HAMNET

HAMNET Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

Lilian.Cava 30/08/2021

Uma boa surpresa
Não estava lá super animada para a leitura desse livro, justamente por não entender a proposta direito.

Mas já fui pega pela história logo no primeiro capítulo de apresentação dos personagens.

A escrita da autora é muito envolvente e consegue prender bem a nossa atenção viajando pelo presente e passado da história.

Não tinha conhecimento nenhum sobre a vida pessoal de Shakespeare e gostei muito de ler uma história que se passa no século 16, justamente em um período tão conturbado.

Apesar da carga enorme de tristeza que acompanha a história, adorei demais essa leitura.

Amanda Bia 29/08/2021

Belíssimo
Uma história muito triste, mas belíssima.
Basicamente a autora pegou os poucos fatos sobre a vida pessoal de Shakespeare, especulou em cima e escreveu uma história pelos olhos da esposa dele.
Para quem não sabe, Shakespeare se casou com uma mulher mais velha que ele e teve 3 filhos, uma filha mais velha e um casal de gêmeos. O menino dos gêmeos acabou falecendo muito novo de peste bubônica e anos depois Shakespeare homenageou o filho dando o nome dele para uma de suas peças mais famosas: Hamlet.
A história do livro foi escrita de forma tão delicada, com tantos detalhes de tudo o que está acontecendo que parece que você está ali do lado vendo tudo se desenrolando. O luto vivido por essa mãe é de cortar o coração. Pode não agradar à todos exatamente pelo nível de detalhes que a autora empregou na história, mas eu gostei bastante. Recomendo!

Bruna França 29/08/2021

Um livro sobre luto
É uma leitura muito rápida e fluída porém profunda e descritiva. Os capítulos oscilam entre o passado e o presente deixando o leitor ansioso pelo desenrolar da trama. Existem vários protagonistas fazendo com que a gente crie vínculo com todos eles entendendo a jornada individual de cada um. É um livro muito bom, apesar de ser triste.

Camilla 29/08/2021

Morte.
É muito duro fala da morte. A breve vida de Hamnet, a dor e sofrimento da família foi bem triste de ler. Cada um vive o luto de formas diferentes e tem momentos em que vc sente que a tristeza vai consumir Agnes.
Apesar de triste é muito interessante vê Shakespeare com outros olhos, sua vida doméstica, e pensar em como ele não seria tudo que foi se não tivesse uma esposa como Agnes.

Raquel.Euphrasio 27/08/2021

Eu passei a leitura toda com a sensação de que quanto mais eu lia menos eu sabia para onde estava indo essa história. Assim como aconteceu com todos da coleção, eu só abro e leio, sem saber nada e que surpresa foi esse. Desde as escolhas de narrativa, que a autora usou de vários recursos, a história em si, que foi tudo sempre uma surpresa... As dores desses personagens vão de desenvolvendo e se mostrando em uma narrativa muito rica. Eu li em BR e por isso, foi lendo em camadas, e acho que foi a minha melhor escolha.

Aurora28 27/08/2021

Numa verdadeira viagem para o século XVI, somos apresentados a uma família inglesa. O filho, um menino de 11 anos tentando procurar ajuda pra sua irmã enferma. O pai, que é filho de um luveiro em decadência. A mãe, uma mulher forte que tem habilidades como ver o futuro e tratar de pessoas com poções e plantas. Vamos acompanhar entre flashes do passado e o momento presente surgimento da peste bubônica e ver como se lançou um importante dramaturgo.
É uma leitura cheia de emoção em que eu me envolvi bastante. O livro é bonito e muito bem escrito. A personagem da mãe, Agnes, foi muito cativante e adorei acompanhar essa jornada de alegrias e tristezas dela.

Luana.Barbosa 25/08/2021

Impressionante
Comecei o livro pensando que não iria me envolver tanto com a história, e foi exatamente o contrário, me apeguei a história, aos personagens sejam eles principais ou não. A Agnes é um personagem impressionante, muito bem construído, essa história é original, bem detalhada, a autora fez um trabalho impecável. Esse livro é incrível, surpreendente, te emociona, te cativa, desperta sensações e faz você entrar dentro da história. Impecável. Recomendo demais! Ainda tô pensando na nota, se dou 5 estrelas ou 4,5. Só leiam, não irão se arrepender.

Bianca547 25/08/2021

Surpresa
Não era isso que eu esperava viu... foi a primeira ficção histórica que eu li na vida e eu achei muuuito legal (e pretendo ler outras). A construção de ida e vinda, do passado pro presente eu achei mto incrível (confesso que no começo eu estava meio perdida, mas deu tudo certo, confia). A minha surpresa não foi com a história em si (até pq tava na sinopse), mas sim com o quanto eu gostei da leitura...

Isadora.Loyola 24/08/2021

simplesmente incrível
PERFEITO SEM DEFEITOS

o tanto que fiquei arrepiada com essa história e de como a escrita da autora é poética? aiai postei até resenha falada no igtv do bookstagram

confere lá: @livroscafeeafins

Eloiza Castro 23/08/2021

*Considerada a peça mais enigmatica de Shakespeare, alguns estudiosos indicam que Hamlet foi escrita a partir da morte precoce de seu filho Hamnet, com 11 anos de idade, na epoca da peste bubônica (também conhecida, na época, como ?peste negra?)

Maggie O'Farrel tenta aqui, mostrar o outro lado? que ninguém vê: a familia sob o luto intenso dessa tragédia, a esposa com outras duas filhas para criar, e o próprio William como esposo, artista, filho... a historia é carregada de detalhes do século XVI, de uma forma poética e até mistica em certos aspectos. Apesar de pouca certeza sobre os fatos, há uma beleza na forma em que foi escrito que traz sentimentos reais.

Maitê 23/08/2021

Mais uma leitura incrível desse clube de leitura. E especialmente nesse momento que estou dedicada a obra de Shakespeare, e já li e me encantei com Hamlet. Essa história construída pela O'Farrell, baseada em uma questão (e fatos) reais que estão tão interligados com essa obra que talvez seja a mais marcante de Shakespeare. O mesmo nome, a mesma perda, um luto que despedaça, e escrito de uma forma belíssima.

Jana Diglio 22/08/2021

Sobre a mulher, mãe, nora, esposa que ela foi...
Pela Deusa, que livro é esse?
Ele começa devagar, comendo pelas beiradas... de repente você está aos prantos e amando tudo!

Sabemos quem foi Willian Shakespeare, mas quem foi sua família, sua esposa... seus filhos?
E quem foi Hamlet? Qual foi a sua importância... pra quem ele foi importante?

Vemos nesse livro uma versão romanceada de Agnes (ou Anne), mas não a versão sobre a vida em volta de Shakespeare, mas sim a vida dela... que ficou 'pra trás' (até porque o nome Shakespeare não é mencionado em nenhum momento).
Como foi viver na casa de família dos sogros, com o marido longe... durante seu casamento, a criação dos filhos... a morte de Hamlet!
Gente... não é spoiler porque a gente sabe que Hamlet morreu né?
Mas olha, eu nunca li nada tão impactante como a morte, velório, enterro e luto de uma mãe pelo filho.
Peço a Deus que eu só sinta isso lendo esse livro, porque eu nem sei descrever o que eu senti lendo...

Enfim, não é um biografia, tem coisa reais... tem coisas criadas, tem coisas enfeitadas!
Vale muito a pena a leitura!

Valen 21/08/2021

Ser ou não ser...
Como Maggie O'Farrell diz em sua nota: "este romance é resultado da minha vã especulação" e eu digo... Obrigada por sua especulação! Que livro incrível! Protelei um pouco, empaquei um pouco no começo, se trata um bocado sobre uma epidemia e já abandonei um livro deste tema pelo momento em que vivemos. Mas esse consegui prosseguir, sabendo que chegaria seu momento mais difícil, tomei fôlego, passei por ele e depois precisei dar uma pausa de dois dias. O livro me fez ter sensações, emoções, ele te pega, te embala, te deixa lembranças... é incrível, vale cada momento, cada palavra. É o livro mais sensível do ano do clube intrínseco até o momento para mim, passando por seu designe que encaixa perfeitamente. Amei e lembrarei de ti.

Yaiza 18/08/2021

Esse livro foi uma supressa positiva, uma obra maravilhosa que todos deveriam ler. A escrita é cativante e poética, se passando sob o ponto de vista da Agnes e de seus três filhos. A autora em momento algum é cita o nome de Shakespeare durante toda narrativa, o que na minha opinião foi muito interessante para o livro.