacidade do autor me enganar novamente como na sua outra obra (A paciente silenciosa), eu duvidei de todo mundo, menos do personagem responsável pela atrocidade retratada. Então, eu não tinha o que fazer, à não ser favoritar essa criação do Alex pois realmente ele sabe escrever um bom livro de thriller.

nextlevelrobs 15/01/2024

A premissa de um grupo seleto de alunas intituladas "as musas" junto com assassinatos numa universidade me chamou tanta atenção e no fim não deu em muita coisa. inicialmente, a ideia de misturar mitologia e tragédias gregas com psicologia parecia incrível e poderia ir longe, mas não foi isso que aconteceu.
achei o final um pouco sem criatividade, tanto que adivinhei o plot desde a metade do livro. muitos personagens sem sentido que só foram colocados pra gerar suspeita.
o início é incrível, o meio começa a decair e o final não foi nada satisfatório. tinha muito potencial mas não chegou no clímax. apesar disso foi uma leitura divertida.

Jasmine 15/01/2024

Livro ok para passar o tempo
Um assassinato na faculdade inglesa Saint Christopher faz Mariana largar tudo e ir prestar apoio à sua sobrinha Zoe, colega de quarto e amiga da vítima. Mariana é uma terapeuta de grupo e tem que deixar seus pacientes por conta própria por algumas semanas para visitar Zoe em outra cidade. Um deles está vivendo um momento crítico e não se sente muito estável, mas Mariana não consegue atende-lo no momento.

Ir até Cambridge não é algo fácil para a protagonista devido às memórias que afloram de seu falecido marido. Eles se conheceram na faculdade e ficaram juntos até o afogamento recente dele. Lidando com seu próprio luto e não acreditando em quem a polícia prendeu como o assassino, Mariana começa a investigar por si mesma e tem uma suspeita: o professor Edward Fosca. Ele tem um grupo de estudantes chamadas As Musas, do qual a vítima fazia parte. Com essa informação e algumas outras dadas por sua sobrinha, Mariana tem certeza que ele é o responsável pelos assassinatos que tem acontecido pelo campus.

Apesar do início um pouco arrastado, o livro tem uma fluidez absurda. Com seus capítulos pequenos e cliffhangers, ele te faz não conseguir parar a leitura. O plot twist no final também me pegou de surpresa (talvez por não ter sido tão bem construído).

A narrativa apresenta entre dois a três suspeitos ao leitor - que te fazem realmente acreditar que é um deles, afinal, o comportamento deles é muito estranho. O final te surpreende, mas ainda não consegui descobrir se pro bem ou pro mal. Além do plot twist, algumas coisas não ficam bem resolvidas sendo que o assunto abordado pedia por um pouco mais de aprofundamento. Outro ponto que me incomodou foi que uma das decisões da protagonista a deixa em uma situação que parecia que ela já tinha resolvido.

As memórias com o antigo marido eram os momentos mais chatos da leitura. Eu não via a hora delas chegarem a um fim. A perseguição de Mariana com o professor também fica cansativa em um determinado momento e deixando de ser investigação para perseguição. Eu acabei me cansando e me irritando com isso.

Ruan157 15/01/2024

A escrita é ótima e faz você querer devorar o livro pra saber o que acontece, como se tem alguns personagens interessantes fica muito interessante quando se descobre o assassino.