Detalhe menor

Detalhe menor Adania Shibli

Resenhas - Detalhe menor

1 | 2 | 3 | 4

Eduardo 06/02/2022

Um detalhe precisamente menor...
Um livro dividido em duas partes que mostra o que o povo israelense passa no seu convívio diário, preso ao passado de outrem. Narrativa detalhista e muito verbosa, que às vezes parecem mais querer criar linhas do que necessariamente passar algo importante, apesar de o livre ser muito pequeno. Nos prende nesses detalhes e tragicamente conhecemos o poder da ilegalidade, da falta de humanidade e do nacionalismo exacerbado.

caroline sn 09/04/2022

Eu gostaria de ter escrito sobre ele antes, mas pretendia fazer leituras adicionais de apoio, o tempo passou e acabei não fazendo-as. Numa releitura futura as farei.

O livro em geral trata de um tema atual e complexo: a ocupação israelita e a questão palestina. Nesta história têm-se o ponto de vista palestino, dividido em duas partes, a primeira em 3a pessoa na altura de 1949 e a segunda em 1a pessoa no tempo presente.

É uma narrativa descritiva, muito agradável, que usa a repetição - principalmente na 1a parte - como artifício (que pode ser monótona para algumas pessoas), e também a fragmentação - fazendo alusão ao próprio território da Palestina.

Eu gostei da experiência de leitura, o li no momento para o clube do livro do Põe na estante e foi uma discussão interessantíssima.

1 | 2 | 3 | 4