Guia de Mecânica Celeste para Damas

Guia de Mecânica Celeste para Damas Olivia Waite

Resenhas - Guia de Mecânica Celeste para Damas

Gabi Porne 07/07/2021

A melhor surpresa do ano (até agora)
"Guia de Mecânica Celeste para Damas" é um romance de época intenso e possui uma narrativa fluida, poética e cheia de metáforas belíssimas. O livro é encantador, o enredo envolvente e as personagens tão cativantes que eu queria que elas existissem e fossem minhas melhores amigas! A representatividade é muito bem trabalhada e consistente e as reviravoltas são emocionantes e de tirar o fôlego. O único defeito é não ter uma edição física para eu poder abraçar.

Raiane18 21/04/2024

Guia de mecânica celeste para damas
O livro desde o começo até o final me prendeu de forma assustadora! Era como se eu estivesse engolindo rapidamente cada palavra deste livro. Quanto mais eu lia mais eu queria ler e saber como as heroínas conseguiriam vencer seus problemas. É interessante a diferença entre Lucy e Lady Moth. Lucy é bem mais nova porém bastante experiente e já tendo em mente de seus gostos e desejos, enquanto Lady Moth ainda confusa sobre as coisas e um tanto abalada com a morte do marido, mesmo que esse não a tratasse da forma desejada, Lucy vem tratando ela do jeito que a condessa sempre desejou. O grande conflito é tanto a ex-amante de Lucy aparecendo em meio ao romance quanto o machismo dos homens na sociedade refinada de ciências não concordando com Lucy como uma membro ou até mesmo escritora da tradução de Oleron. A dificuldade de um amor e um casamento envolvendo mulheres naquela época entristece o leitor ao decorrer do romance, porém o livro teve o final mais satisfatório que já li e estou extremamente contente com esse desfecho do casal e do trabalho brilhante de Lucy Muchelney.

Stefania.Alves 10/07/2021

Esse livro me inspirou e me trouxe um sentimento tão bom??
Ele nos apresenta mulheres protagonizando situações que ainda são predominantemente masculinas, e lutando contra vários tipos de preconceito.
Senti falta de um epílogo, mas isso nos da a liberdade de imaginar o futuro delas e mostra que o final do livro foi apenas o começo das histórias delas.

Má Powzum- @entrelinhaslivros 31/07/2021

Um romance de época cheio de representatividade!
Preciso falar a vocês que esse livro foi uma grata surpresa! Primeiro o fato de termos um romance LGBT entre duas mulheres é bastante inovador ainda mais dentre os romances de época. O mais legal foi que a autora trabalhou tudo de forma bastante natural e responsável.

A escrita de Olivia é bastante fluida e poética, ao longo do texto temos diversas analogias com astronomia e ciência, talvez devido a Lucy ser justamente uma mulher cientista lá em 1816. Como eu amo ciência e amo ver mulheres neste papel a primeira coisa que me encantou neste livro foi justamente o seu caráter ?revolucionário?, com mulheres querendo buscar seu lugar nessa sociedade machista.

O romance entre Catherine e Lucy é construído gradualmente e de forma muito bonita, a autora teve sensibilidade em mostrar a realidade de duas mulheres que se amavam, mas viviam no século XIX. Separadas elas são duas mulheres maravilhosas e corajosas, mas juntas elas são muito mais fortes para lutar pelo seu lugar. Esse livro foi uma leitura tocante, mas acima de tudo inspiradora!

Resenha completa no ig @entrelinhaslivros

checkmatedaisy 29/07/2021

"Eu te amo, Catherine St. Day. Sou sua."
QUE SABOR MEUS AMIGOS, QUE SABOR!!!!!
Romance de época é um gênero que eu leio muito e ler Guia de Mecânica Celeste para Damas... MDSSSSS! Esse livro tem algo que muitos outros livros dessa categoria não tem: Representatividade sáfica e mulheres fortes, inteligentes e que são acima de tudo, independentes.
A História dessas duas mulheres é linda! Ver como atração entre elas surge e ver como o amor dessa relação vem surgindo... foi realmente lindo.
Catherine é minha nova crush, preciso ressaltar. QUE MULHER MEUS AMIGOS!!! Fiquei tão feliz em ver o desenvolvimento dela! E juro que se eu pudesse entrar no livro, eu entrava, ressuscitava o ex marido dela e matava ele de novo, só por prazer. Em fim... CATHERINE NENEM PERFEITA, TE AMO.
A Lucy... QUE MULHER! Ela é astrônoma caras, ela estuda as estrelas e além disso é uma tradutora!!!!
Só dei 4 estrelas para esse livro, porque eu achei o capítulos um pouco longos e tive dificuldade de me adaptar a escrita da autora, mas tirando isso, o livro seria completamente um 5 estrelas!
LEIAM LEIAM!!!
Mal posso esperar pra ler mais coisas dessa autora!

Aguiar 27/07/2021

Maravilhoso
Um romance sáfico com pano de fundo científico, eu não poderia amar mais. Essa história tem tantas camadas. Superação de traumas, feminismo, crítica a sociedade sexista e mais.
Se hoje ainda é desafiador imagina só no século XIX, duas mulheres "solteiras" lutando por espaço e destaque na ciência e na arte. A relação delas não é um daqueles romances complicados, o amor só as fez crescer e evoluir. Lindo demais. Recomendo.

Dondoca Literária 27/07/2021

A Mecânica do Amor!
#DondocaResenha.

Lucy é uma jovem que está atravessando diversos problemas, mas, nenhum outro, a abalou tanto quanto lidar com o casamento de sua ex-amante. Como tentativa de fuga, ao receber uma carta da Condessa de Moth, onde nela continha um irrecusável convite para traduzir um avançado livro francês sobre astronomia, ela não hesita em embarcar.

Catherine é uma condessa viúva que, embora tenha uma genialidade incontestável, sempre foi oprimida pelo falecido marido e, como resultado, guardou para si a exímia artista que é. Porém, ela encontra uma forma de continuar o legado do Conde, quando concede a tarefa de traduzir seus estudos científicos à jovem Lucy.

E, em meio a pesquisas e estudos, elas vão descobrir que a felicidade pode estar a sua frente, quando um sentimento puro e verdadeiro começa a surgir da simples admiração que ambas sentem.

Antes de mais nada, quero agradecer imensamente a editora por ceder gentilmente o livro para leitura e, devo dizer, foi uma grata surpresa por se tratar de um romance entre duas mulheres, num período repleto de preconceitos.

A escrita da autora é fluida e de forma impecável, ela nos apresenta uma história criativa repleta de ciência e astronomia.

Lucy, definitivamente, é uma personagem a frente do tempo, com ideias revolucionarias se fazendo presente junto a sociedade, numa época onde as mulheres eram extremamente hostilizadas.

Catharine e Lucy tiveram seu romance de forma gradativa e repleta de sensibilidade, onde ambas se completavam; mulheres únicas, que de forma corajosa nos deram uma lição de honestidade crua sobre seus sentimentos.

Em suma, é um livro que deve ser apreciado sem moderação, por pessoas que, acima de tudo, respeitam a livre-escolha do próximo.

Att. Alda!

chuwanning 25/07/2021

curti
o romance delas é saudável, bem feito e nada apressado. bastante realista e pé no chão. não tem muito hot, o que achei bacana também. elas conversam sobre as coisas e lidam bem com as questões de sexualidade da época. ótimo. as duas têm backgrounds legais e bem construídos. ótimo, joia. a Lucy, em especial, é inteligente pra [*****]. bacana. tem umas coisas fodas sobre astronomia e filosofia. legal. a escrita às vezes tenta ser poética demais, mas tem umas construções de frase muito boas de vez em quando. massa.

mas esses são os pontos fortes.

porque, meu deus, em 15 capítulos você sente que tá lendo 200, e não tô dizendo isso tipo "ei, eu poderia ler 200 capítulos disso". é muito arrastado, e fora o lance do Oléron e da tradução (que é finalizada rapidamente) eu não vi tipo nadaaaa acontecendo. não sei se é porque tenho problemas com romances de época, porque no geral é um bando de gente rica indo nas casas uns dos outros pra jantar e conversando com criados, mas sei lá. os capítulos não acabavam nunca, e mesmo a história já sendo curta eu sinto que podia ter só umas 100 páginas porque a coisa da Priscila e o lance todo dela voltar e ter aquela cena clichê dela sendo venenosa e colocando caraminhola insegura na cabeça da Lucy foi, o que, pra causar impacto? é uma história romântica e com boa pesquisa, mas entediante.

ia escrever direitinho com maiúsculas, mas, mds, preguiça. recomendo se você quer ler sobre um casal saudável que termina junto, porque é final feliz. ponto a favor.

@thalittaferreira_ 25/07/2021

Guia de Mecânica Celeste para Damas
Esse livro é uma surra no patriarcado além de mostrar toda a dificuldade que uma mulher tinha para conquistar um lugar que não fosse o de esposa e mãe. Aqui temos duas mulheres diferentes, mas ao mesmo tempo buscando pela mesma coisa: amor e aceitação. Além de um romance incrível entre elas, eu amei que a autora trouxe diálogos inteligentes e duas mulheres fortes e guerreiras como protagonistas. Levantou discursões super importantes e mostrou que mesmo naquela época existiam homens com pensamentos mais futuristas e que enxergavam as mulheres como iguais. Uma história rica em conversas científicas, discursões sobre machismo, além do fato que sempre vemos em romances de época, que é a importância da mulher na sociedade.

agasbriela 11/07/2021

Ótimo romance
Esse é um romance de época exatamente do jeito que eu estava procurando, pois queria ler um romance LGBT que se passasse em uma época mais antiga.

Amei essa história, as personagens principais são ótimas e os personagens secundários também.

A revelação do final me deixou de boca aberta e eu simplesmente amei como a história se concluiu. Vale muito a pena ler.

Pontos negativos: Os capítulos são imensos, eu prefiro ler vários capítulos do que um enorme, isso fez com que eu lesse bem devagar. Outro ponto negativo é que achei que no meio da história a autora deu uma enrolada sendo que dava pra ir logo pro final. E por último, A CAPA DESSE LIVRO DEVERIA SER AZUL.

@mcaroliinaq 12/07/2021

Como eu amei esse livro! Pra começo de conversa, só por ser um romance de época entre uma CIENTISTA E UMA CONDESSA, já fica EVIDENTE o quanto ele vale 100% a pena. Eu amei a relação delas desde o começo e o ritmo do livro é muito bom. Isso sem falar nas várias discussões que permeiam o livro sobre ciência, arte etc que me interessaram DEMAIS. A certa altura da história, surge uma rusga entre elas que eu achei um tanto quanto infundada e que me estressou um pouco, mas nem isso conseguiu abalar a experiência maravilhosa de leitura.

mundinfeysand 21/07/2021

Essas duas são lindas demais!!!
"Eu estava errada em pedir que você fosse embora. Em dizer que não poderia haver nada permanente entre nós. Já somos para sempre." ?

Eu devorei esse livro, li 30% ontem a noite e hoje li os outros 70% em uma tacada só, ele é bem levinho e me prendeu bastante, só houveram algumas cenas com informações demais e portanto um pouco confusas, mas sem dúvidas eu amei cada minuto com a Catherine e a Lucy.
O plot do final foi INCRÍVEL, uma porrada na cara daquele bando de homem machista!
A química entre elas foi algo lindo, uma ajudou a outra a encontrar seu lugar no mundo e a decidir o que queriam para os próprios futuros, ambas amadureceram demais juntas.
E o tema do livro em si, astronomia e outros, foi extremamente gostosinho de se ler. O livro em si veio com uma proposta diferenciada, e isso o tornou único.

Allessandra. 20/07/2021

Exatamente o tipo de livro que eu tava precisando, porque é leve e gostoso de acompanhar, com personagens cativantes e que você torce para que consigam terminar bem.

Romances de época não são bem o que eu costumo ler, mas dei uma chance para Guia de Mecânica Celeste para Damas porque a premissa era diferentes, um romance sáfico que ia girar entre essa astrônoma e uma condessa, com os toques de sedução que te fazem ver a atração presente entre ambas logo nas primeiras páginas. Mas o desenrolar do romance é mais devagar, como se uma testasse a outra para ver se era um lugar seguro para se aventurar.

E simplesmente me deixou apaixonada, o amor da Lucy pela astronomia, como ela só queria ser reconhecida como astrônoma ou parte da Sociedade, mas existe toda discriminação só pelo fato de, pasme, ela ser mulher. É um caminho tão difícil de se trilhar para mostrar que ela é capaz, e no meio disso tudo tem a condessa, Catherine, que além de acreditar fielmente em Lucy, também quer que a sociedade mude e veja que existem outras tantas mulheres que podem sim ser estudiosas de renome, ou artistas, mesmo que faça desenhos de vestidos que ela até então não vê como uma habilidade artística.

O crescimento pessoal de cada uma, e como uma influência na outra, é algo realmente cativante e maravilhoso de acompanhar. Tem aquele final que deixa o coração quentinho, com ares de mudança que faz com que nós, leitores, fiquemos esperançosos e pensando adiante no quanto elas vão conseguir revolucionar.

Ludmila 19/07/2021

QUE LIVRO MAIS PERFEITO DA VIDA TODA!

leiam, sério. Um romance sáfico delicado, de época, super envolvente. Ainda aborda temas como machismo, racismo e homofobia.

Yasmin 18/07/2021

Que final ótimo ??
Achei que a ciência e o romance não foram tão bem desenvolvidos, mas em relação ao patriarcado foi muito satisfatório e gratificante a leitura.