Guia de Mecânica Celeste para Damas

Guia de Mecânica Celeste para Damas Olivia Waite

Resenhas - Guia de Mecânica Celeste para Damas

luhbramos 27/09/2022

esperava mais
definitivamente não é o tipo de livro que eu leria de novo, mas tá longe de ser um livro ruim. acho que vi uns comentários sobre ele na internet e criei expectativas demais, na verdade. de qualquer modo, curti muito toda essa parte da ciência envolvida, as críticas ao modo como as mulheres são tratadas ou quando não são sequer consideradas dignas de reconhecimento nesse meio. o romance também achei bom em algum momento, mas talvez eu não estivesse no pique pra ele no momento que eu li. de qualquer jeito foi um livro que eu gostei de ler, só não achei tudo isso mesmo

martem 25/08/2021

o romance histórico que eu sempre quis
gostaria de ler mais história envolvendo mulheres sáficas, ciência e sociedades londrinas de outros séculos! gostei bastante da caminhada de lucy em se firmar enquanto cientista numa comunidade científica machista, assim como a agência de mulheres cientistas a sua volta. ler mulheres fazendo ciência envolvidas numa rede de mulheres, lutando pra que sejam reconhecidas foi algo gratificante de se ter numa história.

acompanhar o desenvolvimento do romance de lucy e catherine, com seus conflitos, sentimentos mal resolvidos e mal-entendidos foi muito bom. porém, em alguns momentos, eu sentia que o que estava sendo descrito dela não era suficiente... eu queria mais, mais profundidade, mais descrições, mais tempo!

a escrita da olivia waite é fluida e as personagens que constroi são interessantes, mesmo que não apareçam muito.

nenhum elemento da história me provocou aquela vergonha alheia, aquele sentimento de "sério que ela escreveu isso, que constragedor!" é um romance histórico muito bacana pra quem sente falta de relações sáficas dentro deste universo.

Milena 27/08/2021

Ultimamente tenho estado numa fase intensa de romances de época, e nada melhor que um romance de época com personagens interessantes e uma história de amor avassaladora, não é mesmo?

O Guia traz muito bem questões sociais da época que retrata, do ponto de vista de duas personagens riquíssimas e diferentes entre si. E foi muito interessante acompanhar as diferenças nos pontos de vista das duas, já que suas histórias de vida eram diferentes, tanto pela idade quanto pelas experiências vividas e como isso influenciava a forma como elas se enxergavam e enxergavam o mundo ao seu redor.

A questão da ciência abordada aqui foi ótima de acompanhar, sem cair em descrições enfadonhas e sempre dentro do contexto da história em si, assim como os trechos que tratavam de reflexões sobre arte. Além disso, foi muito bom conviver com os personagens secundários, que adicionaram mais cor e nuance à história, abrindo os horizontes das protagonistas e da história como um todo.

Não posso deixar de falar do romance em si, é claro. Mesmo sabendo o que esperar (por conta do gênero) a história foi muito bem construída, o estilo de narração da autora é único, e amei acompanhar cada passo que as protagonistas davam.

Catea 18/07/2023

Guia de como se perder dentro de um livro
Que livro esplêndido, um universo bem trabalhado e personagens bem desenvolvidas. Toda vez que eu pegava para ler não queria mais largar e me perdia dentro desse universo. É maravilhoso ver romances sáficos agora também no contexto de romance de época.

assibely 03/09/2021

Envolvente
Gostei muito, fala muito bem sobre machismo e evolução das mulheres na ciência, o romance é bem escrito e desenvolvido e final ???

lua 04/09/2021

Aquela leitura que aqueça o coração, o livro aborda o amor entre duas mulheres da forma mais doce possível. Com um pano de fundo sobre astronomia e discussão do machismo na ciência que existe até hoje é uma leitura que recomendo para todos. O romance é a coisa mais adorável do mundo, vemos como elas vão se apaixonando, lidam com a sociedade homofobica da era é vão superando seus medos e traumas enquando encaram o desafio de seguir seus desejos e sonhos.

Neila 19/02/2023

Hmmmmm
Não consegui me apegar aos personagens e aos conflitos colocados no livro, me pareciam simples e as vezes só colocados no meio da narrativa para a parte do romance.

Quanto a parte de conquistas requeridas pelas mulheres eu gostei.

Sereia Entre Livros 16/10/2022

Interessante
Foi muito interessante acompanhar esse romance de época protagonizado por duas mulheres.
Como uma ávida leitora de romances de época, tenho muito dentro de mim a fórmula deles.
E esse me surpreendeu com a aparente rapidez dos acontecimentos do romance.
Depois fui me tocando que se tratava de duas mulheres, então os termos do romance seriam diferentes do que eu estava acostumada a ler.
E eu gostei haha
Gostei de ver o desenvolvimento das personagens dentro do romance.
Gostei da escrita da autora e fiz destaque de vários quotes, pois me senti muito tocada e representada por eles.
Adorei ver uma astrônoma em ação e ver como é importante ir à luta do que se deseja.
Também adorei ver o incentivo e confiança sem fim das duas personagens principais uma na outra. Elas sempre acreditavam muito na capacidade uma da outra e estavam sempre dispostas a colocar a outra pra cima quando necessário.
Achei dramático? Sim haha achei alguns momentos bem dramáticos e me deu uma agonia enorme ver as personagens sofrendo tanto apenas por falta de diálogo.
Mas consigo entender porque é isso que acontece né? Muita tristeza, mágoas, chateações por falta de diálogo
No mais, é um livro muito interessante sim. Muito instigante e conta com cenas divertidas, leves, intensas, cheias de amor e de um hot muito gostoso de ler haha
Quero conhecer outras obras da autora, ansiosa por isso!
???

Vity 11/10/2021

Eu só não dou mil estrelas (ou melhor: uma constelação inteira) para esse livro porque não dá... Estou completamente apaixonada!

Andie 27/11/2022

Meh
Romance de época entre mulheres, tudo que eu precisava mas no final achei a história fraca comparada a outras que já li do mesmo gênero. Prometeu muito e entregou pouco.

Bia 05/11/2021

Resenha Guia de Mecânica Celeste para Damas.
Autor: Olivia Waite
Editora: Harlequin
Preço que paguei: 0
Leitura nº: 64
Nº de páginas: 300
Personagens favoritos: Catherine e Lucy
Resenha: Eu acho que teria gostado mais desse livro se tivesse lido em outra época. Apesar de ter achado o livro legal e bonitinho, não achei as personagens cativantes e a leitura foi meio chatinha.
Citação favorita: "Por que a Sociedade não pode se valer de sua perspicácia e inteligência, simplesmente porque ela é uma mulher, e não homem?"
"- Não nos deixam ter a coisa completa, sabe. Se você não segue o padrão. É preciso encontrar a felicidade em partes e pedaços. Mas eles ainda podem formar algo belo"
"Amar alguém não deve ser o fim de nada. Deve ser o começo"
Estrelas: 2

ClAudia 01/12/2021

"Pensei que poderiam questionar suas competências, sim. Nunca pensei que poderiam questionar sua existência."

Guia de Mecânica Celeste para damas - Olivia Waite
harlequinbooksbrasil
300 páginas | 2021
Tradução: Guilherme Miranda
4 estrelas

Lucy está de coração partido. Sua amante de longa data se casou com um homem que não ama, pois é isso que esperam das mulheres de sua idade.
Ao receber uma carta de Lady Moth, procurando alguém que possa continuar o trabalho de tradução e pesquisa do pai de Lucy, ela encontra um objetivo e uma forma de evitar os planos do irmão de casá-la.

Essa história mostra como, desde que o mundo é mundo, mulheres que se unem são uma força da natureza. Catherine é viúva, portanto goza de certa liberdade, financeira e pessoal. Além de conseguir financiar o projeto de Lucy, as duas vivem um romance cheio de paixão, de cura e de carinho.

Fiquei com friozinho na barriga com a tensão entre elas, com a construção da relação. E as cenas sensuais foram maravilhosas.

O livro fala bastante de ciência, por vezes não focando muito no romance, mas mesmo assim eu achei uma delícia de ler. E o final é SURPREENDENTE. Eu realmente não esperava a reviravolta e fiquei MUITO feliz!

⚠️menção à relacionamento abusivo.

site: https://www.instagram.com/p/CWYRM5dL4n4/

geovanna 05/01/2022

"pensamos que éramos satélites separados, mas não. somos estrelas e, embora possamos brilhar separadamente, estaremos sempre na órbita uma da outra."

um livro sáfico de época muito bonito e feliz (como a gente merece!!!), claramente escrito por uma mulher, o que também conta muito pra mim. uma leitura especial!

* primeiro livro de 2022.