Oceano entre nós

Oceano entre nós Tahereh Mafi

Resenhas - Oceano Entre Nós

Mayanna.JanuArio 30/03/2024

Li esse livro em menos de 5 horas! Sim! Devorei ele como se apenas existisse ele e não me arrependi. No começo, pensei que seria apenas mais um livro com a marquinha de ?já li?, mas gente? QUE LIVRO! A leitura é tão fluída e a história é tão cativante, que as páginas vão sendo viradas, viradas, viradas ? ou no meu caso, arrastadas ? e você nem ao menos percebe.
Shirin e Ocean são encantadores, cada um com sua fórmula.
Shirin é forte, preocupada, focada e um medo inexplicável de se apegar? Mas nem ao menos sei se posso definir seu senso como ?medo?, pois vejo ela como uma personagem tão forte que não vinha a mente que ela poderia sentir tal coisa? Mas com essa leitura, aprendi até mesmo que as melhores pessoas e que mais aparentam ser ?intocáveis? têm medo e passam por coisas difíceis e, esse pensamento me leva à Ocean. Ocean é literalmente meu tipo ideal e mesmo se não fosse, com certeza se tornaria! Ele é leve, encantador, educado e um galã! Ele é simplesmente encantador, sério!!!!!!!!! Não consigo nem explicar, ele é simplesmente perfeito de sua forma, mesmo com defeitos. Me senti tão triste quando soube do que se passava com ele? E não sei porque, mas ler Ocean sendo totalmente apaixonado tão genuinamente pela Shirin foi tão? tocante? Eu desejo muito ser amada por alguém como Ocean amou Shirin.
A relação deles me lembrou algo que já passei, mas me reconfortou o fato de que eles acabaram bem. De sua forma, mas bem. Esse casal se tornou tudo para mim! Eu amei tanto? Ler eles se apaixonando foi meu império romano.
As pautas discutidas são necessárias e trabalhadas de uma forma incrível, então os trechos não se tornaram maçantes, mas mesmo assim foram bem trabalhada e de fácil entendimento. E os ensinamentos então?! Estava precisando tanto ouvir ? ou ler ? tudo o que Shirin teve a refletir e passou.
Fiquei muito surpresa, pois já tive uma decepção com a Tahereh em Estilhaça-me, mas depois dessa leitura, até penso em dar outra chance à saga.
Enfim, apenas leia! Leia Oceano entre nós, você não vai se arrepender! Simplesmente arrebatador!

Thaisa68 30/03/2024

Não esperava terminar esse livro na velocidade que terminei. Parecia um livro grande, mas na verdade as letras só eram grandes e a leitura foi bem rápida.

Tive duas percepções sobre Shirin, que não sei se são divergentes ou se elas se completam. A primeira foi que preconceito mata aos poucos (mas isso não é segredo), e que as pessoas não fazem ideia do estrago que fazem na vida de quem sofre, ou simplesmente não se importam com isso. A segunda foi que uma pessoa que sofre preconceito, pode ser tão preconceituosa quanto...

Na tentativa de se proteger e não se machucar, ela chegou a conclusão de que TODAS as pessoas queriam humilhar ela e que NINGUÉM jamais se aproximaria dela por um interesse genuíno, e isso a fazia repelir toda e qualquer pessoa que se aproximava.

Sobre Ocean só sei sentir amor. Tinha tudo para ser o jogador de basquete popular e pegador, mas não era. Ocean é um garoto tímido que chega a ser fofo, e extremamente sincero e determinado quanto ao que sente e o que quer.

Queria que tivessem tido mais e vivido mais nesse livro. Os dois mereciam muito a felicidade. Também esperava mais sobre a abordagem religiosa, mas gostei que esse tema tenha sido falado de alguma forma.

De Scancetti 29/03/2024

Pra mim é 2/5, mas dei 3/5 por conta da escrita.
O livro é meio morno até às últimas 100 páginas, a escrita é excelente e toda a premissa é muito boa, mas eu sinto que estou fora da idade do público alvo do livro, porque tem toda uma ambientação excessivamente adolescente, e mesmo com questões importantes ainda é muito superficial.

Shirin é uma adolescente muçulmana, que mora nos Estados Unidos, a vida dela tá longe de ser fácil, quando vai para uma nova escola conhece Ocean, o tipo garoto do sonho americano, mas que surpreende muito na sua personalidade. A vida dos dois não fica mais fácil com o passar das páginas, mas eles aprendem muito ao longo delas.

É um livro cheio de temas importantes e que merece ser lido, mesmo que você como eu já seja mais velho, mas ainda é um livro bem adolescente e com clichês demais, até para alguém que ama clichês.

Vocês vão amar os personagens secundários, e vão perceber que o Navyd e seus amigos são muito melhores do que parecem de início, e que a relação de irmãos entre ele e Shirin é linda, de aquecer o coração. Mas infelizmente esse livro não me pegou, não é ruim, mas definitivamente não me pegou...

cibz 29/03/2024

Não gostei muito...
Estava animada para ler algo da autora fora do universo de "Estilhaça-me" (que não me identifiquei muito) mas nesse livro achei até pior. Não consegui me identificar com os personagens, e nos últimos capítulos a escrita foi tão arrastada e sem detalhamento e fiquei realmente confusa. Acredito também que por ser uma leitura mais "infantil" não fiquei presa na história quanto gostaria e tive que me forçar a terminar.

Bea 29/03/2024

Suavemente apaixonante e levemente doloroso
Então, Oceano entre nos conta uma história tão envolvente que as paginas vão passando, situações vão acontecendo, e você nem sente passar. Ele é rápido e sucinto, não se demora nas cenas e explora assuntos delicados de uma maneira levemente dolorosa (interprete como quiser). No que se refere ao romance, acho que por se tratar de dois adolescentes em meio a um contexto que assusta a principal, e por estarmos dentro da cabeça dela, esse sentimento acaba sendo compartilhado com a gente, o que nos leva a sentirmos esse romance como ela, de uma maneira leve mais também intensa e desesperadora.

Resumidamente, Oceano entre nós é um livro bom, porém limitado naquilo que apresenta, seja as coisas boas ou ruins. Você vai rir, achar fofo, sofrer, ficar com raiva e querer entrar dentro do livro e bater em alguns babacas? Sim, mas tenha em mente que aquilo que apresenta, e feito de uma maneira que apenas nos mostra a superfície da situações e dos sentimentos, e isso pode ser bom, já que acaba sendo mais direto e rápido, mas pra alguém como eu que gosta de livros que fazem você sair destruída com os sentimentos embaralhados de tão intensos, senti que faltou algo, fiquei com um gostinho de quero mais e não apenas porque gostei da história mas pq senti que faltou.

Mas pra o que se propõe, pra a idade dos personagens e aquilo que a história quer nos mostrar, ele realmente é um livro que vale a pena ler, se envolver e se entregar, nos ensina nas pequenas coisas e revela uma visão que nunca paramos para pensar e refletir sobre (mas de verdade, não vá com expectativas arrebatadoras, não é isso que o livro quer te mostrar).

vitoria!! 28/03/2024

Esse livro conseguiu me tirar da ressaca literária, e só por isso eu daria 5 estrelas, mas vou explicar um pouco.

Eu amo a escrita da Tahereh, ela consegue mostrar exatamente o que os personagens estão sentindo e isso deixa o livro muito mais intenso, fazendo com que você consiga se identificar e entrar no universo criado.
Esse livro te faz ficar presa na história no instante em que começa a ler, como se estivesse só você e ele no mundo, a história é triste e te faz realmente repensar tudo o que você já viveu e como a sociedade pode ser extremamente preconceituosa, o livro consegue abordar isso muito bem. Os personagens são incríveis e bem desenvolvidos, a narrativa não cansa no meio da história, é simplesmente incrível.

É um ótimo livro, com uma escrita leve para te tirar da ressaca literária ou apenas quando você está cansada/o de ler algo muito detalhado e difícil, eu recomendo muito. Simplesmente apaixonada mais ainda pelo o que a Tahereh escreve.

Apenas leiam.

Ryna.Fernandes 28/03/2024

Esse livro me fez pensar que eu não sei como a maioria de nós consegue sobreviver à adolescência. Tudo parece um milhão de vezes mais forte ou relevante do que realmente é, somos muito mais autoconscientes e vulneráveis aos julgamentos dos outros e os menores acontecimentos podem gerar cataclismas.

Dito isso, imagine sobreviver à adolescência sendo uma adolescente mulçumana nos EUA, logo após o 11 de setembro.

Apesar desse ser um tema interessante, e de flertar com discussões sobre a guerra no Oriente Médio, xenofobia e autonomia feminina sobre o próprio corpo, o livro é muito juvenil.

Tirando essas questões que me interessaram bastante e são abordadas de forma bem superficial, o livro é um tanto cansativo, por causa do romance adolescente idealizado e extremamente chato, perdi as contas de quantas vezes revirei os olhos ao longo da leitura, que, provavelmente, teria funcionado melhor pra mim na adolescência.

Além de tudo, a edição que eu li, no Kindle Unlimited, me deixou na dúvida se a escrita da Autora é ruim ou se a tradução foi meio mal feita, fiquei tendendo para a segunda opção, porque a edição está repleta de erros de digitação, passando uma ideia de pouco cuidado da editora.

DavidCampos 28/03/2024

?Não desista de mim?
Assim, eu até que gostei de ler o livro e de acompanhar o romance deles e de como a personagem principal ia evoluindo, mas teve momentos na 1/4 parte do livro que eu não tava gostando muito do desenrolar da história deles.

Mas apesar disso eu gostei muito da 2/4 e da 3/4 parte e de como o romance deles tava se desenvolvendo de forma fofa, com momentos bem aconchegantes e emocionante, fazendo a gente ir de alegria à choro e ódio em poucas páginas.

Sobre essa parte final, eu não gostei muito, foi muito rápido e achei que faltou eles mostrarem mais deles depois de tudo que passaram.

juliananun 28/03/2024

Favoritado com sucesso
Uma mistura de sentimentos é oq define a minha leitura desse livro, tristeza, raiva, surpresa, indignação, felicidade, satisfação...
É um livro curto e muito fácil de ler, nos prende e só queremos continuar e continuar até acabar. Eu só fiquei com um gostinho de quero mais com o final mas entendo, e apesar de triste foi reconfortante em como a personagem feminina começou a ver o mundo e as pessoas de uma forma diferente.
Gosto de pensar que eles se reencontraram anos depois já adultos e tiveram o seu final feliz.

Bruna3810 28/03/2024

Honestamente, eu não tava dando nada pro livro. Mas depois de um tempo(vulgo 15 páginas) eu comecei a pensar que poderia ser legal. E foi.
Leiam, eu amei

zThalia 27/03/2024

Um oceano entre nós
Esse livro é ótimo!!!! um romance bem construído com crítica social foda (já vou até colocar na minha lista de repertorios para redação). Apenas leiam, vale muito a pena ????????
Parixxx 09/05/2024minha estante
A escrita dessa autora me prende num nível!!

Fernanda 27/03/2024

é um livro que mergulha fundo nos sentimentos dos personagens, provavelmente voce irá se indentificar com um ou outro uma história bem envolvente. explora temas como amor, perda e reconciliação de uma forma bem intensa. Com uma escrita que te prende do começo ao fim, é difícil largar o livro. é daqueles que te fazem sentir várias emoções, raiva, tristeza, descrença, alegria...é um mix de vdd

Wintruff 26/03/2024

Do começo para o meio o livro parece interessante, do meio para o final ele fica bem arrastado e chato. Leitura fraca.

VictoriaAllana 24/03/2024

Tem continuação?
Gostei muito da história, da ambientação, dos personagens secundários e gostei de saber mais sobre a cultura persa, e apesar dos protagonistas serem adolescentes (algo que não curto muito), achei maduros pra idade.
Silvio.Felipe 09/04/2024minha estante
Não, mas se quiser namorar comigo nosso amor vai ser infinito

VictoriaAllana 09/04/2024minha estante
TE AMO kkkk ??