HAMNET

HAMNET Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

paulamlemos 17/08/2021

Hamnet - livro lindo demais
Um dos melhores livros que li esse ano.

O desenvolvimento dos personagens é muito marcante, a forma como cada um deles enfrentou o luto.

Eu amei! É um dos livros que recomendo a leitura.

Ana 17/08/2021

Hamnet (Hamlet) traz o enredo da breve vida de um dos filhos de Shakespeare narrado pela visão de sua esposa e mãe da criança Agnes (Anne). Bem interessante e poético!

edineideo 16/08/2021

A Longa e firme Linha da vida. Lembra-te de mim.
Hamnet, de Maggie O'Farrell
Ed. Intrínseca, Caixinha de Julho/2021, P. 384.
Literatura: Inglesa. Gênero: Romance.

"Toda vida tem sua essência, seu núcleo, seu epicentro, do qual tudo flui, para o qual tudo reflui.” P. 18

A comovente e poética obra de ficção, inspirada na breve vida de Hamnet Shakespeare, que morreu aos 11 anos, em 1596, sendo desconhecida a causa da morte, apesar de ser uma época acometida pela peste negra. O pai, William Shakespeare, cerca de 4 anos depois, escreveu a peça chamada Hamlet.

“Inspira, expira. Então baixa o silêncio, a imobilidade. Nada mais.” P. 263

Nas primeiras páginas, confesso que estava achando a leitura bastante monótona. Contudo, a partir da página 69, compreendi melhor o rumo dos acontecimentos e devorei um parágrafo após o outro.

“Ela é diferente de todo mundo que você conhece. Não se importa com o que pensam dela. Segue os próprios instintos.” P. 86

“Você ver o mundo como ninguém mais vê. [...] É a principal razão que me faz amar você.” P. 146

Dividido em 2 partes, com escrita impecável, personagens densos e narrativa que flutua entre o passado e o presente.

“Não sabe como, mas sabe; simplesmente sabe.” P. 193

O livro é um misto de contexto histórico, realidade e fantasia, com direito à lenda, poções, bruxa, odores, leitura de mão, previsão do futuro, francelho, floresta... como não lembrar de outros tantos livros.

“Alguém que sabe tudo sobre a gente, antes mesmo que a gente saiba. Alguém capaz de adivinhar nossos segredos mais secretos apenas com um olhar. Alguém capaz de dizer o que a gente vai falar, e o que não vai falar, antes que a gente fale. Isso é, ao mesmo tempo, uma alegria e uma maldição.” P. 329

Contudo, as temáticas atemporais foram o ponto alto da obra. Simplesmente comoventes.

“Como é fácil deixar passar despercebidas a dor e a angústia de uma pessoa, se esta fica calada, se guarda tudo para si, como uma garrafa muito bem tampada, a pressão no interior crescendo e crescendo...” P. 200

A escritora nos faz imergir no luto, dor da perda, culpa, amor entre pais e filhos, entre irmãos gêmeos, violência física e psicológica, depressão, realização profissional, maternidade, família, força feminina, separação, trabalho, traição, perdão.

“Não se pode mudar o que recebemos, não podemos domar ou alterar o que nos cabe.” P. 277
“Não há como voltar atrás. Não há como desfazer o que foi estipulado para todos.” P. 298

Como não se emocionar com as cores do parto: o vermelho, o azul e o branco.

“O que é dado pode ser tirado, a qualquer momento.” P. 207

Embora o livro esteja centrado na história e morte de Hamnet, quem fez as páginas brilharem, na maior parte do tempo, foi sua mãe, Agnes.

“Ela mora lá, mas a casa nunca será dela.” P. 337

Outro aspecto interessante é que, ao longo de toda a história, a autora não cita o nome do pai de Hamnet. Conhecemos ele como o filho do luveiro, professor de latim, o tutor, o irmão mais velho, o marido, o pai, o inútil, vendedor de luvas, inquilino, o ator.

“Ele fez o que qualquer pai gostaria de fazer, trocar o sofrimento do filho pelo seu, tomar seu lugar, oferecer-se em sacrifício em prol do filho para que o menino pudesse viver.” P. 372

Ranços eternos pelos avós paternos de Hamnet e pela madrasta de Agnes.

“A única coisa que a deixa feliz é fazer os outros tão infelizes quanto ela.” P. 334

Amor incondicional por Agnes, seu irmão Bartholomew e seu filho Hamnet.

“Existe um tremendo poder a ser exercido em silêncio.” P. 83

Muitos momentos marcantes: de sorrisos, raiva, coração quentinho, peito apertado, olhos cheios de lágrimas.

“É uma mulher em pedaços, e esses pedaços estão espalhados por todos os lados.” P. 288

Uma história triste, forte, reflexiva, arrebatadora. Um dos melhores livros que li em 2021.

“A morte é uma luta. O corpo se agarra à vida, como hera a um muro, e não larga com facilidade, não se desapega sem lutar.” P. 261

Nota 5 com coração infinito.

Laura.Kuhnen 15/08/2021

Gostei muito da história, dos personagens e do desfecho. Achei bem diferente do que estou costumada a ler, mas a história super me prendeu.
Nunca li Hamlet para entender a relação com essa história, mas já coloquei na lista de futuras leituras para entender qual a conexão entre as duas histórias.
Apesar de ter gostado muito do livro, não teve nada muito especial que me deixou incrédula. Tem sim uma reviravolta um pouco depois da metade do livro mas não achei TÃO marcante.
Mesmo assim achei muito bom, valeu a leitura.

Caroline 15/08/2021

Interessante
Apesar de se tratar de obra de ficção, a leitura é extremamente fluída e interessante. A mãe é uma personagem única, com segredos e talentos ocultos.
A história é intrigante.

Vanessa.Bianchini 15/08/2021

Romance baseado em alguns registros históricos, mas é mais do que isso.
Uma historia sobre uma família centrada em uma mulher inteligente e batalhadora, mas sem o devido reconhecimento (para a epoca era inadmissível)
Sobre preconceito, submissão e luto.

Raiane Santos 14/08/2021

Não me pegou
Infelizmente foi uma leitura muito difícil de terminar. Não consegui me ligar aos personagens. Não entendi o motivo desse livro ter quase 400 páginas, sendo que a história de fato, só inicia por volta da página 250. Foi muito lento pra mim.
Enfim, não é um romance horrível, mas pra minha leitura é bem mediano.

Nayara 14/08/2021

Perfeito! Livro envolvente, emocionante e que me surpreendeu demais.
Fiquei encantada com a força da Agnes e o amor entre os irmãos Hamnet e Judite.

Jaqueline 14/08/2021

Recomendo fortemente
Achei o livro lindo! Uma escrita maravilhosa! Rico em detalhes! Criei bastante conexão com os personagens. Principalmente, com a Agnes, a estrela da história!

Patty 13/08/2021

Lindo e emocionante!
Hamnet apresenta Agnes, uma mulher tida por muitos como selvagem, que tinha o dom de curar as pessoas através de poções e plantas, e se casou com o professor de latim, bem mais novo que ela, com quem teve 3 filhos: Suzana, Judith e Hamnet. Após o nascimento dos filhos, o marido parte para Londres onde se torna um grande dramaturgo.
Até hoje pouco se sabe sobre a vida de William Shakespeare, além do fato que se casou ainda jovem com uma mulher mais velha e teve um filho que morreu ainda criança, e viveu longe da família, já que a mesma seguiu vivendo em Stratford-upon-Avon, sua cidade natal, e nunca morou com ele em Londres.
Por conta dessa desinformação, criou-se várias teorias sobre esse assunto, mas o fato é que Hamnet era outra forma de escrever Hamlet, que é uma das peças mais famosas de Shakespeare, que foi escrita 4 anos após a morte de seu filho.
Maggie O'Farrell se apropria de algumas dessas teorias para criar uma ficção que avança e retrocede no tempo para contar a vida de uma família no interior da Inglaterra do século XVI, sobre suas relações pessoais e luto após a perda do menino, mas sem nunca citar o nome de William Shakespeare.
Com uma narrativa simples, que nos prende do início ao fim, a autora nos leva a amar e nos emocionar junto com cada personagem, criando uma bela homenagem ao garoto q foi esquecido pela história, mas imortalizado na peça que leva o seu nome.

Ana Becegato 13/08/2021

que obra meus amigos
só leiam essa perfeição em forma de livro. A sensibilidade que a autora trouxe para nós sobre Shakespeare sobre seu filho, sobre o luto, sobre a peste negra? Tudo aqui é perfeito e muito bem colocado. Agora eu sinto um vazio por ter acabado esse livro. SÓ LEIAM MUITO

Vane 13/08/2021

Impressionada
Essa história me surpreendeu positivamente!
Quando li a premissa do livro achei que seria um pouco maçante e muito ligado a peça Hamlet. No nosso grupo de leitura coletiva até discutimos se não seria interessantes lermos a peça antes, para não corrermos o risco de ficarmos perdidas durante a leitura.
Mas qual foi a surpresa em descobrir que a história vai muito mais além disso. Shakespeare é basicamente um figurante na história.
Uma personagem que pra mim marcou muito foi Agnes, a força e a determinação dessa mulher me impressionaram. Outra coisa que gostei muito foi como a autora estruturou a história, com capítulos sobre o que estava acontecendo no presente deles, e ligando com coisas que aconteceram no passado, como essa família chegou até esse momento.
Demorei um pouco pra engatar a leitura, tanto que não consegui participar das discussões na LC, mas depois que engatei foi um pulo até o final do livro.
Jaque233 27/07/2023minha estante
É um dos livros favoritos da minha filha. Estou lendo e ela relendo para conversar sobre a leitura ?

Jacque Mayer 12/08/2021

É um livro bonito, uma obra interessante de ser lida. Eu não conheço a história de Shakespeare, mas já havia lido algo sobre seu filho ter morrido cedo.
Vale a pena a leitura.

MarijosA 12/08/2021

Amei esse livro
Nem tenho o que falar, é uma história tão linda, aínda estou chorando com esse final. Todos os que já perdemos uma pessoa querida não podemos não nós identificar com Hamnet...