HAMNET

HAMNET Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

Patriciacella 18/09/2021

Maravilhoso
Fazia tempo que eu não lia um livro tão bem escrito, que transporta pra dentro da história e ainda surpreende a cada capítulo.

Carol 17/09/2021

Hamnet ou Agnes?
Eu amei a escrita, fluidez, mesmo que eu tenha demorado para entrar e pegar o fio da meada.
Entendo que a história é contada pela mãe e sua percepção e vivência, mas me faz questionar, uma personagem tão incrível e cativante, não mereceria uma história para ela?
Agnes é encantadora e suas perdas são terríveis, desde tão pequenas, perdas tão significativas e doloridas.
Força, resiliência e conexão, as definem.

Fica então, uma visão da história por de trás de Hamlet, gostei da experiência.

Lara 16/09/2021

Luto e luta!
A história de Hamnet é apresentada de maneira a nos conduzir por um outro tempo, com suas relações sociais, culturais e místicas. A vida de uma família é compartilhada com os leitores, trazendo sonhos, superações e medos. O desfecho é lindíssimo!

Duda 15/09/2021

Apesar de não estar acostumada a ler ficção histórica, foi uma ótima experiência. Gostei bastante da escrita da autora, fiquei intrigada para pesquisar sobre a vida do Shakespeare e sobre a peste.

Achei que o livro foi longo demais, se tornando cansativo em algumas partes. Entendo que foi para contextualizar tudo direitinho, mas podia ter tido umas 100 páginas a menos.

Por mais que o foco fosse o luto, achei que essa parte não foi tão explorada. Custou a acontecer a morte do Hamnet e os capítulos que decorreram após a morte, foram curtos e não tão aprofundados assim. Isso me incomodou um pouco. Mas novamente, não estou acostumada com ficção histórica.

Gostei da experiência, se não fosse pela intrínsecos nunca teria nem olhado pra esse livro.

Ana Lara 13/09/2021

Interessantíssmo - um outro lado de Shakespeare
HAMNET
Autora: Maggie O?Farrel
Editora : @intrinseca Intrínsecos Julho
4?

? Este é um livro de ficção em que a autora conta a história da família de Shakespeare.

? De Agnes sua mulher, de seus pais, de seus irmãos e de seus três filhos: Susanna e os gêmeos: Judith e Hamnet.

? O livro é resultado da especulação da autora que ouviu guias do Shakespeare?s Birthday Place e consultou muitas obras sobre o grande autor.

? A história foca na juventude de Shakespeare, sua relação difícil com o pai abusivo e nos traz Agnes, a mulher do escritor: uma mulher forte, decidida, misteriosa e com muitos dons.

? Fala ainda do início da carreira do autor, primeiro atuando como ator em pequenas companhias de teatro até alcançar a fama e o sucesso longe da família, a qual nunca morou com ele em Londres.

? E nos traz um episódio triste da vida da família: a morte prematura de seu filho Hamnet que a autora credita à peste bubônica mas que não se sabe a causa certa até hoje.

? O sofrimento de Agnes é algo palpável que traz agonia para qualquer leitor mas acho que para quem é mãe e pai traz mais ainda, traz medo de perder um filho.
Sim, medo que me fez levantar de madrugada e olhar e beijar meus filhos.

? Um livro emocionante e triste mas bem interessante que nos revela um Shakespeare oprimido pelo pai, apaixonado pela mulher, um homem que era marido, pai, filho, irmão mas acima de tudo E DE TODOS era Shakespeare - o dramaturgo.

? E não consegui chegar à conclusão se Shakespeare era um homem egoísta que só se importava com a sua arte ou se era um homem atolado em seu sofrimento pela sua infância e juventude tenebrosas e pela perda do filho.

LarissaLemes 12/09/2021

Muito emocionante!
Simplesmente perfeito! Me emocionei em várias partes, o livro é poético com a história super intensa!

Nathy 11/09/2021

Eu fui pega de surpresa por esse livro. Não esperava me envolver tanto e gostar o tanto que gostei!

Em Hamnet, a autora cria uma ficção histórica, usando de pessoas que existiram naquela época e do que se sabe sobre elas para criar uma ficção sobre as suas vidas, fazendo suposições de como foi.
Nós então conhecemos a família de Shakespeare: seus pais, seus irmãos, sua mulher, seus filhos. O jeito que eles vivem, o romance dele com Agnes, o mistérios sobrenatural envolvendo-a, os filhos nascendo e crescendo e vamos assim até o momento em que Shakespeare escreve Hamlet.

Quando abri a caixinha, eu achava que ia ser algo documental, rígido e seco de fluidez. Pelo contrário! Fui totalmente surpreendida com uma narrativa fluída, uma ficção com duas linhas do tempo, uma te segurando com um suspense e a outra te contando o passado das personagens.
Fiquei maravilhada com o quanto gostei e me apeguei as personagens, principalmente a Agnes, mulher da floresta, esposa e mãe.

Hamnet é o nome do filho que morre precocemente e por isso Shakespeare escreve Hamlet. Ver todo esse processo sabendo já do final, só me deixou mais ansiosa em ler cada página.

A autora fala de vários assuntos como a maternidade, o lugar da mulher na sociedade, relações amorosas, seu caminho no mundo, luto, e fala brilhantemente sobre todas elas! Passando por personagens bem construídos e nos dando um livro incrível!

tyribeiro 09/09/2021

Não sei nem como escrever sobre esse livro. Um sentimento devastador sobre a história de Shakespeare, mas sem citar seu nome. Uma mulher forte e incrível. Triste e esclarecedor. E quanto amor!!! Fiquei sem alma por um tempo após a leitura.

Amanda Ciarlo 08/09/2021

História me surpreendeu positivamente, pois não tinha ficado muito animada quando a Intrínsecos anunciou este livro. É um relato bonito, que segue a trajetória de uma família a partir do ponto de vista das mulheres (amo!), com personagens muito bem construídas. Ficamos conhecendo mais (de forma ficcional, claro) a trajetória da família de Shakespeare, sendo o próprio William um personagem bastante secundário. O livro diminui um pouco o ritmo passando pela metade, mas isso não chega a comprometer a narrativa. Ideia muito criativa, bom para quem gosta de acompanhar histórias familiares e do cotidiano, trazendo boas reflexões sobre o processo de luto.

Andrea 08/09/2021

Uma ficção com toque de história
Antes do primeiro capítulo o leitor já é informado que o menino Hamnet morreu aos onze anos em 1596, e inspirado neste menino, o pai escreveu e encenou a peça que se tornou imortal: Hamlet.

Maggie O'Farrell divide o seu Hamnet em duas partes, na primeira temos o passado e o presente intercalados. Das primeiras descobertas do casal, a luta contra o tempo de uma mãe desesperada, que a tantos ajudou e agora nada consegue fazer pelo seu filho. A bonita ligação dos gêmeos, cujo amor vem desde o útero, e descreve uma das cenas mais bonitas do livro.

Na segunda temos toda a dor do luto, sentida por cada membro da família de uma maneira diferente, causando reações e expectativas totalmente individuais. Um capítulo único, pesado, e longo como a eterna saudade da perda, que em alguns momentos exige um tempo para respirar e assim se livrar um pouco da sensação de sufocamento que a ausência tão amada provoca.

Uma curiosidade é que nem todos os personagens são nomeados, incluindo William Shakespeare, que é chamado como o professor de latim, o filho, o pai, o marido. Como que dizendo, não, este livro não é sobre você, mas com você. Quebrando a visão, por um momento, de que um dos personagens é o grande escritor para transforma-lo em um ser humano com falhas e dores.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2021/09/hamnet.html?m=1

Lu 07/09/2021

Hamnet
Não era o que eu esperava e ainda bem!

Definitivamente, este livro me surpreendeu de uma maneira tão positiva, que ficaria dias e dias lendo se tivesse sua continuação.
É um livro que traz várias emoções e a riqueza de detalhes nos ajuda a entrar no enredo.

Isa 07/09/2021

Sinceramente o livro deveria se chamar Agnes! Senti que o foco foi completamente na vida dela, no romance dela e no luto que ela sofreu pela perda do filho (na ultima parte do livro). Foi uma história que eu demorei para pegar o ritmo, por ter certos momentos que seriam desnecessários. E fiquei com um ódio mortal de Willian! Sério! Que homem f**! Terminei com uma dorzinha no coração pelo o que essa mulher passou...

Aline Guedes 05/09/2021

O luto
Não podemos controlar tudo. E toda vida terá seu fim, quase sempre imprevisto. Como podemos conviver com isso?

Como o luto tem a capacidade de nos fazer rememorar o mesmo momento diversas vezes, e mesmo assim, não podemos ter certeza de que as coisas aconteceram como lembramos?

Viver essa história junto com os personagens só me criaram novos questionamentos sobre o luto.
5 fases que muitas vezes são eternas...

Karla 05/09/2021

Sabe quando um livro pega a gente de jeito? Foi o que aconteceu comigo e Hamnet. Eu amei muito, favoritei com certeza e indico! O único ponto negativo foi o tamanho, alguns detalhes se mostraram desnecessários e o livro conseguiria economizar algumas boas páginas. Leiam!

Jóice 30/08/2021

A primeira sensação que tive foi de que seria um livro parado e monótono, mas que surpresa eu tive! A maneira como vai se apresentando os personagens e vamos nos envolvendo com a sua história, fica cada vez mais a curiosidade do que acontece a seguir. Outro ponto positivo é que não é possível traçar uma linha de para onde a história vai, simplesmente as coisas vão vindo e nos surpreendendo.
Raquel.Euphrasio 31/08/2021minha estante
Quanto mais liamos menos sabíamos, foi nossa frase durante a leitura.