Ninguém é de Ninguém

Ninguém é de Ninguém Zíbia Gasparetto

Resenhas - Ninguém é de Ninguém

Chris 11/07/2018

Após a leitura tentei escrever uma resenha sobre esse livro aonde tive inúmeras lições, porém acredito que a sinopse do mesmo já fala por si só ...eu super recomendo
Sinopse: Há quem pense que sentir ciúme é provar que se ama ardentemente. Até descobrir que ele transforma a sua vida amorosa em dolorosa tragédia que termina em amarga separação. Se fizermos as contas, perceberemos que sofremos mais com as pessoas que amamos do que com aquelas que nos odeiam. O que você chama de amor não será apenas paixão? Você vive se inferiorizando por não conseguir atingir os seus vaidosos ideais e sempre escolhe alguém que terá a temível tarefa de fazê-lo sentir-se melhor. Tortura essa pessoa para que ela lhe dê uma exaustiva atenção, a mesma que você se nega. Luta para ser o dono absoluto do outro, como se o fato de gostar lhe desse esse direito. Esta história o fará refletir sobre o falso e o verdadeiro amor e perceber que a vida afetiva é um constante exercício de autodomínio. No final descobriremos que só possuímos a nós mesmos, pois ninguém é de ninguém.

Vanessa Vieira 13/06/2018

Ninguém é de Ninguém - Zibia Gasparetto
O livro Ninguém é de Ninguém, de autoria de Zíbia Gasparetto e ditado pelo espírito Lucius, nos traz um romance espírita magistral, que destaca que as pessoas não são meros objetos objetos ou bens materiais para permanecerem ou viverem sob a posse de alguém. Com uma abordagem clara e sucinta, acompanhamos até onde o ciúme e a obsessão podem levar o ser humano e como isso pode afetar diretamente àqueles que erroneamente, eles dizem amar.

Roberto é casado com Gabriela, uma mulher bela e que preza bastante a sua independência. Após ser passado para trás pelo sócio, ele se sente inferior, menosprezado e considera uma verdadeira humilhação ser mantido financeiramente pela esposa. Ao invés dele sentir gratidão por Gabriela estar segurando o orçamento de casa, Roberto mergulha em um ciúme obscuro e doentio, fazendo de tudo para que a esposa abandone o emprego e se torne somente dona de casa. Ele não enxerga com bons olhos o esforço, bem como as horas extras que Gabriela faz na empresa para ajudar nas despesas do lar e fica o tempo todo alimentando insinuações e acreditando que ela está tendo um caso com o chefe.

Gabriela, por sua vez, está cada dia mais esgotada e não aguenta as desconfianças do marido, bem como o fato dele tentar persuadi-la de tudo quanto é jeito para largar o emprego. A obsessão de Roberto é tamanha que ele chega até mesmo a tentar prejudicá-la no trabalho, além de recorrer a feitiços de magia negra para fazer com que a amada siga os propósitos que ele almeja. Entretanto, será em meio a mais profunda dor que o obcecado marido irá aprender que ninguém é de ninguém...

Ninguém é de Ninguém foi um dos primeiros livros espíritas que eu li, isso em torno de dez anos atrás ou até mesmo mais tempo do que isso. Além de ser a minha primeira incursão no mundo dos romances espíritas, o livro me marcou de uma forma profunda e confesso que foi uma excelente surpresa receber essa segunda edição revista da editora. O cerne do livro é a comparação entre o amor e a paixão e o que mais me encantou na obra é a abordagem feita a esse respeito, de uma forma clara e bastante objetiva. Narrado em terceira pessoa de modo amplo, fluído e bastante assimilável, o enredo é enriquecedor e prova, por A + B, que ciúme não é prova de amor e sim uma doença silenciosa e deveras perigosa.

Analisando Roberto, percebemos que ele é um homem cheio de complexos e que sempre se sentiu inferiorizado na vida. O fato dele não ter uma formação universitária faz com que ele se sinta menor do que os outros e ele tenta camuflar isso a todo instante, principalmente ao se ressentir do sucesso da esposa sob a ótica do ciúmes. O que começa com uma ciumeira até então inofensiva vai assumindo outros ares mais maquiavélicos e quando menos imaginamos, o personagem se transforma em um verdadeiro vilão no contexto da trama.

Gabriela é uma mulher empoderada, belíssima e que sempre prezou a sua independência. Ela sempre respeitou o marido e fica profundamente chateada com tanta desconfiança e maldade por parte dele. O que começou como um conto de fadas vai se tornando um relacionamento doente, opaco e carente de amor e essa desconstrução foi muito bem trabalhada na trama, começando de forma leve e tomando ares mais maciços e até mesmo medonhos.

Em síntese, Ninguém é de Ninguém é um livro que mostra que ciúmes não é prova de amor e sim uma doença, que vai crescendo e se espalhando até se transformar em uma terrível tragédia. Mostra também que o verdadeiro amor é acompanhado de confiança e que em momento algum tenta cercear a liberdade do outro ou até mesmo torturá-lo com os seus ideais. A capa do livro é bem expressiva e sintetiza bem os protagonistas da história e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2018/06/resenha-ninguem-e-de-ninguem-zibia.html?m=1
Irene 16/10/2018minha estante
Adorei seu texto.
Também li há uns 20 anos atrás.
Nem lembro direito, vou relê-lo.
beijos ???

Bruh Silva 27/01/2018

NINGUÉM É DE NINGUÉM
"Há quem pense que sentir ciúmes é provar que se ama ardentemente. Até descobrir que ele transforma a sua vida amorosa em dolorosa tragédia que termina em amarga separação."

Neste livro iremos conhecer Gabriela, que é esposa, mãe de dois filhos, consegue cuidar da casa, e trabalhar fora. Para ela é um grande prazer fazer aquilo que se gosta.

Gabriela tem tudo aquilo que precisa para viver bem e confortavelmente, é feliz por ter casado com o homem que ama, juntos conseguiram construir uma família. Ela gosta de participar da educação e desenvolvimento dos filhos, é uma boa amiga e sabe reconhecer o esforço que são feito para com ela.

Roberto esposo de Gabriela, é o chefe de família, faz tudo o que pode para ver aqueles que amam bem e vive por pedir à esposa que largue o emprego e se dedique inteiramente a casa e aos filhos.

Roberto vê as coisas mudarem ao sofrer um golpe do Sócio, que o rouba e acaba por levar todo o dinheiro deles, assim ele passar a depender exclusivamente daquilo que a esposa ganha como secretaria e isso para ele é pior do que a morte, afinal ele cresceu e foi criado ouvindo-se dizer que, ser sustentado por mulher é uma humilhação.
A partir daí a vida dele começa a ser só lamúria, sofrimento e tristeza e não bastando isso ele passa a ser tomado por um excesso de ciúmes doentio pela esposa.

No começo Gabriela compreende, afinal foi um grande golpe esse que o marido sofreu, mas depois de um tempo ela começa a querer e exigir que ele reaja levante a cabeça e continue a seguir a vida. No entanto ele não consegue reagir e só pensa em vingar-se.

Eu confesso a vocês que fui bem relutante para ler esse romance, eu já havia lido outros tantos da autora, mas esse em especial não tinha me chamado a atenção, até que no momento certo eu enfim resolvi dar uma chance para essa história e de fato pude me indagar, por que demorei tanto para lê-lo.

Eu amei, amei, amei a história e os desdobramentos que acontecem, compreendemos o porquê de ninguém ser de ninguém. Não somos objetos para pertencermos ao outro, não temos o direito de interferir na vida de ninguém, achando que o outro tem quer ser ou fazer aquilo que nós achamos mais adequado. Essa história me fez refletir de como os pequenos gestos e demonstrações de ciúmes cotidianos, fazem com quem nós mesmos sejamos os causadores do distanciamento do próximo. Aprendi que temos de ser bem mais tolerante e que o companheirismo é muito melhor do que o julgamento.
Todos tem o direito de seguir o caminho que achar melhor para si.

Nota: 4

Bianca Lovely 12/09/2017

Primeiro livro que li da zíbia e achei muito claro e objetivo. Tbm entendi um pouco como funciona o espiritismo depois dessa leitura.

por Chrystiene Queiroz 03/09/2017

#sapekaindica "Ninguém é de ninguém", da autora #ZibiaGasparetto
.✳Sinopse: "Há quem pense que sentir ciúme é provar que se ama ardentemente. Até descobrir que ele transforma a sua vida amorosa em dolorosa tragédia que termina em amarga separação. Se fizermos as contas, perceberemos que sofremos mais com as pessoas que amamos do que com aquelas que nos odeiam? Esta história o fará refletir sobre o falso e o verdadeiro amor e perceber que a vida afetiva é um constante exercício de autodomínio."
.✳#quotesdasapeka
. .✳"O ciumento se torna perfeccionista, não se permite errar, gosta de ser notado. É comum apaixonar-se por quem tem brilho próprio, representa tudo que ele gostaria de ser."
.✳"O ciúme é mau conselheiro. Não se deixe levar
por ele."
.✳"O orgulho é inimigo do bom senso."
.✳"Se descobrir as atitudes que o estão tornando vulnerável a eles e mudá-las por outras melhores, seu padrão energético subirá e haverá um desconexão natural."
.✳"Faça sua parte, mentalize luz e evite dramatizar. Entregue o resultado nas mãos de Deus na certeza de que, embora nem sempre as coisas sejam como desejamos, sempre acontece o melhor."
.✳"Cada um é inteiramente responsável por tudo quanto lhe acontece."
.✳"Cada pessoa atrai a companhia de espíritos de acordo com suas fraquezas. O que gosta de beber, alcoolatra; o de jogar, um viciado compulsivo; o guloso, um comilão...Então vamos ao Centro e lá esses espíritos são ajudados, afastados. Nossa aura é limpa e revitalizada."

site: https://www.instagram.com/p/BYeQ5W3FM1h/?taken-by=sapekaindica

Michel Duarte 01/07/2017

Eu sou de Ninguém!
Muita gente é boa-de-bola mas não se torna jogador de futebol. Assim como Norma Duarte que com cinco anos sabia ler, aos sete recitava poesia e já ganhou prêmio de redação na escola, mas não tem as letras como profissão. Ela foi a convidada do último programa da segunda temporada do CONVITE @LEITURA.

Norma nos disse que na sua infância o livro era a principal fonte de entretenimento. Então a leitura era mais imperiosa que hoje devido à diversidade de opção para se divertir.
O livro Ninguém é de ninguém da Zíbia Gasparetto foi nossa companhia. É um romance. Um livro de auto-ajuda que usa a literatura para difundir o espiritismo.
Os personagens principais são Gabriela e Roberto um casal que enfrentam problemas conjugais agravados pelo ciúmes possessivo do marido. O livro mostra como esse sentimento pode ser destrutivo e que ser responsável por nossos sentimentos nos amadurece e nos livra de muitos males.

O termo ninguém é ninguém remete duas ideias: liberdade , somos de todo mundo ou somos companheiros mais não donos, ninguém é propriedade de ninguém. E Roberto entendia o anseio de liberdade da mulher como a primeira opção. Gabriela sempre foi uma mulher honesta e fiel. Há uma luta entre as forças positivas e negativas. Com um final surpreendente que é bem construído e coesos com o enredo.
Vale a pena a leitura pois apresenta uma abordagem atual sobre alguns temas pertinentes à nossa sociedade como corrupção, ciúmes, machismo, família , vingança, casamento, amor.

Wallace 18/05/2017

Repetitivo
Achei meio desgastante, pois a autora fala a mesma coisa várias vezes. Após a leitura, fiquei pensando: o negro é sempre coadjuvante nos romances espíritas. A parte em que Roberto chega ao umbral, me pareceu um tanto racista.

Paula.Oliveira 06/03/2017

Cada história é individual mas o livro abre portas para grandes intendimentos.

Daniele.Silva 05/02/2017

Esse livro é muito bom, mostra que o ciúme é um sentimento terrível...

Natacha 28/10/2016

Ninguém é de ninguém
Primeiro livro que eu li da Zibia e simplesmente amei, recomendo ??

Leandro 05/10/2016

Surpreendente
O livro mostra pela história de 4 personagens principais, que ninguém é vítima, todos estamos em um eterno aprendizado, uns em um grau maior ou menor de evolução, uma leitura um tanto quanto grande, mas que vale a pena.
AnaFigueira 25/08/2017minha estante
undefined

Thatiana.Karen 02/08/2016

Ninguém é de Ninguém
O melhor livro que eu li da Zibia Gasparetto.
Me ensinou muito e mudou meu comportamento. Além de ampliar a minha mente quanto a vida após a morte.

Nathaly.Moura 17/06/2016

amei
um dos melhores livros da zibia , tem algumas curiosidades sobre o outro plano e mtas lições de vida .