Oceano entre nós

Oceano entre nós Tahereh Mafi

Resenhas - Oceano Entre Nós

The 07/04/2024

Shiriin mais uma vez está em uma cidade nova com seus pais e seu irmão, mais uma vez ela tem que passar pela escola nova, pessoas a olhando feio, sendo preconceituosas só pq ela é do Oriente médio, até que um dia na aula de biologia ela tem q fazer dupla com Ocean e ele parece ser a única pessoa q realmente quer conhecer ela e não liga para todo o estereótipo que recai sobre ela.

O livro é bom, eu gostei, um romance legal e fofo, confesso que em várias partes achei Shiriin muito chata e que ela não merecia o Ocean (reizinho demais ele), porém toda a história é cativante, a amizade dela com o irmão achei fofo. Só achei que merecia um final melhor, eles mereciam mais depois de tudo aquilo, queria q tivesse outra cena com os pais dela e ele, enfim o livro é bom, mas o final poderia ter sido melhor.

Jessie 07/04/2024

Faltou um tempero
Um romance adolescente, nem tão clichê assim. A protagonista pensa de mais, o que com que eu me identificasse, o mocinho é um fofo, super apaixonante.
Mas faltou alguma coisa, não sei dizer o que foi mas em alguns momentos eu senti isso.

monalisa74 06/04/2024

Eu quero ser que nem a Shirin quando crescer.
Terminei esse livro há algumas horas e engoli mais ou menos 60% dele só hoje. Ainda tô com o quentinho no coração aqui então precisava vir o quanto antes escrever essa resenha enquanto essas sensações estão fresquinhas e eu consiga passar o máximo delas.

Comecei Oceano entre nós sem ter a menor ideia sobre o que se tratava, tenho essa mania de nunca ler sinopses que sempre me proporciona muitas surpresas (positivas e negativas). A única coisa que despertou meu interesse por essa leitura foi a avaliação muito positiva que uma amiga fez há uns dois anos quando leu, desde então estava na minha lista e até no meu kindle, mas nunca tinha parado pra começar. Até essa semana.

O livro me prendeu desde o primeiro capítulo e, mesmo em uma semana cheia de leituras da universidade, arranjei o tempo que não tinha para conseguir realizar essa aqui.

Shirin, a protagonista, é simplesmente F0DA. Não tem outra palavra que eu possa usar pra descrever. Uma menina de 16 anos que passou e passa por tudo que ela tem que aguentar e ainda assim encontra coragem para se abrir para o amor, além de não se calar e nunca aceitar sem revidar as ofensas e preconceitos é realmente de se admirar. Eu com 16 não tinha metade da coragem que ela tem. Inclusive, até hoje, lendo o livro, me peguei pensando que quero ser que nem ela quando crescer.

Shirin é uma menina mulçumana vivendo em uma realidade pós 11 de setembro nos Estados Unidos. Dá pra ter uma ideia do nível de tratamento que ela recebe só por ser e acreditar no que quer. O livro retrata essa realidade de forma muito crua e fiel, principalmente por se basear nas próprias vivências da autora, e justamente por isso ele é tão bom e importante.

A gente vê o preconceito, a xenofobia e a intolerância como eles são e suas consequências como poucos de nós vão ser obrigados a conhecer na pele. E pra além disso: a gente se depara com a impotência diante de toda essa maldade.

O romance é a coisa mais fofa do mundo inteiro. Não dá pra esperar nada menos do primeiro amor com uma pegada meio impossível, né? Ocean, nosso mocinho, é um FOFO, um grande querido. A gente vai ficando bobinha junto com Shirin.

Eu amei muito os personagens, fiquei completamente apegada à Shirin e Ocean, tanto individualmente como em casal, o Navid e os três amigos deles também são gente finíssima.

A escrita é SENSACIONAL. Fluida, levinha e envolvente. Te faz não querer largar mais, perfeita pra curar ressaca! O livro traz uma mensagem necessária e impactante arrodeada por um amor tão doce, que ao mesmo tempo que te aperta o coração por causa da dureza da realidade, também o aquece por conta dos afetos. É muito, muito, muito lindo.

Com certeza uma das melhores leituras do ano até aqui. Recomendo demais!!!

aqueridaleitora 03/04/2024

Engraçado e real na medida certa.
Que livro BOM. Muito engraçado, real, fofo e tudo que mais poderiamos pedir de um livro adolescente. Eu me senti representada em algumas partes do livro, e há situações triste e - infelizmente - reais em outras.
É um livro tão bem escrito, tipo, MUITO BEM ESCRITO.
E é claro que eu odeio a autora por me fazer sofrer.

Glaucia176 03/04/2024

Tem coisas na vida que realmente para se saber é necessário viver! Nem em um milhão de vidas eu conseguiria viver a vida de Shirin com tanta garra e força que ela foi apresentada a mim. A narrativa inicial foi aos poucos me situando no espaço, nos personagens, na trama e seus desfechos. O preconceito, o ódio sendo destilado a uma jovem de 16 anos, a vulnerabilidade que ela foi exposta, o romance foi doce, Ocean era o cara perfeito que no final de tudo só era um cara normal, sendo uma pessoa humana e não os babacas daquela escola.

Normalmente não revelo muito sobre o livro para não estragar a experiencia de quem for ler por causa da minha resenha. Só saibam que o capítulo 27 é devastador, cruel e me rendeu muita indignação, aperto no peito e uma louca vontade de chorar!

Shirin é muito forte! Criou uma armadura para se proteger de qualquer um que lhe quisesse fazer mal(e quem pode julgá-la?) mesmo com Ocean ela foi armada dos dentes ao fio de cabelo não aceitava que era digna de ao menos uma amizade. Isso que o racismo faz, ele deixa cicatrizes profundas na nossa carne, tão enraizadas que se torna difícil se abrir pro mundo e mesmo assim Shirin teve a bravura e ousadia de deixar ser conhecida por Ocean, nunca é fácil mas é possível.

Eu achei que o final foi muito abrupto, que nao se fechou tão bem mas acredito que foi uma escolha da autora apenas acabar dessa forma e ta tudo bem! Shirin me marcou com a sua genialidade, estilo, coragem, bravura, amor, doçura e autenticidade, uma maturidade fora de série.

Marciainvitti 03/04/2024

Sobre o final ..
Eu esperava um final diferente, mas o rumo que as coisas tomaram, achei que os personagens tiveram um final digno e já esperado, levando ao amadurecimento do todos os envolvidos na trama.

Maria 02/04/2024

So sei que minha cabeça grita meu coração bate e que tudo nesse livro é tão real e intenso que pega até demais

Gabs176 02/04/2024

Não sei dizer se é um livro muito adolescente ou o que? mas não me agradou tanto, tem umas reflexões mas não me prendeu em nenhum sentido ?

quinn.genovez 02/04/2024

POR QUE TAHEREH POR QUE?
Esse é o primeiro livro que li da tahereh e foi uma SURPRESA. eu não botava muita expectativa e acho que assim nascem as melhores leituras. chorei igual uma condenada, preciso urgentemente de terapia juro!!

o livro retrata como o ser humano é, as consequências que o preconceito acarreta nas pessoas, como destrói e mata. me identifico muito com a shirin, queria muito dar um abraço nela!!

Giulia 01/04/2024

Surpreendente
Comecei a leitura não esperando nada e terminei completamente introspectiva. Esse é um livro extremamente necessário. A forma como o tema é abordado é excepcional, tanto no sentido da religião quanto no sentido da vida escolar. Gostaria de ter lido esse livro no ensino médio, pois acho que consegueria lidar melhor com as situações que presenciei, mas foi muito bom ler de qualquer forma, porque realmente mostra a brutalidade e volatilidade do preconceito. Acho que esse foi um dos poucos livros em que eu gostei muito da personagem principal, me identifiquei bastante. Achei a história muito bem construída e o final me agradou bastante ?. Com certeza recomendo ??

Emanuely99 01/04/2024

Livro muito bom! Porém sinto que a história é muito corrida e não cativa o leitor.
Se algumas partes fossem mais desenvolvidas como o romance de Shirin e Ocean seria perfeito.
Assim como o clímax do livro causa bastante indignação, poderia se tornar uma pouco mais triste na despedida do casal no fim do livro.
Mas entendo que o foco do livro não seja o romance em si e sim toda a discriminação e bulling que a personagem enfrenta.
Se o livro tivesse mais 100 páginas, seria perfeito!

- Oceano entre nós.

Ak.mariano 01/04/2024

Fofos
Saudades que eu tava de ler uma história água com açúcar, muito bom o livro. Tinha tudo pra virar um favorito, porém o final me deixou triste, esperava mais.
Arthur1446 01/04/2024minha estante
vai ler o livro que eu te dei?

Ak.mariano 01/04/2024minha estante
Kkkkkkkkkk ???

Vic Wonder 31/03/2024

Muito fofo e necessário ?
Conhecer a Shirin e o Ocean me mostrou que nenhum amor é impossível!
E o amor conserta tudo.
Nem posso imaginar como foi viver sob a pele de uma mulher muçulmana nos EUA no Ensino Médio.
Já sabia que ela era durona, mas não imaginava que fosse tão incrível.
Ela não deixou que ninguém a quebrasse e isso foi muito importante.
Aqueles que sofrem acabam expulsando do seu lado os que o fazem bem.
Me diverti muito quando os dois estavam se conhecendo, me angustiei com a reação dos outros à isso e vibrei no final.
O irmão dela é incrível hahaha ??
Os pais são pais. Amorosos até certo ponto.
Nunca podemos desistir, sempre haverá um momento em que conheceremos aquela pessoa que nos fará sentir a alegria de estar vivo.

Apaixonada pela história!