Palavras interrompidas

Resenhas - Palavras interrompidas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Sâmara 09/10/2021

? Sinopse
Carlos foi chamado para reconhecer o corpo de sua filha, Fernanda, mas chegando lá quem ele vê é outra pessoa. Apesar de ser Fernanda, ele não a reconhece mais, com o cabelo tingido de preto e ostentando uma tatuagem no ombro. Carlos moverá céus e terras pra descobrir o que aconteceu com sua filha, pois acredita cegamente que encontrará o culpado.
?? Esse nacional vai te virar de cabeça para baixo na busca de uma solução, e eu posso provar. O nacional é bem curtinho, e tem capítulos rápidos que vão te deixar roendo as unhas.
? Adorei a forma que o autor construiu o thriller, pois vamos conseguindo juntar as peças do quebra-cabeça aos poucos e ainda assim não conseguimos desvendar o mistério.
?? Foi meu primeiro contato com a escrita poética do Marcos, que é marcada por uma riqueza enorme de detalhes, com uma descrição realista e crua. Em algumas partes do livro, o autor consegue exprimir um sentimento de pertença ao ambiente, que nos deixa completamente familiarizados com o lugar.
? O mistério da trama foi o ponto alto, pois acompanhamos o protagonista em sua busca insaciável para achar o culpado pela morte de sua filha, e somos surpreendidos com o final. Gente, o que foi isso????
? Achei mega necessário o ponto levantado pelo o autor sobre união e acolhimento, mostrando que o amor de um pai é peça chave para o crescimento dos filhos.
? Entretanto, senti que as explicações ficaram vagas devido a narrativa rápida que se dá a obra e apesar de embasbacada com o desfecho, fiquei sem reação pelo desenvolvimento e maior aprofundamento que tanto esperei.

Manuscrito Literário 07/10/2021

Antes de começar quero dar alguns avisos sobre a obra.
Primeiro, o livro contém gatilhos, então se não está totalmente bem mental e psicologicamente, não recomendo a leitura.
Segundo, caso faça a leitura, prepare o coraçãozinho.
Digo isto, vamos a resenha.

O livro já começa nos batendo, quando um pai precisa reconhecer o corpo de sua filha no IML. Pois é, um baque, tanto pra nós leitores, quanto pro pai que a princípio fica sem entender. Aquela menina de cabelo preto e tatuagem não é sua princesinha, de cabelos dourados e vestido florido.

“— É importante também o saber que, devido às condições em que ela foi encontrada na praia, teremos que fazer um exame mais… detalhado do corpo.”

Mas é aí que a história se desenvolve, qual o motivo de tanta mudança? Como ele não percebeu que sua menininha tinha mudado tanto? Movendo céus e terras ele vai atrás de respostas. Já adianto que ele vai fazer escolhas erradas para obter as respostas. Mas como podemos julgar? Sua filha foi encontrada morta, com cortes nos braços.

O desenvolvimento do livro é rápido, mas mesmo em poucas páginas, o autor soube colocar peso nas palavras, justamente para impactar o leitor.

Sim, é uma leitura densa, às vezes exaustiva emocionalmente, mas não que isso seja ruim, acredito que a proposta do livro seja justamente essa. Nos incomodar e nos estarrecer.

“Debruçado na mureta de proteção, observava o horizonte ganhar as primeiras tintas que vinham do leste, enquanto sua mente sobrevoava as recordações de uma tarde quente de verão, quando Lúcia e Fernanda ainda eram vivas.”

Com poucos personagens e história simples de ser entendida, Palavras Interrompidas é um livro pra você que gosta de sofrer. Mas se prepare, se a ressaca não o pegar, você vai no mínimo ficar pensando na história por alguns dias, sem saber o que pensar ou fazer da vida

A obra nacional é mais uma prova que temos ótimos autores por esse Brasil, só precisamos nos permitir e dar oportunidade pra eles. E reforçando, CASO NÃO ESTEJA BEM MENTAL E EMOCIONALMENTE, NÃO LEIA O LIVRO. ELE CONTÉM ALGUNS GATILHOS.

“Não dá pra conversar com quem não te vê, não te escuta… É como se eu não existisse, tio!”

Mas fala aí, o que você acha que esse pai vai fazer para descobrir o que aconteceu com sua filhinha? Será que você faria a mesma coisa? Leia o livro depois me conta tudinho aqui.

Uma última coisa, quero enaltecer a edição do livro. Sério é simplesmente PERFEITA e a Faro Editorial fez um trabalho excelente. Com fotos e diagramação confortável para a leitura é um dos livros mais interessantes, para quem como eu escolhe o livro pela capa e edição.

Vivi 28/09/2021

Não se enganem, esse livro tão fininho que daria para ler em um único dia tem um peso tão enorme que vai tocar a sua a alma, sua fé e seu amor pelas pessoas que mais ama.
A trama central é sobre um pai que descobre que a sua filha foi morta. A primeira vista ele não quer acreditar que era ela afinal ele tinha a imagem dela como queria aceitar.
A partir desse momento a sua sede de vingança o dominou e fez de tudo para realizar isso até o fim.
Mas reviravoltas aconteceram por aqui. E é a esse ponto que quero chegar. Em meio a toda trama fiquei mais uma vez admirada com o autor pela forma como tratou algumas simbologias ( no caso aqui o céu e o inferno e a fé ). O luto e a dor desse pai e o que não é muito diferente na vida real. É o "egoísmo" de olharmos só para a nossa dor e pensar que outros não dependem de nós.
Mês fez pensar não só em casos de lutos mas em questões do dia á dia mesmo. Os vários gritos de socorros por pessoas que amamos e o mais cômodo é usar uma venda. Vejo muitos casos. Mas enfim. Infelizmente existe. E sim é mais fácil culpar os outros o que nos cabe.
Realmente é incrível e forma podemos dizer poética que tb nos é narrado o cenário onde tudo ocorre. Era possível fechar os olhos e sentir a brisa e o cheirinho do mar.

Eu mais que indico!
?O corpo de uma jovem foi encontrado na praia. Carlos é chamado para identificar. É a sua filha, mas ele não a reconhece. Os cabelos tingidos de preto e a estranha tatuagem no ombro mostram que Fernanda não se parecia com a menina alegre de quem ele se lembrava. Ao reparar que em seu braço havia indícios de violência, o pai em luto começa uma busca incansável pelo culpado. Enquanto procura por respostas, Carlos se depara com segredos que a filha escondia, e sua investigação o leva a conhecer uma enigmática figura que promete ajudá-lo a encontrar o responsável pela morte de Fernanda, mas não sem antes pedir algo precioso em troca. O que um pai é capaz de fazer para descobrir a verdade? Errar, culpar, matar outras pessoas?

Thay Freitas 27/09/2021

Quando o corpo de uma jovem de cabelos negros é encontrado na praia, Carlos é chamado ao IML para reconhece-lo, pois as evidências indicavam ser, possivelmente, o da sua única filha, Fernanda. E mesmo diante de um corpo ao qual ele chegou a não enxergar como sendo o da sua filha - por conter uma tatuagem e ter cabelos negros -, depois de muito relutar e com tristeza nos olhos, a reconheceu e atestou o óbito.

Mas o que aconteceu para que ele notasse uma Fernanda tão diferente da garota que ele viu pela última vez?

(...) é quando lhe informam que precisarão fazer um exame mais detalhado devido às condições em que ela foi encontrada e a informação de que não descartam a possibilidade de homicídio infelizmente é chegada à conversa.

Diante disso, inconformado, o pai de Fernanda é movido pelo desejo de vingança e decide fazer o que for possível - e até impossível - para descobrir o que aconteceu com a sua filha.

E é no celular da garota que ele consegue dar os primeiros passos na busca de quem, supostamente, tenha feito mal a ela. Investigando seu celular, ele descobre uma mensagem com uma localização embaixo que diz “Clube Inferno”, e é para lá que ele vai.

Lá, Carlos experimenta o lado mais obscuro do ser humano, cego pelo desejo de vingança, não consegue enxergar o que estava bem à sua frente e embarca numa jornada sinistra, onde para ele vale absolutamente tudo para chegar ao seu objetivo.

Em todo o desenrolar do livro, veremos um pai desesperado por entender o que aconteceu, dando corda à sua "parte errada" através de uma figura peculiar que lhe leva aos mais altos patamares do horror, em troca de respostas.

Achei o final surpreendente. Fugiu de tudo que a gente imaginou o tempo inteiro. O autor te induz a uma teoria que começa a se mostrar bem óbvia, mas depois nos embarca num plot twist sensacional. E emotivo! Pois mesmo diante de uma temática que abrange a complexidade humana, ele conseguiu nos fazer refletir e nos envolver em mensagens importantes através da linha tênue entre realidade e fantasia. A principal mensagem foi a de: “se responsabilizar por suas ações”, concomitante com a de: “e todas elas geram uma consequência”.

Continue lendo em:

site: https://sankasbooks.blogspot.com/2021/09/resenha-palavras-interrompidas-marcos.html

garotadovlog 15/09/2021

REENHA | Palavras Interrompidas (Marcos Debrito) | por Carol Sant
💭 Você com certeza já foi com muita sede ao copo d'água e acabou se engasgando, né? As vezes acontece também com livros, ir com muitas expectativas e acabar se decepcionando e tudo bem, todo leitor já passou ou vai passar por isso!
Recentemente tive minha primeira experiência com o autor Marcos Debrito, que tem a fama por seus livros já publicados: O Escravo da Capela, Vozes de Joelma e A Casa dos Pesadelos; e o autor agora conta com mais um lançamento, o Palavras Interrompidas.
Na trama vamos conhecer Carlos, um pai que acabou de perder a filha e sua morte supostamente foi um homicídio por ter sido encontrado alguns indícios de violência no corpo da garota. Ele então, vai em busca de vingança - talvez, justiça? - para encontrar o assassino da filha, já que ele nem mesmo consegue reconhecer mais a moça em cima da maca do IML como sua filha.
Na busca por respostas, Carlos se depara com segredos que nunca imaginou e com uma figura que promete ajudá-lo na jornada pela busca do agoz de sua filha querida.

🗣️ O QUE VOCÊ ACHOU, CAH?

Infelizmente escorreguei e tive um leve tombo com essa leitura. Não consegui gostar dos personagens - principalmente do Carlos, que é nosso protagonista - e não senti empatia nem mesmo pela perda do homem, já que ele toma atitudes precipitadas e inconsequentes por puro impulso, sem nem ao menos ter a certeza daquilo que dizem para ele.
Mas não se engane, o enredo é realmente muito bom mas o autor não soube explorar o personagem principal, diria que nem mesmo a figura secundária que aparece foi muito bem desenvolvida.
É um livro rápido para se ler, já que ele tem apenas 144 páginas, um daqueles típicos livros para encaixar numa maratona.
Porém, o livro não funcionou comigo mas quem sabe, eu não dê mais uma chance para outras obras do autor!

♥️ Está tudo bem não curtir tanto uma leitura, nem tudo que me agrada pode te agradar e vice-versa. Beijo em você e até a próxima!

site: https://www.instagram.com/p/CTSxYt-Lmav/

Ana Lara 13/09/2021

Um soco no estômago
PALAVRAS INTERROMPIDAS
Autor: Marcos Debrito @marcos_debrito
Editora: Faro @faroeditorial
Classificação: 4,8 ?

O livro conta a história de Carlos um homem de meia idade, viúvo que é chamado ao IML para reconhecer o corpo de sua única filha, Fernanda. Mas a menina na maca fria em nada lembra a menina doce, leve e loirinha que ele se lembra. Deduzindo que a filha foi vítima de violência e assassinada, Carlos vai fazer de tudo para pegar o responsável pela morte de sua filha. E é nessa busca que ele vai se deparar com segredos e verdades cruéis.

? Que pancada de livro. A história é um verdadeiro soco no estômago.

? Carlos é um viúvo arrasado e acabado pela morte de sua mulher.

? Quando Fernanda sua única filha morre, Carlos troca o luto e a tristeza pela vingança e revolta. Obcecado em encontrar os culpados pela morte da filha ele fica completamente cego pelo ódio, pela bebida e é capaz de fazer qualquer coisa para se vingar, até um trato com o diabo.

? O livro é curto, li de uma vez só e ao final fiquei com um gosto amargo, uma sensação de tristeza e indignação.

? A cada capítulo o sofrimento e o desespero do pai foram me contaminando a tal ponto que torci para sua vingança. A escrita do autor é poderosa, os fatos vão se desenrolando de tal forma que perdi por completo a sensatez.

? Os capítulos tem ilustrações com as situações retratadas e isto potencializa mais ainda a ansiedade, angústia e o desespero de chegar ao final.

? E o final é sinistro? Quando o Carlos entende tudo quê aconteceu e porquê aconteceu é desesperador.

? Tive um misto de sentimentos com o desfecho: surpresa, raiva, pena?

? Recomendo absurdamente a leitura e o recado das entrelinhas: diálogo sempre mesmo que você esteja focado na sua dor e no seu luto.

Pedro.Alves 13/09/2021minha estante
Vc errou o livro, o outro tá sem a resenha

Ana Lara 13/09/2021minha estante
Valeu!

Livros da Julie 12/09/2021

Até onde se pode ir tomado pela dor e pela culpa?
-----
"Nenhuma perda chega emancipada do vazio que aflige os que ficam entre os vivos."
"Ficar olhando o mar assim faz a gente perceber o quanto somos frágeis diante de uma força tão grande."
"Fazer o sinal da cruz e conversar sozinho como se falasse com Deus era mania dos desesperados que não aceitavam o óbito como ponto-final de uma história de vida."
"Rapazes embriagados de libido só mostravam quem eles eram de fato ao serem rejeitados, como se recusar suas promessas de alguns minutos de prazer fosse uma afronta moral."
"Na hora de cativar a presa, um lobo deixava o uivo de lado para falar mentiras com voz de veludo. Fantasiava-se na pele de um cordeiro com a intenção de se aproximar o suficiente para em seguida arreganhar os caninos e dar o bote."
"Sempre haverá um culpado pela coragem de degradar o templo que hospeda a própria alma. Nada do que se comete a si próprio é feito sem a influência de outro."
"Tentar salvar uma alma que ambiciona a condenação é a mesma coisa que regar uma pedra e esperar que dela nasça algum fruto."
"E onde tá escrito que a vingança vem sem autodestruição?"
"Fazer nada muitas vezes é tudo que precisa ser feito para destinar a alma de alguém ao Inferno."
-----
Palavras interrompidas foi o livro do mês de julho da leitura coletiva da Faro Editorial promovida pelo @clubeliterarioferavellar (#ClubeLiterarioFerAvellar).

Dor, mágoa, consternação: todos os piores sentimentos se apossam de Carlos quando ele descobre que sua filha está morta. Chamado a identificar o corpo, contudo, se enche de espanto, pois mal a reconhece. Com uma aparência bem diferente, aquela jovem em nada lembrava a doce menina que Fernanda era.

Enquanto tenta traçar os últimos passos de sua filha para entender o ocorrido, Carlos faz descobertas estarrecedoras, ajudado pela figura mais improvável. Devastado pela amargura e pela cólera, ele não se deixará deter até desvendar o que causou a morte prematura de Fernanda.

Em Palavras Interrompidas, acompanhamos a saga de Carlos em busca de respostas, à medida que ele vivencia o luto em todas as suas fases. A clássica moral da história sobre o tema da vingança aparece repaginada, contrastando a visão romantizada com a realista. O certo ou errado deixa de ser ditado por uma ética superior e passa a ser consequência direta dos mais sombrios instintos. Não há redenção, alívio ou remédio.

A ambientação da história é significativa e confere força narrativa. A linguagem mais elaborada, por vezes rebuscada, pode parecer deslocada a princípio, porém reforça a sensação de surrealidade que envolve toda a situação. A escolha poética de palavras destaca a beleza da nostalgia suscitada pelas boas lembranças que o protagonista tinha da filha e realça a terrível jornada de comiseração em que ele mergulhou.

Embora os sentimentos de tristeza e culpa permeiem e oprimam a história, o suspense gerado pela investigação ameniza o seu tom lúgubre. As revelações, as reviravoltas e as alegorias utilizadas pelo autor nos mantêm atentos e estupefatos, enquanto consideramos cuidadosamente cada implicação e nos questionamos: será que faríamos o mesmo? Será que o inferno é aqui?

Uma profunda reflexão, que engloba também o viés religioso, parece ser o objetivo final após um percurso pelos recantos mais pesados e sinistros do nosso ser. É impossível não se conectar em algum nível com as emoções que carregam Carlos como um turbilhão, nem se compadecer do seu assustador estado mental, muito bem ilustrado por meio das imagens impactantes que se somam ao texto, vislumbres de cenas que enriquecem ainda mais o drama. Aliás, o projeto gráfico é excepcional e eleva a obra a outro patamar.

À parte os possíveis gatilhos existentes, a história é um grande alerta sobre os riscos para a saúde mental de pessoas enlutadas. O remorso pode arrastar os que ficaram para o fundo do poço, conscientemente ou não. Uma pessoa desesperada é presa fácil de suas próprias aflições e pode sucumbir ao seu desvario interior.

O amor paterno foi o escolhido neste livro para demonstrar a força que o silêncio pode exercer nessas circunstâncias sobre uma relação que deveria ser inabalável. Incondicional ou não, o afeto requer atenção; as pessoas precisam ter a certeza de que alguém se importa com elas. Se não abraçamos a verdadeira comunicação com o próximo, costumamos falhar miseravelmente em aceitar que a vida possui seus meandros e compreender que devemos forçosamente segui-los.

site: https://www.instagram.com/p/CTurj5NLZUb/

Camila | Book Obsession 30/08/2021

Até onde um pai pode ir em busca de respostas?

Mais uma trama genial do autor. Não se deixe enganar por ser um livro curtinho, o suspense e as reviravoltas estão por toda parte. Uma leitura que nos deixa ávidos por respostas e enquanto não descobrimos tudo é impossível parar. É visceral.

A edição da Faro Editorial está incrível. Diagramação perfeita, um verdadeiro deleite para os olhos do leitor.

Além do suspense e da busca de Carlos por respostas, DeBrito aproveita para trabalhar temas como luto, relacionamentos familiares e quais limites uma pessoa consegue ultrapassar nessa incessante busca.

Para os mais sensíveis, pode ser uma trama um pouco sufocante e até com gatilhos. Mas se você não vê problema, indico e muito a leitura de Palavras Interrompidas.

Resenha completa no @bookobsessionblog

site: https://www.instagram.com/p/CTNUF1OLBMR/

Evy 29/08/2021

"A vida é um escárnio sem sentido". #ÁlvaresdeAzevedo
Esse foi meu primeiro contato com a escrita do autor Marcos Debrito e gostei demais. Sua narrativa é fluída e bem construída e trouxe o suspense e desespero no ponto certo pra essa história marcante e que nos faz refletir sobre pontos bastante importantes da vida, embora trate da morte.

Carlos perdeu recentemente a esposa para o câncer quando é chamado para identificar o corpo de sua filha encontrado sem vida na praia. Ele tenta encontrar os traços da menina alegre naquela mesa gelada, porém os cabelos tingidos de preto e uma estranha tatuagem no ombro fazem com que ele não a reconheça mais. Ao notar marcas de violência em seu braço, o pai em sofrimento de luto, começa uma busca desesperada por vingança.

Queria ele dar a sua vida para que Fernanda continuasse a encher os pulmões de ar. A filha era o que lhe restava, e por mais que tentasse não desabar na frente dos outros, ali, naquela sala fria de azulejos encardidos, deixou romper a barragem das lágrimas que inundou todo seu rosto. Nenhuma perda chega emancipada do vazio que aflige os que ficam entre os vivos".

Mesclando passagens intensas e emocionais que traçam a trajetória de um pai em luto lidando com a perda, a angústia e a depressão, com muito mistério e suspense na busca pelo culpado da morte de Fernanda, o autor consegue nos arrebatar de uma forma que é impossível largar o livro até ter lido a última palavra. História cheia de altos e baixos, muito bem desenvolvida pelo autor, trazendo passagens que nos fazem refletir assuntos importantes.

Para completar a experiência literária, o livro traz um trabalho editorial fantástico, com imagens e decorações de páginas que nos ajudam a mergulhar no universo proposto pelo autor em sua história marcante. Super recomendo a leitura!

sandim_steh 16/08/2021

IG: @PAPEANDOSTEH
"Algumas pessoas precisam conversar pra superar o luto, enquanto outras se fecham e não conseguem enxergar a dor nem de quem tá do próprio lado."

{RESENHA: "Palavras Interrompidas - Marcos DeBrito"} Neste thriller vamos conhecer Carlos, um pai viúvo que é chamado para identificar um corpo, ao chegar no local e ver o corpo, Carlos não aceita o que vê, sua filha, mas ele não acredita ser sua filha, afinal ela estava mudada, mas os exames não mentem e Carlos tem que aceitar a morte de Fernanda.

RESENHA COMPLETA NO IG: @PAPEANDOSTEH

Ivan Leite 15/08/2021

Palavras Interrompidas Marcos Debrito
?Ficar olhando o mar assim faz a gente perceber o quanto somos frágeis diante de uma força tão grande. Imagina os desafios que nos aguardam quando encaramos o céu.?

O corpo de uma jovem foi encontrado na praia. Carlos é chamado para identificar. É a sua filha, mas ele não a reconhece. Os cabelos tingidos de preto e a estranha tatuagem no ombro mostram que Fernanda não era mais a menina alegre de quem ele se lembrava. Ao reparar que em seu braço havia indícios de violência, o pai em luto começa uma busca incansável pelo culpado.

Enquanto procura por repostar, Carlos se depara com segredos que a filha escondia, e sua investigação o leva a conhecer uma enigmática figura que promete ajudá-lo a encontrar o responsável pela morte de Fernanda, mas não sem antes pedir algo precioso em troca. O que um pai é capaz de fazer para descobrir a verdade? Errar, culpar, matar outras pessoas?

Boa leitura? boa viagem?
@biblioteca.giratoria
@cult.artes

Nathi 13/08/2021

Até que ponto o luto nos devasta?
Um pai enlutado em busca de justiça. Uma jovem encontrada morta nas águas geladas do oceano.

Ao ser chamado para reconhecer o corpo sem vida de sua única filha no necrotério, Carlos se depara com uma desconhecida. A sua filhinha inocente e de olhos doces, não é a que está ali com cabelos escuros e uma tatuagem no ombro deitada na mesa fria de metal.

É em busca de respostas sobre como a sua Fernanda se transformou em alguém que ele não reconheceu, Carlos inicia a sua jornada ao inferno.

Nem sempre as respostas que as nossas buscas nos dão, são as respostas que queremos.

É nesse percurso através da resposta de quem é o responsável pela morte de sua única filha, que Carlos destina sua vida e sua alma.

Um livro extremamente filosófico e que nos faz refletir sobre o luto, sobre as dores da alma, sobre nossas escolhas e principalmente sobre a vida!

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 12/08/2021

Perfeito
Aqui a gente vai acompanhar o Carlos um senhor que acaba de descobrir que a sua filha, sua princesinha está morta.
Em pouco mais de um mês ele perdeu tudo o que ele mais amava na vida, sua esposa e sua filha.

Tomado pelo luto ele vai começar a investigar o que aconteceu com a Fernanda, afinal ele nem conseguiu reconhecer a sua filha naquele cadáver que foi encontrado na Praia que eles tanto amavam, sua filha não só tinha mudado a cor dos cabelos como tambem tinha feito uma tatuagem no ombro, uma tatuagem com um símbolo que ele nunca tinha visto antes mas que parecia ser algo Pagão, o que ia contra tudo o que eles sempre ensinaram pra ela.

Fica muito claro que alguma coisa fez essa doce menina se rebelar.
E esse Pai está disposto a ir até o fim, pra descobrir o responsável pela morte da sua menina.

E é tomado pela ira que ele vai descobrir o lugar que a sua filha estava frequentando, e lá ele vai descobrir que existe uma maneira de ficar pra sempre ao lado da sua filha, e pra isso ele só precisa descobrir o responsável pela sua morte.

E quando ele descobre quem foi o culpado, o mundo dele vai ruir mais uma vez.

Gente do Céu o que foi esse livro, existem temas que a gente evita falar ou pensar e ver ali nas páginas de uma história o que o Luto é capaz de fazer com uma pessoa, nos faz questionar se realmente estamos fazendo o suficiente por aqueles que amamos enquanto eles estão vivos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6